Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como consigo dar rede Wi-Fi ao meu velho PC?

Olá,

Como colocar 1 pc desktop sem placa wifi a aceder á net via wifi da maneira mais facil (sem colocar no seu interior 1 placa que receba wifi ) tem que ser 1 solução exterior via tomada ethernet ou usb 2.0 .

Agradeço sugestões de nomes de aparelhos e marcas para os diversas e adequadas frequencias wifi .

De salientar que é 1 pc ja antigo , com windows 7 e amd phenom II.

obrigado

nota: no email anterior esqueci me de referir que as portas usb são norma 2.0

joseph bras

Resposta:

joseph,

A solução para o seu problema é bem mais simples do que possa pensar. Inclusive já terá passado por ela várias vezes nas lojas de material de informática e nem terá pensado nisso.

Estamos a falar de uma simples dongle W-Fii USB, que poderá ligar a qualquer porta USB do seu computador.

Estas dongles têm ainda a vantagem de poderem ser ligadas através de um cabo USB extensor, o que garante que possa ficar mais perto do local onde tenha melhor sinal de rede sem fios e assim garantir um acesso à Internet melhor.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu PC desliga-se. É a fonte ou a motherboard?

Boas Pplware!

Eu comprei há uns dias uma placa-gráfica nova (AMD RX460), mas quando jogo títulos mais intensivos o computador vai abaixo, e tenho de desligar e ligar a fonte da tomada para o poder ligar outra vez.

A minha dúvida é, se o problema que encontro é da fonte-de-alimentação, ou da placa-mãe.

  • Placa-mãe: Gigabyte GA-G41M-ES2L
  • Fonte-de-alimentação: LC-Power 450W (Sei que a fonte não é de alta qualidade, mas queria ter a certeza se o problema vem dela antes de adquirir outra)

Pedro Frade

Resposta:

Pedro,

Sem dúvida, de acordo com esses sintomas, tudo aponta para que seja a proteção de sobrecarga da fonte a atuar, por não ter capacidade de alimentar a potência que lhe é pedida.

Considerando que a eficiência de uma fonte de alimentação ronda os 80%, e que essa gráfica tem uma potência máxima de 75W (de acordo com as especificações), então sobram 285W para o resto do sistema… o que deveria ser suficiente.

O que pode estar a acontecer é que um rail (linha de corrente) está sobrecarregada, mesmo havendo ainda disponibilidade das outras linhas, embora a fonte não tenha capacidade para equilibrar.

Resumindo, é só trocar a fonte para uma superior.

[Respondido por Hugo Cura]


Procuro um bom tablet. O iPad é a solução para o que preciso?

Bom dia,

Estou a considerar seriamente adquirir um tablet que será utilizado, principalmente, para ler livros/artigos em formato pdf e navegar na internet.

Usá-lo-ei, na maior parte das vezes, quando estiver fora de casa e entre deslocações em transportes públicos pelo que necessitava de algo não muito pesado para que fosse fácil de transportar na mão.

Pensei que o iPad seria uma boa opção, mas pergunto-me se não teriam outras sugestões.

O meu muito obrigado,

Diogo Pimenta

Resposta:

Diogo,

O mercado dos tablets tem centenas de propostas que se encaixariam bem no que procura. Mas a verdade é que provavelmente o que procura é mesmo um iPad. Existem várias razões para essa escolha, mas destacamos a facilidade de utilização, a robustez do sistema operativo e a garantia de atualizações do mesmo.

Assim, deve apenas escolher qual o modelo que mais se adequa ao que pretende, nomeadamente no tamanho, no peso ou na capacidade de processamento.

A Apple tem, para cada uma dessas exigências, uma solução à medida do que pretende.

[Respondido por Pedro Simões]


Que box posso usar para tirar a do meu operador?

Boa tarde malta do pplware.

Desde já deixem-me agradecer o vosso trabalho e dedicação, na explicação, reviews e dissecação dos vários gagets, apps, etc, que tanto nos ajudam na hora de adquirir um determinado artigo.

Sou um leitor assíduo dos vossos artigos e hoje deparei-me com uma questão sobre uma box tv smart e fiquei a pensar para mim.

Há alguma box que venha com os canais tv todos desbloqueados e que substitua as tradicionais oferecidas pelas operadoras, algo que não precisasse cartão, que fosse legal e permitisse cancelar o pacote tv, e se sim onde podemos comprar?

Já li sobre isso mas gostaria da vossa ajuda e conhecimento.

Muito obrigado e continuam com o bom trabalho!!!!!!

Sílvio Canada

Resposta:

Olá Sílvio,

Essa é uma pergunta pertinente e no fundo é o desejo de muita gente, mas que infelizmente não pode ser concretizado por questões legais.

Os operadores de TV em Portugal, como a MEO, NOS, Vodafone e NOWO, têm licenças para operar em território nacional e condicionam a utilização do seu serviço às suas boxes, pelo que não será possível (legalmente) nem utilizar uma box alternativa, nem ter “todos os canais desbloqueados” sem que o serviço de um desses operadores seja contratado.

Tudo indica que este panorama nunca irá mudar.

[Respondido por Hugo Cura]


Quero comprar um ebook reader, qual a vossa opinião?

Bom dia,

Estão a pensar fazer algum artigo sobre ebooks?

É um produtos em ascensão gostaria de ter uma opinião vossa antes de comprar um,

Obrigado

João Pedro Zeferino

Resposta:

João,

Não temos previsto um artigo mas é algo que poderemos pensar em fazer. Obrigado pela sugestão.

A Amazon tem os seus Kindle, com ecrã E-Ink que, tanto quanto sei, é do melhor que existe para leitor de ebooks.

A cor, claro está, não existe e é monocromático, com a tecnologia de ecrã eletroforético mas que traz grande qualidade de leitura, excelente visibilidade em ambientes de luz natural intensa e uma autonomia enorme.

Existem também leitores de ebook da marca Kobo, Sony e provavelmente outros.

A par com esses, qualquer tablet comum servirá o propósito… mas não é bem a mesma coisa 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo colocar uma nova ROM no meu OnePlus One?

Bom dia,

Tenho um oneplus one cuja metade de baixo do ecrã não funciona.

No entanto pretendia instalar uma nova rom no telemovel e no momento em que chega para fazer o swipe no TWRP não consigo fazer.

Sabem dizer se existe algum programa para colocar outra rom no telemovel via CMD por exemplo.

Obrigado,

Tiago Macedo

Resposta:

Tiago,

A recovery alternativa à TWRP é a CWM, que por acaso até funciona integralmente com os botões Volume e Power, pelo que esse problema seria ultrapassado.

Para instalar a recovery CWM, normalmente é utilizada a app ROM Manager, que ajuda em todo o processo (desde que haja root) e escolhe a recovery mais adequada e recente, mas é necessário que o sistema esteja funcional. Se for o caso, então recomendo que seja utilizada a app.

Não havendo sistema funcional, então pode ser instalada via fastboot. A recovery mais recente que encontrei está disponível no link abaixo:

Poderão existir outras versões que podem ser testadas no caso do script de instalação da ROM não funcionar.

ATUALIZAÇÃO: alternativamente, e depois da sugestão do Nuno Silva nos comentários, poderá ser utilizado um rato para controlar um ponteiro no ecrã e assim conseguir finalizar o processo, pois a TWRP suporta USB OTG e o OnePlus One também. É apenas necessário um adaptador.

[Respondido por Hugo Cura]


Compensa encomendar o Oneplus 5 pela Gearbest?

Boas!!

Sabem me dizer se há algum inconveniente em encomendar o Oneplus 5 pela gearbest?

Ainda fica consideravelmente mais barato, e não me importo de não ter garantia, mas é verdade que vem com uma ROM “falsa” da gearbest?

Agradeço desde já pela atenção

Lourenço Ferreira

Resposta:

Lourenço,

Antes de mais, a Gearbest (e todas as outras lojas) dá garantia de um ano e, embora possa não ser muito fácil fazer valer a garantia, ela realmente existe.

Quanto à ROM, todos os OnePlus 5 são iguais, todos são versões “internacionais” com a mesma ROM, apenas os manuais e o tipo de ficha do carregador podem ser adequados à China.

A questão da ROM modificada pela loja acontece principalmente nos smartphones Xiaomi, quando existe apenas a ROM Chinesa e colocam os serviços Google e um pack de idiomas. Isso não se aplica no OnePlus 5.

[Respondido por Hugo Cura]


A app do Facebook no meu Android está com problemas, o que faço?

Boa tarde,

Conseguem informar-me porque é que o meu facebook só apresenta 3 botões na barra superior, faltando o de pedido de amizade e market? Eu tenho um samsung s8.

Dino Silva

Resposta:

Dino,

De acordo com alguns testemunhos, de quem já passou pelo mesmo problema, isso deve-se unicamente ao Facebook. Por alguma razão, associada apenas à conta de utilizador e independentemente do smartphone, o separador da pesquisa de amigos desaparece.

Pode ser vista alguma discussão relacionada com isso neste link: – https://forums.androidcentral.com/samsung-galaxy-s7/768041-missing-friend-requests-icon-facebook-home-page-app.html

Também parece haver quem tenha desinstalado e voltado a instalar a aplicação do Facebook e resolveu.

Se a reinstalação não resolver, resta esperar que seja naturalmente corrigido.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version