Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Será que consigo ter duas licenças do Windows 10 para a mesma máquina?

Boa tarde,

tenho um notebook (T61) com Windows 10 e 7 em dual boot.

O Windows 10 foi instalado como update do Windows 8.1 oficial.

No Windows 7 fica aparecendo a mensagem para instalar o Windows 10.

Caso eu aceite a instalação, eu ficaria com duas cópias válidas do Windows 10,ou
ele não validaria esta segunda cópia?

É somente curiosidade pois não pretendo ficar com duas cópias na mesma máquina.

Obrigado

Euclides Machado

Resposta:

Euclides,

Essa é uma questão teórica e meramente “académica” e que nunca testámos. Não temos por isso uma resposta absoluta e confirmada. O que lhe poderemos dizer é apenas o que em teoria deverá acontecer.

A cada licença do Windows 8.1 ou do 7 que for alvo de um processo de actualização, irá ser atribuída uma nova licença do Windows 10, que está associada a um ID que é gerado com base no hardware presente no PC nesse momento.

Ora se o Euclides repetir esse processo duas vezes, com licenças e SOs diferentes, então cada um deles irá ter a sua licença.

É claro que, e como disse, este é um passo desnecessário uma vez que qualquer um desses SOs pode ter a sua licença e estas não podem ser usadas fora dessa máquina.

[Respondido por Pedro Simões]


Como actualizar para o Android 6.0 no meu Huawei P8 lite?

Bom dia,

Adquiri um smartphone Huawei P8 Lite, e até agora não tenho razões de queixa.
O P8 Lite vem com o EMUI 3.1 e android 5.0.1.

Sei que já saiu a versão 4 do EMUI e como todos sabemos, também já saiu o Android 6.0.

Já procurei por todo o lado sobre como atualizar o equipamento para a ultima versão do EMUI / Android mas sem sucesso.

Podem-me ajudar?

Desde já obrigado,

Miguel Pereira

Resposta:

Miguel,

Foi há pouco mais de 1 mês que o Huawei P8 Lite recebeu oficialmente o Android 6.0 Marshmallow. Deverá receber o update OTA em breve, eventualmente está a depender apenas do operador.

No entanto, uma rápida pesquisa indicou-me que é possível instalar manualmente:

Dependendo se o seu P8 Lite é Single SIM ou Dual SIM, terá de fazer o download da ROM respectiva (download disponível no texto do link). O processo é simples , é só seguir as instruções.

Existem vários outros locais com instruções para esse processo, basta pesquisar.

[Respondido por Hugo Cura]


Haverá forma de actualizar o Android do meu Huawei Y625?

Bom dia,

O meu Huawei Y625 tem a versão Android 4.4.2.

É possível actualizar para uma versão mais recente? Se sim, como é que se faz?

Obrigado

Resposta:

Caro,

Não existe uma versão do Android mais recente que a 4.4.2, para o Huawei Y625, nem oficial nem não-oficial.

Terá mesmo que ficar com a versão que em actualmente que, diga-se, tem um nível de maturidade bastante elevado, pelo que uma versão Lollipop não lhe iria trazer uma diferença significativa nesse smartphone, que é de gama baixa.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a melhor forma de encomendar um homtom h17 na gearbest?

Boas,

Gostaria de mandar vir o homtom h17 da loja gearbest (está a 61,86euros) mas tenho dúvidas quanto à opção de envio para não ter problemas nem custos acrescidos com a alfândega, o que devo escolher?

E relativamente ao método de pagamento, qual a melhor maneira?

Obrigado pelo tempo dispensado,

Cumprimentos,

Fábio Pinto Oliveira

Resposta:

Fábio,

Considerando que o smartphone Homtom HT17 está disponível apenas a partir da China, poderá adquiri-lo sem custos de alfândega, utilizando o método de envio Priority Direct Mail – Local Direct Express.

A encomenda segue o percurso China – Espanha – Portugal, chegando ao destino isento de impostos. Apenas os cigarros electrónicos e baterias não podem ser enviados por este método. O tempo médio de entrega é de 20 dias.

No caso de produtos enviados a partir de Hong Kong, o método de envio que deve ser utilizado para evitar os custos de alfândega é Standard Shipping – Local Direct Express..

Quanto ao método de pagamento, o mais seguro é sempre o Paypal. Note que na Gearbest os pagamentos são feitos em dólares, pelo que se pagar em euros irá ser aplicada a taxa de câmbio do Paypal (mais alta que a normal, a beneficiar o Paypal). Para compras superiores a cerca de 40€, compensa pagar directamente em dólares, onde o câmbio é feito pelo seu banco (válido apenas no caso em que é utilizado um cartão de crédito associado à conta Paypal) e a taxa não costuma ser superior a 2€.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo recuperar o meu cartão de memória?

Boa Tarde,

Gostaria de vos pedir ajuda num problema, visto que são uma página sobre artigos informáticos e como resolver certos problemas da mesma área, quem sabe poderão me ajudar.

Há algum tempo atrás o meu smartphone começou a ficar extremamente lento e a ir abaixo subitamente. Como sei que por vezes isto acontece devido a ficheiros corrompidos no cartão sd decidi removê-lo e ver o resultado, acabando assim por confirmar que, de facto, o problema era do cartão.

A primeira coisa que tentei fazer após constatar esta situação (visto que é um cartão de 16gb e me faz muito jeito) foi tentar formatar o cartão contudo, para minha surpresa, quando o tentei fazer o computador diz-me que o cartão está em utilização e não é possível formatá-lo.

Tentei reiniciar o pc, verifiquei se o adaptador não estava com o lock, tentei usar outros modos para formatar, contudo nada deu resultado, ou seja não consigo formatar o meu cartão nem sequer eliminar os ficheiros individualmente,(também tentei com outros adaptadores).

Perante inúmeras tentativas de formatar ou eliminar os ficheiros do cartão que não deram em nada, decidi então perguntar-vos se me podem ajudar com este problema isto é, há alguma maneira de recuperar o meu cartão de memória ou ele “morreu”? (PS: Apesar de não conseguir eliminar os ficheiros do cartão e de este deixar-me o smartphone todo “maluco”, consigo mesmo assim copiar os ficheiros para o pc e abri-los.)

Pedro Araújo

Resposta:

Pedro,

Primeiro que tudo, para garantir que a velocidade do cartão de memória não interfere (muito) no desempenho do smartphone, é recomendável que seja no mínimo de class 10 (significa que, pelo menos, grava informação a 10MB/s).

Depois, deve tentar formatar o cartão a partir do smartphone. Mesmo que tivesse conseguido formatar no PC, é sempre recomendável ser o smartphone a format o cartão. Para o fazer basta inserir o cartão no smartphone e ir a Definições > Armazenamento > Formatar cartão SD.

Se mesmo assim não resolver, deve eliminar a partição do cartão, criar uma nova e voltar a formatá-la (em FAT32). Para isso pode utilizar o programa MiniTool Partition Wizard Free, gratuito e disponível aqui. É muito fácil fazer o procedimento. Basta fazer as alteração referidas anteriormente e depois aplicar, que todas serão aplicadas consecutivamente.

Se mesmo assim o processo não for concluído com sucesso, então o melhor é descartar esse cartão e adquirir um novo. Em lojas online como a Gearbest, é possível comprar um cartão microSD de 32GB por apenas 7€.

[Respondido por Hugo Cura]


32 ou 64bits, que versão do Windows 10 escolher?

Tenho um PC com 2GB RAM e um processador Intel Core 2 com 3GHz e queria saber se me aconselham a instalar a versão de 32 bits ou de 64 bits do Windows 10.

Obrigado.

Fernanda Lopes

Resposta:

Fernanda,

O valor máximo de memória RAM suportado pelas versões de 32-bit é 4 GB.

Não sendo essa quantidade de memória atingida e considerando que um sistema de 64-bit exige mais recursos de memória que um de 32-bit, então é altamente recomendado que instale de 32-bit. Para o sistema que tem, é sem dúvida o mais apropriado.

A par disso, e havendo a hipótese de algum hardware poder ser mais antigo, é mais provável garantir a compatibilidade dos drivers num sistema de 32-bit que de 64-bit.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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