Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Uma questão complicada de excel!

Caríssimo Hugo Cura

Mais uma vez tenho uma dúvida no Excel que me está a consumir. Vou tentar explicar isto da melhor maneira,

Estou a desenvolver uma folha de Excel para determinar e facilitar o número de lote para o embalamento de fruta, onde por escolha numa lista o utilizador dessa folha escolha por exemplo o nome do produtor, depois a origem e depois o produto. Por relação obtém um numero de lote. Por exemplo:

António – 1, Pedro – 2, Marta – 3

Lisboa – 1, Porto – 2, Coimbra – 3

Maça -1, Pêra – 2, Laranja – 3

Vamos supor que vou embalar uma maçã do Sr. António que tem uma propriedade no Porto, logo o lote fica com o numero 121 (Nome + Região + Fruto). Fiz-me entender?

Até aqui tudo bem, e tenho isto tudo a funcionar bem da maneira que eu acho que não dá problemas.

Mas eu também quero fazer o contrário. Quero uma célula onde eu coloco o numero de lote e o excel dá-me um resultado. Ou seja quero colocar por exemplo o n.º 222 e ter o resultado, Pedro Porto Pêra.

Eu pela formula =SEG.TEXTO( do Excel, não consigo obter um valor lógico VERDADEIRO, para relacionar o numero que atribui ao valor, ou seja relacionar o numero 1 ao nome Pedro. Por exemplo:

Eu na célula A3 tenho o nome Pedro, e na Celula B3 tenho o algarismo correspondente do Pedro, neste caso é o 2.

Eu no caso da utilização do =SEG.TEXTO( consigo dividir o valor 222 que quero pesquisar para ficar com cada algarismo em células diferente. Vamos supor que divido o 222, nas células R6, S6 e T6.

Quando vou utilizar o =SE(R6=B3;A3), que no fundo quer dizer, se a célula R6 é igual à célula B3 (neste caso o algarismo é o mesmo, porque é o 2), então o resultado é a célula A3, neste caso será o nome Pedro, mas dá-me sempre FALSO. Mas se eu somar o 2 obtido na célula R6 com a célula B3, que no fundo quer dizer 2+2 dá-me o resultado 4, ou seja são iguais.

Fiz-me entender? Espero que sim, envio em anexo o exemplo que explico aqui, com alguns comentários para explicar melhor o que fiz.

Um abraço

Francisco Cabral

Resposta:

Francisco,

Estive a verificar o problema e encontrei solução.

Começando no primeiro problema do valor dar sempre falso, isso deve-se à célula R6 não ser simplesmente um valor mas sim uma fórmula. É simples resolver: a função VALUE() devolve o valor numérico correspondente ao resultado de uma fórmula.

Portanto seria:

No entanto ainda serão necessários mais passos para obter o que se pretende.

A função VLOOKUP seria interessante para fazer a pesquisa do número e devolver o respectivo nome de forma simples, no entanto não permite devolver correspondências na coluna à esquerda do valor em pesquisa. Julgo que não haveria problema em trocar essas colunas (A com B, C com D e E com F), mas há outra forma de o fazer, apenas um pouco mais complexa que o VLOOKUP:

Os cifrões são apenas para bloquear as letras/números para que não incrementem ao arrastar.

Basicamente é devolvido o valor entre A2:A11 para o valor R6 que corresponda em B2:B11. Depois basta fazer o mesmo para os restantes dados.

Coloquei essa função dentro de IFERROR() apenas para não aparecer lixo nas células.

Dessa forma tudo funciona como pretendido.

Acerca da estratégia feita para separar os 3 números, achei interessante mas tomei a liberdade de chegar ao número 10… e dessa forma tudo falha!

Suponho que sejam necessários mais de 10 items.

Há sempre várias soluções para resolver este tipo de problemas. De certeza que encontrarás uma outra solução interessante para fazer a separação dos números 😉

Aqui fica a solução:

– ANEXO: http://files.pplware.com/files/others/Livro1_pplware.xlsx

[Respondido por Hugo Cura]


Uma Rom Cyanogenmod a ocupar demasiado espaço!

pergunta ao consultorio pplware,

tenho um celular s2 i9100 16gb com android 4.3.1 cyanogenmod 10.2. apesar deste ter disponivel 11,5Gb livres dos seus 16Gb nem um app pode ser instalado, acusando falta de espaco na memoria.

A primeira pergunta eh o porque disto?

A segunda pergunta eh se isto ocorre nos celulares da apple?

Fernando Laus

Resposta:

Fernando,

Primeiro que tudo, uma ROM Cyanogenmod não é oficial pelo que qualquer solução nossa não será fiável, dado que não conhecemos o tipo de release (nightly, RC, experimental…) nem os procedimentos que utilizou para a instalar.

