Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Com 250 euros, que smartphone bom posso comprar?
- Que se passa com este Windows que tem descargas a dobrar?
- Como é que eu me livro de vez deste ransomware?
- Afinal o Office é vitalício ou tem de ser renovado anualmente?
- Como instalar apps no cartão do meu Huawei Mediapad?
- Como adicionar software a uma ROM que instalei no smartphone?
- Com tanta oferta, que computador devo comprar?
- Redmi Note 4 ou o Mi A1? Qual recomendam?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Com 250 euros, que smartphone bom posso comprar?
Bom dia,
Estou a pensar em comprar um telemóvel novo, por no máximo 250€, mas não está a ser fácil, porque uns até parecem bons, mas depois têm processadores que podiam ser melhores (p. ex. Alcatel A7), outros precisavam de baterias mais potentes (p. ex. Huawei P8 lite) e coiso e tal.
Por isso, se me pudessem ajudar, agradecia muito.
Um dos meus favoritos é o Nokia 6 2018, mas ainda não se sabe quando é que vem para Portugal e provavelmente vai custar mais do que 250€.
Também já vi alguns da Xiaomi, que tem alguns interessantes, e doutras marcas menos conhecidas, como a Doogee, que tem p. ex. o tanque S60, o Mix 2, etc.
Bem, está difícil e por isso espero que me possam dar umas boas dicas.
Cumprimentos.
Hugo Bê
Resposta:
Hugo,
Por esse valor existem algumas opções muito boas.
Começando num valor ligeiramente acima, existe o Honor 7X que é um excelente smartphone a todos os níveis. Estamos atualmente a testá-lo e tem uma prestação muito boa. Ainda não se vende em Portugal (nem deve surgir tão depressa) mas pode ser adquirido na Amazon espanhola, com portes gratuitos:
Depois há o Huawei P10 lite que é também um smartphone muito interessante nessa gama de preços.
Por um valor ligeiramente abaixo, existe também o Xiaomi Mi A1 que consegue aliar a qualidade de construção da Xiaomi com o Android puro da Google. É um smartphone muito popular e com muito bom feedback em geral.
É claro que existem muitas mais hipóteses a considerar, o mercado é muito rico nessa gama de preços, mas com toda a certeza que ficará muito bem servido com uma destas 3 opções.
[Respondido por Hugo Cura]
Que se passa com este Windows que tem descargas a dobrar?
Boa tarde Pplware,
O portátil da minha esposa esta com um conflito no gestor de ficheiros, aparecem duas transferências quando uma delas devia de ser o ambiente trabalho, as pastas que aparecem numas transferências aparecem também nas outras , quando estou no ambiente trabalho e tento mover pastas para transferências ele diz que já lá estão e quando as apago no A.Trabalho elas desaparecem das transferências.
Agradecia ajuda se possível.
Cumprimentos,
Rui
Resposta:
Rui,
Clicando com o botão direito sobre essa pasta, poderá aceder às Propriedades.
Depois no separador Localização, deverá clicar em Restaurar predefinição. A localização deverá ficar com algo deste género: C:\Users\<utilizador>\Desktop. Basta depois clicar OK.
Se não resolver, vá novamente às propriedades, ao separador “Versões anteriores”, para ver se existem versões mais antigas de um ponto de restauro anterior, no caso de ter a funcionalidade de pontos de restauro a funcionar no sistema. Se tiver, procure restaurar uma versão anterior que entenda estar correta.
[Respondido por Hugo Cura]
Como é que eu me livro de vez deste ransomware?
Bom dia Consultório Pplware
Eu fui uma das pessoas afectadas pelo ransomware Sage 2.2.
Já removi o virus mas gostaria de perguntar se ha alguma solução para os ficheiros encriptados?
Se sim por favor podem me indicar o que posso fazer? Estou um pouco desesperado. Já passaram 10 meses e preciso mesmo dos ficheiros mas não queria ter de pagar aos piratas como é óbvio.
Penso que as versões anteriores de ransomware, se não me engano, já podem ser desencriptadas.
Sigo o vosso site e tem sido muito útil em informação.
Muito obrigado.
Jorge Lima
Resposta:
Jorge,
Uma verificação das ferramentas que existem revela que, infelizmente, o Sage 2.2 ainda não está coberto e que as suas vítimas têm mesmo de esperar mais tempo.
A forma de controlar essa disponibilização e até pedir ajuda é recorrer ao site NoMoreRansomware, que justa várias entidades especialistas nesta área.
Nesse site pode carregar ficheiros para avaliação e até encontrar várias ferramentas dedicadas ao desbloqueio dos mesmos.
[Respondido por Pedro Simões]
Afinal o Office é vitalício ou tem de ser renovado anualmente?
Boa noite,
NoKeys, especialista em chaves e licenças low-cost
estive a ler o vosso artigo descrito em cima e achei muito interessante ao ponte de querer comprar, apenas tenho uma pequena duvida.
Hoje em dia o office 2016 tem de ser renovado de ano a ano, e perguntei no site nokeys se assim era e eles disseram que não que é vitalício!! É verdade esta informação ou não ?
cumprimentos,
Magalhães
Resposta:
Pedro,
Atualmente o Office tem a vertente de subscrição ligada ao Office 365, que prevê uma subscrição anual ou mensal. Depois há o Office 2016 para utilizar a nível doméstico ou estudantil, numa compra única:
Existe também o Office 2016 Profissional como compra única:
Portanto, sim, a informação do NoKeys é verdadeira e de acordo com a oferta atual.
[Respondido por Hugo Cura]
Como instalar apps no cartão do meu Huawei Mediapad?
Boas,
Sou seguidor do pplware desde sempre. Gosto das abordagens e dos conteúdos em geral.
Continuem neste bom caminho a partilhar IT pelos portugueses.
Tenho um Huawei Mediapad T3 8. Bom desempenho, bom desempenho, um bom equipamento no geral, falta mesmo o suporte para LTE.
Mas o que faz, faz bem. Muito fiável!
Tem instalado o Android 7.0 N.
No entanto, há uma situação que não estou a conseguir contornar, a instalação de apps no cartão de memória.
Podem ajudar-me a definir isso ou a por o cartão como extensão da memória interna?
Nas definições já coloquei o SD como memória principal mas mesmo assim continua a instalar e adicionar coisas à memória interna.
Como smartphone tenho um Lumia 950. É tão simples a forma como gere a memória que pensei que nesta versão do Android já estivesse assim.
Saudações,
André Gomes
Resposta:
André,
Não é possível mover as aplicações integralmente para o cartão (pelo menos de forma oficial), pois o programador de cada aplicação é que escolhia o recurso que pretendia realmente mover, onde geralmente não era muito vantajoso fazê-lo.
Atualmente, e até com a quantidade de armazenamento a ser cada vez maior na generalidade, essa funcionalidade deixou de existir. Uma das razões é também o facto da velocidade de acesso ao cartão SD ser muito inferior à velocidade da memória interna, o que iria prejudicar o desempenho do smartphone.
Portanto, resumindo, não existe forma prática de dar a volta a esse problema, a não ser com métodos avançados e acesso root. Os equipamentos que trazem pouco espaço para aplicações, com o decorrer do tempo vão ficar inutilizáveis pois as novas versões das aplicações vão ocupando cada vez mais espaço.
Terá de começar a abdicar de algumas aplicações até trocar para um equipamento com mais armazenamento interno.
[Respondido por Hugo Cura]
Como adicionar software a uma ROM que instalei no smartphone?
Bom dia
Tenho um Samsung galaxy s4 (gt-i9506 ,ks01lte) onde instalei uma ROM costumizada da lineageos por motivo de o telefone ser lento e ter pouca memoria.
A minha questão é se e como posso instalar o software do Samsung galaxy s5 (klte) ou outro com características idênticas
Obrigado
Abarros
Resposta:
António,
Da mesma forma que instalou uma ROM modificada, no caso com o LineageOS, habitualmente também existem modificações com base nas ROMs oficiais, geralmente a adicionar funcionalidades de modelos posteriores.
Para que isso aconteça é necessário que, obviamente, haja alguém ou algum grupo a fazer esse trabalho, e tem de ser feito mesmo especificamente para esse modelo, não podendo ser instalada uma ROM que está prevista ou foi criada para outro modelo.
Dessa forma, o melhor mesmo é procurar entre as dezenas de ROMs modificadas pela comunidade, disponíveis por exemplo no fórum XDA:
- https://forum.xda-developers.com/galaxy-s4/general
- https://forum.xda-developers.com/galaxy-s4/i9500-develop
As opções são imensas mas, provavelmente, encontrará uma com o software semelhante a um modelo mais recente.
[Respondido por Hugo Cura]
Com tanta oferta, que computador devo comprar?
Boa noite,
Eu gostaria de saber que computador ate aos 700 euros ou menos recomendam para quem precisa para executar programas como o coreldraw photoshop ,indesign e esse tipo de programas.
obrigado.
Joana Silva
Resposta:
Joana,
O mercado de computadores é enorme e não existe uma escolha certa para uma caso desses, até porque muitas marcas têm a mesma oferta,
Sendo para utilizar em programas desse tipo, se for para utilizar o ecrã do computador diria que é imprescindível ter pelo menos um ecrã de 15″ com, pelo menos, resolução FullHD (1920×1080).
Depois a questão da placa gráfica dedicada é também muito importante, já que esse tipo de programas recorre a aceleração gráfica. Além disso, como são programas pesados, será recomendável ter pelo menos 8 GB de RAM e uma drive SSD.
Entre 700 a 800€ encontrará algumas alternativas, entre as marcas mais conhecidas.
Pode ver aqui algumas opções:
[Respondido por Hugo Cura]
Redmi Note 4 ou o Mi A1? Qual recomendam?
Boas noites.
Vocês que costumam ser conhecedores de tecnologia e de fiabilidade de sitios onde comprar as mesmas, gostava de saber uma opinião da vossa parte…
Estou na dúvida se devo adquirir o redmi note 4 (com o snapdragon) ou o mi a1. Que vos parece?
Se bem que este último ja ficaria um pouco fora de orçamento.
Mas numa intenção de mandar vir de fora, e dando prioridade a quem tenha armazéns europeus… surge o nome do geekbuying… este site é de confiança?
Obrigado pela disponibilidade
Carlos De Campos Silva
Resposta:
Carlos,
Há 2 coisas relevantes que distinguem o Redmi Note 4 do Mi A1: o sistema operativo e a câmara.
Quanto ao sistema operativo, o Mi A1 tem o Android puro da Google e o Redmi Note 4 tem o MIUI. Logo por aqui, o gosto poderá condicionar a escolha… pessoalmente, prefiro o MIUI.
Quanto à câmara, o Mi A1 tem uma câmara melhor que o RN4, além ainda de conseguir simular o fundo desfocado e captar fotos com zoom 2x sem perdas, graças à câmara dupla.
À parte destes 2 pormenores, são muito idênticos, mesmo em desempenho.
Quanto à loja, sim, a Geekbuying é de confiança. Tenha apenas em atenção que compra de um armazém europeu (os produtos com stock em armazém europeu têm versões com algo como ES Stock, IT Stock ou DE Stock) ou então, a comprar no armazém da China ou de Hong Kong, deve escolher o método de envio “EU Priority Line” (um pouco mais caro que o normal).
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas