Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como actualizar o meu Huawei G play Mini?

Boa Noite,

Tenho uma questão a colocar tenho um Huawei G play Mini. Tem a versão 4.4.2 do android.

Uma nova versão oficialmente não há.

A questão que coloco é a se é possível fazer-lhe um rom e instalar-lhe uma versão mais recente caso a mesma haja para o modelo.

Obrigado e continuação do bom trabalho ! 😉

João Almeida

Resposta:

João,

Já existe uma versão oficial do Android 5.1 Lollipop para esse modelo, no entanto poderá não ter surgido o update no seu smartphone devido a estar (provavelmente) restrito ao update do operador de rede móvel.

No entanto, poderá instalar o update manualmente. Pode ver que, neste link, em baixo à direita, está disponível o download do firmware com Android 5.1.

No vídeo abaixo, pode seguir aqui o processo de instalação, passo a passo:

Existem outros locais com processos ligeiramente diferentes, basta pesquisar.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter de volta o ecrã do meu portátil?

Tenho um Toshiba Satellite L500.

O ecrã partiu-se e agora só mostra parcialmente a imagem.

Existe alguma forma de programar o computador para projectar imagem num certo espaço do ecrã?

Mário

Resposta:

Mário,

Infelizmente o ecrã desse portátil terá mesmo de ser substituído para que volte a funcionar de forma correcta.

A ideia que presentou, de limitar a área útil do ecrã, seriam muito interessante, mas infelizmente não pode ser colocada em prática.

Deve por isso tratar da sua reparação e terá o seu portátil novamente funcional e capaz de ser sado em qualquer lugar.

Uma última alternativa que tem, caso não precise de o usar fora da sua mesa de trabalho, é a ligação a um monitor externo. Assim terá acesso ao computador, mas sem ter de usar o ecrã que está partido.

[Respondido por Pedro Simões]


O que preciso para me tornar um hacker?

Bom dia,

Eu não sabia para que email enviar esta questão, então enviei para ambos os emails que se encontravam na vossa pagina.

Eu programo (um pouco) de .NET, e há pouco tempo o gosto pelo o Hacking aumentou, eu gostaria de perguntar duas questões:

  • Qual o melhor Linux para usar (sei que tem de ter o Thor) ?
  • Existem livros / tutoriais que recomendam ?
  • Por onde recomendam que eu comece ? Por um Ddos ? Um phishing na rede ?

Obrigado e aguardo a resposta.

Pedro Gomes

Resposta:

Pedro,

Antes de responder às suas questões, devo alertá-lo que as práticas em que está a querer iniciar-se são ilegais e que na sua maioria podem representar um crime. Deve ter consciência disso e ponderar se o quer fazer.

Quanto às suas questões, a distribuição Linux que deve usar não depende directamente dos seus objectivos mas sim do facto de se sentir à vontade com ela e de a conhecer, muito bem. As ferramentas que necessitar podem ser posteriormente instaladas.

Quanto aos livros e tutoriais que procura, poderá encontrá-los espalhados na Internet, bastando que os procure. Poderá ter de os encontrar em locais bastantes “escondidos”.

A pergunta final é de todas a que mais incomoda. A sua ideia é atacar “qualquer coisa”, sem pesar os prós ou os contras de tal acção. É este passo que representará um crime e que lhe pode trazer problemas legais.

É normal ser feita investigação de segurança, mas sempre com propósitos bem definidos e sem “destruir” propriedade de terceiros.

O que recomendamos é que utilize toda essa sua força de vontade em aprender para o “bem” e que crie conhecimento para ajuda e proteger em vez de estragar ou destruir. Por muito interessante que estas actividades possam parecer, existe sempre um lado negativo que deve evitar.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu computador deixou de funcionar com o Windows 10!

Boa tarde,

venho reportar a minha experiencia (utilizadora). o rato do computador esteve muito lento.

estava a trabalhar num ficheiro microsoft window 7, o ecra ficou escuro dia 11-07-2016

desliguei o computador.

quando voltei a ligar, o windows 10 entrou em download com o ecra escuro.

e assim tenho estado.

só consigo ver o que passa com a luz a dar em determinada posição no ecran.
o windows 10 está activo e mostra a chave

já verifiquei se há drives desactualizadas.

não consigo entrar em Modo de manutenção

os pontos de restauros foram todos eliminados

já fiz diversas vezes o scan, reiniciar, correcção de erros. continua escuro.

o meu trabalho segue num computador com windows xp+ mozilla+openoffice.

já apliquei as ferramentas básicas, vou para assistencia tecnica para o técnico falar com a microsoft.

há ali qualquer coisa em conflito!

cumprimento

Sílvia Almeida (utilizadora)

Resposta:

Sílvia,

Dados os sintomas que descreve, tudo aponta para um problema com a iluminação do seu ecrã, deixando de fora um possível problema com o Windows.

