Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como partilhar um disco ligado a uma box Android?

Bom dia,

Já coloquei esta questão no grupo de Facebook, houve mais alguém interessado em saber se e possível fazer o que pretendo. Mas ninguém apresentou alguma ajuda.

Eu tenho um disco externo aqui em casa quase arrumado a um canto, e tenho algumas Box android. A ideia era usar uma das Box android para partilhar o disco externo na rede.

Melhores Cumprimentos,

Francisco Guerra

Resposta:

Francisco,

Sim, é possível uma drive na rede utilizando o Android. Existem várias soluções para o fazer, e pode optar por exemplo por um servidor Samba (SMB/CIFS), FTP ou WebDAV.

A aplicação Servers Ultimate permite criar servidores de imensos tipos, podendo assim partilhar pastas/drives do Android na rede.

Depois para aceder num computador, pode fazê-lo directamente a partir do Windows, ou no Android pode utilizar uma aplicação como o ES File Explorer para aceder a uma pasta partilhada na rede.

[Respondido por Hugo Cura]


O teclado do meu portátil não funciona, como posso resolver?

Olá viva!

Espero que me consigam ajudar.

Tenho um portátil Sony Vaio com pouco uso. Ultimamente algumas teclas do teclado deixaram de funcionar sem razão aparente.

Não foi por isso, mas ajudou à decisão, mas formatei o disco e instalei o windows 7 novamente.

Pensava que poderia resolver o problema do teclado, mesmo instalando todos os drivers novamente, as teclas não funcionam.

Têm alguma ideia do que será o problema?

Obrigado desde já pela vossa atenção!

Jorge Ferreira

Resposta:

Jorge,

Falta-nos conhecer algum detalhe sobre quais as teclas que deixaram de funcionar, pois com essa informação poderia ser mais fácil tentar chegar a uma razão.

Supondo que são teclas normais, com simples letras (e não teclas Fn), muito dificilmente isso poderia ser um problema de software ou mesmo de drivers, pois o driver do teclado é algo muito genérico que, no caso de um computador portátil, não iria necessitar de um driver especial para que teclas normais funcionassem correctamente.

Assim, tudo aponta para que seja um problema de hardware, tipicamente causado por sujidade ou problemas na ligação com a motherboard. Se quiser arriscar, pode tentar abrir o computador e confirmar se a ligação com a motherboard, tipicamente feita por uma fita de condutores, está ligada correctamente e com todos os contactos livres de sujidade ou oxidação.

Se alguma vez entornou líquidos sobre o teclado, essa também pode ser uma razão para que algumas teclas deixem de responder correctamente ao serem premidas.

Se nada resolver, então poderá mesmo de ter de substituir o teclado. Enquanto isso, poderá utilizar um mero teclado externo USB.

[Respondido por Hugo Cura]


O LeEco Le Pro 3 tem acesso às definições no ecrã de bloqueio?

Olá eu estava a pensar em arranjar o le pro 3. é uma optima máquina e as reviews convencem me.

E no fórum americano eles já confirmaram que daqui a alguns meses vai receber android N

Só que nas reviews eles nunca mostram o lock screen, logo a minha questão é:

O eui tem algum género de quick settings no lock screen?

De android normal, e do andorid da huawei, A questão é se a leeco tem um menu deste género no lock screen.

Obrigado pela ajuda:

José Rodrigues

Resposta:

José,

Ainda não tivemos acesso ao LeEco Le Pro 3 para conseguir responder a essa questão com toda a certeza, no entanto, uma rápida pesquisa levou-me à seguinte foto:

Nessa foto, presente na análise do Latestnews.nz, é possível ver que apenas a câmara está acessível a partir da lockscreen.

Ainda assim, tal como acontece na generalidade dos dispositivos Android, é possível abrir a barra de notificações e assim aceder aos quick settings, que é uma boa razão para não haver redundância de controlos no lockscreen, já que existem na barra de notificações.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde consigo comprar o OnePlus 3T de 128 GB?

Boa tarde pplware,

Estou bastante interessada em comprar o OnePlus 3T mas no site oficial não está disponível a versão com 128GB, a que eu quero.

Gostava de saber se conhecem mais algum site de confiança que venda este telemóvel ou até alguma loja física onde esteja disponível. Fico a aguardar.

Maria Brito

Resposta:

Maria,

Na verdade existe um problema de stock com o modelo de 128 GB do OnePlus 3T e não parece haver uma data oficial para que volte a estar disponível.

A melhor loja onde pode comprar um OnePlus é a partir da loja oficial, terá todo o suporte e consegue garantir que tem o modelo para o mercado europeu, mas também é vendido em lojas chinesas, como a Gearbest. No caso do OnePlus 3T de 128 GB, está listado em pré-venda até ao dia 26 de Janeiro (pode ver aqui), ainda assim, por estar referido como “sem stock”, tenho algumas dúvidas se será realmente essa a data em que ficará disponível… além de ser bastante mais caro.

Assim, o que recomendo que faça, é adquirir o modelo de 64GB que tem um preço muito interessante a partir da loja oficial… simplesmente porque ainda há muito incerteza acerca da disponibilidade do modelo de 128 GB.

[Respondido por Hugo Cura]


Como configurar a minha conta SIP do MEO no meu telefone Cisco?

Estimados amigos,

Tenho batalhado para configurar a minha conta VOIP da MEO num telefone CISCO 7940 (configuração SIP)mas o resultado tem sido negativo.

Será possível ajudarem-me?

Obrigado,

Jorge Fernandes

Resposta:

Jorge,

O telefone que está a querer usar, se estiver com o software original, está preparado para apenas se ligar a um CallManager da Cisco. Este CallManager é a solução de central telefónica IP da Cisco e é proprietária.

Isto infelizmente significa que não o conseguirá configurar de forma directa para usar uma conta MEO.  Claro que existe uma solução, que passa por converter esse telefone para poder ser usado como um telefone SIP, onde aí sim conseguirá a conta MEO.

As instruções que deve usar para esse processo não são complicadas de seguir por quem já trabalhou com equipamentos Cisco e até para quem tem alguma experiência, desde que siga de forma precisa as instruções:

O maior problema que poderá encontrar é ter acesso ao novo firmware do telefone, que por norma está disponível no site da Cisco, mas apenas a quem tem conta.

Depois de seguidas as instruções que a Cisco fornece, o telefone ficará pronto a receber as configurações da conta MEO e assim funcionar como um normal telefone SIP.

[Respondido por Pedro Simões]


Em que idioma vem o XiaoMi Mi5?

Bom dia

Descobri o vosso site por fruto das circunstâncias, ando à procura de um smartphone novo e ando a comparar entre uns e outros e o vosso site ajudou-me bastante. Obrigado em primeiro lugar por isso.

No fim, acho que me decidi pelo XiaoMi Mi5, todos nós queremos ter um telemovel com características similares aos topos de gama das marcas conhecidas, por metade do preço.

Contudo, estive a ler no vosso site e noutro que o XiaoMi não vem com o google apps instalado e restringe-se à lingua chinesa e inglesa. Mas nos sites gearbest e honorbuy tem a opção international, ou mesmo não tendo diz que vem logo com essas duas coisas instaladas. Sabe me dizer quais são as diferenças entre uma versão e outra?

Têm algum site que me possam aconselhar que seja de confiança?

Melhores Cumprimentos,

Pedro Ferreira

Resposta:

Pedro,

A Xiaomi tem smartphones exclusivos para o mercado chinês (ROM apenas em Chinês e Inglês e sem playstore) e outros para o mercado global (ROM multi-língua e com playstore), embora nas diversas lojas dedicadas a este tipo de produtos sejam vendidos geralmente com uma versão da ROM chinesa adaptada ao mercado europeu (que inclui idioma PT-PT e PlayStore, mas os updates automáticos geralmente não está a funcionar). No caso dos modelos apenas com ROM chinesa, a playstore pode ser instalada manualmente.

No caso do Xiaomi Mi5, é um smartphone lançado para o mercado global, logo tem disponível uma Rom global multi-língua como pode ver aqui.

Além disso, tem também disponível em algumas lojas uma versão Internacional que tem a vantagem de já trazer a ROM Global instalada, preparada para updates automáticos e com todos os serviços Google associados, tem todos os idiomas e traz um carregador com ficha europeia.

[Respondido por Daniel Jesus]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version