Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que bom telefone compro a um preço justo?

Boa noite,

Sou um seguidor da vossa página e aprecio bastante os vossos artigos. Como especialistas que são, será que podem dar uma ajuda?

Vou oferecer um telemóvel à minha mulher no natal. Sem nenhum tipo de restrições, o que aconselham, tendo em conta que valoriza as fotografias? Claro que não posso ir para um Samsung S8, P10, nem sequer para um MI6.

Obrigado

Pedro Silva

Resposta:

Pedro,

O Xiaomi Mi A1 está a ter um grande sucesso e, dado o preço que tem, é uma das melhores escolhas tendo em conta a fotografia. O comportamento do efeito de fundo desfocado da câmara dupla é bom e o desempenho em geral aliado à autonomia é também acima da média, nessa gama de preços.

Para valores mais baixos é difícil encontrar algo melhor. Apenas os smartphones LeEco apresentam preços mais baixos e com características eventualmente superiores, no entanto tudo indica que o suporte está terminado e não receberão mais atualizações. Analisámos o LeEco Le Pro3 Elite recentemente e superou as expectativas. Poderá conhecê-lo mais detalhadamente na nossa análise:

Também destacámos uma boa oportunidade para o LeEco Le 2:

No mercado nacional, por esse preço, encontrará qualidade muito inferior.

[Respondido por Hugo Cura]


Tenho o XP mas os browsers não funcionam, que fazer?

Boa tarde pplware,

Tenho um computador com windows xp e queria um navegador para ele, visto que o internet explorer 8 não suporta youtube, assim como outros sites.
Será que me poderiam ajudar?

Continuem com um excelente trabalho,

Ricardo Cruz

Resposta:

Ricardo,

Infelizmente é hora de abandonar o Windows XP, tal como a maioria das empresas que desenvolvem browsers já o fizeram.

A quase totalidade dos browsers já perdeu o suporte para o Windows XP e os que ainda não o fizeram estão prestes a sair.

A alternativa que lhe propomos não obriga a gastar qualquer valor monetário e até poderá dar uma nova vida à sua máquina. Falamos de instalar o Linux, que tem suporte para todas as tecnologias atualmente no mercado e que permitem uma experiência de utilização tão boa ou até melhor que o Windows XP.

Pondere esta migração, recorrendo aos guias que temos publicado e certamente que não se vai arrepender.

[Respondido por Pedro Simões]


Apaguei os SMS do iPhone, como os recupero?

Boa tarde!

Hoje acidentalmente apaguei uma conversa nas minhas mensagens no iphone!

Existe algum software grátis para poder recuperar?

Atento à vossa resposta.

Cumprimentos

Tiago Maradeia

Resposta:

Tiago,

Sim. Pelo que parece, ao apagar uma conversa, não é definitivamente apagada, e existem ferramentas para tentar recuperar esse conteúdo.

Temos um artigo onde abordamos isso mesmo. O PhoneRescue é uma ferramenta capaz de recuperar diversos tipos de conteúdo, incluindo diretamente a partir do dispositivo:

Boa sorte 😉

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo mudar o layout do teclado do meu portátil?

Bom dia, antes de mais agradeço e reconheço o vosso trabalho, é site que acompanho diariamente.

Gostava de comprar um Laptop de baixo custo (até 250 euros) através do Gearbest, a minha duvida é se é possível fazer a compra de laptop com teclado em Português, e caso não seja possível qual a solução mais viável, troca de teclado se houver á venda, aplicar autocolantes no teclado de origem ou outra?

Agradeço a vossa opinião e pelo vosso bom trabalho.

Hugo Albuquerque

Resposta:

Hugo,

A Gearbest e grande parte das lojas semelhantes só vendem computadores com layout americano (US). Apenas muito excecionalmente são vendidos outros layouts, mas sinceramente nunca apanhei com layout em PT-PT.

Há quem prefira layout US e eu diria que tudo é uma questão de hábito.

Pessoalmente, na maior parte das vezes, utilizo o layout PT que sei praticamente de cor, mas sempre que tenho de utilizar o layout US não me causa problemas: continuo a utilizar o layout PT sobre o teclado US, estando portanto a obter resultados que não correspondem ao símbolo de algumas teclas.

Se, por exemplo, não encontrar determinado caracter, mudo rapidamente o esquema do teclado (atalho Alt+Shift) e passo a estar com o layout US.

Há apenas uma tecla que fica em falta para quem usa o layout PT sobre US: “<” “>”, ao lado esquerdo do Z. Neste caso é mesmo necessário alterar o esquema do teclado, mesmo que tivesse autocolantes.

Com isto quero dizer que não considero sequer um problema, pois é muito simples lidar com isso. A solução dos autocolantes é boa, se preferir, mas a minha sugestão é experimentar primeiro sem os colocar.

Obrigado pela preferência.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso mudar de router do operador e manter o serviço?

Boassss….

Ando com vontade de comprar um router para ser meu ( pessoal ) sou ADSL (MEO ) e disseram me que se comprar um router deixará tudo de funcionar …

É verdade ?

Cumps …

Rui Mestre

Resposta:

Rui,

Não, não é verdade.

Primeiro que tudo note que existem routers com modem ADSL, que é o que acontece com o router do operador, e existem routers sem modem. Se quiser dispensar totalmente o router do operador, terá de optar por um router com modem.

Caso tenho IPTV, a questão da prioridade de largura de banda para a box (QoS) não irá funcionar, pelo que numa situação de total ocupação da rede por outros dispositivos, a box irá ter quebras frequentes.

Se quiser optar por um router sem modem, poderá continuar a utilizar o modem do router do operador, apenas para fornecer Internet, e o novo router poderá gerir depois toda a rede.

Deve agora ponderar qual o cenário que mais o beneficia.

[Respondido por Hugo Cura]


Como devo fazer um upgrade ao meu computador?

Boa tarde,

Tenho um computador portátil (Asus X555LJ) o qual, após o início de sessão, se torna muito lento. No entanto, ao abrir as aplicações de arranque no Gestor de Tarefas, apenas tenho 4 ativas (Dropbox, Flux, NVIDIA Backend e Classic Start Menu). Esta lentidão torna-se muito enervante pois, o tempo que o computador demora a estabilizar, por vezes, chega aos 10minutos.

Estava a pensar em fazer um upgrade à RAM ou então, substituir o leitor de discos por um caddy com SSD. Qual destes dois iriam ter mais impacto a fim de tentar resolver este problema?

Ah, e mais uma coisa. Pelo que li, o processo NVIDIA Backend é “mais” necessário para gamers. Visto que apenas utilizo o pc para jogos poucs vezes, seria recomendado desativar este processo do arranque e iniciá-lo apenas quando fosse jogar?

Cumprimentos,

João Costa

Resposta:

João,

Começando pelo final, não parece que esse processo seja relevante, porque o problema tem claramente outra origem.

No que diz respeito ao Dropbox, sempre que o Windows inicia é feita uma indexação integral à pasta do Dropbox para verificar se existiram alterações desde que o Dropbox foi anteriormente fechado.

É legítimo e necessário que tal aconteça, mas com isto quero apenas sugerir que (não conhecendo realmente o hábito de utilização) o computador não seja encerrado, ou a sessão terminada, se não for realmente necessário fazê-lo. Existe a possibilidade de suspender ou hibernar (para não haver qualquer gasto energético) e devem ser essa a prática… poupa tempo, poupa disco e poupa stress.

Indo agora ao verdadeiro problema, é evidente que a origem é o disco mecânico. Recomendo, tal como utilizo, a passagem do disco mecânico para uma caddy bay e a colocação da Drive SSD no local do disco, a correr o sistema (que pode ser clonado a partir do disco antigo).

Recomendo a troca de disco por, geralmente, a porta da drive ótica estar definida como tal, o que por vezes pode ser “mal encarado” pelo computador como estando a correr o sistema dessa porta SATA. Também pode haver a possibilidade de as portas SATA terem largura de banda diferente. Resumindo, é recomendável a Drive SSD na porta SATA principal.

Quanto à RAM, só no fim poderá ser avaliado. Com a Drive SSD há a vantagem de o ficheiro de paginação (que atua como uma extensão da RAM) estar numa drive rápida, que nos casos de pouca memória, sempre existe uma gestão mais rápida e eficiente quando utilizado um SSD.

[Respondido por Hugo Cura]


O Windows 10 não gosta do meu monitor, o que fazer?

Olá,boa noite!Como estão?

Tenho uma dúvida que é a seguinte: Uso 2 browser´s para ir à net(Google Chrome e Windows 10-Microsoft Edge)e o problema que tenho refere-se ao Windows 10(Versão 1511-Compilação do SO 10586.1176).

Quando atualizo Windows 10,a imagem não preenche a totalidade do ecrã do meu monitor LCD HDMI da Asus(1920×1080).Antes da atualização e agora(estou sempre a reverter as várias atualizações…já “ando nisto”desde o dia 09/10/17!!!)a imagem apresenta-se correta!

Acho que algumas atualizações-KB´S 4021572,4040724 e 4041676-são responsáveis por este problema,se calhar até há mais KB´S que originam este problema.Já expus este problema a moderadores da Microsoft mas ainda não me conseguiram ajudar!

É possível ajudarem-me SFF?!?!Muito Obrigado pela atenção e bom trabalho,

Cumprimentos.

Pedro Miguel Esteves

PS: Estou sempre desde o dia 09/10/17 a receber actualizações e escolho a opção MAIS INFORMAÇÕES(para não actualizar) que aparece no ecrã e não consigo chegar a conclusão alguma!!!

Serei eu o único a ter 1 pc desktop com monitor HDMI!!! Acho que não.

Resposta:

Pedro,

Creio que o problema nesse caso nada tem a ver com o monitor mas sim com a placa gráfica e os respetivos drivers.

É verdade que a última grande atualização tem criado alguns problemas, eu próprio detetei alguns, e nesse caso em específico estará a ser atualizado algo que interfere com os drivers da placa gráfica.

A recomendação habitual, mesmo que não tenha problemas, é que utilize os drivers do fabricante da placa gráfica, que são frequentemente atualizados. Dessa forma garante compatibilidade não só com a versão mais recente do sistema operativo como também de todo o software que recorra à placa gráfica.

[Respondido por Hugo Cura]


Como usar uma pen usb num iPad?

Olá pplware!

Andei a pesquisar o vosso site mas não encontrei exatamente a informação que pretendia.

Sabem como usar uma pen usb com um iPad?

Ou se existe alguma pen compatível sem ser a preços absurdos?

Obrigada

Eva Fernandes

Resposta:

Eva,

O iPad não tem capacidade de ler informação a partir de Pen Drives. Por não ter OTG, ou seja, capacidade de alimentar um dispositivo a partir da porta Lightning, não há forma de alimentar a Pen Drive para que possa ser lida.

Existe, sim, a possibilidade de, com um adaptador USB, poder ler fotos ou vídeos diretamente a partir de uma máquina fotográfica, onde o sistema faz a pesquisa automática por conteúdos na pasta DCIM.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version