Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- A porta de carregamento do Huawei P8 Lite é diferente?
- Como reactivo o Windows Defender no Windows 10?
- Um browser portátil é uma boa opção de segurança?
- Porque não correm as aplicações do meu Android?
- Troco de bateria ou troco de smartphone?
- A ROM do OnePlus 3T vem em português?
- É possível que o Google Analytics esteja a ser atacado por SPAM?
- Este esquema irá funcionar para as minhas televisões?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
A porta de carregamento do Huawei P8 Lite é diferente?
Boa noite,
Tenho um p8 lite há cerca de um ano. A minha filha comprou agora o mesmo modelo.
O cabo do carregador do meu não entra na porta usb do dela . Haverá diferenças no mini usb ou haverá algum problema num dos aparelhos?
Obrigado.
Atentamente
Angelo Militao
Resposta:
Angelo,
Tanto quanto sei, a Huawei não trocou a interface USB do P8 lite nas versões mais recentes, pelo que terá de continuar a ser microUSB. Uma evolução, a existir, será para USB Tipo-C, que está a ser adoptado para modelos mais recentes. Pode ver as diferenças aqui.
Sendo a mesma interface, é possível que a ligação no smartphone seja mais apertada e seja necessário um pequeno esforço para que se adapte a um cabo cuja ficha seja, eventualmente, mais larga.
Pode experimentar forçar, ligeiramente, dentro do razoável, garantindo que está a ser colocada na posição certa… mas não adianta forçar demais, pois um estrago no smartphone pode ficar dispendioso.
[Respondido por Hugo Cura]
Como reactivo o Windows Defender no Windows 10?
Bom dia,
Eu tive o bitdefender i/s instalado num periodo promocional, mas esse mesmo chegou ao fim e não quis renovar.
Queria voltar a proteção do windows 10, mas só que ao desinstalar o bitdefender, não activa a proteção do windows.
Quando entro no windows defender, ele pede me para activa-lo, mas entra em loop.
Queria alguma ajuda nisso sfv.
Obrigado.
Frederico
Resposta:
Frederico,
Parece-nos que a remoção do bitdefender poderá não ter sido feita de forma correcta. Não sabendo como o fez, recomendo que use algumas ferramentas de limpeza, incluindo a própria ferramenta da bitdefender.
Depois deverá passar o CCleaner para que as chaves de registo do Windows sejam limpas, removendo as entradas que não são necessárias.
Quanto ao Windows Defender, deverá a partir daí funcionar sem qualquer problema. Pode no entanto fazer uma avaliação do próprio sistema, correndo duas aplicações do Windows 10, o SFC e o DISM.
Estes passos devem ser suficientes para ter de volta o Windows Defender a proteger a sua máquina.
[Respondido por Pedro Simões]
Um browser portátil é uma boa opção de segurança?
Boa tarde,
ultimamente tenho usado software portátil porque os computadores do meu local de trabalho têm softwares diferentes, e prefiro continuar a usar os meus.
Quanto aos browsers, é uma solução que me oferece segurança no que diz respeito à privacidade? De alguma forma, podem ter acesso às minhas páginas abertas?
Abraço e parabéns pelo vosso site, é excelente!!
Pedro B. Silva
Resposta:
Pedro,
Sendo um browser em versão Portable, o objectivo é que todos os recursos de escrita/leitura de dados físicos dependam unicamente da pasta de execução.
Esse método chama-se normalmente de Sandbox e, se estiver bem implementado (como se espera), então não haverá qualquer leitura/escrita feita para o armazenamento interno do computador onde é executado.
Claro está que o browser deve ser executado directamente a partir do armazenamento externo, para que tudo seja mais seguro, mesmo que isso comprometa um pouco o seu desempenho.
[Respondido por Hugo Cura]
Porque não correm as aplicações do meu Android?
Bom dia equipa Pplware.
O problema que me surgiu foi o seguinte: deixei de poder usar algumas aplicações, estas foram alteradas para o cartão de memória. a mensagem que diz é: aplicação não encontrada.
Os restantes ficheiros do cartão encontram-se e abram normalmente.
Gostava se saber como solucionar o problema.
Continuação de bom trabalho.
Carlos
Resposta:
Carlos,
Quer-nos parecer que essa movimentação das aplicações não foi feita de forma correcta. O Android tem mecanismos para fazer essa movimentação e não pode ser feito apenas uma simples cópia para outro local.
Experimente reinstalar uma dessas aplicações e veja se o problema desaparece para a aplicação em causa. Provavelmente ela será instalada na memória do telefone e não no cartão.
Depois deste teste use os mecanismos de movimentação de aplicações e mova a aplicação para o local pretendido. Teste novamente a sua utilização, que não deve apresentar problemas.
Caso o problema seja este, deverá recolocar todas as aplicações nos locais originais e fazer a sua movimentação da forma correcta, recorrendo ao Android.
[Respondido por Pedro Simões]
Troco de bateria ou troco de smartphone?
Boa noite,
Tenho uma questão que é a seguinte:
Tenho um Samsung Galaxy Note 4 com cerca de dois anos, que não me tem dado problemas de performance mas ultimamente a bateria tem vindo a ter problemas como o desligar-se com cerca de 15% e a fraca durabilidade da carga.
Queria saber se aconselham comprar outro smartphone ou então substituir a bateria, sendo que a segunda opção não sei se será viável uma vez que o smartphone começa a ter uma certa idade e poderá começar a apresentar problemas de perfomance num futuro próximo.
Cumprimentos e obrigado.
Ivo Sousa
Resposta:
Ivo,
Uma bateria não é eterna, como todos sabemos, e o facto de se desligar quando apresenta a capacidade de 15% indica que o sensor de capacidade da bateria não está a conseguir medir correctamente a capacidade real das células.
Isso resolve-se, obviamente, com a substituição da bateria… e será esta a solução que recomendo. Aproveitando o facto de a bateria do Galaxy Note 4 ser removível, isso traz grande facilidade no processo, pois actualmente já não é possível fazê-lo facilmente.
Quanto à qualidade da bateria, qualquer bateria “chinesa” será completamente desaconselhada, não necessariamente por questões de segurança mas sim porque a capacidade descrita (raramente) corresponde à capacidade verdadeira. Dessa forma, procure garantir que adquire uma bateria original.
[Respondido por Hugo Cura]
A ROM do OnePlus 3T vem em português?
Boa noite
Mais uma vez pretendo a vossa ajuda para saber se um smartphone suporta a linguagem em português de Portugal. Desta vez é o ONE PLUS 3T, é que no site da OnePlus não cosigo saber.
Obrigado
O UMI DIAMOND já chegou e o meu filho está contente com o smartphone
Com os melhores cumprimentos
João Pereira
Resposta:
João,
Sim, a OnePlus sempre distribuiu os seus smartphones com uma grande variedade de idiomas, considerando a sua utilização em todos os mercados a nível global.
Dessa forma, sim, o OnePlus 3T tem o idioma português de Portugal.
[Respondido por Hugo Cura]
É possível que o Google Analytics esteja a ser atacado por SPAM?
Boa noite caros mestres.
Solicito a vossa ajuda para que me possam informar como me livrar das incomodas mensagens sublimares que aparecem no Google Analytics, já que na vez de aparecer o nome dos países que tiveram utilizadores a visitar a minha página, na sua vez, aparece texto como o seguinte:
Vitaly rules google ☆*:。゜゚・*ヽ(^ᴗ^)ノ*・゜゚。:*☆ ¯\_(ツ)_/¯(ಠ益ಠ)(ಥ‿ಥ)(ʘ‿ʘ)ლ(ಠ_ಠლ)( ͡° ͜ʖ ͡°)ヽ(゚Д゚)ノʕ•̫͡•ʔᶘ ᵒᴥᵒᶅ(=^ ^=)oO
o-o-8-o-o.com search shell is much better than google!
Google officially recommends o-o-8-o-o.com search shell!
Também já cheguei a ter no local do que deveria ser um código de país, na vez disso, recebei mensagens alusivas para votar no Trump.
Alguma solução para me livrar dessa praga no Analytics?
Obrigado.
Cumprimentos,
António Pais
Resposta:
António,
Por incrível que pareça, também o Google Analytics pode ser alvo de spam, gerado através de tráfego que está a ser falsamente redirecionado para o seu site.
Por ser tráfego externo não existe uma forma de o eliminar. A Google tenta resolver este problema, mas cada vez que fecham a porta os spammers encontram uma nova forma de enviarem estas mensagens para o Analytics.
A forma mais simples de se proteger e remover estas mensagens irritantes é filtrá-las dos seus dados. Assim, irá esconder os dados e removê-los da informação que gera.
Para fazer esta filtragem deverá seguir as indicações que podem ser encontradas nos dois links abaixo. Lá são explicados os filtros a aplicar e a forma de os manter activos e actualizados:
- Easily Prevent and Clean All Language Spam from “o-o-8-o-o.com search shell” in Google Analytics
- How to Stop o-o-8-o-o.com Spam in Google Analytics
Aplique estes filtros e em cerca de 24 horas vai ver desaparecer de vez toda essa informação do Analytics do seu site.
[Respondido por Pedro Simões]
Este esquema irá funcionar para as minhas televisões?
Bom dia malta da PPLWARE,
Ando a estudar um circuito interno de televisão (CFTV) através de uma box Satélite, para 3 televisões: 2 por HDMI e 1 por SCART. Precisava dos Vossos conhecimentos para me darem a Vossa opinião, se assim o for possível!
Admitindo que a BOX dispõe apenas de uma saída SCART e uma HDMI, eis o que pretendo fazer:
- Da Box Satélite sairá um cabo SCART para uma televisão antiga que tenho por casa que se ligará através de um adaptador SCART→RCA. Daqui não vejo problemas.
- Da Box Satélite sairá um cabo HDMI para um Splitter HDMI (1in 2out) para ter 2 saídas HDMI para 2 televisões. Do out1 do Splitter sairá outro cabo HDMI para um conversor HDMI→CAT5 que me permite, através de um cabo de rede, transportar a imagem durante 10/15m sem ter muitas perdas. Esse mesmo cabo de rede ligar-se-à a um outro conversor CAT5→HDMI e por sua vez com um cabo HDMI liga-se à televisão. Isto apenas para a ligação de uma televisão. O processo repete-se para a outra televisão, que se inicia no out2 do Splitter HDMI.
Em anexo envio um esquema ilustrativo para maior compreensão.
Questões a colocar:
- É exequível este esquema?
- Coloco cabo Cat5e UTP RJ45 ou Cat6 UTP RJ45? (o extender aceita os 2 tipos)
- Em relação ao IR (Infravermelhos), para mudar de canal nas televisões, o que me aconselham? Uma das televisões terá o comando da BOX, portanto restam-me as outras 2 para implementar IR. Se não conseguir nas 2 televisões, 1 já seria bom!
PS: Sei que o que um vê, todos são “obrigados” a ver nas diferentes televisões.
Obrigado pelo Vosso tempo dispensado e continuação de um excelente trabalho como têm feito até agora!
Com os melhores cumprimentos,
Igor Camarinha
Resposta:
Igor,
O esquema é exequível, sem dúvida, isto claro, garantindo o correcto desempenho do splitter e do extender.
Quanto ao tipo de cabo, e considerando que a instalação não será feita num local com especial exposição a ruído e que não precise de velocidades superiores a 1Gbit ou distâncias superiores a 20m, o cabo Cat5e será suficiente.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões