Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Os vídeos do Facebook não estão a funcionar no Android, porquê?

Boa tarde,

tenho um problema no Facebook do meu Android, quando aparece vídeos eles não se conseguem reproduzir, quando são do Youtube dentro do Facebook não tenho problema.

Mas quando são outros vídeos de partilhas eles ficam sempre com um símbolo a rodar.

Poderiam dar alguma ajuda??

Atentamente

Filipe Amorim

Resposta:

Filipe,

Esse é um problema reportado por muitos utilizadores da app Android, inclusive por mim. Por vezes, quando a app é utilizada, depois colocada em background e é perdido o acesso à rede, depois de restabelecer a ligação surgem alguns problemas relacionados com a reprodução de vídeo e abertura de páginas/grupos.

Para resolver isso basta fechar completamente a aplicação e voltar a abrir. Para o fazer basta ir para o menu principal (botão Home), abrir a lista de aplicações abertas e fechar o Facebook.

Para tentar minimizar essas ocorrências, pode também eliminar os dados da aplicação, ou desinstalar e voltar a instalar.

[Respondido por Hugo Cura]


Que NAS devo escolher para montar o meu servidor PLEX?

Boa noite

Antes de mais quero congratular toda a equipe PPLWARE pelo excelente trabalho que têm desenvolvido ao longo dos anos. Sou vosso seguidor pelo menos desde 2006, altura em que foi dado a conhecer o vosso, na altura, “blog”.

Quanto à minha questão, estou a pensar em adquirir um sistema de “nuvem” para casa mas não sei qual escolher. Pretendo, para alem de poder aceder ao meus ficheiro fora de casa, fazer dele um servidor media PLEX. Estive a ver o WD MY CLOUD MIRROR e o SEAGATE PERSONAL CLOUD 2 BAY. Não sei se entendi bem nas minhas pesquisas, mas parece que só poderei utilizar o PLEX em sistemas MIRROR.

Da vossa experiência, qual devo optar, se é que deverá ser um destes, pois há mais mas não tenho informações sobre eles.

Agradeço a ajuda que me possam dar nesta minha questão

Continuem com o excelente trabalho

Cumprimentos

Rodrigo Chaubert Alves

Resposta:

Rodrigo,

Qualquer uma das duas propostas que apresenta podem ser usadas como um servidor Plex. Apenas necessitam que instale o serviço/aplicação no NAS e este ficará pronto a ser usado.

As experiência que temos é com um QNAP e estes equipamentos suportam o Plex sem qualquer problema. Bastou aceder à lista de aplicações disponíveis e escolher o PLEX. Depois foi apenas efectuar algumas configurações simples e em poucos minutos estávamos ligados a esse servidor.

Deve ter apenas o cuidado de escolher uma versão do NAS que tenha processador Intel e não ARM. Este requisito está associado ao Transcoding que é feito por software e que por isso necessita de hardware mais potente.

Acreditamos por isso que quer uma solução QNAP quer as que apresentou vão ser suficientes para o que precisa.

[Respondido por Pedro Simões]


O que preciso para conseguir trabalhar com o portal das Finanças?

Boa noite.

Quando tento preencher alguns documentos no portal das finanças, como o modelo 44 das rendas de casa, aparece a mensagem “O browser utilizado não está a permitir a execução de aplicações Java.”

Tenho instalado o Windows 10 e o Java mais recente, mas já tentei no Edge, no Chrome e até na vossa sugestão Opera Neon, mas não consigo.

Há algum truque para o fazer ou é problema do portal (que nem me responde)?

Com os meus cumprimentos.

Carlos Costa

Resposta:

Carlos,

O Chrome perdeu o suporte à tecnologia Java necessária para executar esse tipo de aplicações. O Edge também não suporta. Pode ver toda a informação no seguinte endereço:

Resta-lhe o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer 11, que correm a applet sem problemas. Após instalar o Java, basta aceitar a execução da applet, numa caixa como esta.

Testámos mesmo o Modelo 44 e funciona sem problemas.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter o ecrã do meu computador espelhado na televisão?

Bom dia,

A ver se me conseguem ajudar nesta situação! Agradeço, antes de mais, a ajuda as questões anteriores. Eu tenho um PC fixo ligado por RJ45 e uma TV ligada por wifi ambos ao mesmo router e enviar multimedia(fotos, imagens e videos) para visualizar na tv, consigo.

O que não consigo é replicar o ecrã do PC na TV via a conexão que descrevi anteriormente. Existe alguma app que possa instalar no PC para esse efeito, ou posso fazer nativamente no Windows 10?

Obrigado desde ja!

Cumprimentos…

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

Primeiro que tudo, para ver o ecrã do PC na TV, é necessário que a TV tenha a funcionalidade de Cast ou Screenshare (consulte o manual), pois a funcionalidade que está a utilizar para aceder aos conteúdos através da rede é o DLNA. Para perceber mais rapidamente se essa funcionalidade está activa e funcional, basta abrir um vídeo do Youtube no PC ou no smartphone e ver se tem disponível o ícone para fazer Cast, com este aspecto. Ao premir o botão, poderá ver o vídeo na TV, controlando-o a partir do PC ou smartphone.

Se tal aparecer, poderá utilizar a extensão Google Cast no Chrome para conseguir mostrar um separador ou todo o ecrã.

Alternativamente, poderá utilizar o recurso nativo do Windows 10, bastando para isso clicar no Centro de Acção (junto ao relógio), clicar no botão “Ligar” e esperar que o Windows encontre a TV, podendo depois ligar-se a ela e mostrar conteúdos como se se tratasse de um projector.

Se nenhuma das soluções funcionou, então a TV não deve suportar e o mais simples é adquirir um Chromecast, disponível na Google Store por 39€.

[Respondido por Hugo Cura]


Ajudem-me, as notificações do Windows 10 não estão a funcionar

Bom dia,

Na sequencia do vosso tema, venho solicitar ajuda para solucionar um problema relativamente às notificações no Windows 10. Quando recebo um e-mail ou uma notificação de agenda não me aparece nada no meu ambiente de trabalho. Já pesquisei em imensos fóruns e tutoriais pela net e não consigo resolver o meu problema.

O centro do problema passa por não conseguir activar as notificações pois tenho a seguinte informação:


Já troquei de antivírus, pois alguns tutoriais sugeriam essa alteração, ainda assim, nada!!

Agradecia ajuda da vossa parte.

Obrigado

Rui Mendes

Resposta:

Rui,

Pela informação que é possível ver no screenshot que nos enviou, o seu computador é (ou foi anteriormente) gerido pela organização ou empresa, pois deverá estar ligado a um domínio que está fora do seu controlo. Essa é a razão pela qual não consegue ajustar essa funcionalidade.

Para resolver essa questão deverá contactar o administrador desse domínio.

Se, por outro lado, não está intencionalmente ligado a qualquer domínio, então as definições dessa conta de utilizador do Windows não estão correctas, e a forma mais simples de corrigir poderá passar por criar uma nova conta de utilizador, administrador. Não deverá perder as aplicações instaladas nem documentos, apenas algumas configurações.

[Respondido por Hugo Cura]


Tenho um disco a que não consigo aceder, o que faço?

Bom dia, não tenho acesso ao disco e queria fazer backup, aparece no gestão dos discos mas não aparece no explorador do windows.

Preciso converter GPT Disk to MBR Disk sem perder dados

Como poderei fazer?

Cumps.

Ricardo Avelar

Resposta:

Ricardo,

Fiquei um pouco confuso acerca do assunto do seu email, que refere a conversão de GPT para MBR, que não necessitará para o caso que pretende.

Para conseguir aceder ao disco, a partir da gestão de discos do Windows deve clicar com o botão direito (menu de contexto) sobre a partição desse disco e escolher a opção “Alterar letra e caminho de unidade”, de forma a atribuir uma letra para lhe pode aceder a partir do Explorador do Windows. Basta depois clicar em “Adicionar”, escolher a letra (pode ser uma qualquer) e confirmar.

Se tudo correr bem, a unidade já deverá aparecer no Explorador.

[Respondido por Hugo Cura]


O Forza Horizon 3 da Xbox funciona no Windows?

Bom dia sabem se ao comprar o forza horizon 3 em sites externos mas para a plataforma xbox funciona no Windows?

O site e externos a Microsoft/xbox.

Obrigado

Hugo Neto

Resposta:

Hugo,

Sim, uma única chave para o Forza Horizon 3 servirá tanto para a Xbox One como para o PC, pois trata-se de um título (o primeiro, parece) referido pela Microsoft como “Play Anywhere”, portanto é transversal às duas plataformas.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde foi parar o Bluetooth do centro de acção no Windows 10?

Bom dia,

Repentinamente o meu Bluetooth desapareceu da barra do centro de acção! Já tentei de tudo, actualizar o driver, desinstalar a ultima actualização do PC (mas não foi possivél…

Será que me podiam ajudar?

Marco Souza

Resposta:

Marco,

Partindo do princípio que o computador tem realmente Bluetooth e está funcional, poderá gerir os botões das acções rápidas do centro de acção e assim activar o botão de Bluetooth.

Para o fazer, deve ir a Definições > Sistema > Notificações e acções > Adicionar/remover acções rápidas > activar o ícone Bluetooth.

Dessa forma já terá o botão visível. Adicionalmente, pode aproveitar para esconder os botões que não vai precisar, optimizando assim esse espaço.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version