Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O PowerLine é uma boa solução para o meu problema?

Boa tarde pessoal.

Estou a pedir a vossa ajuda para o seguinte.

Preciso de comprar um kit powerline para ter acesso a internet na outra ponta da casa.

Estamos a falar de cerca de 30 metros com varias paredes pelo meio mas tudo no mesmo andar.

Passar cabo não é uma opção viável dai estar a ponderar uma opção powerline.

Estive a ver o Kit da Devolo dLAN® 1200+ WiFi ac, mas tem um valor algo elevado

Vi também o kit da TP-Link TL-WPA4230P KIT que ja tem um valor muito mais acessível, mas com menos performance.

E vi ainda o Kit da devolo dLAN® 650 triple+ que nao tem wifi mas um dia mais tarde poderia colocar outro adaptador com wifi.

O uso do kit será para ter um pc ligado na outra ponta da casa e se tiver wifi posso ligar o telemóvel e algo mais.

Se me puderem ajudar, fica aqui o meu agradecimento.

Cumps.

Paulo

Resposta:

Paulo,

A solução PowerLine é sem qualquer dúvida perfeita para resolver o “problema” que tem em mãos. Com ele evitar passar cabo, uma vez que já o tem aplicado. Falamos dos cabos eléctricos que tem em casa e que vão passar a ser usados.

Qualquer sistema dos que apresenta consegue funcionar nesses 30 metros e as paredes não são um problema, pois tudo vai circular na rede eléctrica.

Quanto ao problema “preço”, tudo pode ser simples. O kit 650 triple+ vai servir para dar rede na outra ponta da casa, com três portas disponíveis. Os 650MB que disponibiliza serão mais que suficientes.

Quanto ao wifi, pode mais tarde comprar o kit dLAN® 500 WiFi, que tem um adaptador Wifi e que pode depois ser ligado à rede de casa, em qualquer lugar que tenha uma tomada. Este kit é compatível com qualquer outro dos modelos da Devolo.

[Respondido por Pedro Simões]


Como restaurar o meu iPhone e manter os meus contactos e mensagens?

Boa tarde, equipa do Pplware.

Gostaria de formatar o meu iPhone e queria fazer um backup dos contactos e/ou mensagens que possuo. Qual a melhor forma para o fazer? A funcionalidade “Repor” do iPhone garante a integridade dos contactos/mensagens?

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Pereira

Resposta:

Rafael,

A única coisa que terá de fazer é um backup do seu iPhone no iTunes. Este processo irá guardar os seus dados, entre eles os seus contactos e as suas mensagens.

Depois disso faça a reposição normal para colocar o seu iPhone sem qualquer dado e completamente limpo.

No final só tem de realizar a reposição do backup e vai ver que os seus contactos e mensagens vão aparecer novamente no seu iPhone.

[Respondido por Pedro Simões]


Que ROM usar no meu futuro Xiaomi Mi5?

Bom dia depois de ver a vossa análise do xiaomi mi5 e embora com algum receio porque não pensava vir a comprar um smartphone de uma marca chinesa espero que se revele durável além de todo bom desempenho que parece ter, decidi mandar vir um que ainda não chegou.

Mas como li no vosso blog para ter o miui 8 terei de desbloquear o bootloader e pelo que entendi não é imediato ou estou enganado?Alguém disso não sei o que é e que consequências tem?(agradeço que me expliquem se possível)

E já agora posso instalar a rom do site xiaomi.eu sem com tudo isso perder a garantia? Ou recomendam outra rom? Para mim é importante que seja em pt-pt.

Já agora recomendam que teste o equipamento por uns dias ou posso fazer o procedimento de imediato?

Continuem o vosso trabalho espetacular fiquei completamente fã da forma simples com que desmistificam as questões.

Muito obrigado pela atenção dispensada e continuação de óptimo trabalho.

Ricardo Antunes

Resposta:

Ricardo,

Embora seja uma marca chinesa, a Xiaomi já demonstrou imensas vezes ser uma marca de qualidade. Ficará de certeza satisfeito com a sua compra.

Em relação ao Mi5 que comprou, a questão da ROM depende muito da loja que o envia. Enquanto alguns o mandam com a ROM oficial, outros preferem enviar com roms alteradas.

Para ter a MIUI 8 não é necessário desbloquear o bootloader caso queira ter a ROM oficial, que está disponível com PT-PT na versão developer (beta) e em PT-BR na versão estável. Caso queira instalar a ROM da Xiaomi.eu, nessa sim é necessário mexer no bootloader. Ao desbloquear o bootloader, não existe nenhum risco imediato associado. A única alteração é que algumas opções de segurança associadas à conta Mi deixarão de fazer efeito.

Quando receber verifique que ROM vem instalada. Caso seja a oficial global use durante os dias para verificar como se comporta. Caso não fique satisfeito, então sim pense em alternativas.

[Respondido por Daniel Jesus]


O meu Android vai poder ser actualizado para a versão mais recente?

Boa tarde,

A minha dúvida baseia se na atualização do software Android até à versão mais recente em qualquer smartphone (que tenha o Android instalado de raiz).

Possuo um Hisense King Kong G610, com o Android 4.4.4, mas será possível atualizar este Android para o 7.0?

Grato pela atenção,

Votos de um Bom Fim de Semana,

André Lopes Oliveira

Resposta:

André,

A atualização dos smartphones está dependente do suporte e desenvolvimento de cada uma das marcas.

No seu caso, pelo que pudemos encontrar, a Hisense prometeu o lançamento do Android 5.0 para o King Kong G610, promessa essa que nunca cumpriu, inviabilizando assim qualquer atualização oficial para uma nova versão. A alternativa seria então uma ROM não oficial desenvolvida pela comunidade Android, que também não conseguimos encontrar.

Tente entrar em contacto com a marca de forma a inquirir se ainda existem planos para o lançamento de uma atualização do sistema Android.

[Respondido por Daniel Jesus]


Que aplicação usar para poder escrever nos sistemas NFS no meu mac?

Boa noite.

Tenho uma dúvida muito grande. Sendo proprietário de um MacBook e tendo a necessidade de utilizar pena entre windows e mac gostaria de instalar um programa gratuito que me permitisse utilizar o sistema ntfs.

No post antigo que vocês têm no site mas verifiquei que são pagos. Existe algum software free de confiança?

Abraço

Pedro Gonçalves

Resposta:

Pedro,

A quase totalidade das aplicações para macOS que permitem a utilização do NFS é paga. Existe no entanto uma que pode usar e é completamente gratuita.

Falamos do NTFS-3G, que pode ser usado numa grande variedade de sistemas operativos, entre ele o macOS.

Instale-o e em poucos minutos conseguirá escrever em partições que tenha com o formato NFS.

[Respondido por Pedro Simões]


Mudei hardware no meu PC e agora o Windows 10 não está registado, que fazer?

Bom dia.

Ontem fiz um upgrade de hardware, do meu pc antigo (motherboard, memorias, processador e gráfica), que tinha o windows 10. Depois de tudo instalado, com o HDD que já possuía, o pc arrancou, sem quaisquer problema.

Hoje quando vou ligar, apareceu uma informação ao canto inferior direito, a pedir para “Ativar o Windows. Aceda a definições para ativar o windows”.

Já tentei colocar a chave que tenho colado na caixa, e apareceu o erro “0x803F7001”.

Preciso bastante da vossa ajuda, para por esta maquina com o windows ativo.

Judá Chaves

Resposta:

Judá,

Desde que lançou o Windows 10 que a Microsoft tem vindo a alertar os utilizadores que a licença que lhes foi atribuída está “presa” a um computador e que em caso de alteração de hardware esta será perdida.

Pois foi precisamente isso que o Judá fez, alterou o hardware da sua máquina de forma profunda (em especial a motherboard) e por isso a Microsoft entende que tem um computador novo e que por isso a licença deixou de ser válida.

Dos casos que se conhecem, apenas a troca de disco pode ser feita, sem que isso leve à perda da licença.

Infelizmente, a única solução que por agora existe é a compra de uma nova licença do Windows 10.

[Respondido por Pedro Simões]


Porque não recebi a Miui 8 no meu Redmi Note 3?

Boa tarde,

Gostaria de vos pedir uma ajuda, comprei um equipamento da Xiaomi, o Redmi Note 3 de 3GB/32GB, gostaria de atualizar para a MIUI 8 e não consigo, é por ser mediatek ?

