Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Expliquem-me o esquema de partições do Windows 10

Comprei um disco SSD e fiz uma instalação do Windows 10 no meu recém adquirido SSD.

Até então tudo bem, roda tranquilo. Mas indo ao gerenciador de discos, verifiquei que o windows 10 criou na verdade 3 partições.

Uma de 100 MB “Reservado pelo sistema”.

A partição do Windows 10.

Uma partição de Recuperação de 450 MB.

Esta partição Uma de 450 MB “Reservado pelo sistema”, acabei por transforma-la numa partição nova com a letra E:, mas queria apaga-la e unir ao disco C:

Acontece que ao eliminar a partição E:, fica como espaço não alocado e não consigo unir ao C: por causa da partição de 100 MB que fica no meio

Como fazer?

Obrigado

Anibal Assis

Resposta:

Aníbal,

Começando com um alerta, as 2 partições adicionais criadas pelo Windows têm razão de ser e, ao eliminá-las, há recursos que não vão funcionar como esperado.

Quanto à questão, e já que a partição já foi apagada, para juntar o espaço não alocado à partição C será necessário um recurso de “mover partição”, não suportado pela Gestão de Discos do Windows. Dessa forma, é necessário utilizar um software de terceiros.

Há vários que o permitem fazer. Deixo duas sugestões:

[Respondido por Hugo Cura]


O iPhone 5s ainda é uma compra que compensa?

Boas equipa

A minha questão é se vale a pena comprar um iPhone 5s em 2017?

As características deste smartphone ainda são fiáveis em 2017(touch id, performance, qualidade de construção, câmara,…)?

Diogo Oliveira

Resposta:

Diogo,

Comprar um iPhone 5S nos dias de hoje é pouco lógico e só lhe dará problemas no futuro próximo.

Apesar de ser ainda uma máquina capaz de ser usada no dia-a-dia, está já a vários anos de distância do que a Apple atualmente oferece.

Depois de lançado esse modelo já a Apple colocou no mercado mais 4 atualizações, cada uma delas com melhorias substanciais face às anteriores.

Pondere bem se quer comprar um equipamento ultrapassado, face ao que hoje o mercado oferece, e que dentro em breve poderá deixar de ter suporte da Apple e atualizações de iOS.

[Respondido por Pedro Simões]


Como ativar a garantia para uma compra na GearBest?

Boa noite pplware,

Desde já quero pedir desculpa pelo incômodo, mas na verdade estou com um problema, comprei um telemóvel igual para a minha mãe e para o meu sogro, estou a falar de um oukitel u22, o da minha mãe por enquanto esta a trabalhar bem, o do meu sogro “morreu”, segundo ele, acabou a bateria e foi por o telemóvel para carga durante um pouco quando foi para ligar nada deu, falou-me do assunto e eu decidi fazer a experiência com o carregador da minha mãe nada, troco a bateria de um telemóvel para o outro e ligou, daí deduzo que o problema é da bateria.

Um telemóvel assim não lhe vale de nada, e como tem garantia, pois se o telemóvel tem 1 mês de uso é muito. Queria saber se sabes como ativar a garantia neste caso? Ou o que fazer neste caso?

Comprei estes dois equipamentos na pt.gearbest.

Cumprimentos

Duarte Igreja

Resposta:

Duarte,

A solução passa sempre por contactar o serviço de apoio ao cliente da Gearbest. Apenas por essa via serão apresentadas as possíveis soluções.

Quanto ao problema, é facto que quando as baterias chegam a um nível crítico de baixa carga, podem não conseguir recuperar. Recomendo que continue ligado ao carregador, pois há a hipótese de voltar a aceitar carga.

[Respondido por Hugo Cura]


Como montar uma solução de vigilância caseira a baixo custo?

Boa tarde Consultório do PPLWare

Há cerca de 2 anos foi diagnosticada Alzheimer à minha avó. Ainda está numa fase inicial, mas a verdade é que a doença vai progredindo independentemente de todo o conjunto de tratamentos a que a mesma está sujeita.

Em discussão com a restante família decidimos pensar num sistema de vigilância para a casa dela, visto que de momento ela recusa-se a abandonar a sua própria casa.

Queiramos ou não, é uma decisão dela que aceitamos, no entanto precisamos de soluções. Pensámos em duas questões, um sistema de vigilância para casa, com um ou dois sensores de movimento e uma ou duas câmeras.

A dificuldade aqui é que a casa não tem internet, daí não sabermos que tipo de sistema usar. E para quando sai, um localizador GPS sabermos onde a poderemos encontrar, teria de ser algo discreto, que se pudesse colar a uma peça de roupa, carteira ou algo assim e que não fosse necessário nenhum smartphone, visto que ela ainda utiliza o velhinho Nokia 3310.

Muito obrigado pelo tempo dispendido,

Com os melhores cumprimentos,

Fábio Pereira

Resposta:

Fábio,

Antes de mais, congratulo o facto de considerar utilizar tecnologia para o bem estar e segurança do seu familiar. É algo que, infelizmente, ainda não é tão utilizado quanto devia.

No que diz respeito a qualquer um dos sistemas, a questão da Internet é determinante, pois é mesmo necessário uma ligação à Internet. Compreende-se que tudo o que se puder poupar é bom, mas num caso destes parece ser de grande importância. Há sempre os APs móveis que todos os operadores comercializam, que geralmente ficam mais em conta que uma linha fixa, é uma questão de analisar a viabilidade disso.

No sistema de vigilância, a nossa recomendação vai para o sistema smart home da Xiaomi, que falámos aqui. Nesse caso não seria preciso o kit completo, mas talvez central (gateway), 1 ou 2 sensores de porta e 2 câmaras, ficaria a cerca de 60€. Com isso poderia ser desencadeado um alerta por abertura de uma porta ou por deteção de movimento da câmara, no horário pretendido, sendo possível ver em tempo real o que se passa no local.

Quanto ao localizador GPS, mais uma vez, será necessário acesso à Internet para que seja possível enviar a informação de localização a cada instante. A principal questão neste tipo de dispositivos prende-se com a autonomia. Há alguns muito baratos mais a autonomia é de apenas algumas horas. O que sugerimos diz ter autonomia de 3 a 5 dias, o que já é mais interessante tendo em conta o preço:

Sendo algo para passar despercebido pode tornar-se difícil a questão da necessidade de recarregar. Poderia também considerar 2 dispositivos, para que a troca fosse feita mais rapidamente sem a pessoa se aperceber.

É possível fazer tudo com um investimento baixo, mas acarreta sempre um custo fixo para suportar a ligação à Internet. Sem isso, nada feito.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso saber se um site de vendas é fidedigno?

Boas

Tenho uma dúvida: Como posso saber que um site de vendas é fidedigno?

Casimiro Evaristo

Resposta:

Casimiro,

Existem sites que, mediante vários fatores e feedback de utilizadores, conseguem estimar um índice de confiança de outros sites.

Dois exemplos:

Além disto, há uma análise superficial que todos podemos fazer, dependendo da nossa sensibilidade. Deixo algumas dicas:

Existem outros pormenores que podem ajudar a identificar um site fraudulento, mas julgo que estes são os mais relevantes.

Boas compras 😉

[Respondido por Hugo Cura]


Se a minha compra não chegar, não posso reclamar?

Olá a toda a equipa do Pplware,

Recebi no dia 09 de Novembro um e-mail do Paypal sobre “Aviso de alteração nos termos e Condições do Paypal”

Tive curiosidade, dei-me ao trabalho de ler e, fiquei surpreendido com a futura Proteção do Comprador Paypal (ponto nº5) no caso de não recebimento do que se comprou / pagou, adiante neste mesmo ponto informa o seguinte (passo a citar):

13.5c Como posso resolver o meu problema?

Se não conseguir resolver um problema diretamente com o vendedor, aceda ao Centro de Resoluções e siga este processo:

  • Responda aos pedidos de informações de PayPal de forma atempada
  • Durante o processo de Reclamação, PayPal pode necessitar que forneça documentação para fundamentar a sua posição. Pode ser-lhe solicitado o envio de uma prova de entrega, recibos, avaliações de terceiros, relatórios policiais ou qualquer outro elemento que PayPal especifique. PayPal pode exigir que o vendedor apresente provas a PayPal de forma atempada em como o Destinatário do Pagamento entregou/executou para o comprador a compra, conforme acordado com o comprador, mesmo quando a compra não é elegível para a Proteção do Comprador PayPal, ao abrigo da secção 13.3. Se o vendedor não apresentar essas provas em tempo útil, PayPal pode decidir a favor do comprador. Se o vendedor apresentar essas provas em tempo útil, PayPal pode decidir a favor do vendedor, mesmo se o comprador alegar que não recebeu a compra.

…”

Ora, é sobre a última linha do parágrafo anterior que gostaria de lhes pedir uma informação se eu interpretei realmente bem. Se o vendedor provar que enviou, mas se a encomenda se extraviar pelo caminho e não chegar ao destino, o cliente ficará sem direito a reembolso? Se for este o caso, para o cliente que pagou e não recebeu de que servirá a tal Proteção do Comprador Paypal ? A quem reclamar?

Continuação de bom trabalho…

Melhores cumprimentos,

José Leitão

Resposta:

José,

A opinião acerca disso pode ser discutível, mas eis que deixo a minha.

A proteção do comprador Paypal existe, essencialmente, para segurar os casos de fraude efetiva, eu próprio já passei por um desses casos numa compra no ebay e fiquei com o problema resolvido.

Sabemos que um vendedor pode querer enganar o comprador, mas o inverso também existe, e certamente que há muitos casos de quem recebe o produto, reclama, vê o dinheiro devolvido e tem o produto a custo zero… sim, é possível, mas muito injusto. Dessa forma, tudo indica que esse ponto nos termos e condições do Paypal pretende evitar abusos, por parte do comprador.

Ora, se um vendedor tem prova que enviou o produto, diga-se, tracking number, e está reportado como tendo sido entregue (será este tipo de prova que está referido nos termos e condições do Paypal), não me parece junto que o vendedor reclame o valor, mesmo não tendo efetivamente recebido o produto. A responsabilidade será, então, de quem fez o transporte, e é para aí que deve serguir a reclamação.

Resumindo, olhando para as possíveis situações com bom-senso, digamos que o vendedor merece o mesmo direito que o comprador de não ser enganado.

Olhando à questão do envio, o Paypal naturalmente que não se pode responsabilizar por uma falha do transporte. Por essa razão, em muitos sites de compras existe um seguro adicional para o transporte, para dar acesso garantido ao reenvio no caso de falha.

O Paypal não tem um “fundo” para suportar desentendimentos entre vendedor e comprador. Num caso onde o vendedor tenta burlar o comprador, o Paypal tem de ter recursos (acesso à conta do vendedor) e outras garantia para conseguir reembolsar o comprador burlado. À parte disso, não é responsável.

Mais informação aqui:

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso ter o Android Auto a funcionar em Portugal?

Olá boa tarde!

Vocês que são os mestres da informática 😉 será que sabem para quando estará disponível para Portugal a aplicação Android auto?

Eu consegui instalar através de outro site mas não a consigo pôr a funcionar no carro que adquiri recentemente.

Cumprimentos 😉

Daniel R. Vieira

Resposta:

Daniel,

Pelo que se pode ver ao fundo da página oficial do Android Auto, bem como na Play Store, o serviço não está disponível para Portugal:

Realmente é ingrato ter um veículo com suporte para esse serviço e não poder utilizar esse recurso. Julgo que a origem do veículo não será portuguesa, pois nesse caso ainda faria menos sentido.

Ainda assim, de acordo com alguma informação que se encontra por esta Internet fora, é possível utilizar o serviço.

Para isso, pode tentar seguir estas instruções de um membro do fórum XDA:

Por essas instruções já teram algum tempo, o procedimento poderá variar ligeiramente, mas a ideia está toda aí.

Recomendo ainda que adicione o seu email na página do Android Auto, ao fundo, para receber novidades relativamente a esse serviço e da sua disponibilidade em Portugal.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Que bom telefone compro a um preço justo?

Boas.

Gostaria de saber a tua opinião sobre uma ou duas sugestões de smartphone até 100€. Vou oferecer à mulher. Uso de Facebook, Chrome, candy crush e YouTube.

Eventualmente algum GPS e fotografia aceitável. Pelo menos 5.5 polegadas.

Costumo usar gearbest ou banggood.

Obrigado pela atenção.

Pedro Gouveia

Resposta:

Pedro,

O limite de preço de 100€ nos smartphones é um pouco ingrato porque separa a gama baixa com a entrada para a gama média.

Existem realmente muitas opções abaixo de 100€, mas por um pouco mais ficará muito melhor servido, ainda para mais quando é para oferecer. Falo concretamente do Xiaomi Redmi Note 4X, que está disponível por 113€ em flash sale:

Sugiro que dê uma olhadela aos smartphones de 5,5″ nessa gama de preços:

Olhando por exemplo ao Redmi Note 5A, justifica-se plenamente a diferença no preço. Tem depois o Vkworld que tem tido boa aceitação e o LeEco Le S3, embora este último possa estar condicionado em atualizações. Com o Redmi Note 4X é certo que ficará bem servido.

[Respondido por Hugo Cura]


Como comprar na GearBest sem parar na alfândega?

Bom dia,

Tenho efectuado algumas compras pelo Gearbest e escolho sempre o método de envio “Priority Line”, contudo, neste momento, ao efectuar uma encomenda só me aparecem como metodos de envio: “Unregistered Air Mail”; “Registered Air Mail” e “Expedited Shipping”.

Que método escolho para que não haja complicações na alfandega?

Pedro Lourenço

Resposta:

Pedro,

Devido a uma sobrecarga temporária de encomendas, a Gearbest viu-se obrigada a suspender o método de envio Priority Line para alguns tipos de produtos onde, por exemplo, estão incluídas as boxes de TV e outros produtos que por norma têm um preço mais baixo.

Certamente será esse o caso e, para esses produtos, não existe um método que garanta que não passe na alfândega, a menos que adicione outros produtos para que o preço total da compra seja cerca superior a 85€, e assim já aparece o método Priority Line. De outroa, forma, se o valor total for superior a 22€, poderá ter de pagar as taxas.

Embora tenhamos a informação de que se trata de uma restrição temporária, ainda não sabemos quando será reposta.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual o melhor editor de vídeo gratuito?

Se calhar já referiram mas não vi. Gostava de editar vídeos qual o melhor programa de borla e fácil .

Desde já agradecida

Naty Veiga

Resposta:

Naty,

O melhor é sempre relativo, mas existem algumas opções que poderá considerar.

Partindo do princípio que quer uma sugestão para utilizar em Windows, e para tornar o processo mais simples caso utilize o Windows 10, na Microsoft Store tem disponível o “Movie Maker: Free Video Editor” e várias outras opções que podem ser suficientes para o que pretende.

Além disso, e se tiver uma máquina fotográfica DSLR ou de gama semelhante, será muito provável que seja fornecido um software de edição de vídeo juntamente com a máquina.

Se por outro lado precisar de uma edição mais avançada, tem 2 hipóteses muito boas:

A questão do ser fácil é também muito relativa. O que pode ser fácil e intuitivo para uns utilizadores, pode não o ser para os outros.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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