Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Como (a)parecer noutro país de forma virtual?

Boas

Peço desculpas por estar a incomodar.

É o seguinte: Tenho um pequeno vício que é jogar online e a empresa que fornece esse serviço restringe pagamentos por outros países, ou seja, dando um exemplo: os que me custa 30 euros em Portugal na Ucrânia custa-me 10 euros.

Não dando hiposetes ao livre comercio entre países. E a minha conta encontra-se registada com Nick e ID de utilizador com respectiva password em Portugal.

Não há maneira de contornar esta situação?

Utilizo o Ubuntu como sistema operativo, não há algum interface gráfico que possa ultrapassar esta limitação? acima descrita.

Obrigado pela ajuda que me possam dispensar

Oscar Ferreira

Resposta:

Oscar,

Existem uma hipótese que pode testar e que poder eventualmente funcionar.

Estamos a falar da utilização de um proxy externo ao nosso país e que encaminha o seu tráfego Internet para outros países, simulado que está nesse país, conseguindo “enganar” o site.

Procure na Internet por proxys do país que quer simular como sendo a sua origem e configure o seu browser com as informações que lhe forem facultadas.

Esta solução funciona bem para simular o tráfego mas pode esbarrar noutros problemas específicos da plataforma de jogo online que utiliza.

A utilização de um ID e de um Nick associados a Portugal pode revelar que a sua origem é efectivamente o nosso país, deitando por terra a solução apresentada antes.

Mas não custa nada tentar e verificar se a solução de proxy e se funcionar tem o seu problema resolvido.

Se não for suficiente esta solução tente combiná-la com uma mudança de ID e de Nick para ver se consegue “mudar-se” virtualmente para a Croácia.

[Respondido por Pedro Simões]


Um iPhone com problema nas rede sem fios!

Boas sabem qual a solução para bloqueio de wi-fi no iphone 4s com IOS 7.1.

A algumas soluções na net mas são um tanto ou pouco bizarras.

Eu gostaria de ter uma opinião vossa visto forums apple não ajudarem muito.

Ja restaurei totalmente o telemovel dezenas de vezes, ja repuz firmeware, ja repuz configurações de rede provavelmente centenas de vezes e problema persiste o botão de wifi na configurações aparece a cinza sem ser possivel alterar.

Actualizei para IOS 7.1 e tava tudo OK de um momento para o outro cerca de 3 a 2 meses depois tive este problema.

Após todas as minhas tentativas o telemovel ficou muito muito mais lento.

Há alguma sugestão da vossa parte relativamente a este problema?

Possivel dowgrade??

Correndo aplicativo apple verifiquei nos log´s que parece que ele não consegue encontrar driver de wireless mas nada em concreto tenho info de logs se for possível enviar para vocês darem uma vistas de olhos posso mandar.

Agradecia a vossa ajuda

Cumprimentos

João Gooz

Resposta:

João,

É um dado adquirido que as versões iniciais do iOS 7 deixavam os iPhones 4S e anteriores lentos e com alguns problemas pontuais.

O que aconselhamos é que instale a versão 7.1.1 e que verifique se o problema desaparece.

Caso não seja suficiente então o melhor mesmo é procurar assistência tecnica para o seu 4S porque ele deverá estar com um qualquer problema.

Os passos normais de reposição de software e de reinstalação do iOS após um reset de fábrica seriam os passos normais, mas como disse na sua mensagem já os fez várias vezes e sem qualquer sucesso.

Instale o iOS 7.1.1 de raiz, ou seja pelo iTunes, de preferência imediatamente após um reset de fábrica e veja se o problema existe. Se ele estiver lá então é mesmo um problema de hardware.

Se não existir esse problema reponha o seu backup e veja se o problema aparece. Se for esse o caso então há uma qualquer aplicação ou configuração que está a causar o problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Como expandir uma rede sem fios para o vizinho?

Boa Noite,

tenho uma questão, tenho MEO Fibra 30Mbps em casa e queria criar uma rede à parte da minha para o meu primo que vive do outro lado da rua, ele apenas quer a Internet para jogar na PS3 e para ir ao facebook…

É possível criar esta rede à parte sem comprometer a estabilidade da minha, tenho 5 computadores (2 por cabo e 3 por wifi) e 3 smartphones em casa e não queria perder velocidade em nenhum dispositivo…

Isto é possível? Se sim, como?

Obrigado e Boa Noite

Daniel Carvalho

Resposta:

Daniel,

Cabe-nos informar que não é legal, do ponto de vista do provedor de serviços de Internet e de acordo com o contrato que aceitou, partilhar o acesso à Internet para um vizinho.

Considerando que está a falar de um amigo que vive na mesma casa, então aí já podemos ajudar.

Uma utilização responsável da Internet, ainda por cima com 30mbit, não vai causar qualquer transtorno ou instabilidade na ligação, considerando também que o router tem controlo ao nível da QoS. Não sei qual é o router, mas pode verificar se consegue gerir prioridades para cada dispositivo que a ele se liga.

De outra forma, se quiser isolar a sua rede e criar uma rede completamente à parte, quer por razões de segurança quer de estabilidade, pode adquirir um router que o suporte.

Não conheço o mercado dos routers quanto a essa especificação, mas posso dizer-lhe que um router que analisámos recentemente suporta esse tipo de redes:

[Respondido por Hugo Cura]


Como abrir e ver PDF’s no Thunderbird?

Uso linux desde há muito. Como cliente de e-mail, o Thunderbird.

Não consigo abrir anexos PDF directamente. A opção “Abrir com Libre Office” , default, não resulta, a opção “Abrir”, “com outras” não leva a nada. Para abri-los tenho de os gravar previamente.

As pesquisas que tenho feito não me levaram a nenhuma solução. Aparentemente não há ad ons para este efeito (???). Podem ajudar-me?.

Já agora, em Mac, o seu “Mail” abre os anexos PDF sem qq hesitação. Em Linux não pode ser diferente, não é verdade?

Muito obrigado

Inocêncio Pereira

Resposta:

Inocêncio,

O Thunderbird não tem a capacidade nativa de abrir ficheiros no formato PDF e a forma “normal” de resolver o problema é gravando-os no seu disco e abrindo depois uma uma qualquer ferramenta específica.

Mas a Mozilla tem uma solução que pode usar e que passa a dar ao Thunderbird a possibilidade de ver os ficheiros PDF dentro das mensagens.

Chama-se PDF Viewer e é uma extensão criada para o Thunderbird. Pode encontrar o link de instalação do PDF Viewer abaixo:

A capacidade que o Mail do OSX tem de abrir os ficheiros PDF está associada ao próprio sistema operativo e à forma como este trata estes ficheiros. A aplicação Mail como é nativa do sistema herda essa capacidade.

Instale o PDF Viewer no seu Thunderbird e vai conseguir ver os ficheiros PDF que quer.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde encontrar os preços mais baratos de medicamentos?

Caros Senhores

Resido na margem sul e gostaria de saber por vosso intermédio se sabem qual as farmácias que aplicam preços mais reduzidos dos medicamentos que possuem?

Sem outro assunto de momento, subscrevo com elevada estima e consideração.

Antonio de Conde

Resposta:

António,

O nosso consultório é muito abrangente e trata de questões de várias áreas, por norma associadas à informática e à Internet.

É com agrado que o vemos alargado a outras áreas completamente distintas e fora da nossa “área de acção”.

O ramo da industria farmacêutica não é a nossa área e não temos uma resposta directa à sua questão, ainda para mais sendo tão específica.

No entanto não gostamos de deixar qualquer questão por responder e temos uma possível solução para o seu problema.

Existe uma aplicação criada para o que procura, não sendo direccionada à procura de farmácias mas sim aos preços dos medicamentos.

A aplicação Poupe no Medicamento pode ser uma excelente ajuda para conseguir os melhores preços para os medicamentos que precisa.

Leia a análise que fizemos à aplicação “Poupe no Medicamento” no link abaixo.

Com essa informação vai depois conseguir na farmácia mais próxima o melhor preço.

[Respondido por Pedro Simões]


Carregar via PC ou directamente ligado à corrente?

Sabemos que quando se liga um dispositivo ao PC, aquele entra, normalmente, em estado de carga.

Mas há dias, li algures que os dispositivos portáteis devem, SEMPRE, ser carregados através da corrente eléctrica da rede doméstica, e NUNCA em PC, já que, na primeira hipótese (rede doméstica) a bateria dura mais.

É verdade, ou é um mito urbano? E se for verdade, como posso evitar o carregamento (ainda que parcial), se estiver a transferir dados por USB?

Obrigado, mais uma vez.

José Moreira

Resposta:

José,

Cada porta USB normal permite uma corrente máxima de 500mA. A corrente é determinada pela carga (dispositivo portátil) e limitada pelo gerador (computador).

Se olhar para os carregadores dos dispositivos portáteis que possui, poderá verificar nas especificações a corrente máxima à saída. Será bastante provável que seja superior a 500mA.

Nesse caso, o dispositivo portátil vai demorar mais tempo a carregar e, por experiência própria, a autonomia é exactamente a mesma comparando a mesma carga.

O tipo de células das baterias actualmente no mercado, também não causa viciação devido a carregamentos parciais, pelo que não deve ter qualquer preocupação em ligar temporariamente o dispositivo à carga numa situação de transferência (ou em qualquer outra situação).

Supondo que pretendia mesmo ter que não fosse transferida carga mas apenas os dados (por teimosia ou curiosidade), estou convicto de que omitindo terminal Vcc da ficha USB e mantendo os outros 3 (data+, data- e ground), os dados transferem sem problemas.

[Respondido por Hugo Cura]


Como fazer root a um Galaxy Gio GT?

Boa Noite

Queria saber como Rootear o Samsung Galaxy Gio GT S5660?

Quais as Vantagens de passar para o ” cyanogenmod ” ?

Quais os melhores Apps,que deve ter ?

Obrigado

Mário Moutinho

PS: Queria que fosse Seguro,fiável e com garantia

Resposta:

Mário,

No nosso fórum temos já um tópico com esse mesmo assunto:

Adicionalmente, tem sempre o fórum XDA-Developers. Neste caso, as instruções são bem simples:

Uma ROM CyanogenMod é mais completa, mais fléxível em opções e (em princípio) mais optimizada, o que faz dela também mais rápida.

Quanto às melhores apps, não estou bem a ver o que pretende. Simplesmente passa a ter a capacidade de executar procedimentos que exigem permissões de acesso root.

Temos um artigo que, embora já antigo, explica o conceito de ter root:

Recomendo que as aplicações sejam usadas consoante a necessidade, até porque esse smartphone é bastante limitado em recursos.

Quanto “à garantia”, é óbvio que nenhum procedimento desses pode ser feito com garantia de sucesso, mas é sempre reversível.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version