Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
O que se passa com a bateria do meu smartphone?
Bom dia!
Gostaria que me informassem qual a razão para a bateria do meu smartphone (Vodafone Smart Turbo 4) descarregar completamente mesmo com percentagens altas, aconteceu 3 vezes desde que o tenho há ano e meio.
Cumprimentos,
Tito Santos
Resposta:
Tito,
Embora isso possa parecer um problema grave ou defeito, na verdade é algo que acontece esporadicamente em smartphones de baixo custo.
As baterias de lítio têm um sensor capaz de fazer uma aprendizagem do nível de capacidade das células e do desgaste ao longo do tempo. No entanto, nem todos esses sensores são de qualidade e tipicamente isso acontece quando há um problema na calibração.
Vamos supor que fez um carregamento completo, até 100%, mas como consequência desse erro a carga pode ter sido feita apenas até 60%. Enquanto descarrega, vai chegar a um ponto em que simplesmente há falta de recursos energéticos para manter o smartphone ligado, e isso traduz-se numa “descarga” quase instantânea, mas na verdade aconteceu uma calibração do sensor.
Diria que não justifica estar a recorrer à garantia devido a um problema desses, pois mesmo que substituísse o smartphone ou a bateria, iria aparecer o mesmo problema em determinada altura.
[Respondido por Hugo Cura]
Como acedo à BIOS do meu portátil?
Boa tarde
Tenho um Toshiba satellite P50-B-10Z e queria entrar na BIOS para o poder formatar, mas ja procurei em todo o lado e experimentei todas as teclas para entrar e não consegui nada. Será que isto é mesmo um bicho de sete cabeças ou uma coisa demasiado simples?
Atenciosamente
João Simões
Resposta:
João,
Existem várias opções de entrar na bios de um computador, dependendo de cada fabricante. Por norma a tecla associada a estas operações é o Esc, mas naturalmente existem alterações feitas pelos fabricantes.
No caso da Toshiba, e feita uma simples procura na Google, existe uma combinação que pode ser usada.
Comece por desligar a sua máquina e volte a ligá-la, carregando na tecla Esc ao mesmo tempo.
Quando a máquina fizer um pequeno som (beep) e apresentar a primeira imagem deve então carregar na tecla F1.
Neste momento deve então libertar a tecla Esc e o acesso à Bios é oferecido, podendo alterar o que pretende.
[Respondido por Pedro Simões]
Escolho o Honor 5X ou outro modelo?
Bom dia Hugo Cura
Já à algum tempo que sigo o Peopleware, e desde já muito parabéns pelo projecto, está fantástico. Recentemente, tenho acompanhado as vossas ultimas noticias sobre smartphones, uma vez que ando a equacionar trocar o meu valente Alcatel Onetouch Pop C7, por algo com umas características melhores, mas neste momento estou um pouco indeciso entre dois equipamentos, e pelo que vi no site possui um deles e experimentou o outro:
– Huawei Honor 5x
– Xioami Redmi 3 (ou Note 3)
Qual destes a melhor opção?
Obrigado desde já pelo tempo dispensado.
Com os melhores cumprimentos
Luís Serra
Resposta:
Luís,
Eu diria que não há uma melhor opção, até porque o Honor 5X tem um ecrã de 5.5” e o Redmi 3 tem de 5.0”.
Esses dois smartphones têm exactamente o mesmo processador, no entanto achei o Redmi 3 ligeiramente mais rápido. O Redmi 3 tem também uma bateria muito superior (4100 mAh contra 3000 mAh) mas não tem sensor de impressões digitais e o ecrã é de resolução 1280×720 píxeis (e o Honor 5x de 1080×1920 píxeis).
Já se considerar o Redmi Note 3, com ecrã de 5.5”, bateria de 4000 mAh, sensor de impressão digital e também versão com 32GB internos e 3GB de memória RAM, deverá também ficar muito bem serviço, e aqui bem melhor que o Honor 5X.
Mais que isso, o Redmi Note 3 Pro tem um processador ainda melhor, já possui uma câmara superior de 16 MP e slot para cartão microSD.
Dificilmente encontrará um destes smartphones Xiaomi a preço justo em Portugal, pelo que deverá ter de comprar numa loja online.
Dados estes factos, só o Luís poderá decidir qual a melhor opção.
[Respondido por Hugo Cura]
Como aceder a várias Clouds no Windows 1o?
Eu tenho varias clouds, mas desde que atualizei para o Windows 10 deixei de ver os ícones das clouds no arranque do Windows e assim não tenho a certeza se a sincronização das clouds está estabelecida ou não ?
O que devo fazer?
Aguardo a vossa resposta com a maior brevidade possível.
Nuno Oliveira
Resposta:
Nuno,
É possível que durante o processo de actualização do Windows, as aplicações de arranque tenham sido removidas.
A melhor forma de corrigir isso é a reinstalação dessas aplicações (que pode encontrar na página de cada Cloud), garantindo assim que há condições para o funcionamento correcto da aplicação de sincronização.
Se mesmo após reinstalar continuar a não funcionar, então desinstale e volte a instalar de novo, após um reinício do Windows.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo recuperar o meu disco?
Bom dia.
Peço a vossa ajuda sff.
Tenho o portátil HP com 3 anos e sofreu danos físicos -queda. Pedi a avaliação pelo Técnico mas nao foi possível recuperar os dados do disco. Haverá algum centro especializado que possa resolver a recuperação? ??? Sera que e mesmo impossivel. Foi apenas queda de altura… O monitor estragado.
Obrigado pela atenção
Aguardo
Ion
Resposta:
Ion,
A recuperação de discos é possível e realizada por elementos altamente especializados, em condições únicas de higiene e de segurança. Esta não garante no entanto a recuperação total dos dados e existe uma probabilidade muito grande da resposta ser negativa.
Outro factor que pesa neste processo e que pode condicioná-lo é o preço que vai ser pedido. Este serviço de recuperação é extremamente caro e bem será, provavelmente, realizador em Portugal.
Podere se efectivamente quer fazer essa recuperação, com o custo associado que vai ter. Da experiência que temos não compensa, sendo demasiado cara a recuperação dos dados.
[Respondido por Pedro Simões]
Quem me explica porque não consigo actualizar o meu Windows Phone?
Boa noite
Tenho um Nokia 730 dual sim e já instalei o Upgrade Divisor, que me “informa” que o meu telefone está “preparado” para receber o windows 10 mobile e que irei receber uma notificação.
Acontece que nunca recebi qualquer notificação e sempre que vou às definições procurar atualizações, recebo a informação de que o meu telefone está atualizado. Será uma questão de tempo, ou algo está a correr mal?
Obrigado e bom trabalho
Luís Leite
Resposta:
Luís,
Das várias vezes que instalámos o Windows 10 nunca tivemos qualquer problema com a chegada a actualização, depois de correr o Upgrade Advisor.
Tivemos sempre o cuidado de ter o smartphone carregado e um bom acesso à rede, para evitar erros e eventuais falhas.
É efectivamente um processo que demora algum tempo e que deve ser iniciado procurando por uma actualização, nas definições do sistema.
Uma vez que essa suposta actualização não surge, o que recomendamos, se possível, é que faça um reset ao seu telefone, realizando antes um backup completo aos seus dados.
Depois de instalar o Windows 10 só precisará de voltar a repor o backup e terá novamente todos os seus dados acessíveis, já no tão esperado Windows 10 Mobile.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões