Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Porque ainda não tenho a Miui 8 no meu Redmi 3S?

Boa noite, eu tenho um xiaomi redmi 3s e ainda não recebi a miui 8, não era suposto já a ter recebido através da aplicação updater?

Obg pela compreensão.

João Alves

Resposta:

A Miui 8 foi lançada oficialmente para a versão global no dia 23 de Agosto via OTA para todos os utilizadores da MIUI com ROM oficial.

Se ainda não tem a actualização disponível no updater, isso significa que o seu Redmi 3S deve vir equipado comuma ROM não oficial que não recebe atualização.

Assim, para que tenha a última versão da MIUI deverá instalar uma ROM oficial, bastando seguir este tutorial.

[Respondido por Daniel Jesus]


Xiaomi Mi4C tem versão Android pronta a funcionar em Portugal?

Olá pplware,

antes de mais agradecer pelo excelente trabalho e desejar que assim continue.

A minha dúvida é a seguinte:

Estou prestes a comprar um smartphone da Xiaomi através da Honorbuy, e gostava de perceber se o facto de não o indicarem como ‘International version’ vai ter consequências chatas como dificuldade no acesso à google store, instalação de apps, linguagens…ou se depois posso alterar a ROM sem grandes problemas.

Tive em atenção, como vocês alertam, o facto de o telemóvel estar marcado com “Support Shipping From EU Warehouse” para evitar as taxas alfandegárias. O modelo é o seguinte, e está assim anunciado:

Xiaomi Mi 4c 2GB RAM 16GB ROM Smartphone Gray
Snapdragon™ 808 CPU,1.8GHz 6-core 64-bit
13MP camera rear camera , 5MP front camera
5-inch 1080P Screen Display.

Agradeço desde já a vossa ajuda e disponibilidade.

Os melhores cumprimentos,

Jorge Correia

Resposta:

Jorge,

A diferença entre a edição internacional e a edição normal, reside apenas no facto da versão internacional trazer uma ROM global, um carregador europeu e os manuais traduzidos.

No caso específico do Mi4C, este é um modelo exclusivo do mercado chinês, ou seja, não existe uma ROM global oficial para ele, estando apenas disponível a ROM chinesa em Inglês e sem playstore de origem (pode ser instalada através da aplicação google installer).

Caso pretenda uma versão traduzida e com playstore é apenas necessário trocar a ROM por uma das muitas não oficiais (recomendamos a da xiaomi.eu ou da miuiportugal) que adicionam o pacote completo de linguagens, assim como todos os serviços da Google. Além das ROMs baseadas em MIUI, este modelo tem disponível muitas das outras Custom Rom mais conhecidas.

[Respondido por Daniel Jesus]


Como comprar o Projector LED PRW310 sem pagar alfandega?

Boas tardes Pplware,

Após ver a vossa página sobre este projector do qual fazem o unboxing , e do qual poem um link para a página do vendedor, queria saber mais informaçao sobre como proceder na compra, visto não querer pagar mais um imposto de alfandega, e conforme seguindo a instruçao do Hugo Cura, queria saber que passos pôr na página do vendedor.

Clikando no link só me dá a opçao de China e Us, visto Eu estar sem stock. Ao mandar pela China só vejo lá Priority line mas sem referir Spain Express. é a mesma coisa ou mandaram vir por Eu?

Não pago imposto se fizer exclusivamente o pagamento por Paypal ou posso utilizar logo o método de Credit Card, utilizando para isso o MbNet??

Atentamente,

Nuno Sampaio

Resposta:

Nuno,

O armazém escolhido deve ser China e o método é esse mesmo. Basta clicar sobre “Priority line” que expande automaticamente para “Spain Express”.

Eu recomendo que utilize sempre o Paypal, ao qual pode associar o cartão de crédito virtual MBNet. Além de ter maior segurança em todo o processo, pode ainda usufruir de reembolso de custos de devolução (suportados pelo Paypal), se por alguma razão for necessário devolver.

Boas compras!

[Respondido por Hugo Cura]


Como actualizar a minha Tv box Mini MXQ RK3229?

Olá Pplware, sou seguidor assíduo do vosso site, interesso-me bastante pelos artigos que publicam e estou sempre atento ao vosso consultório e até já aprendi algumas coisas com isso.

Pois bem, chegou a hora de em vez de só ler, pedir a vossa ajuda.

Tenho uma Tv box Mini MXQ RK3229 comprada na gearbest. Até aí tudo bem, mas agora é confesso por burrice minha alterei uma configuração nas opções de programador, ela pediu para reiniciar e não voltou mais a arrancar. Pesquisei na NET, e o que vi foi para instalar o firmware através de um programa que está disponível no site da Rockchip. Mas o firmware para a minha box nem vê-lo. Descobri noutro site vários firmwares para n box, mas para a minha nada. Resolvi então instalar de uma box o mais parecido possível com a que tenho, arrancou, trabalha, mas o wireless e o comando não funciona.

Após tanta conversa, o que quero é pedir a vossa ajuda para obter o stock firmware e como instalá-lo.

Mais uma vez, muito obrigado pelo vosso tempo e votos que continuem o bom trabalho.

Pedro Lopes

Resposta:

Pedro,

Antes de tentar instalar novamente o firmware da sua box Android há um passo que pode realizar e que provavelmente lhe irá resolver o problema.

Como na maioria dos equipamentos, também essa box tem um botão de reset. Com ele irá eliminar todas as configurações e colocá-la com as definições originais.

Este botão não está visível e é extremamente difícil de encontrar por quem não sabe onde procurar. Felizmente a Internet é um poço de sabedoria sem fundo e esta informação existe.

Na parte traseira da box tem uma entrada redonda com indicação AV. É ai dentro que o botão está. Desligue a energia, mantendo o cabo HDMI ligado, e coloque uma chave de fendas nesse orifício até sentir o clique do botão. Ligue então a energia novamente e mantenha a chave a pressionar o botão até ver aparecer no ecrã o Android.

Depois da barra de progresso terminar de carregar vai surgir um menu onde poderá ser feito o reset de fábrica e assim recuperar a sua box.

Na eventualidade de o problema não ficar resolvido, basta uma simples pesquisa no Google para que encontre várias versões do firmware que pretende. Descarregue-a, copie-a para uma pen USB e repita o processo descrito acima, tendo apenas o cuidado de ligar pen antes de o fazer. No menu que aparecer escolha a opção apply update from EXT.

[Respondido por Pedro Simões]


Consigo usar a minha pen Wifi no Raspberry Pi?

Bom dia

Antes de mais sinto na obrigação de agradecer pelo trabalho que têm vindo a desempenhar ao longo destes anos… Faz-me acreditar que a nível de informação, são vocês a quem eu mais confio…

Agora a dúvida, tenho um raspberry pi2 e recentemente adquiri uma pen wireless modelo Tl-wn823n da Tp-Link, com a distro pipplware 5.1 não consigo, sem sei sequer como se instala esta pen, agradecia do fundo do coração uma ajuda neste tema, pois uso o raspberry como mediacenter…. Uso basicamente o XFCE…Tudo o resto tenho uma enorme dificuldade a perceber….. Isto porque tive de o mover para um sítio onde não existe possibilidade de usar um cabo de rede…

Grato pelo tempo despendido…

Continuação do bom trabalho que já fazem😃

Ivo Brites

Resposta:

Ivo,

Do que pudemos saber dos fóruns da Raspberry esse modelo de pen wifi que comprou é suportado no PipPplware. Tudo o que tem de fazer é ter a última versão instalada e ligá-lo ao Rpasberry Pi.

A pen será automaticamente detectada e só precisa de configurar a sua rede sem fios, no XFCE. O gestor de rede que usa, seja ele o Network Manager ou outro, terá tudo o que precisa.

[Respondido por Pedro Simões]


A vossa actualização do Windows 10 também está a congelar?

Bom dia.

Por acaso já aconteceu com vocês a Atualização Cumulativa do Windows 10 x64 (KB3189866) congelar?

Que tal uma análise? Fica o desafio.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Miguel Lima

Resposta:

Miguel,

Mais do que entender a razão pela qual esse problema acontece, algo que aparentemente ainda nem a Microsoft conseguiu descobrir, resolvemos criar um pequeno guia que oferece uma solução para esse problema.

Do que apuramos o problema está no processo de download desta actualização, que bloqueia entre os 45% e os 95%.

Para contornar o problema, e evitando ter de mexer no Windows, o que recomendamos é que seja feito o download manual da actualização em causa e que o mesmo seja instalado, também manualmente.

Pode encontrar toda a informação necessária, incluindo os links de download no artigo abaixo:

[Respondido por Pedro Simões]


O meu Xiaomi Mi5 é muito rápido a carregar, isto é normal?

Bom dia,

Recentemente comprei um Xiaomi MI5 na GearBest. Visto que mo enviaram do armazém chinês eu recebi um carregador chinês com um adaptador. Colocando o meu telemóvel a carregar reparei que ele carregava extremamente rápido (enquanto o meu telemóvel antigo carregou 28% o Xiaomi carregou 68%).

Gostava de saber se terá alguma influência do carregador chinês (devido as diferenças de voltagem de lá) ou se é normal carregar tão rápido?

Aproveito para perguntar se é preferível usar o carregador normal com o adaptador ou encontrar um outro carregador com as mesma específica.

Grato pela vossa atenção,

Afonso Benedito

Resposta:

Afonso,

O Mi5 que recebeu, como não é uma edição internacional, traz um carregador chinês com um adaptador inserido pela loja para poder ser usado no nosso país.

O Mi5 suporta carregamento rápido que faz com que o seu Xiaomi carregue uma larga quantidade de bateria num curto espaço de tempo, sendo assim normal que carregue rapidamente até aos 68%.

Nestes casos é sempre aconselhado usar o carregador original pois é otimizado para o seu modelo. Como os adaptadores que acompanham estes smartphones não são da melhor qualidade, aconselho apenas que opte por substituir o adaptador que trazia por um de melhor qualidade.

[Respondido por Daniel Jesus]


Como montar uma rede sem fios na minha casa?

Boa noite,

Aluguei uma casa onde já está instalado o serviço de internet, no entanto, o acesso é apenas possível por cabo Ethernet ligando numa tomada existente na sala. O meu objectivo seria ligar à tomada um aparelho para possibilitar o acesso à internet em toda a casa por Wi-Fi. Qual é a melhor opção nestes casos: um router ou um amplificador de sinal?

O senhorio falou que não instalou nenhum aparelho porque criava interferências entre os vários apartamentos do prédio e por isso, em todos eles apenas existem tomadas para aceder à internet por cabo. É possível controlar a frequência de emissão desses aparelhos de forma a não causar interferências?

Obrigado,

Cumprimentos,

Luis

Resposta:

Luis,

Ao ter disponível já tomadas de rede tem a parte mais complicada desse processo resolvida. Essa é sempre a parte que mais trabalho e chatices dá.

Das duas propostas que faz, o router ou o amplificador de sinal, apenas a primeira pode ser usada. A segunda depende sempre da existência de uma rede wifi para a estender, algo que neste momento não tem.

O router é neste momento a proposta mais correcta, até porque pode ai controlar os acessos e outros elementos, como por exemplo, uma firewall.

Todos os equipamentos wifi têm de ter a capacidade de permitir a alteração de frequência, para assim poderem ser adaptados aos locais onde são instalados.

Há uma outra alternativa que pode considerar. Os equipamentos PowerLine são também possíveis de utilizar e permitem que estenda a sua rede para os locais que precisar na sua casa. A particularidade deste sistema é que permite ligar directamente um ponto de acesso (AP) sem fios à tomada e aí ter rede sem fios. Pode ainda a qualquer momento ligar esse AP em qualquer outra tomada e passar a ter aí a rede sem fios.

[Respondido por Pedro Simões]


Como comprar o Homtom HT10 por menos de 230 euros?

Eu estou interessado no Homtom HT10 e gostava de pagar menos de 230 euros e não quero pagar a alfândega. Podem-me ajudar…

Em baixo deixo um exemplo mas como vem de Hong Kong não sei se para na alfândega.

Gamer Tota

Resposta:

Gamer Tota,

Segundo informações da loja GearBest, para o armazém HK-2 é possível utilizar o método de envio Standard Shipping – Local Direct Express, funcionando tal como o outro método para produtos provenientes no armazém China.

Note que este método não funciona para o armazém HK

[Respondido por Hugo Cura]


Oiço peças soltas dentro do meu Xiaomi Mi 4, é normal?

boa tarde, vi no vosso site e comprei um xiomi redmi note 4.

Mas agora tenho uma duvida. Quando tou a usa-lo, de vez em quando ouço um barulho vindo do telefone, parece um clique (dentro do telefone).

É normal?

Cumprimentos

Henrique Marques

Resposta:

Henrique,

Dentro de um smartphone existem peças mecânicas, que se movem. Onde? Na câmara 🙂

O conjunto de lentes que compõem a objectiva precisam de se mover para permitir a focagem, e como é um movimento muito sensível (provavelmente actuado por uma micro-força electromagnética), esse conjunto tem de estar um pouco solto.

Tudo aponta que seja esse o barulho que ouve. Se pegar no smartphone e dar uma ligeira pancada com a outra mão, na parte superior do smartphone, irá ouvir esse barulho.

Respondendo à questão, sim, é normalíssimo, acontece em smartphones como S7 Edge, Mi 5, Mi 4, e provavelmente em todos os outros.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version