Assim que liga o computador, mesmo no arranque, vê a imagem normal do Windows a carregar? Supondo que não, então trata-se mesmo de um problema de hardware.

Sendo isso, se experimentar ligar um monitor normal ao computador, irá verificar que a imagem aparece correctamente no monitor.

[Respondido por Hugo Cura]


Xiaomi 4C ou 4S? Qual destes dois devo escolher?

Exmos. Srs.

Boa tarde,

fiz uma breve pesquisa no vosso site, mas não encontro uma análise ao Xiaomi 4C. Tenho dúvidas se comprar o 4S ou o 4C. Parece-me que a relação preço/qualidade é melhor no 4C, o que acham?

Obrigado.

Cumprimentos.

josé vilarinho

Resposta:

José,

Em termos de desempenho, ambos os modelos têm o SoC Snapdragon 808, portanto são iguais. No entanto há várias características que destacam o Mi 4S que, na minha opinião, valem o dinheiro que custa a mais.

Considerando ambos na versão de 3GB de memória RAM (vale a pena face à versão de 2GB), a diferença é de cerca de 70 dólares na maior parte das lojas, no entanto no Mi 4S pode contar com:

São estes os factores que diferenciam estes 2 smartphones e deve avaliar se, para si e para o seu tipo de utilização, vale a pena a diferença no preço.

[Respondido por Hugo Cura]


Será que vou voltar a ter o Skye na minha smart TV?

Boa noite,

Com a decisão da Microsoft em terminar o apoio ao skype para smart tv’s, fiquei com a câmera que comprei propositadamente da samsung a servir de pisa papéis!

Já está previsto algum substituto para o skype nas smart tv’s?

Obrigado

Nuno Correia

Resposta:

Nuno,

De facto isso é algo que causa alguma revolta a quem adquiriu tudo para utilizar o serviço e depois… simplesmente a aplicação é removida à força. Já que o suporte terminou, o ideal seria manterem a aplicação, ficando os utilizadores sujeitos aos riscos inerentes à falta de updates, mas realmente não foi o caso.

Tudo aponta para que tivesse havido um desentendimento entre a divisão de TVs Samsung e a própria Microsoft, e contra isso nada a fazer.

Quanto à sua questão, não existe qualquer informação relativamente a um outro recurso de videochamada para substituir o Skype. A câmara foi concebida especificamente para a TV com essa funcionalidade e não funciona em computadores.

Portanto, sim, ficou com um pisa-papéis e sem um serviço que, supostamente, estaria garantido.

[Respondido por Hugo Cura]


Ajuda! Onde está o Windows 10 para os meus portáteis?

Boa Noite,

tenho em casa 3 notebooks. Um com Windows vista, outro com Windows 7 Ultimate e um netbook com Windows 7 Home.

Desde que a MS resolveu intensificar o “pedido” de atualização para o Windows 10, os meus notebooks pararam de receber atualizações.

Não sei se é coincidência ou não, mas, o único que continua recebendo atualização é o netbook que não possui os requisitos mínimos para rodar o Windows 10.

Já tentei todas as soluções que encontrei na Internet, e não tive sucesso.

Por que só o note que não pode receber o Windows 10 é atualizado regularmente?

O note que está com Vista, não pode ser atualizado diretamente para Windows 10 mas, tem todos os requisitos para recebe-lo.

Será só minha imaginação ou pode estar realmente acontecendo tal fato?

Um grande abraço, e parabéns pelas matérias de alto nível.

Euclides Machado

Resposta:

Euclides,

A Microsoft é a primeira a querer que instale o Windows 10 nos seus computadores portáteis. Faz parte da sua estratégia de expansão e de crescimento pensada para este sistema operativo.

O facto de algumas máquinas não mostrarem o alerta para actualização do Windows 10 não é impedimento para que essa mesma actualização seja feita. Existem várias formas de o fazer, manualmente.

Quanto ao portátil com Windows Vista, mesmo que tenha recursos para correr esta versão mais recente, a mesma não lhe irá ser proposta. A Microsoft apenas está a oferecer a actualização para quem tem a correr nas suas máquinas o Windows 7 ou o 8.1. Caso queira pode comprar o Windows 10 e instalar na sua máquina.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version