Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como consigo instalar o Linux no meu Macbook?

Boas,

Aproveito desde ja para felicitar-vos pelo trabalho espetacular que têm feito ao longos dos tempos.

Bem passa se o seguinte:
Tenho um MacBook Pro (Retina, 13-inch, Late 2013) e queria instalar em dual boot um linux, o Kali.

Já andei a procura varias vezes na net como o fazer, e o processo passa por instalar o rEFInd. Ja tentei instalar este programa no meu Mac varias vezes, mas sem sucesso, porque diz que tenho uma versão antiga, que a estou a atualizar, mas acaba por não concluir quer a atualização quer a instalação deste Boot Manager.

Este é o primeiro problema: como desinstalar corretamente o rEFInd, e voltar a instala-lo com sucesso.

O meu segundo problema é: como criar uma pen para poder instalar o kali em dual boot ?

Mais uma vez, obrigado

João Fernandes

Resposta:

João,

Há vários factores que podem estar a contribuir para que não consiga instalar o rEFInd no seu Mac.

Não tendo muita informação sobre o seu OSX vamos assumir que está a usar a mais recente versão.

Desde o lançamento do OSX 10.11 que existe um problema com a instalação do rEFInd, associado ao SIP (System Integrity Protection), uma nova funcionalidade do OSX. Deve começar por desactivar o SIP e avançar. Uma simples pesquisa no Google mostra-lhe como realizar esses passos. Irá surgir na própria página de resultados da Google.

Depois disso deve obter a mais recente versão do rEFInd, que pode encontrar aqui, e avançar com a sua instalação. Existem instruções detalhadas com o fazer nesta página de suporte do rEFInd.

Uma vez instalado o rEFInd só precisa de instalar o Kali. Para criar a sua pen de instalação só precisa de seguir as instruções que já apresentámos quando demos a conhecer o Mac Linux USB Loader:

[Respondido por Pedro Simões]


O que são estes novos marcadores que aparecem no Windows 10?

Boa tarde,

Não quero de maneira nenhuma fazer-vos perder tempo (certamente precioso) com coisas menores, por isso entenderei se não me responderem.

Comprei um novo portátil, HP, e instalei tudo o que tinha no antigo. Até aqui tudo normal.

Quando tenho alguns programas em execução, a título de exemplo o Outlook ou o Reader, os ícones têm as duas “pintinhas” azuis que se podem ver no screenshot que enviei em anexo.


Nucna tinha visto isto. Sabem o que significa?

Cumprimentos e mais um vez peço desculpa por ser um assunto de somenos importância.

Continuação de bom trabalho.

Nuno Gomes

Resposta:

Nuno,

O Windows 10 traz bastantes novidades a nível gráfico e a Microsoft irá certamente introduzir mais alguns, ao longo dos desenvolvimentos que vai lançar.

Essas “pintinhas” azuis que descreve não é mais do que uma indicação clara ao utilizador que as aplicações que tem na barra de aplicações estão a ser executadas e a consultar dados que estão numa partição NTFS comprimida.

Essas pintas são duas setas que demonstram a compressão dos dados e o arquivar da informação a que está a ser acedida.

Não é normal surgir em aplicações como o Outlook ou o Adobe Acrobat Reader, mas pode ser para mostrar que os ficheiros que estão a ser acedidos estão nesse estado.

[Respondido por Pedro Simões]


Compensa comprar um smartphone de uma marca portuguesa?

Boa noite,

Tenho andado nos últimos tempos mais atento aos smartphones que tem saído e que andam pelo mercado.

No vosso site tenho visto equipamentos muito interessantes, mas como são comprados pela Internet, tenho ainda algum receio de todas as complicações que isso possa trazer, pelo que não queria arriscar.

No mercado português, têm me despertado interesse a marca Wiko, e a portuguesa Laiq, no entanto tenho tido sido alertado para o facto de os equipamentos da Wiko não serem duradouros e apresentarem problemas ao longo de algum tempo, gostaria de saber a vossa opinião sobre estas duas marcas.

Cumprimentos,

Luís Santos

Resposta:

Luís,

Além de não estar a “arriscar” ao fazer um compra pela Internet, devo dizer-lhe que está a desperdiçar excelentes equipamentos com qualidade/preço imbatível.

Quanto à marca Laiq, apenas recomendo o modelo Glow, já que os outros têm aspecto bem mais antigo. O modelo Glow já tem 2 GB de memória RAM, 16 GB internos e bateria de 3150 mAh, mas que ainda assim faz dos 230€ que custa um valor muito alto para o que oferece. O ecrã não é sequer FullHD.

Quanto aos smartphones Wiko, os que têm passado pelas nossas mãos têm demonstrado robustez e estabilidade, e um bom exemplo disso é o Wiko Fever 4G, que embora tenho o mesmo preço que o Laiq Glow, o Fever já tem 3 GB de memória RAM, ecrã FullHD, tem flash LED da câmara frontal (caso seja fã de selfies) e apresenta um design interessante. Tem também o Huawei P8 lite ou mesmo o novíssimo P9 lite, que tem acabamentos excelentes.

À parte desses, tem opções como o UMI Super por 190€ com ecrã FullHD, 4GB de RAM, 32GB internos, bateria de 4000mAh, leitor de impressões digitais e Android 6. Tem ainda outras opções como o Elephone P9000, Xiaomi Redmi Note 3 Pro, Xiaomi Mi 4S, Ulefone Power.

A escolha é sua, mas na minha opinião, os dispositivos das marcas que refere não são a melhor escolha.

[Respondido por Hugo Cura]


é mais difícil escolher o próximo smartphone!

Boa noite,

Cada vez é mais difícil escolher o próximo smartphone!

Estas opções são as minhas escolhas, sei q apenas 1 foi analisado por vós!

O UMI lançou um aparelho muito interessante e a Asus veio baralhar ainda mais as coisas com o Zenfone 3, o OP3 está a criar muitas expetativas e só conhecemos o MI5!

Acho que o UMI n traz NFC, estou na dúvida, mas gostaria quando fosse possível me esclarecessem qual a melhor opção dos 4, até pq quero um ecrã com 5 5,5 ou até 6, mas nada inferior a isto. Os valores são uma incógnita, mas estou disposto a ir até aos 350/400€.

O processador do UMI é Mediatek, e isso deixa-me de pé atrás pq atualizações são demoradas…

Obg.

Nelson

Resposta:

Nelson,

Do Zenfone 3 e do OnePlus 3 ainda não há informações oficiais, pelo que não o colocaria em comparação com os restantes.

O UMI, supondo que se refere ao UMI Super, está muito longe do que o Mi 5 é capaz de oferecer… e assim a escolha fica muito facilitada: Mi 5.

Tem um ecrã de qualidade deslumbrante, um feel excelente ao agarrá-lo, um sensor de impressões digitais rapidíssimo e todo o resto muito bem conseguido.

[Respondido por Hugo Cura]


Como reverter uma instalação do Windows 10?

Boa noite,

Na passada semana dois dos meus pcs actualizaram automaticamente para o Windows 10 que anteriormente tinham Windows 8.1.

Existe alguma forma de cancelar esta update para ficar sempre com o 8.1?

Cumprimentos,

Rui Santos

Resposta:

Rui,

A Microsoft tem estado muito activa e muito criativa para tentar conseguir convencer os utilizadores a migrarem para o Windows 10.

Existe uma forma simples de reverter essa actualização automática. Basta que siga as indicações que apresentamos no artigo abaixo e esse deverá ser um processo pacífico:

Para evitar que essa actualização volte a acontecer, o ideal é estar atento aos alertas que o Windows vai apresentar para realizar a passagem para o Windows e não cair na tentação de clicar sem os ler.

Mesmo com toda a pressão para que a actualização seja feita, existem sempre formas de a rejeitar.

