Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Quando chega o Nougat ao S7 Edge da Nos em Portugal?

Boas tardes pessoal.

Sabem me dizer se há alguma previsão de chegada Nougat ao S7 Edge da Nos em Portugal.

Paulo Castro

Resposta:

Paulo,

Actualmente a versão Nougat para o S7 Edge já está disponível em 11 países/operadoras. Não está definida uma data para a disponibilização de um operador em específico, mas é normal que o processo seja um pouco mais demorado quando se trata de um smartphone associado a um operador, como é o seu caso.

Se não quiser esperar poderá instalar essa versão manualmente, sem qualquer problema. A partir do site SamMobile pode fazer o download da ROM Nougat, já disponibilizada na versão 7 (United Kingdom por exemplo), e instalar no seu smartphone:

É necessário ter conta (gratuita) para fazer o download. O guia de instalação está descrito ao fundo da página de cada país/operador.

De outra forma, não tem outro “remédio” senão esperar.

[Respondido por Hugo Cura]


O mesmo IP em 2 computadores? Como e porquê?

Bom dia,

Recebi numa janela do canto lateral direito a mensagem de que havia um conflito de interesses com 2 computadores com o mesmo IP?

O que isto quer dizer e o que posso fazer?

Obrigado

Cumprimentos,

Martins

Resposta:

Martins,

Numa qualquer rede de dados, todos os dispositivos estão identificados por um endereço IP, que tem de ser único nessa rede (ou então não haveria forma de chegar até ele).

Quanto um IP deixa de ser único, tipicamente originado por um ou mais dispositivos com IP definido manualmente, passa a existir um conflito na rede. Para corrigir, basta alterar o IP de um dos computadores que, em princípio, terão recebido o alerta de conflito.

Por outro lado, quando os dispositivos estão definidos para obter um endereço IP automaticamente, e considerando que o router tem um servidor DHCP, então esse mesmo servidor vai negociar com o cliente (o dispositivo ainda sem IP) e vai atribuir-lhe um IP que, nesse momento, é único na rede. Dessa forma nunca existirão conflitos.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso atualizar o meu Galaxy S7 para o Nougat com uma ROM externa?

Boa tarde.

Faz umas semanas qual foram interrogados no “consultorio” sobre a actualização do Galaxy S7 para a última versão Android.

venho assim colocar uma questão.

Ao fazer a actualização para a Room oficial fornecida pela Sammobile.com, nomeadamente a versão UK disponível para estes mesmos smartphones, irei perder as funcionalidades fornecidas para Samsung de origem na versão 6.0 do Android? E deste mesmo modo, irei perder a garantia do equipamento visto estar a alterar o software?

E já agora, quanto a actualizações, ficarei sem actualizações automáticas fornecidas pelo provedor de serviço?

Agradeço desde já a disponibilidade e o excelente trabalho que têm vindo a fazer durante estes anos.

Atenciosamente,
Raul Silva

Resposta:

Raúl,

Respondendo a cada uma das questões:

[Respondido por Hugo Cura]


O Ubuntu num All In One Touch funciona bem?

Boa tarde,

Antes de mais quero dar-vos os parabéns, pelo digno trabalho que têm efectuado ao longo dos tempos!

A minha questão é a seguinte;

Num All In One touch o UBUNTU funciona bem??!

E já agora como posso criar uma ROTA no UBUNTU??

Fico aguardar a vossa ajuda.

Abraço

Ricardo Claro

Resposta:

Ricardo,

Não existe uma resposta direta à questão da instalação do Ubuntu num PC all in one. Depende sempre do hardware que estiver instalado e da existência, ou não, de drivers para a sua utilização.

O que recomendamos é que siga as instruções de instalação de uma normal versão de Ubuntu num PC e que verifique se algum dos componentes tem um comportamento menos correto.

Caso tudo esteja a funcionar de forma correta então terá o Ubuntu a correr bem no seu all in one.

Por fim, e respondendo à sua questão sobre como adicionar uma rota no Ubuntu, ela tem duas forma de ser feita.

A primeira passa pela utilização do comando route, que está disponível na linha de comando. A sintaxe a usar é a seguinte:

route add [-net|-host] <IP/Net> netmask <Mask> gw <Gateway IP> dev <Int>X

Um exemplo desse comando pode ser visto abaixo.

Para adicionar uma rota para uma rede:

route add -net 10.10.10.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.1 dev eth0

Para adicionar uma rota para um endereço IP:

route add -host 10.10.1.1 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.1 dev eth0

A segundo forma é mais simples de entender e passa por editar o ficheiro /etc/network/interfaces e adicionar no final o seguinte:

up route add [-net|-host] <host/net>/<mask> gw <host/IP> dev <Interface>

Um exemplo pode ser visto abaixo:

up route add -net 172.20.11.0/16 gw 172.20.10.254 dev eth1

De salientar que esta segunda forma deve ser a usada, por ser permanente, e requer que o serviço de rede seja reiniciado ou que seja feito um rebootar ao sistema, para que ele assuma a nova rota definida.

Mais importante que isso é verificar bem se a rota que está a criar está correta. Uma simples falha pode levar a que deixe de aceder à Internet ou que tenha sérios problemas de rede.

[Respondido por Pedro Simões]


Como atualizo o Android do meu Huawei P9 Lite?

Boa noite

Tenho um huawei p9 lite e ainda não consegui atualizar o sistema operativo.

Sabe-me dizer o que poderei fazer?

Maria João Real

Resposta:

Maria,

De acordo com a informação que temos, para o caso do P9 Lite existe (para já) apenas uma versão Beta, portanto não é suposto que já tivesse chegado qualquer actualização.

Quando isso acontecer, será notificada da existência de nova actualização, pelo que não precisa de fazer nada para a receber. Pode força a pesquisa pela nova actualização, bastando ir a “Definições > Actual. sist.”.

Se o smartphone estiver bloqueado a um operador, é provável que a actualização demore um pouco mais a ser disponibilizada, pois está condicionada por outros mecanismos de aprovação relacionados com o operador.

Se por outro lado tiver muito interesse, é possível instalar a actual versão Beta a partir deste guia:

http://www.htcmania.com/showthread.php?t=1265029

Caso contrário, resta esperar.

[Respondido por Hugo Cura]


Como comprar um Amazfit e não o fazer passar na alfândega?

Boa tarde, quero comprar um AmazFit na Geekbuying, mas tenho receio que fique parado na alfândega.

Sabem dizer-me se o shipping SF Express evita a alfândega?

obrigado

Duarte Alves

Resposta:

Duarte,

A Geekbuying tem armazém em Espanha, pelo que, e parece-me ser o caso do Amazfit, pode adquirir o Amazfit a partir desse armazém. Basta escolher a versão que diz “[ES Stock]”.

Além disso, no caso de apenas haver stock no armazém da China, pode utilizar o método de envio “SF Express”, onde em princípio não terá problemas de alfândega, tal como o “Priority Line” para a Gearbest.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version