Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Que smartphone comprar?

Boas,

Gostaria de saber, para 150/170 euros qual o smartphone mais indicado a comprar.

Bruno Silva

Resposta:

Bruno,

Já que não especificou o sistema operativo, sugiro para ambos, considerando obviamente o Windows Phone e Android.

Para Windows Phone começa a haver uma diversidade bastante interessante, no entanto, na minha opinião, os equipamentos Nokia Lumia são os que apresentam melhor qualidade e um conjunto mais interessante. Nessa gama de preços, o Nokia Lumia 620 parece-me uma excelente escolha.

Já para Android, não tenho qualquer dúvida em dizer que o melhor que pode comprar é o Motorola Moto G. Tem uma qualidade de construção ao nível da gama alta e tem excelentes características onde não terá problema no que quer que seja, ao nível de desempenho.

Tem ainda a vantagem de, por ter sido uma marca Google, ter sempre as actualizações de versão disponíveis mais rapidamente.

[Respondido por Hugo Cura]


Como actualizar o Android do meu Samsung?

boa tarde

Eu comprei pela primeira vez um samsung, e vem com a versão 4.2.2, é possível actualizar a versão? como posso fazer isso?

André

Resposta:

André,

Primeiro que tudo, não nos disse qual o modelo desse Samsung, portanto não será possível respondermos de forma concreta.

A Samsung disponibiliza actualizações on-the-fly, ou seja, assim que esteja disponível uma actualização, irá surgir uma notificação para que o utilizador confirme que quer iniciar e instalar a actualização.

Normalmente essa verificação é feita diariamente, desde que o equipamento se ligue regularmente à Internet. É também possível forçar a verificação de nova versão, indo a Definições > Acerca do dispositivo > Actualizações do sistema > Verificar agora.

Essa é a forma normal para actualizar a versão. Existem formas não oficiais, muito mais complexas, mas julgo que não é isso que pretende.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual o melhor browser para o Android?

Boa noite Pplware!

Qual o browser para android que aconselham, considerando estabilidade, extensões, updates frequentes, flash, rapidez e sincronização com os diversos dispositivos?
Já experimentei alguns e segundo a minha opinião:

  • o chrome está sempre a crashar, é lento, sem flash e não aparece nenhum bookmark apesar de ter a sincronização ativada (continuo com o mesmo problema de erro de sincronização destes pois por muito que desconecte da conta e desligue a sincronização, no android browser surgem sempre quadriplicados, tal como no MAC e PC, e no chrome não surge nenhum). Já usei o Sentry que vocês me aconselharam mas apenas apaga os duplicados mas o problema está sempre a acontecer. Até fui ao painel de controle da minha conta, e nas várias aplicações, refere erro na sincronização com o chrome, mas não há opções como apagar ou restaurar.
  • o firefox por vezes também congela e não suporta flash
  • estou a experimentar o maxthon, mas mesmo ativando o flash, dá-me erro em determinados trabalhos online que exigem flash
  • o flashfox não me parece mais rápido que o firefox, mas suporta flash… e é pago, porque com anúncios não é usável

Obrigada

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

No que diz respeito à sincronização, posso contar a minha experiência recente. Tenho quase uma biblioteca nos marcadores, com cerca de 3500, e estava a ter falhas de sincronização entre 2 PCs. Se desligasse a conta num deles e voltasse a ligar, a sincronização era feita mas depois deixava novamente de fazer.

Para resolver isso, a solução foi:

Foram estes os passos que fiz para resolver o problema que tinha.

No Chrome no Android, tenho também acesso a todos os marcadores de forma perfeita, na respectiva pasta (Marcadores > Marcadores do ambiente de trabalho).

Quanto ao browser, quando quero ter compatibilidade com tudo e mais alguma coisa (inclusive reproduzir vídeos nos próprio browser, os tais em flash) utilizo sempre o Chrome e não tenho qualquer problema.

Sim, não haja dúvida que o Chrome é exigente em recursos, mas é o que mais me agrada. Não sei qual o Android que tem, mas para usar o Chrome sem problemas terá de ser, pelo menos, de gama média-alta.

Acrescento ainda que, pelo que tenho assistido, no que diz respeito a vídeos flash o Chrome varia o comportamento consoante a versão do sistema operativo. No meu caso, com Android 4.4.2, não tenho tido problemas na reprodução de vídeos embebidos.

[Respondido por Hugo Cura]


Problemas no ecrã de um portátil!

Boas,

Eu tenho um Toshiba A200-1QK, que há 3 meses levou um ecra novo pois o antigo queimou devido a uma falha no cabo que liga o monitor a motherboard. E deste então nunca mais deu problemas…

Mas agora nesta ultima semana, ao fim de 1h/2h ligado o ecra fica assim:

Não faço a menor ideia do que possa ser…

Luís

Resposta:

Luís,

Parece-me que o seu problema é maior do que aquilo que julgava. Aparentemente ou o problema voltou ou ficou mal resolvido de inicio.

O que recomendamos é que volte a contactar a empresa que lhe deu suporte na avaria inicial e que reclame junto deles.

Todas as intervenções estão ao abrigo de uma garantia e deverá novamente acioná-la para que o seu problema seja resolvido de forma definitiva.

Se a sua máquina estiver ainda dentro da garantia, mais simples será pois este, mesmo sendo um novo problema, terá de ser resolvido pelo fabricante.

[Respondido por Pedro Simões]


Perdi o acesso à Play Store!

Boa Tarde,

Eu tenho um Samsung galaxy tab 3 e á cerca de uma semana deixei de conseguir ter acesso à play store. Gostava apenas de saber como solucionar este problema.

Cumprimentos,

César Pinto

Resposta:

César,

Esse problema, embora não seja nada normal, poderá ter sido desencadeado por vários motivos e seria uma perda de tempo tentar averiguar a causa e corrigir (que eventualmente poderia exigir procedimentos mais avançados).

O que recomendo é fazer o restauro da fábrica: ir a Definições > Contas > Cópia de segurança e reposição > Repor definições.

Note que os conteúdos vão ser apagados na íntegra, incluindo as fotos. Pode simplesmente copiá-las como se de uma PEN drive se tratasse ou usar uma ferramenta do género do AirDroid (como não tem Play Store, pode ser complicado instalá-lo).

De outra forma, a Samsung também disponibiliza o Kies que permite uma cópia de segurança mais abrangente.

Após as definições de fábrica serem restauradas, tudo deve voltar ao normal.

[Respondido por Hugo Cura]


Como sincronizar os contactos no meu Android?

Bom dia,

Este mês de Março pretendo trocar do meu Samsung Gio para o Oppo Find 7. No entanto tenho imensos contactos guardados no telemóvel e relativamente a estes preciso do Vosso conselho:

  1. Existe alguma plataforma onde podemos ter um backup dos contactos caso aconteça algo ao telemóvel?
  2. Como posso passar estes contactos guardados no telemóvel para outro?

Caso seja útil na vossa reposta, sou cliente da Vodafone.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Abraços,

Eduardo Santos

Resposta:

Eduardo,

A própria Vodafone tem a resposta para o seu problema, na forma de uma aplicação para Andoid.

Com a aplicação Vodafone Contactos tem acesso às seguintes funcionalidades:

O Vodafone Contactos pode ser encontrado no Google Play no link abaixo:

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas na rede sem fios que impedem acesso à Internet!

Boa noite..

Gostaria de obter a vossa ajuda, tenho o seguinte problema:

Não consigo aceder a internet por wirless, aparece ligação limitada..

Como poderei remover isso e por novamente a internet a dar.

obrigado

Celso

Resposta:

Celso,

Precisamos de mais informações para conseguir averiguar qual é o problema. Isso pode dever-se a uma grande quantidade de factores. Assim, para podermos responder com maior precisão, deixamos as seguintes questões que podem ser respondidas abaixo nos comentários:

  1. a rede sem-fios está a ser difundida por um router caseiro?

  2. qual a marca/modelo do router e qual o tipo de internet? (ADSL, fibra, cabo…)

  3. surge alguma indicação de ligação à internet que o router possa apresentar? (tipicamente um indicador luminoso)

  4. existem outros equipamentos que se consigam ligar correctamente à internet através desse router? (smartphone, por exemplo)

Supondo que o sistema operativo em utilização é o Windows 7, sugiro que verifique o seguinte:

O procedimento descrito acima é, tipicamente, o primeiro a fazer. A partir daqui, dependendo, dependendo das questões que referi anteriormente, podem depois seguir-se vários outros caminhos.

[Respondido por Hugo Cura]


Como configurar o meu router ADSL?

Boas.

Venho pedir a vossa ajuda para configurar um modem/router TPLINK TD-W8951ND no Clix.

Desde algum tempo que tenho tido problemas com o modem/router do operador (Thomson 585 v7 e Technicolor 582n) e por isso resolvi adquirir um aparelho novo.

Quando tento fazer as configurações como está descrito no manual, tanto usando o CD que acompanha o modem ou por via manual, não consigo ter acesso a net.

Agradecia que me pudessem ajudar nesta situação.

Atentamente.

José Pires

Resposta:

José,

As configurações desse equipamento, e estamos a assumir que o seu problema está na ligação ADSL, não estão disponíveis.

Mas a Clix tem disponível alguma informação detalhada para modelos de outras marcas, que poderá usar, devidamente adaptados.

Encontrei no site da Clix informação que poderá usar para fazer essa configuração:

Veja essas configurações apresentadas e adapte-as ao que encontrar no seu TP-Link.

Caso ainda assim não consiga, recomendamos que ligue para a linha de suporte da Clix e que peça apoio na configuração.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

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