[Respondido por Pedro Simões]


Muita desinformação sobre a actualização cumulativa do Windows 7!

Exmos. Senhores

Acompanho regularmente o vosso site e aproveito para vos dar os parabéns pelo vosso excelente trabalho.

Tenho vindo a acompanhar os vossos artigos sobre as actualizações do Windows 7, quer a dia 18/05/2016, da vossa colega Andreia Almeida (https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/windows-7-ganha-service-pack-2-apos-5-anos/), quer a do dia 23/05/2016, do vosso colega Pedro Simões (https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/instalar-actualizacao-windows-7/).

Como possuo uma licença original do W7 Professional (64 bits), ao ler estes dois artigos, fiquei com algumas dúvidas, alimentadas ainda mais pelos comentários dos seguidores.

Assim, se fosse possível, gostaria da vossa ajuda nos seguintes pontos:

– Como poderei descarregar a referida actualização cumulativa do W7, se utilizando o Firefox, Chrome ou mesmo o IE 11, aparece sempre um mensagem de erro;

– Ao correr esta actualização cumulativa, e de acordo com alguns comentários, irá obrigar a um upgrade obrigatório mais tarde para o W10?

– É verdade que a Microsoft irá lançar actualizações, e consequentemente ter suporte para o W7 até 2020?

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Atentamente,

Jorge Santos Ricardo

Resposta:

Jorge,

Parece que existe está com alguma confusão sobre o processo de actualização para o (falso) SP2 do Windows 7.

Para o esclarecer vamos vamos responder às suas questões pela ordem que as apresentou.

1 – A actualização está a ser distribuída via Catálogo Microsoft e por isso deve ser descarregada com recurso ao Internet Explorer. O URL a ser usado para acesso é o seguinte:

2 – A informação que tem sobre a necessária atualização para o Windows 10 é, com base nas informações que temos ao momento, falsa. Esta actualização pretende dar uma base para futuras actualizações do Windows 7 e por isso não é lógico que vá depois obrigar a qualquer actualização.

3 – Sim, esta actualização é, como dissemos antes, a base para a disponibilização de actualizações mensais e que vão garantir a vida do Windows 7 até à data da sua validade, já bem definida pela Microsoft.

De forma prática, esta actualização pretende ser uma ajuda aos utilizadores que instalarem o Windows 7 de raiz. Evita a estes utilizadores estarem a aplicar todas as actualizações que foram saindo ao longo dos anos, desde o Sp1, e que iam levar a que as máquinas estivessem constantemente a reiniciar e a actualizar. Provavelmente no seu caso até terá a maioria ou a totalidade destas actualizações.

Leia com atenção o nosso artigo sobre os requisitos de instalação desta actualização e aplique-a:

[Respondido por Pedro Simões]


O que acham do novo Umi Super?

 

Boa tarde,

Vi o artigo que fizeram sobre o UMI Super e fiquei bastante interessado mas ao mesmo tempo com algum receio.

Na vossa opinião este é de facto um bom telemóvel? Quais são os pontos mais fortes e mais fracos do telemóvel?

Por último, na vossa opinião este telemóvel é um bom investimento em termos de preço/qualidade?

Obrigado pela atenção.

Melhores Cumprimentos,

José Oliveira.

Resposta:

José,

O UMI Super está actualmente em pré-venda e ainda não é possível dar uma opinião acerca dele, no entanto tudo aponta para que seja um excelente smartphone.

A UMI tem vindo a melhor bastante na qualidade dos seus smartphones, com bons materiais de construção aliados a características de topo, e o UMI Super será um caso destes. Características como ecrã FullHD, 4GB de RAM, 32GB internos, bateria de 4000mAh, leitor de impressões digitais e Android 6 por menos de 200€ não se encontra todos os dias.

Está prevista uma análise a este smartphone no Pplware, para finais de Junho. Se tiver mesmo na dúvida, o melhor é esperar pela análise.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version