Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como faço a atualização Creators Update no meu Windows 10?

Boa tarde.

Li o Vosso artigo e como tenho 3 pc e a minha internet é muito lenta criei uma pendrive do Creators Update do Windows 10.

O problema è que ao tentar atualizar pc os passos que me aparecem sãos os mesmos para instalar o Windows. Procurei na internet instruções e não encontrei nada.

Devo estar a fazer algo errado e por isso Vos peço ajuda.

Atenciosamente.

José Sousa

Resposta:

José,

Penso que estará a fazer o arranque com a Pen USB que criou o por isso os menus que surgem são os de instalação do Windows 10 Creators Update e não os de atualização, como pretende.

O que deve fazer é, com o Windows 10 iniciado, correr o setup que está dentro da pen. Dessa forma o Windows 10 entenderá que pretendem não fazer a instalação mas sim a atualização.

Corra então o setup dessa forma e de certeza que fará a atualização para o Creators Update.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalar um servidor de VPN num Raspberry Pi?

Olá caros amigos.

O meu nome é Nuno e venho desde já deixar os meus agradecimentos pelo vosso site que ultimamente tenho acompanhado bastante devido a boa informação e ajuda que prestam ao público alvo.

Venho por este meio tentar encontrar uma boa solução para um pequeno projecto que tenho em mãos mas até agora não obtive o sucesso pretendido porém mesmo seguindo os vossos tutoriais disponíveis na plataforma.

Pretendo criar um servidor VPN, com um raspberry e sistema openVPN sendo que a função seria mesmo, atribuir aos dispositivos ligados obterem um IP que não o do meu ISP me atribui ao router.

E que toda a informação que passa-se no túnel fosse encriptada.

Será que me podem dar um link certo ou um tutorial correcto para o que realmente pretendo ?

Atentamente

Nuno

Resposta:

O Raspberry Pi é um dos equipamentos a que o Pplware mais atenção presta, dada a sua modularidade e simplicidade de utilização.

Temos dezenas de guias, que abrangem quase todas as áreas onde pode ser usado, e o servidor de VPN é um deles.

Nos dois links abaixo encontra um guia muito detalhado para instalar e configurar um servidor de VPN no seu Raspberry Pi:

Há no entanto um pormenor que deve ter atenção e que penso estará a causar-lhe confusão. Ao criar um servidor de VPN interno, na sua rede de casa, estará a permitir que remotamente aceda à sua rede e que daí saia para a internet, de forma cifrada e protegida.

Do que entendemos da sua mensagem, o que pretende é o oposto, é que dentro da sua rede aceda à internet, de forma cifrada e sem usar o ip do operador.

Nesse caso o que precisa é de ter ou um servidor de VPN noutra rede ou que contrate um serviço de VPN externo e alojado na Internet.

Verifique o que realmente pretende e adapte a solução a essa necessidade.

[Respondido por Pedro Simões]


O Lumia 950XL ainda é uma boa escolha?

Exmos. Senhores:

Em primeiro tenho de reconhecer o excelente trabalho da V. equipa e na publicação das vossas opiniões, que tanta ajuda nos dão!

E por ser um leitor assíduo dos vossos artigos, venho com o presente solicitar a vossa opinião atual sobre o Smartphone da Microsoft Lumia 950 XL.

Li a vossa opinião que emitiram em dezembro de 2015, depois disso não encontrei mais nenhuma sobre este equipamento, pretendo, então, saber a vossa opinião atual e se está previsto para breve o lançamento do substituto deste.

Renovando os meus agradecimentos pelo vosso trabalho e pelo tempo que me possam disponibilizar, subscrevo-me

Com os meus melhores cumprimentos,

Acácio Carvalho

Resposta:

Acácio,

O futuro dos equipamentos móveis da Microsoft é uma incógnita. O modelo que refere, o Lumia 950XL é, atualmente, o topo de gama da marca, mas tem já muito tempo de mercado.

Não existe no entanto qualquer indicação se vai ser substituído em breve ou se será mantido como o porta estandarte da marca.

Se está interessado no Windows 10 Mobile, existem já no mercado algumas alternativas que deve ter em conta.

Falamos do HP Elite X3, que é atualmente o mais avançado equipamento que corre o Windows 10 Mobile.

Note que a compra do Lumia 950XL não é uma má escolha, até porque a marca tem vindo a baixar o seu preço, tornando-o mais acessível. No entanto, e se puder, o HP é uma escolha mais acertada.

[Respondido por Pedro Simões]


Ajudem-me a resolver um problema com o Creators Update?

Boas!

Eu fiz a ultima actualização que saiu no dia 5 de Abril, pareceu estar tudo a funcionar bem, na verdade está tudo perfeito, á excepção do ajuste de luminosidade do ecrã, já tentei nas teclas de atalho, já tentei no painel de controlo, já tentei cá em baixo no símbolo da bateria, e não deu em nada, fica sempre no máximo.

Já procurei em foruns e sites, e a informação é desactualizada, nada fala acerca deste sintoma nesta actualização.

Como sigo regularmente o vosso site, lembrei-me de vos pedir ajuda se, me puderem ajudar claro.

Obrigado

Tiago Umbelino

Resposta:

Tiago,

O problema que tem no seu Windows 10 parece estar associado aos drivers da placa de vídeo.

Para o resolver deverá ser suficiente que atualize os drivers dessa placa ou de outro qualquer componente que veja que tem problemas no Gestor de Dispositivos.

Para encontrar o driver mais recente tem duas hipóteses. A primeira é através do próprio Windows 10, com a atualização de drivers no Gestor de dispositivos.

A segunda, e mais correta de ser feita, é através do site do fabricante, que deverá disponibilizar os drivers mais recentes.

[Respondido por Pedro Simões]


Que smartphone comprar com um orçamento de 350€?

Olá Pplware,

Pretendo comprar um smartphone e posso gastar até 350 euros.

Quais seriam as melhores opções?

Rodrigo Pedro

Resposta:

Boa tarde Rodrigo,

Considerando o valor máximo de 350€, que é bastante razoável, é possível escolher alguns smartphones bastante bons.

Começo por referir o Huawei Mate S, que é um smartphone topo de gama do ano passado e que é muito bom a todos os níveis:

Depois tem também o novo Samsung Galaxy A5 (2017), também já analisado por nós, que revelou uma prestação muito boa:

O LG G5 também é outro topo de gama do ano passado que está disponível dentro desse preço.

Outro que também pode ser uma excelente escolha, acabado de chegar a Portugal, é o Huawei P10 Lite:

É verdade que, entre smartphones muito bons, a escolha não é fácil de fazer. Se já tiver uma ideia do tamanho de ecrã que pretende e de algum outro requisito, poderá tornar-se mais fácil fazer a escolha.

[Respondido por Hugo Cura]


Sabem se o Samsung Galaxy S8+ tem Dual Sim?

Bom dia Pplware,

Podem por favor informar se o Samsung Galaxy S8+ tem dual sim?

Obrigado

Diogo Barros

Resposta:

Boa tarde Diogo,

Os Galaxy S8 e S8+ vendidos em Portugal não serão Dual SIM, apenas permitirão um único cartão SIM e também a colocação do microSD.

Há a hipótese de adquirir o S8 fora de Portugal, num mercado que faça a distribuição do modelo com Dual SIM, que será chamado de Duos, mas ainda não há uma informação oficial quanto a todos os mercados que terão acesso a essa versão.

No entanto, na Suíça há uma loja de retalho com essa versão à venda:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version