Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como atualizo sem custos o Windows para a versão 10?

Boa tarde,

tenho instalado no computador fixo de casa o windows vista. é possivel atualizar, sem custos, paro o windows10 ?

obrigada

Elisabete Neves

Resposta:

Elisabete,

O Windows Vista nunca esteve abrangido pela atualização gratuita para o Windows 10. Em todo o caso, também o período oficial de atualização para as versões 7, 8 e 8.1 já terminou.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo remover um vírus do meu Leagoo M8?

Bom dia

O meu smartphone está com um malware de nome “chromes” que mesmo que eu o elimine com um antivírus ou qualquer programe do género passado uns minutos ele volta a aparecer.

Já fiz reset ao equipamento mas o malware volta a aparecer. Já não sei o que fazer!!!!

Será que me podem ajudar por favor?

O equipamento é da marca LEAGOO modelo M8.

Agradeço que me respondam por favor.

Miguel Barbosa

Resposta:

Miguel,

Tudo indica que esse malware ter-se-á infiltrado no próprio sistema, portanto na reposição irá continuar lá.

O que recomendamos é que instale a ROM original, para garantir que está a utilizar integralmente o que é disponibilizado pelo fabricante.

Após fazer o registo aqui:

Poderá fazer o download aqui:

E precisa desta ferramenta para instalar:

O guia de instalação está aqui:

O processo é simples, precisa apenas de ler o compreender o passo a passo.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo recuperar a bateria do meu Nexus 4

Boa noite Pplware!

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda.

Tenho um “velhinho” Nexus 4, que sempre adorei e estimei, que recentemente decidi tentar voltar a utilizar. Digo tentar, porque a certa altura, entre 2013 e 2015 que foi o seu período em que o tinha ativo, deixou de ser fiável.

A certa altura começou a reiniciar, não mantinha a carga e tinha problemas em carregar. Por vezes o led ficava vermelho, enquanto desligado e ligado à corrente, mas não carregava. Tipo um “red led of death”, se é que me permitem a expressão. Entretanto comprei um Xiaomi e deixei o Nexus de parte por causa disto.

Há uns tempos, lembrei-me dele e mandei vir da bateria oficial da LG, a qual substitui, pois pensava que tivesse sido a bateria a morrer com tantos ciclos que teve no passado. Só que não resolveu o problema.

Fui atualizando com as versões da Cyanogenmod e agora está com LineageOS. No entanto são raras as vezes que lhe consigo pôr carga.

Conseguem dizer-me se há alguma maneira que possa fazer um diagnóstico, ou por se por exemplo pode ser algum mau contacto, resultado de tantos anos a funcionar?

Sei que pode não valer a pena, mas não queria desistir de um dos melhores Android que sempre tive.

Abraço,

Filipe Serra

Resposta:

Filipe,

O Nexus 4 foi, e ainda é, um excelente telefone, apesar da idade que já tem. Foi uma das melhores criações da Google no seu programa Nexus.

O problema de bateria que descreve não é anormal, uma vez que a idade já é avançada e a utilização muita.

Existem vários fatores que podem estar a interferir com a utilização e que podem causar o esgotamento da bateria que refere.

Um deles pode ser simplesmente o software que tem algum problema e que consome a bateria de forma mais rápida que o normal. Pode consultar esta informação na zona de dedicada à bateria nas definições do Android.

Por outro lado pode necessitar de calibrar a bateria através de software, como já explicámos neste artigo.

Infelizmente, e para terminar, a bateria não é o único componente que é utilizado no processo de carregamento. Isto significa que pode ter outro componente com problemas e que estejam a impedir o correto carregamento da bateria.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de um keylogger para Android, conhecem?

Boa noite,

Sabem se existe alguma app que permita gravar tudo o que é digitado no teclado do Android (Samsung)?

Antecipadamente grato.

Cumprimentos,

Pedro Gabriel

Resposta:

Pedro,

Sem saber a utilização que pretende dar a esse keylogger, pedimos que pese bem as ações que vai tomar. Esse é um processo ilegal e que pode trazer problemas futuros.

De qualquer modo, existem várias aplicações que pode usar, basta que as procure na Internet. Abaixo deixamos uma app e um serviço que pode testar:

Deixamos ainda um artigo do Pplware onde estão apresentadas várias aplicações que permitem acompanhar remotamente a localização de elementos da sua família:

Em algumas destas aplicações pode encontrar também o que pretende.

[Respondido por Pedro Simões]


Entre o Galaxy S7 ou iPhone 6, qual devo escolher?

Boa tarde,

Quero comprar um smartphone novo e estou em duvida entre o samsung s7 e o iphone 6s, podiam me dar uma sugestão na escolha ?

Obrg.

Hélder Garcia

Resposta:

Hélder,

Essas duas opções são muito diferentes, embora ainda boas, mas cada uma no seu lado.

