Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Afinal o Huawei P9 Lite é dual SIM ou não?

Boa Tarde,

À uns tempos adquiri o smartphone HUAWEI P9 LITE, que é um dispositivo DUAL SIM.

Apesar de não utilizar muito esta funcionalidade de dois cartões, recentemente precisei dela, que por meu espanto não funciona.

Já testei vários cartões e o problema persiste. Falei com um colega, e ele disse-me que deveria ser da ROM que estaria a bloquear, que se quisesse teria de optar por instalar uma outra.

O que se passará realmente?

Se tiver que instalar uma ROM, qual deverei instalar?

Muito Obrigado, Um Bom Natal e continuação de um excelente trabalho!

Miguel Correia

Resposta:

Miguel,

Existe uma informação bastante importante que está em falta. O seu P9 Lite é bloqueado a uma operadora?

Seguindo o exemplo do que se passava com o P8 Lite, os modelos desbloqueados eram dual-sim, enquanto os modelos bloqueados a uma operadora eram apenas single-sim com o segundo slot bloqueado apenas à utilização do cartão microSD. O que acontecia é que este bloqueio era apenas a nível de software, ou seja, ao flashar a ROM do modelo desbloqueado, o segundo slot já aceitava o segundo cartão, embora ambos os slots continuassem apenas a aceitar cartões da operadora em causa.

Caso o seu P9 Lite seja bloqueado a uma operadora, esta deverá continuar a ser a explicação para o problema. Caso seja desbloqueado, tente fazer um restauro de fábrica para ver se resolve. Se mantiver, informe-se junto da marca para saber se o seu smartphone precisa de assistência técnica.

[Respondido por Daniel Jesus]


É seguro usar o teclado GBoard da Google?

Boa noite.

É a primeira vez que uso o vosso serviço.Faço-o porque acredito na sua fiabilidade, face ao que tenho lido.

Vi hoje a aplicação do teclado gboard. Instalei. Quando ia começar a utilizar recebi a seguinte mensagem:

“este método de introdução pode permitir a recolha de todo o texto que digitar, incluindo dados pessoais como, por exemplo,palavras-passe e números de cartões de crédito.
Decorre da apliacção Gboard.
Utilizar este método de introdução?

Cancelar ou Ok”

Pergunto: que riscos efectivos corro? É seguro ou não utilizar este teclado?

Desde já muito obrigado.

Valdemar Ferreira

Resposta:

Valdemar

Tal como acontece com outros teclados, como o Swiftkey, os teclados analisam o texto inserido para conseguir evoluir e apresentar as melhores sugestões de escrita aos utilizadores.

Neste processo, todos os dados são captados, inclusive os dados mais sensíveis como palavras-passe e dados bancários.

Como acontece com todas as informações recolhidas pela Google, os seus dados privados são mantidos seguros e privados de forma a ninguém lhes poder aceder.

Claro que a disponibilização é um risco acrescido, mas que tal como o resto da nossa informação deverá estar bem protegida.

[Respondido por Daniel Jesus]


Como instalar uma máquina virtual no macOS?

Ola,

desde ja’ aproveito para dizer que sou um fa incondicional do vosso trabalho. Sem duvida sao o site que mais visito diariamente. Tambem aproveito por pedir desculpa, mas o meu teclado e’ Ingles e tenho de escrever portugues desta maneira.

Recentemente adquiri um Mac e apesar de estar a adorar, ainda me estou a adaptar. Gostaria de saber como seria possivel eu instalar uma maquina virtual, para que pudesse assistir online a eventos desportivos, uma vez que isso iria (em meu ver) diminuir a possibilidade de infeccao do meu computador. Moro no estrangeiro e nao tenho outra forma de assistir ao desporto em Portugal.

Nao faço a mais pequena ideia de como o fazer. Se puderem expliquem o mais sinteticamente possivel.

Muito obrigado!

Respeitosamente,

Bruno

Resposta:

Bruno,

A solução que procura passará pela utilização de uma aplicação para VMs e com a instalação de um sistema operativo, mas que não será o macOS.

O que recomendamos é que instale o Virtualbox e que depois coloque a correr aí um Linux, como o Ubuntu.

Todo o processo é simples e totalmente idêntico ao que se faz no Windows ou noutro qualquer sistema operativo.

Instalar a aplicação é um processo sem qualquer “ciência”, segundo apenas os passos apresentados.

Depois disso recomendamos que descarregue o ISO da distribuição Linux que quiser usar e que a instale na VM que entretanto criar.

Daí para a frente, e sempre que quiser ter segurança adicional, só tem de lançar o Virtualbox e correr a VM que criar.

[Respondido por Pedro Simões]


Existem aplicações para agendar o envio de SMS no iPhone?

Bom dia,

Gostaria de ver uma duvida que partilho com muitos dos usuários do iPhone, existe alguma forma de enviar sms num horário programado, já que essas aplicações não existem, so se encontram aplicações para lançar lembretes de envio de sms.

Aguardo Ajuda.

Obrigado.

Ps. Continuem com este excelente trabalho de partilha de conhecimento para o desenvolvimento de uma sociedade mais culta e desenvolvida no nosso pais.

Jonathan Assunção

Resposta:

Jonathan,

Uma rápida pesquisa na Internet revelou várias aplicações para iOS dedicadas ao envio de SMS de forma programada.

Da lista encontrada vamos apresentar duas propostas, uma paga e outra gratuita, que parecem ser as mais fidedignas.

Assim temos o Delayd e o Text Timer. O primeiro tem algumas funcionalidades adicionais, como a partilha de conteúdos nas redes sociais e o segundo prima pela simplicidade, associada à eficiência. Os links para a App Store podem ser encontrados abaixo:

[Respondido por Pedro Simões]


Porque rejeita a Google o Adsense para os meus sites?

Boa noite.

Após várias tentativas e sem conseguir realizar uma inscrição no Goolge Adsense venho por este meio pedir ajuda.

Vou tentar ser o mais breve e explicito possível.

Tenho na minha posse 2 websites que são duquemiguel.pt e radiosduque.pt ambos feitos em wordpress e que se encontram alojados na minha NAS Synology em casa, por isso utilizei ambos nas tentativas de inscrição, mas recebi sempre a mesma resposta.

“ Agradecemos o interesse manifestado pelo Google AdSense. Infelizmente, após analisarmos a sua candidatura, de momento, não podemos aceitá-lo no AdSense.
A sua candidatura não foi aprovada pelos motivos apresentados abaixo.
Conteúdo insuficiente: para receber aprovação para o AdSense e para apresentar anúncios relevantes no seu site, as suas páginas têm de ter texto suficiente para os nossos especialistas reverem e para o nosso motor de rastreio conseguir determinar o assunto das suas páginas. “

Na minha opinião o que aí é justificado não tem lógica, pois principalmente o site dos rádios tem um objectivo bem definido.

Entretanto ente várias buscas e tentativas instalei o plugin do google adsense no site duquemiguel.pt, e verifiquei algumas coisas que não estão em plena conformidade.
As printscreen que seguem em anexo mostram o que acabei de referir.

E com isto pergunto terei mesmo de inserir mais conteúdo? Ou rectificar de forma a estar tudo conforme a google quer?

Antes de pedir ajuda por este meio tentei pedir ajuda a outros youtubers, mas não obtive resposta de nenhum tais como Nuno Agonia e Bernanrdo Almeida.

Obrigado e boas festas.
Atentamente

Miguel Duque

Resposta:

Miguel,

A Google quer a sua publicidade apresentada em sites que têm conteúdos dinâmicos e que são actualizados com bastante frequência.

É por essa razão que o pedido de adesão ao Adsense foi recusado. Não tem a ver com os conteúdos ou com a forma com que os apresenta, mas sim na frequência com que os actualiza.

Assim sendo, recomendamos que crie uma secção nos seus sites dedicada à apresentação de novos conteúdos na área a que se dedicam os seus sites, para assim a Google verificar que são realmente activos e que têm conteúdos actualizados com frequência.

Apenas note que deve ter uma lista de artigos já publicados antes de enviar à Google um novo pedido de adesão ao Adsense.

[Respondido por Pedro Simões]


Por favor, ajudem-me a conhecer melhor o Windows 10 Mobile!

Olá Pplware,

Depois de descobrir o vosso site, que acompanho há alguns meses, resolvi mudar de telefone e aventurar-me num SO que sempre me despertou interesse.

Falo do Windows 10 Mobile, ou do Windows Phone, se preferirem. Para isso resolvi comprar um Lumia 950 e até hoje não me arrependo.

Esta é uma máquina fantástica e um SO excelente, mas sinto que conseguiria tirar mais partido dele se tivesse alguma ajuda.

Por isso recorro a vocês com uma questão que deverá ser simples de responder, mas que para mim tem sido difícil.

O que gostaria era de me dessem dicas e ideias de como conseguir tirar mais deste meu smartphone e deste SO.

Aguardo a vossa resposta para meter o meu Lumia 950 a “render mais”.

David Silveira

Resposta:

David,

A mudança que fez não é errada, apesar do que muitos lhe possam dizer. O Windows 10 Mobile é actualmente um sistema muito capaz e com uma leveza e fluidez que não se vê na concorrência.

A opção Lumia 950 foi também acertada por ser um telefone no topo da gama e que tem recursos mais que suficientes.

Quanto aos guias e dicas que pede, claro que o Pplware tem para lhe indicar, testados e escritos pela nossa equipa.

Vou deixar abaixo alguns links para esses artigos, mas recomendamos que veja a nossa categoria dedicada a este sistema operativo para que possa encontrar muitos mais:

Esperemos que este seja um bom ponto de partida para conseguir explorar e conhecer melhor o Windows 10 Mobile e que daí consiga tirar muito mais.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version