Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como testar o Windows 10 no meu portátil?

Boa Tarde Pplware

Antes de mais, obrigado pelo conhecimento e trabalho que tem vindo a partilhar, o qual se tem traduzido, ao longo destes anos, no vosso excelente site e no qual tenho aprendido bastante.

Quanto à minha questão em concreto, é a seguinte:

Tenho um portátil toshiba satellite A200, 32 bits, com dez anos, no qual instalei, ainda no disco original, o windows 8.1 pro.

Posteriormente fiz um upgrade, ao mesmo, com um disco de 700 GB, no qual voltei a instalar o windows 8.1 pro.

Pretendo voltar a colocar o disco original e instalar agora o windows 10, para experimentar e se tiver algum problema, voltar a colocar o disco de 700 GB com o windows 8.1 pro, ficando desta forma com dois windows (8.1 pro e 10) licenciados.

Gostaria de saber se a nova instalação e validação do windows 10, não irá inviabilizar a colocação novamente do disco de 700 GB com o o windows 8.1 pro?

O computador funciona bem com o 8.1 pro.

Um abraço a todos,

António Silva

Resposta:

António,

A criação da chave de registo do Windows 10 é feita com base no hardware presente na máquina  onde é feita a actualização.

Desta forma não nos parece que exista qualquer problema em realizar as acções que descreveu.

Ao “passar” um Windows 10 pelo seu portátil garante a sua licença e mais tarde pode sempre instalar se o pretender. A única questão que poderia ter seria com o disco usado, por ser diferente, mas a Microsoft está a permitir a troca deste elemento, em caso de problemas ou actualizações.

Há no entanto um processo que nos parece mais simples do que aquele que está a querer implementar. Porque não faz a actualização directamente no seu disco de 700GB e depois reverte para o Windows 8.1 Pro se assim o desejar?

Depois da instalação do Windows 10 tem 30 dias para reverter esse processo. Veja no link abaixo como o pode fazer:

[Respondido por Pedro Simões]


Devo usar uma loja de aplicações externa no meu Lumia?

Boa tarde,

Tenho um Lumia 640 LTE com uma a ultima build do W10M, não tenho acesso a algumas aplicações como já se sabe, mas tenho um colega que me falou da APTOIDE e disse que funcionava no meu telemóvel e que conseguia instalar o Snapchat.

Não vejo informação sobre isso na internet, será que me podem ajudar ?

Obrigado,

Jacinto

Resposta:

Jacinto,

A falta de aplicações no Windows 10 Mobile, e no Windows Phone, é provavelmente a maior queixa dos utilizadores.

Para muitos utilizadores a opção tomada foi usar lojas de aplicações externas à Microsoft e assim aceder a essas aplicações.

Essa decisão não nos parece a mais acertada por razões óbvias. Se mesmo nas lojas oficiais existem aplicações maliciosas, nessas lojas externas o perigo é ainda maior.

Há ainda a ter em conta que caso existissem aplicações oficiais para os serviços que pretende, elas estariam de certeza na loja oficial do Windows 10 Mobile.

No caso concreto do Snapchat não existe qualquer aplicação oficial, por decisão da empresa, e o que quer que instalasse dessa loja de aplicações seria potencialmente perigoso para o seu Lumia.

A maioria dos estudos de segurança dos dispositivos móveis aponta para essas loja de aplicações externas a maior fonte de problemas.

A decisão é sua, mas queremos que fique ciente que provavelmente poderá estar a colocar-se em risco de ver o seu Lumia comprometido e os seus dados expostos, no mínimo.

[Respondido por Pedro Simões]


O Twitter, e outras apps, não correm no meu Android, que faço?

Boa tarde,

Desde que actualizei, pelo Google Play, as aplicações Twitter e Tumblr nunca mais voltarem a abrir de modo a serem utilizadas e acontece o mesmo em ambas.
Carrego para abrir, insiro os dados de login e aparece que está a carregar para iniciar sessão e de repente trava, fecha-se e aparece a mensagem “Lamentamos, o Twitter/Tumblr foi interrompido” respectivamente.

O meu telemóvel é o Wiko Rainbow com a versão do Android 4.2.2 .

Espero que me consigam ajudar.

Clara Pereira

Resposta:

Clara,

Parece-nos que essas duas aplicações estão corrompidas e que é por isso que apresentam esse comportamento anormal.

O que recomendamos é que as desinstale do seu smartphone, carregando no ícone da aplicação e arrastando-a para o caixote do lixo que vai surgir.

Caso seja questionada sobre o seu desejo de manter os dados das aplicações, indique que os quer eliminar.

De seguida volte à Play Store e reinstale as aplicações. Ao voltar a executá-las o problema deverá ter desaparecido.

Esta não é uma situação normal, mas por vezes acontece e os dados das aplicações ficam corrompidos e estas não funcionam.

[Respondido por Pedro Simões]


O que se passa com a velocidade do WiFi da minha casa?

Boa Noite,

Gostaria de esclarecer umas duvidas que tenho relativamente a velocidade da Internet.

A minha situação é a seguinte:

Tenho em casa Internet fibra com uma velocidade de 30MBs, fiz o upgrade para 100MBs, mas deparo-me com um problema, só consigo atingir os 94/100MBs com a ligação por LAN, por wireless não vai alem dos 46/50MBs.

Acontece que tenho o router na sala, e uso o pc no quarto gostaria de ter a mesma velocidade que na sala ligado por LAN.

Qual a melhor maneira para resolver esta situação? Terei que ligar um cabo de rede do router até ao meu quarto?

Obrigado

Cumprimentos,

Daniel Correia

Resposta:

Daniel,

A velocidade que contratou ao seu operador está a ser correctamente fornecida, pelos testes que realizou na ligação por cabo.

O que refere na ligação wifi é normal. Sem ter acesso ao seu router wifi diria que este está a usar a norma G, que tem como limites os 54 Mbps. Os 150Mbps são a velocidade da norma seguinte, a N, e para isso terá de trocar o equipamento por um que a suporte.

Para ter no seu quarto as velocidades que pretende tem duas opções. A primeira passa por trocar o router wifi por um que suporte a norma N e a segunda é, como referiu e bem, a passagem de um cabo entre a sala e o quarto.

Deixamos-lhe uma última opção, provavelmente a mais correcta, que é a utilização de um kit power line para ter essas velocidades em qualquer ponto da casa, usado apenas as tomadas eléctricas e a rede de energia da sua casa.

Veja este nosso artigo sobre os kits power line:

[Respondido por Pedro Simões]


A minha câmara Xiaomi não se associa ao meu telefone!

Bom dia,

Comprei a câmara da Xiaomi. Ela pede-me uma password para conectar ao telemóvel contudo ao utilizar a que sugerem nos fóruns não consigo conectar.

Sabem como ajudar-me?

Obrigada e desculpem

Mariana Couto

Resposta:

Mariana,

Não é a única utilizadora a ter este problema e a precisar de o resolver. Do que pode ser lido em vários fóruns o problema não está na password usada mas sim na ligação wifi que parece estar a apresentar problemas.

A resolução que a maioria utilizou com sucesso passou por fazer um restauros de fábrica à câmara e uma posterior reconfiguração.

Este processo de restauro é feito com o carregar simultaneamente no botão de ligar e no botão wifi, até que a câmara emita um bip.

De seguida só precisa de reconfigurar a máquina e esta deverá funcionar de forma perfeita e ligar-se sem qualquer problema ao seu smartphone.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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