Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Onde posso comprar o Meizu m3 note com confiança?
- Como posso eliminar dispositivos da minha conta Google?
- Como posso actualizar o Android do meu Huawei Ascend G6?
- Para Pokémon, compro o Redmi Note 3 ou o Galaxy J5?
- Posso trocar de disco no meu PC com Windows 10?
- Perdi ou não a minha mensagem de email?
- Como posso desenhar melhor a minha rede wifi?
- O YouTube deixou de funcionar no Edge, que faço?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Onde posso comprar o Meizu m3 note com confiança?
Boa tarde.
poderiam-me ajudar a encontrar um site de confiança que tenha em stock nos armazens europeus o Meizu m3 note.
Agradecia que me respondessem o mais rapido possivel.
Cumprimetos.
Manuel Francisco.
Resposta:
Manuel,
De facto não encontro uma loja da nossa confiança que tenha stock desse modelo no armazém europeu, no entanto tem disponível a Gearbest, que envia a partir da China sem correr riscos de a encomenda ficar retida na alfândega.
Para tal, após criar conta e avançar no checkout, deve escolher o método de envio Priority Direct Mail – Local Direct Express. O produto deverá demorar entre 10 a 15 dias.
No momento estão disponíveis os 2 modelos (16GB/2GB RAM e 32GB/3GB RAM) nas 3 cores, embora alguns tenham stock limitado.
[Respondido por Hugo Cura]
Como posso eliminar dispositivos da minha conta Google?
Bom dia caros mestres.
Com o decorrer do tempo e de várias instalações com a nossa conta Google em diversos equipamentos, o hardware fica registado numa lista para escolha do download das Apps, mas não consigo apagar as referencias a equipamentos que já não tenho.
Se puderem ajudar a limpar a respectiva lista que vai sendo construída ao longo do tempo, agradecia.
Obrigado.
Cumprimentos,
António Pais
Resposta:
António,
A Google não permite que esses equipamentos sejam eliminados da lista. É uma decisão que poucos entendem, mas que não pode ser alterada.
Há no entanto uma solução que pode ser usada e que minimiza esse problema. A Google permite que esses equipamentos sejam escondidos, não aparecendo na lista.
A forma de realizar esse procedimento foi já foi abordado pelo Pplware num tutorial, em que detalhamos todos os passos necessários:
Aproveito e deixo-lhe também um segundo guia, que poderá usar para eliminar as aplicações que já não quer instalar e que quer remover da sua lista:
Com esses guias conseguirá manter a sua conta Google mais arrumada e livre de elementos que não precisa.
[Respondido por Pedro Simões]
Como posso actualizar o Android do meu Huawei Ascend G6?
Boa noite pplware,
Gostava de saber se consigo de alguma maneira atualizar a versão do meu android (4.3) para uma mais alta. Tenho o Huawei Ascend G6 e nunca há atualizações disponíveis, há alguma maneira segura e eficaz de eu fazer o upgrade?
E se souberem de uma versão segura de pokemon go que seja compatível com o meu telemóvel, também agradecia.
Fico a aguardar,
Maria Brito
Resposta:
Maria,
De facto existe uma actualização oficial para esse modelo, mas poderá não ter sido disponibilizada pelo seu operador. No link abaixo tem tudo o que precisa:
Tem ainda disponíveis outras ROMs não oficiais, que poderá experimentar caso pretenda, embora não haja para Android Lollipop.
Um exemplo para Android KitKat:
Quanto ao Pokémon Go, pode tentar instalar Pode instalar o .apk abaixo com toda a segurança, já que foi retirado da Play Store por nós:
Ainda assim, pode não ser compatível, mas não perde nada em testar. Caso não seja compatível, é provável que o seja no Android 4.4.2 KitKat.
[Respondido por Hugo Cura]
Para Pokémon, compro o Redmi Note 3 ou o Galaxy J5?
Bom dia PPLWARE,
estou a pensar em comprar um telemóvel para poder jogar Pokémon GO e gostava da vossa opinião. Eu vou comprar um Xiaomi Redmi Note 3 ou um Samsung Galaxy J5. Se quiserem dar mais alguma sugestão, eu agradeço.
Obrigado,
Gamertota
Resposta:
Gamertota,
A minha recomendação, tendo em conta que o objectivo é comprar o melhor pelo menor custo, o Xiaomi Redmi Note 3 Pro (atenção, é a versão Pro) será a escolha mais acertada.
É um smartphone com excelente desempenho, que nem sequer é comparável ao Galaxy J5, que actualmente se encaixa na gama de entrada de smartphones.
[Respondido por Hugo Cura]
Posso trocar de disco no meu PC com Windows 10?
Boa tarde, Exmos.
Gostaria se possível que me esclarecessem uma duvida.
Em relação à atualização do win10 foi gratuita, mas se tivermos algum problema com o disco ou mesmo substitui-lo por um ssd por exemplo como podemos proceder para ficar com o win 10.
obrigado.
Sem mais assunto me despeço
Ricardo Fonseca
Resposta:
Ricardo,
Esse é um teste que ainda não realizámos, mas segundo toda a informação que temos recebido dos nossos leitores e até da própria Microsoft, essa substituição pode ser feita sem qualquer problema e sem que a licença do Windows 10 seja afectada.
A nova chave do Windows 10 está associada à conta que configurar na sua máquina e é gerada com base em algum do hardware que compõe a máquina. Falamos da board, da fonte de alimentação e de outros componentes.
Como referimos, vários utilizadores fizeram essa troca e não tiveram qualquer problema. Os que o tiveram resolveram-no com um simples telefonema para o suporte da Microsoft.
[Respondido por Pedro Simões]
Perdi ou não a minha mensagem de email?
Bom dia ,
O meu nome e Pedro Miranda e eu gostaria que me ajudassem numa pequena duvida que me pode ajudar bastante. Como sigo o vosso site e sei que vocês entendem deste assuntos passo a perguntar;
Considera-se uma conta outlook ligada a conta a uma conta email, apos receber um email e este sincronizar tanto no webmail com no outlook, caso eu formate o computador a informacao do outlook perde-se mas e a do webmail(servidor)?
Ao eliminar os registos do outlook (formatacao) o webmail (servidor) associa que o utilizador quis eliminar permanentemente o email?
Caso a formatacao tenha eliminado o email no outlook e consecutivamente no webmail, e possivel ás equipas dos servidores (gmail/hotmail) recuperarem o email?
Este assunto e bastante importante pois procuro recuperar uma minuta de um contrato para um caso judicial!!
Agradeço antes de mais a vossa atenção, obrigado!
Pedro Miranda
Resposta:
Pedro,
A sua pergunta parece complexa, mas na verdade nem o é. Existem duas formas de aceder ao email e que deve enquadrar ai, para ter a resposta mais correcta.
Caso esteja a usar o protocolo POP3, todas as mensagens são puxadas do servidor de email para o Outlook, onde fica, sendo removidas do servidor.
Caso esteja a usar o protocolo IMAP, as mensagens são mantidas no servidor, sendo espelhadas no Outlook. Penso que será esta a situação que descreve. As mensagens apenas são apagadas do servidor com uma ordem do Outlook, ou de outro cliente de email. Assim, o facto de reinstalar a sua máquina não terá qualquer impacto na sua conta de email, ficando as mensagens arrumadas no servidor. Isto claro, assumindo que não usa POP3. Nesse caso, ao formatar a máquina está a a eliminar as mensagens, apenas porque estão locais.
A recuperação de email por parte dessas equipas não é um processo simples para o utilizador, que terá de provar que precisa realmente dessa mensagem. Para evitar isso esses serviços guardam essas mensagens durante 30 dias e ao serem apagadas de forma definitiva o utilizador é alertado para o facto de as ir perder. Mesmo que exista cópia de segurança, estas têm uma validade temporal.
Resumindo, se usa POP3 e formatou a máquina, dificilmente recupera esse email. Se usa IMAP e não eliminou a mensagem, pode recuperá-la mesmo após a formatação da máquina.
Se eliminou a mensagem, então o mais certo é que a tenha perdido para sempre.
[Respondido por Pedro Simões]
Como posso desenhar melhor a minha rede wifi?
Olá,
Estando num estabelecimento com acesso á internet via wi-fi, é possível que essa rede esteja a utilizar um servidor radius que não esteja no estabelecimento?
Por outras palavras, é possível ter uma rede segura num estabelecimento com um servidor radius para autenticar os utilizadores e o servidor radius estar noutro local longe do estabelecimento ?
Será mesmo necessário ter o servidor radius local para conseguir fazer a autenticação dos utilizadores?
Outra questão, hoje em dia qual o mais barato e funcional mini-computador a funcionar a android ou windows que está no mercado (não contando com o Raspberry Pi )
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Mendes
Resposta:
Francisco,
A questão do servidor de Radius é de simples resposta e até de simples implementação.
Sim, pode ter uma rede wireless montada num local e numa rede e ter o servidor de Radius fisicamente noutro local e noutra rede.
Há apenas um requisito mínimo que deve ter presente. Tanto os AP’s como o servidor de Radius têm de conseguir comunicar entre si, via rede. Só assim vão conseguir trocar os diferentes pacotes de autenticação e validar o utilizador. O ideal, e para garantir alguma segurança adicional é a criação de uma rede virtual entre os APs e o servidor de Radius, por norma, numa VLAN própria.
Há que ter atenção que o servidor de Radius deverá conseguir comunicar com o repositório de dados (AD, LDAP ou MySQL) o que pode condicionar a sua localização. O ideal é que tenha estes dois elementos próximos e que garanta que conseguem comunicar com os APs.
Quanto ao mini computador que procura, há várias propostas no mercado que pode considerar. Veja no Pplware as muitas ofertas que temos apresentado e escolha a que mais se adapta a si.
Lembre-se que Android e Windows são mundos diferentes e com propósitos também diferentes, pelo que deverá escolher com cuidado.
[Respondido por Pedro Simões]
O YouTube deixou de funcionar no Edge, que faço?
Bom Dia :
Fiz a actulizacao w 10 aniversario e o único erro que aconteceu foi que o you tube no edge deixou de funcionar.
Agradecia uma ajuda obrigado
Resposta:
Luís,
Esse é um problema conhecido e que tem uma resolução simples. Por incrível que pareça, terá de usar o Internet Explorer para o resolver.
Lance o IE (basta que procure por “ie” no menu iniciar) e aceda às configurações (roda dentada).
Ai dentro deve escolher o separador Avançadas e na lista de Definições procurar a opção Utilizar composição de software em vez de composição GPU, que está na zona Gráficos acelerados.
Após isto deverá aplicar a alteração, reiniciar o computador e voltar a abrir o Edge. A partir dai já deverá ter os vídeos do YouTube a funcionar.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões