Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que símbolo é este na minha app de mensagens?

Boa noite,

Envio este e-mail com o objetivo de conseguir resolver um problema do meu Andorid.

Aqui há dias, aconteceu-me, ocasionalmente e sem intenção ( daquelas vezes em que o telemóvel está desbloqueado no bolso ) silenciar as mensagens de uma pessoa.

Procuro ajuda em como resolver pois chega a ser incómodo, apenas saber que a pessoa me enviou mensagem, quando abro a aplicação respetiva. Segue em anexo uma foto do ícone que aparece na conversa.

Aguardo resposta,

Pedro Caniça

Resposta:

Pedro,

A imagem que mostra dá uma certeza imediata do que se passa e não é um problema.

O que nos parece que terá acontecido é que, durante essas aventuras do seu telefone no bolso, essa mensagem terá sido marcada como “não incomodar”. Isto na prática silencia e ignora as novas mensagens enviadas por esse contacto no futuro.

O resolver dessa situação depende do cliente de mensagens que estiver a usar no Android, mas deve carregar na mensagem até surgir o menu e ai escolha a opção para retirar a mensagem do mute.

Caso não tenha essa opção disponível dessa forma, entre na mensagem e vejo o que o menu ai oferece.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo mudar a voz do Google Maps?

Bom dia,

Gostar-vos-ia de perguntar se é possível colocar a voz pt-PT do Google Maps no meu Xiaomi Redmi Note 4 Global Version, já que só existe o pt-BR.

É um pouco estranho ouvir “rotatória” em vez de “rotunda”.

Obrigado,

Rúben Garrido

Resposta:

Rúben,

Segundo a Google, é possível fazer essa mudança, e é até muito simples.De acordo com a informação disponível, os passos a seguir são os seguintes:

Poderá escolher outra voz a partir das definições de síntese de voz do seu telemóvel ou tablet.

  1. Aceda à aplicação de definições do telemóvel ou tablet.
  2. Toque em Idioma e entrada de texto.
  3. Toque em Saída de síntese de voz.
  4. Em “Motor preferido”, selecione outra opção de síntese de voz.

Após estes passos, a navegação por voz utilizará a voz selecionada. Esta ação também implicará a alteração da voz noutras aplicações.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor Xiaomi compatível com as redes portuguesas?

Ola,

ando há algum tempo há procura de um bom Xiaomi, mas reparei que muitos deles não são compatíveis com o 4g português.

Preciso de ajuda para escolher um smartphone de gama média alta , e compatível com as redes portuguesas.

Obrigado

Tomás Girão

Resposta:

Tomás,

Em Portugal, o LTE é difundido em 3 bandas: banda 20 (800 MHz), banda 3 (1800 MHz) e banda 7 (2600 MHz). Enquanto as bandas 3 e 7 são de curto alcance e responsáveis pelo LTE no centro das cidades, a banda 20 tem uma maior proliferação e está presente nas zonas mais rurais ou locais mais remotos.

No caso de alguns modelos de smartphones, onde também se incluem alguns smartphones Xiaomi, ao não suportar essa banda 20 os smartphones apenas conseguem captar LTE nos grandes centros urbanos, estando limitados ao 3G nos restantes locais. Em todo o caso, é compatível com as redes portuguesas.

De acordo com a nossa experiência, e utilizando regularmente o smartphone sem banda 20 numa área remota, não tomamos isso como algo significativo na utilização do smartphone, onde o 3G se revela (ainda) competente.

No entanto, e considerando os smartphones Xiaomi, existem as versões globais (chamadas vulgarmente de Global ou International) com suporte para a banda 20. Há vários modelos com esse suporte: Redmi Note 4, Redmi 4X, Redmi 4A, Mi Note 2, entre outros.

Note que, esses mesmos modelos, também têm versões sem a banda 20, pelo que deve sempre verificar, nas características do produto, as bandas listadas em FDD-LTE.

[Respondido por Hugo Cura]


Digam-me se devo escolher plástico ou metal para as bordas do smartphone?

Boas equipa

Tenho uma questao que ja faz algum tempo. Devo optar por um telemóvel com as laterais em alumínio ou em plástico e qual deles risca mais facil e etc…

Diogo Alexandre Oliveira

Resposta:

Diogo,

A tendência atual dos fabricantes de smartphones, como certamente já verificou, é o aumento dos padrões na qualidade de construção para apresentar um produto com a estrutura em metal, começando a aparecer até nos smartphones de gama baixa. A construção em metal, por exigir mais trabalho, foi algo que começou a aparecer nos smartphones topo de gama e, por essa razão, é uma característica muito apetecida pelos fabricantes em geral.

Além de o metal (alumínio) ter várias vantagens a nível estético, conseguindo melhor aspeto e apresentação, é também mais resistente e terá uma durabilidade superior.

Quanto à resistência aos riscos, embora isso dependa do tipo de acabamento, em geral é superior nos smartphones em metal.

[Respondido por Hugo Cura]


Como interajo com o telefone se o ecrã touch não funciona?

Boas,

Até recentemente tinha um Meizu MX5 com o qual estava muito satisfeito, mas infelizmente apanhou um pouco de água do mar no ecrã e o touch deixou de reagir.

O telemóvel liga, os botões físicos funcionam, mas o touch não, o problema é que tenho o modo USB charge only, quando conecto ao pc obviamente só carrega, não permite aceder às suas pastas.

Gostaria de saber o que posso fazer para aceder às fotos dele e recuperar as respectivas.

Obrigado

Navyseal

Resposta:

Navyseal,

Essa é realmente uma situação aborrecida e as hipóteses não são muitas. Poderia ser possível utilizar o recurso adb sideload, a partir da recovery, mas suponho que o smartphone não tenha uma custom recovery (TWRP ou CSW) instalada e, mesmo se tivesse, provavelmente seria necessário recorrer ao toque no ecrã.

Existe uma outra solução que, embora remota, tenho a certeza que resolveria em alguns modelos de smartphones, mas não conheço o Meizu MX5 para poder garantir isso. Trata-se da utilização de um rato USB, ligado a um cabo USB OTG, como este.

Em alguns smartphones, basta ligar um rato USB que surge imediatamente um ponteiro no ecrã, onde tudo pode ser controlado com o rato como e fosse um computador. Se funcionar nesse smartphone, então com toda a facilidade será possível ativar o modo de transferência de ficheiros.

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso registar um domínio? Que regras devo seguir?

Olá,

Tenho mais uma questão para o vosso consultório:

É possível registar um domínio (.pt) utilizando um nome de uma cidade ou região portugesa? Exemplo: “farovivo.pt”? E se for “.com”? Ou “.org”?

E para fazer o registo, que dados são obrigatórios fornecer sobre o titular do site e se essa informação é privada ou pública?

Obrigado.

Anónimo

Resposta:

Anónimo,

Com a liberalização das regras para registo de domínios em .PT, este processo passou a ser muito mais simples.

Isto significa que passou a ser possível a qualquer pessoa registar qualquer domínio com qualquer nome, independentemente da sua origem. Assim, é possível registar, sem qualquer problema, o domínio farovivo.pt, que por acaso, até está livre.

Nos restantes TLDs, como o .com ou o .org, as regras são iguais e qualquer um pode registar qualquer domínio.

O registo de um domínio é feito no site do DNS.pt e requer a criação de uma conta, processo esse que é gratuito. Os dados necessários são os normais nome, morada completa e NIF. Precisa ainda indicar quais são os servidores de DNS onde o domínio estará a responder.

Apesar de poder ser feito este registo por uma pessoa individual, recomendamos que recorra a um registrar, que trata de todo este processo de forma mais rápida e simples, tendo já criados todos os mecanismos para comunicação com o DNS.pt.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version