Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O Redmi 3 Pro vem preparado para funcionar no mercado português?

Olá, depois de ler alguns artigos e análises vossas a equipamentos da Xiaomi surgiu o interesse num modelo em especial, o Redmi 3 pro, pois procuro um equipamento de gama média sem exceder os 200 euros.

No entanto este só está disponível em lojas online na Europa pelo que a questão é saber se existe garantia e se é exequível e também a questão da linguagem pois não me parece que venham com o idioma português.

Tenho também receio que não estejam preparados para funcionar normalmente isto é sem necessidade de actualizações ou instalação de software inicial.

De forma simples, se adquirir um telefone numa operadora ou desbloqueado numa outra loja tem as mesmas funcionalidades( pronto a funcionar e a instalar aplicações da google play) que este encomendado online sem necessidade de qualquer intervenção minha para o adaptar ao nosso país?

Finalmente, será esta uma boa opção para um uso regular nada intensivo? Que outras boas opções sugerem?

Obrigado pela atenção,

Atenciosamente:

Nuno Marques

Resposta:

Nuno,

O Redmi 3 Pro é um excelente smartphone. A autonomia é “enorme”, comparando com smartphones de topo, e é muito equilibrado a todos os níveis.

A garantia, tipicamente, é de 1 ano (garantia do fabricante) e o suporte é dado na China.

Quanto ao idioma, do que conheço em várias lojas (HonorBuy, GearBest, igogo, etc), todas elas enviam os smartphones com idioma em PT-PT, com tradução de uns 95%. O restante poderá aparecer em inglês ou chinês.

O smartphone virá também pronto a funcionar com os serviços Google, bastará ligar e configurar.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual o melhor telefone para mim?

Boa noite,

Antes demais, parabéns pelo fantástico trabalho que fazem!

Estou a tentar convencer-me a mim próprio a arriscar a compra de um smartphone de marca chinesa através da internet mas tenho ainda muitas dúvidas, principalmente em termos de avarias (caso corra mal o que faço?)…

Verifiquei no entanto que os smartphones no site HonorBuy ou GearBest têm sensivelmente o mesmo preço, no entanto no primeiro paga-se cerca de 35€ de despesas de envio, enquanto que no segundo o envio é grátis… Isto é mesmo assim ou vi mal?

Já agora, estou disposto a gastar até 200€. Qual me recomendariam? Parece-me que Xiaomi reúne a vossa preferência, mas a situação da falta da língua portuguesa coloca-me algumas dúvidas…

Obrigado pela atenção!

Hélio Gonçalves

Resposta:

Hélio,

Uma compra desse tipo não é “arriscar”, é sim uma boa opção pois as marcas chinesas estão a surpreender o mundo com a qualidade que apresentam nos seus produtos.

Quanto às despesas de envio, sim, na HonorBuy são nesse valor. Cerca de metade corresponde à taxa de importação, a outra metade são os portes via DHL, que tipicamente é entregue de um dia para o outro (considerando que está numa área não remota).

O Xiaomi Redmi 3 Pro, o Xiaomi Redmi Note 3 ou o Elephone P9000 são excelentes opções a rondar os 200€. No que diz respeito à língua portuguesa, todos eles são enviados com idioma PT-PT, embora que não seja um recurso oficial. A tradução é em cerca de 95% dos conteúdos.

Pessoalmente, como utilizador de smartphones Xiaomi, utilizo sempre a ROM oficial com idioma inglês. Dessa forma tenho sempre as actualizações mais recentes e não me incomoda minimamente usar esse idioma. Alternativamente, existem comunidades como Xiaomi.eu ou miuiportugal.pt que disponibilizam idioma PT-PT, embora tipicamente a versão do sistema anda sempre pelo menos 1 semana atrasada (existem updates semanais oficiais!).

[Respondido por Hugo Cura]


O meu portátil Toshiba está com problemas graves, o que faço?

Boa tarde

Tenho um portátil TOSHIBA Satellite e desde à uma semana para cá está a bloquear passado uns 5 minutos de estar ligado. Já fiz uma instalação limpa do windows 10 e continua na mesma, já corri o Crystal Disk Info e diz-me que está tudo bem com o disco do pc. Será que me conseguem ajudar a resolver este problema?

Obrigado

João Simões

Resposta:

João,

Se a reposição de sistema operativo e software não resolveu o seu problema, o mais certo é qu ele esteja no hardware.

Existem vários factores para além do disco que podem provocar essa situação. Um simples processador a aquecer para além dos valores normais pode provocar essa situação na sua máquina.

O recomendado é que leve a sua máquina ou a um reparador oficial da marca ou a uma casa de reparações para que seja feito um diagnóstico mais profundo ao problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalar os serviços Google no meu Xiaomi?

Boa tarde

Gostaria de saber a melhor e mais simples forma de instalar os google services e os contactos nos telemóveis Xiaomi.

Obrigado.

Dubio

Resposta:

Dubio,

Essa questão tem sido já recorrente, mas de simples execução.

Há (pelo menos) duas formas de o fazer.

A partir da Mi App Store:

A partir da instalação directa dos apk:

Instalar um a um, por ordem, cada um dos seguintes .apk:

Para sincronizar o calendário Google, basta instalar a app Google Calendar. O serviço fica a funcionar e pode ser usado pela app Calendar do MIUI.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Huawei P8 Lite tem problemas em ligar à Net, o que faço?

Boa noite eu tenho um Huawei p8 lite a uns meses e até a semana passada não tive nenhum problema mas a partir daí não consigo navegar na NET em condições através do wi fi!

Ou seja demora muito abrir as páginas, no facebook não carrega as imagens demora a actualizar etc.

Se ligar os dados móveis fica normal já consigo fazer tudo normalmente navegar na NET facebook fazer isso tudo normal alguém me pode dizer o q se terá passado?

Obrigado pela atenção

Paulo Teixeira

Resposta:

Paulo,

Antes de mais, verifique se o sistema está devidamente actualizado e que está a utilizar a versão mais recente.

Se estiver, então isso pode dever-se a algum erro criado pelo próprio sistema e a solução que mais provavelmente corrigirá o problema é mesmo o restauro das definições de fábrica.

Antes de o fazer, faça cópia de segurança de todo o seu conteúdo, tendo em conta que se utilizar uma conta Google, terá a maior parte dos conteúdos repostos após a reconfiguração do smartphone.

[Respondido por Hugo Cura]


É possível criar partições no disco de uma Time Capsule?

Boa tarde,

Tenho um Time Capsule 2TB ligado em minha rede de casa, onde utilizo 3 notebooks: 1 MacBook Pro e 2 Intel com Windows 7 e 10.

Queria saber se é possível particionar o Time Capsule para backup do MacBook e para guardar arquivos dos dois Windows.

Se for possível, como poderei fazê-lo?

Obrigado

Euclides Machado

Resposta:

Euclides,

A Time Capsule é um produto Apple que está “fechado”. Isto na prática significa que não pode ser alterado quer o hardware quer o particionamento que tem.

A única forma de fazer isto é remover o disco da Time Capsule, criar um novo esquema de partições e voltar a montá-la. Isto inviabiliza de imediato a garantia e não deve por isso ser feito.

É infelizmente esta a resposta que temos para lhe dar. O que poderá fazer é criar ou comprar um NAS e ai sim criar uma partição específica para backups do seu MacBook e e outra para ficheiros do Windows.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso da vossa ajuda para instalar o Windows 10!

Boas PPLware

eu queria fazer uma instalação limpa do windows 10 no meu pc. Apaguei a partição do windows 7 e a partição do respectivo “boot record” do windows, mas quando fui criar uma nova partição limpa para instalar o windows 10, ele não me cria a tal partição reservada ao “boot record” para o windows 10. Eu tenho um SSD 840 da samsung e um HDD para dados da seagate.

O mais estranho é que antes de isso, testei no vmware e tudo perfeito, criou a partiçao do mbr, mas de raiz, não cria. O que faz andar o PC em “BOOT loop” de copia os ficheiros e nunca chega a instalar o windows 10.

Alguma ajuda era bem vinda. Obrigado de avanço

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

A partição de “boot record” não deveria ter sido apagada manualmente. Aliás, nenhuma delas. Esse processo deveria ter sido feito na ferramenta de particionamento de instalação do Windows.

O que recomendo que experimente é desligar fisicamente o disco HDD e correr a instalação do Windows apenas com um disco rídigo ligado.

É provável que, de alguma forma, o disco HDD esteja a ser reconhecido como um correcto disco para boot e o instalador “confundir” com o disco destino que realmente pretende utilizar, o SSD. Isso deverá resolver o problema.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu smartwatch veio sem carregador, o que devo fazer?

Boas,

Efetuei uma encomenda na gearbest e recebi-a hoje a encomenda era um smartwatch pois a minha surpresa foi quando o abri e não tinha carregador…

O que faço?

Obrigado.

Comprimentos

Pedro Lourenço

Resposta:

Pedro,

Não referiu qual o smartwatch que adquiriu mas… verificou se na descrição do produto é suposto incluir o carregador?

Existem já vários fabricantes de smartphones (Motorola/Lenovo é um exemplo) que não fornecem carregador, simplesmente porque hoje em dia é vulgar toda a gente ter pelo menos um carregador em casa. É provável que o produto que adquiriu não inclua carregador.

Se por outro lado é suposto vir incluído, então deverá reclamar junto da loja.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual destes 4 grandes smartphones devo escolher?

Boa noite,

Estou interessado em comprar um novo smartphone na ordem dos 200€.

Através das vossas análises mais recentes, fiquei interessado com dúvidas entre os seguintes 4:

Elephone P9000
OnePlus X
Xiaomi Redmi 3
Xiaomi Redmi Note 3

Esteticamente prefiro o OnePlus X, mas na vossa análise tem nota de 8.1, enquanto que o Xiaomi Redmi 3 tem 9.0 e o Xiaomi Redmi Note 3 tem 8.5. O Elephone P9000 tem nota de 7.9, parecendo-me no entanto o que oferece melhores características de processador e memória RAM (único dos 4 que attinge 4 GB).

Posto isto, fiquei confuso sobre qual seria a melhor opção.

Será que me podem aconselhar? E, já agora, na ordem destes valores existirá outro smartphone que seja melhor opção?

Agradeço a vossa ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Hélio Gonçalves

Resposta:

Hélio,

A pesquisa que fez já é suficientemente detalhada para que tenha chegado a essas dúvidas… ou seja, todos eles são smartphones muito bons na gama em que se inserem e a escolha de um em detrimento do outro é sempre muito difícil.

Nessa lista só substituiria o Xiaomi Redmi 3 pela versão Pro, que fica mais alinhada com todos os outros smartphones.

Deverá, primeiro que tudo, considerar o tamanho de ecrã que pretende… e isso já leva filtrar 2 smartphones.

Depois há a questão da bateria (os Xiaomi têm mais capacidade) e do sistema operativo, se prefere MIUI ou Android mais puro. Há depois outros pormenores que poderá considerar, consoante o seu tipo de utilização, adicionando também o preferência em termos de design.

Com estas decisões tomadas, deverá surgir a escolha final.

[Respondido por Hugo Cura]


Como meter um Xiaomi MI5 a “falar” português de Portugal?

Boa noite,

Acabei de adquirir um Xiaomi MI5, e como já referido nas vossas análises, o idioma Português é do brasil e nem tudo aparece traduzido, vi que havia a possibilidade de se instalar a versão global oficial do telemóvel, no entanto não tenho conhecimento de como o fazer.

Assim, questiono-vos se existe algum tutorial por onde me possa “guiar” para efetuar essa instalação ou se existe alguma outra forma de o fazer. Agradecia imenso a vossa ajuda para eu tentar solucionar este problema.

Obrigado,

Cumprimentos,

Paulo Oliveira

Resposta:

Paulo,

Antes de qualquer alteração, e porque a utilização dessa versão garante que tem acesso às actualizações mais recentes, experimente utilizar o smartphone como idioma em Inglês. Caso domine inglês, será tudo muito simples, caso não domine, é um bom pretexto para ir apredendo mais qualquer coisa 🙂

Quanto à alteração para uma ROM com múltiplos idiomas, poderá recorrer a um guia disponibilizado pela loja HonorBuy, no seu fórum, a partir do seguinte endereço:

O processo é simples, a descrição está feita detalhadamente, passo a passo.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como eliminar uma aplicação do meu portátil?

Bom dia,

A situação é a seguinte, possuo 2 portáteis (HP e Dell) e em ambos fiz uma formatação para o Windows 7.

Após a formatação e instalação de drivers, um programa em chinês foi instalado sem qualquer tipo de permissão do utilizador.
O programa não alterou qualquer tipo de configuração em nenhum dos computadores e pelo que fui me apercebendo trata-se de um programa de protecção.

Não o consigo desinstalar devido a barreira linguística e não o consigo retirar do arranque do Windows, pois o visto é accionado automaticamente após clicar em “Aplicar”.

Em anexo envio o interface do programa tal e qual como me aparece no inicio de sessão.

Cumprimentos,

Diogo Vieira

Resposta:

Diogo,

Há várias formas de remover esse software sem entender uma única palavra do que está escrito.

A mais simples é ir à zona de desinstalação de software do Windows e remover a aplicação. Procure pelo ícone associado e rapidamente o irá remover.

Outra forma que tem é aceder à pasta da aplicação e procurar a normal aplicação para remover esse software. Se tiver mais alguma barreira linguistica, dentro do processo de remoção, o mais simples é usar os métodos de tentativa e erro até que a limpe do seu disco.

[Respondido por Hugo Cura]


Que aplicação usar para gravar cd’s no Windows 10?

Olá e boa tarde! 🙂

Calorosas saudações! 😉

Recentemente, tentei fazer a gravação de um CD/DVD com o software que dispunha no Windows 7, embora tenha achado que no Windows 10 não iria funcionar. E certinho! Não funcionou. Pesquisei na net, e não encontrei grande coisa. Devo alertar que sou cego, e portanto, utilizo um leitor de ecrã (o NVDA), que me coloca algumas limitações. a alguns softwares, mas em regra não me põe problemas de maior.

Conhecem algum software gratuito de gravação de CD/DVD compatível com o Windows 10 que possa fazer download?

Qualquer ajuda é bem vinda! 🙂

Abraço e bom trabalho!

Saudações cordiais! 🙂

Pedro Ferreira Braga

Resposta:

Pedro,

O próprio Windows, tanto o 7 como o 8 ou o 10, a partir do Explorador do Windows tem recurso para gravação de CD/DVD.

Seja como for, existem ferramentas de terceiros gratuitas para realizar essa tarefa, e o Ashampo Burning Studio Free é uma delas:

O software é compatível com o Windows 10, pelo que não deverá ter qualquer problema.

Boas gravações 😉

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version