Se poderem ajudar agradeço/3

Diego Cardoso

Resposta:

Diego,

Praticamente todos os modelos da Xiaomi receberam atualização para a MIUI 8. No seu caso, caso não tenha ainda recebido na aplicação Updater, é porque não está a usar uma ROM oficial.

Sendo o seu Redmi Note 3 a versão MTK, apenas tem disponível a ROM oficial chinesa que está apenas traduzida em Inglês e que pode instalar seguindo este tutorial (siga os passos para a versão MTK):

Em alternativa, pode optar por uma ROM da Xiaomi.eu que já é baseada na última versão da MIUI.

[Respondido por Daniel Jesus]


As actualizações do Windows 10 só me dão problemas!

Bom dia!

Ontem o meu computador fez uma actualização automática do win 10.

O meu sistema levava cerca de 15 segundos a iniciar passou para 35.

A ventoinha só arrancava com os programas de edição de imagem abertos ou vários vídeos do vimeo ou youtube e agora mal entra no windows a ventoinha começa logo a funcionar.

Queria saber como posso reverter esta actualização. Posso simplesmente ir às definições de segurança e eliminar as actualizações kb3176935, kb3176936 e kb3176937 sem incorrer em nenhum risco de me apagar ficheiros? O ponto de restauro é útil neste caso?

Reparei também que o ecrã de vez em quando fica com mais contraste e depois volta ao normal. Já me aconteceu duas vezes.

Só queria ter de volta o sistema estável e rápido que tinha antes de ontem.

Obrigado pela vossa atenção!

Fábio Azevedo

Resposta:

Fábio,

A Microsoft tem tido problemas com as últimas actualizações que lançou. Está a tratar desses problemas, mas até que existam soluções, os utilizadores vão ter de aguardar.

Para resolver o seu problema, e uma vez que a única coisa que adicionou foram essas actualizações do Windows, o que recomendamos é que as remova temporariamente.

Para isso aceda às Definições e a Actualizar e segurança. Ai dentro verá um acesso ao Histórico de actualizações.

Ao entrar aí verá também a opção Desinstalar actualizações, onde poderá escolher as que quer remover.

Escolha então cada uma delas e vá removendo até descobrir a que lhe está a causar o problema. Remova apenas a(s) que estiver(em) a dar problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Huawei P9 Lite ou Xiaomi Redmi Pro, qual devo escolher?

Boa tarde,
costumo usar o vosso site sempre que tenho alguma dúvida, e quero desde já felicitar e agradecer o vosso excelente trabalho.

A minha dúvida é a seguinte:

tendo em conta a utilização de apps, redes sociais, jogos, câmara e a autonomia; aconselhariam o Huawei P9 Lite ou o Xiaomi Redmi Pro?

Estou um bocadinho indecisa entre esses dois modelos..

E, adquirindo o Xiaomi, pela Honorbuy, como referem no site, qual a garantia e serviço de apoio ao cliente que eles oferecem?

Muito obrigada 🙂

Rita J

Resposta:

Rita,

Tanto o Huawei P9 Lite como o Xiaomi Redmi Pro são boas soluções para o seu tipo de utilização. Comparando os dois, o Xiaomi apresenta uma desvantagem clara face ao Huawei.

Como é um modelo desenvolvido para o mercado chinês, a ROM oficial apenas está traduzida em Inglês, sendo necessário usar uma ROM não oficial para a colocar em português, e não possui a banda 20 do LTE fazendo com que não apanhe 4G em algumas zonas do nosso país.

Além disso, o Huawei apresenta um ecrã de 5” contra os 5,5” do Xiaomi, algo que por vezes pode fazer diferença para alguns utilizadores.

Resumindo, deve avaliar se o tamanho ou as limitações do Xiaomi com o 4G e a linguagem interferem com o que pretende. No entanto, com qualquer uma das escolhas ficará bem servida.

No que toca à garantia e serviço de apoio ao cliente da HonorBuy, se tiver algum problema deverá contactar a loja que o ajudará a despistar o problema no sentido de encontrar solução. Se for necessário intervenção técnica, terá de enviar o smartphone para a China para ser reparado. A garantia é do fabricante, de 1 ano.

[Respondido por Daniel Jesus]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version