Primeiro que tudo é um sistema operativo e, consequente, um ecossistema diferente em cada um deles. Não tem uma preferência entre iOS e Android? Se tem, então deve ser o primeiro ponto a considerar.

O iPhone 6s, lançado cerca de meio ano antes do Galaxy S7, tem autonomia inferior e ecrã mais pequeno e de menor definição.

Em termos de câmaras o S7 tem estabilizador ótico de imagem, o que um ponto que favorece bastante o resultado final das fotos e vídeos, e tem uma maior abertura na objetiva, o que permite resultados significativamente melhores em ambientes de pouca luz. O iPhone 6s consegue também resultados muito bons mas, no geral, todo o conjunto é superior no S7.

O S7 receberá ainda update para a versão mais recente do Android, o Android 8.0 Oreo.

Não tenho dúvidas que ficará melhor servido com o Galaxy S7 mas… não tem uma maçã desenhada atrás 😉

[Respondido por Hugo Cura]


Devo confiar neste email do Linkedin?

Bom dia

Eu sigo a vossa atividade, e dou-vos os parabéns pelo excelente trabalho que realizam.

Perante isso, e pelo problema que uma amiga me colocou (abaixo reproduzido), solicitava a vossa ajuda e/ou o vosso parecer. Em linhas gerais, a minha amiga ficou sem acesso à sua conta Linkedin. Ela enviou um email para o apoio e eis que lhe pedem cópias de documentos, conforme está transcrito.

Devido à natureza do problema, será preciso confirmar que você é o titular original da conta. Utilize uma das opções abaixo:

Opção 1: anexe uma imagem digitalizada de um documento de identificação emitido pelo governo (como carteira de habilitação, passaporte ou RG) que tenha os seguintes itens:

• Foto
• Nome
• Assinatura
• Data de validade da identificação (se aplicável)

Opção 2: se não desejar fornecer seu documento de identidade, imprima este formulário para comprovar sua identidade:http://ajuda.linkedin.com/app/answers/global/id/3629 e reconheça a firma em cartório. Depois de reconhecer a firma no formulário, digitalize-o e anexe-o à sua resposta a esta mensagem.

O que acham? É mesmo assim, é normal?

Grato pela atenção

Cumprimentos.

Orlando Carvalho

Resposta:

Orlando,

Sim, tudo indica ser um processo normal e fidedigno. Considerando que a origem das respostas é mesmo do Linkedin, em momento algum são pedidos dados verdadeiramente críticos e que possibilitem segundas intenções.

Se pensarmos na possibilidade de alguém aceder ilegitimamente à nossa conta, compreendemos que seja realmente necessário mostrar provas de identidade, mesmo que nunca tenham sido sequer anteriormente fornecidas a esse serviço.

Apenas a assinatura é algo que talvez vá um pouco além do esperado, mas pode sempre optar pela opção 2.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo imprimir no iPad sem uma impressora Wi-Fi?

Olá,

gostaria de saber se vocês sabem que alguma alternativa gratuita do Presto ou handyPrint para Windows, visto que não posso imprimir nada a partir do meu iPhone / iPad porque a minha impressora não tem WiFi.

Rafa Nunes

Resposta:

Rafa,

Não conhecemos uma alternativa direta a essas ferramentas, mas recomendamos que experimente o serviço Google Cloud Print, que funciona muito bem em Windows a partir do Chrome.

Depois, para enviar os conteúdos do iPhone ou iPad para o Google Cloud Print, é possível fazê-lo a partir de aplicações Google, que têm suporte para essa funcionalidade.

Para imprimir a partir de outras aplicações, a Google recomenda a aplicação PrintCentral Pro, disponível para iPhone e iPad:

Basta adicionar a impressora Google Cloud Printing, com o respetivo endereço, e depois fazer a partilha dos conteúdos a imprimir para a app PrintCentral Pro.

[Respondido por Hugo Cura]


Que misteriosa imagem é esta que aparece no meu Huawei?

Bom dia.

Tenho um telemovel Huawei e há algum tempo começou a acontecer uma situação estranha que já reportei ao fabricante mas não me souberam responder.

Acontece por vezes quando primo o botão lateral para desbloquear o ecrã, aparecer-me durante uma fração de segundos a imagem de um telemóvel de cor laranja. É uma coisa tão rápida que nem dá tempo para tirar uma cópia de ecrã.

O que é que isto pode ser?

Francisco Catarino

Resposta:

Francisco,

Será a proteção de desbloqueio do bolso?

Se o sensor de proximidade, acima do ecrã, detetar algo próximo, então não vai permitir o desbloqueio, por considerar que poderá estar no bolso. Por vezes, numa passagem rápida de algo em frente ao ecrã, poderá aparecer a imagem abaixo:

Se for isso, poderá desligar o modo de bolso na Assistência inteligente.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version