Além disso essa versão poderá ter problemas conhecidos e que exigem determinados passos para os contornar. Eventualmente o armazenamento alvo das aplicações a instalar está mal configurado.

O que tem a fazer é instalar uma nova versão, pois existem bastantes outras mais recentes:

Quanto à segunda pergunta, não percebo porque a está a fazer… garantidamente que esse Galaxy S2 permitia instalar aplicações à vontade com o software original da marca, assim como qualquer outro smartphone, incluindo da Apple.

[Respondido por Hugo Cura]


Como formatar uma pen protegida contra escrita?

Boa tarde.

Tenho uma pen TakeMS de 2gb que, ao tentar formatá-la dá a informação de “protegida contra escrita”…

Ora, como esta pen não tem qualquer botão\opção para activar esta protecção como poderei apagar o conteúdo da referida pen?

De referir que, no estado em que se encontra, não consigo passar ficheiros para a pen nem apagar os existentes.

Já tentei com outro programa e sem efeito… soluções?

Parabéns PPLWare!

Filipe

Resposta:

Filipe,

A protecção que essa Pen tem, terá sido accionada apenas ao nível do sistema de ficheiros. Há várias razões que podem ter causado essa situação, mas vamos procurar a solução.

É possível utilizar um procedimento manual para obter o resultado pretendido, mas isso implica alguns passos avançados e mais difíceis de explicar.

Existem muitas aplicações capazes de fazer todo o procedimento automaticamente. Não tenho nenhuma pen drive nesse estado pelo que não consigo confirmar o bom funcionamento dessas aplicações. Seja como for, deixo 2 delas:

Deverá ficar com o problema resolvido.

[Respondido por Hugo Cura]


Recuperar um vídeo eliminado do Smartphone

Boa noite,

Eu gostava que me esclarecessem uma duvida.

Eu tinha um vídeo no meu Optimus Barcelona e apaguei-o por engano.

Há alguma maneira de recuperar o vídeo?

Obrigado

Alexandre Gonçalves

Resposta:

Alexandre,

Não será possível recuperar o vídeo a não ser que esteja a ser utilizado um sistema de sincronização de conteúdos.

Por vezes os utilizadores activam esse tipo de sincronização e acabam por se esquecer que todos os conteúdos estão a ser guardados. Isso pode ser bom ou mau, dependendo das intenções de cada um, mas julgo que neste caso em concreto iria ser bom.

Tipicamente são utilizados os sistemas de sincronização do Google+ ou do Dropbox.

Para verificar se o vídeo ficou guardado, aceda a esta ligação com o login feito na mesma conta Google utilizada no Android:

No Dropbox, a estar, será na pasta Camera uploads.

De outra forma, supondo que o vídeo estava guardado no cartão micro SD, existem softwares de recuperação de dados apagados, geralmente pagos. Sendo o caso, para que a recuperação possa ter sucesso, não deve utilizar mais esse cartão pois se forem escritos novos dados sobre o local onde o vídeo estava guardado anteriormente, estará definitivamente perdido.

Se o vídeo estava guardado no armazenamento interno, é bastante mais improvável que possa ser recuperado e os procedimentos de recuperação serão mais avançados. Nesse caso, o melhor é mesmo esquecer o vídeo.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde estão os contactos no Android?

Bom dia.

Tenho um “brinquedo” chamado Nexus 7, cuja utilidade me dispenso de referir, para não estar a ensinar a missa ao padre.

Só encontro uma dificuldade: é em localizar os “contactos”.

Eu sei que eles estão lá todos, pois não tenho a menor dificuldade em enviar mensagens de e-mail; mas como faço, se quiser consultar, por exemplo, o endereço físico ou o nº de telefone de um contacto?

Naturalmente, uso o Gmail.

Obrigado, desde já.

José Moreira

Resposta:

José,

No Android puro da Google, aquele que existe nos equipamentos Nexus, a aplicação que gere os contactos chama-se Pessoas.

Tenha em atenção que os contactos que surgem na vista principal podem estar a ser filtrados por grupos existentes nos contactos da sua conta Gmail.

Para os gerir os contactos e respectivos grupos de forma mais simples, no computador, por aceder ao seguinte link:

[Respondido por Hugo Cura]


Como usar o Tor na minha rede?

Boa tarde,

Uma das minhas duvidas é esta, tenho em casa 3 pc´s que partilham a mesma linha de internet, o meu computador está ligado por cabo (pq tenho velocidades de download mais altas do que em wi-fi) e os 2 estão ligados por wi-fi, ora, se eu utilizar o Thor as minhas comunicações serão anonimizadas independentemente?

Ou, porquê á mais computadores a usar a mesma linha de comunicação para o exterior não serão anonimizadas?

Samzuuul

Resposta:

Samzuuul,

O Tor é uma forma segura de navegar sem que os destinatários consigam saber a origem de quem acedeu aos seus serviços. Para além desta anonimização nos extremos da comunicação, é também garantido que durante todo o caminho esse tráfego é anonimizado, dando a certeza que não pode ser rastreado.

Por ser assente em software poderá usar o Tor de forma distinta em qualquer uma das suas três máquinas.

Isto significa que apenas as máquinas onde tenha o Tor a correr, quer seja através da aplicação nativa ou através dos pacotes de browser, vão estar a aceder de forma anonimizada à Internet.

Tenha também presente que para poder usar o Tor a 100% deve configurá-lo de forma perfeita.

Isto significa que caso tenha apenas os pacotes de browser é apenas o tráfego HTTP que esse browser gerar que será anonimizado, sendo todo o resto enviado para a Internet pelos canais normais.

Se pretender ter todo o tráfego anonimizado deve instalar o pacote do Tor, seguir as instruções de configuração para o preparar para aceder aos pontos externos Tor e que, e esta é a parte mais importante, deve também configurar todas as aplicações para acederem através do Tor.

Resumindo a resposta e respondendo às suas perguntas concretas. Cada uma das suas máquinas deve ter o Tor a correr para poder usufruir das suas funcionalidades.

Essa possibilidade existe, mas implica ter um servidor Tor local e configurar todas as aplicações das suas máquinas, algo que apenas os mais experientes se devem aventurar…

[Respondido por Pedro Simões]


Impedir o Windows 8 de alterar a ordem de boot da UEFI?

Olá,

Tenho Dual Boot no meu computador, Ubuntu + Windows 8. Neste momento está com a Grub do ubuntu que me permite escolher entre um sistema operativo e outro. A BIOS é uefi e o HDD está em primeiro lugar.

Quando faço o restauro do Windows 8, no fim, ele muda o Boot Priority e mete o “Windows Boot Manager” em primeiro lugar, isto faz com que ele não arranque pela Grub e vá directo para o Windows.

Para corrigir este problema, sempre que faço o restauro, tenho que ir à Bios e mudar o HDD para primeiro lugar no “Boot Priority”.

Existe alguma maneira para que ele faça o restauro sem mudar o Boot Priority?

Obrigado,

Cumprimentos

João Pedro Codeço Proença

Resposta:

João,

Infelizmente esse é um processo normal do Windows nas BIOS UEFI. Sempre que é instalado ele coloca-se no início das prioridades de Boot.

A única solução que tem para manter o boot para o Ubuntu é mesmo o acesso à BIOS e mudando a ordem de boot para o Grub.

Mas como não vão ser assim tantas as recuperações que irá fazer, esperamos nós, este será um problema menor e sem qualquer importância.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso recuperar ficheiros apagados no Mac?

Boa noite,

Gostaria que me ajudassem se fosse possivel.

Tenho um Mac OSX.

Apaguei a minha lixeira e continha fotos importantes que foram eliminadas sem querer.

Gostaria que me indicassem um programa para tentar recuperar.

Conheço o Recuva mas nao tem versão para Mac.

Alguma sugestão ?

Aguardo atentamente uma resposta.

Obrigado.

Cumprimentos,

João Luís Bastos

Resposta:

João,

Antes de lhe dar a resposta que espera ouvir é importante ter presentes que há fortes hipóteses de não conseguir recuperar os ficheiros que quer.

Quando eliminamos um ficheiros de um disco ele na verdade não é removido. É apenas apagado o apontador para a posição que ocupava e esse espaço passado para a tabela de espaços livres.

Apenas quando o disco é escrito nessa zona é que o ficheiro é efectivamente removido, neste caso sobreposto.

Começo por explicar isso para que entenda que caso essas áreas que libertou ao esvaziar o Lixo tenham sido reaproveitadas essa recuperação deixa de ser possível.

Depois de lhe mostrar o pior cenário passo então para as boas noticias. Existem alguns software para OSX que podem ajudar a recuperar esses ficheiros.

Um dos que testámos e que mostraram ser capaz de cumprir de forma perfeita essa função foi o DiskDrill.

Instale-o e comece a recuperação dos ficheiros eliminados, escolhendo depois os que quer recuperar.

Algo que deixamos em jeito de conselho é que mantenha a Time Machine configurada e a funcionar. Como pode ver nesta altura ia dar bastante jeito.

Boa sorte e esperamos que consiga recuperar as imagens que eliminou.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version