Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Que smartphone comprar?
- Como actualizar o Android do meu Samsung?
- Qual o melhor browser para o Android?
- Problemas no ecrã de um portátil!
- Perdi o acesso à Play Store!
- Como sincronizar os contactos no meu Android?
- Problemas na rede sem fios que impedem acesso à Internet!
- Como configurar o meu router ADSL?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Que smartphone comprar?
Boas,
Gostaria de saber, para 150/170 euros qual o smartphone mais indicado a comprar.
Bruno Silva
Resposta:
Bruno,
Já que não especificou o sistema operativo, sugiro para ambos, considerando obviamente o Windows Phone e Android.
Para Windows Phone começa a haver uma diversidade bastante interessante, no entanto, na minha opinião, os equipamentos Nokia Lumia são os que apresentam melhor qualidade e um conjunto mais interessante. Nessa gama de preços, o Nokia Lumia 620 parece-me uma excelente escolha.
Já para Android, não tenho qualquer dúvida em dizer que o melhor que pode comprar é o Motorola Moto G. Tem uma qualidade de construção ao nível da gama alta e tem excelentes características onde não terá problema no que quer que seja, ao nível de desempenho.
Tem ainda a vantagem de, por ter sido uma marca Google, ter sempre as actualizações de versão disponíveis mais rapidamente.
[Respondido por Hugo Cura]
Como actualizar o Android do meu Samsung?
boa tarde
Eu comprei pela primeira vez um samsung, e vem com a versão 4.2.2, é possível actualizar a versão? como posso fazer isso?
André
Resposta:
André,
Primeiro que tudo, não nos disse qual o modelo desse Samsung, portanto não será possível respondermos de forma concreta.
A Samsung disponibiliza actualizações on-the-fly, ou seja, assim que esteja disponível uma actualização, irá surgir uma notificação para que o utilizador confirme que quer iniciar e instalar a actualização.
Normalmente essa verificação é feita diariamente, desde que o equipamento se ligue regularmente à Internet. É também possível forçar a verificação de nova versão, indo a Definições > Acerca do dispositivo > Actualizações do sistema > Verificar agora.
Essa é a forma normal para actualizar a versão. Existem formas não oficiais, muito mais complexas, mas julgo que não é isso que pretende.
[Respondido por Hugo Cura]
Qual o melhor browser para o Android?
Boa noite Pplware!
Qual o browser para android que aconselham, considerando estabilidade, extensões, updates frequentes, flash, rapidez e sincronização com os diversos dispositivos?
Já experimentei alguns e segundo a minha opinião:
- o chrome está sempre a crashar, é lento, sem flash e não aparece nenhum bookmark apesar de ter a sincronização ativada (continuo com o mesmo problema de erro de sincronização destes pois por muito que desconecte da conta e desligue a sincronização, no android browser surgem sempre quadriplicados, tal como no MAC e PC, e no chrome não surge nenhum). Já usei o Sentry que vocês me aconselharam mas apenas apaga os duplicados mas o problema está sempre a acontecer. Até fui ao painel de controle da minha conta, e nas várias aplicações, refere erro na sincronização com o chrome, mas não há opções como apagar ou restaurar.
- o firefox por vezes também congela e não suporta flash
- estou a experimentar o maxthon, mas mesmo ativando o flash, dá-me erro em determinados trabalhos online que exigem flash
- o flashfox não me parece mais rápido que o firefox, mas suporta flash… e é pago, porque com anúncios não é usável
Obrigada
Diana Gonçalves
Resposta:
Diana,
No que diz respeito à sincronização, posso contar a minha experiência recente. Tenho quase uma biblioteca nos marcadores, com cerca de 3500, e estava a ter falhas de sincronização entre 2 PCs. Se desligasse a conta num deles e voltasse a ligar, a sincronização era feita mas depois deixava novamente de fazer.
Para resolver isso, a solução foi:
-
desligar as contas em ambos os PCs
-
remover todos os marcadores de um PC e deixar só no outro
-
ir ao Google Dashboard, clicar em Gerir a sincronização do Google Chrome (link: https://www.google.com/settings/chrome/sync ) e clicar no botão Parar e eliminar
-
sair do browser no PC onde os marcadores ainda ficaram (garantir que não há repetidos nem outro tipo de problemas), abrir o browser e ligar novamente a conta.
Foram estes os passos que fiz para resolver o problema que tinha.
No Chrome no Android, tenho também acesso a todos os marcadores de forma perfeita, na respectiva pasta (Marcadores > Marcadores do ambiente de trabalho).
Quanto ao browser, quando quero ter compatibilidade com tudo e mais alguma coisa (inclusive reproduzir vídeos nos próprio browser, os tais em flash) utilizo sempre o Chrome e não tenho qualquer problema.
Sim, não haja dúvida que o Chrome é exigente em recursos, mas é o que mais me agrada. Não sei qual o Android que tem, mas para usar o Chrome sem problemas terá de ser, pelo menos, de gama média-alta.
Acrescento ainda que, pelo que tenho assistido, no que diz respeito a vídeos flash o Chrome varia o comportamento consoante a versão do sistema operativo. No meu caso, com Android 4.4.2, não tenho tido problemas na reprodução de vídeos embebidos.
[Respondido por Hugo Cura]
Problemas no ecrã de um portátil!
Boas,
Eu tenho um Toshiba A200-1QK, que há 3 meses levou um ecra novo pois o antigo queimou devido a uma falha no cabo que liga o monitor a motherboard. E deste então nunca mais deu problemas…
Mas agora nesta ultima semana, ao fim de 1h/2h ligado o ecra fica assim:
Não faço a menor ideia do que possa ser…
Luís
Resposta:
Luís,
Parece-me que o seu problema é maior do que aquilo que julgava. Aparentemente ou o problema voltou ou ficou mal resolvido de inicio.
O que recomendamos é que volte a contactar a empresa que lhe deu suporte na avaria inicial e que reclame junto deles.
Todas as intervenções estão ao abrigo de uma garantia e deverá novamente acioná-la para que o seu problema seja resolvido de forma definitiva.
Se a sua máquina estiver ainda dentro da garantia, mais simples será pois este, mesmo sendo um novo problema, terá de ser resolvido pelo fabricante.
[Respondido por Pedro Simões]
Perdi o acesso à Play Store!
Boa Tarde,
Eu tenho um Samsung galaxy tab 3 e á cerca de uma semana deixei de conseguir ter acesso à play store. Gostava apenas de saber como solucionar este problema.
Cumprimentos,
César Pinto
Resposta:
César,
Esse problema, embora não seja nada normal, poderá ter sido desencadeado por vários motivos e seria uma perda de tempo tentar averiguar a causa e corrigir (que eventualmente poderia exigir procedimentos mais avançados).
O que recomendo é fazer o restauro da fábrica: ir a Definições > Contas > Cópia de segurança e reposição > Repor definições.
Note que os conteúdos vão ser apagados na íntegra, incluindo as fotos. Pode simplesmente copiá-las como se de uma PEN drive se tratasse ou usar uma ferramenta do género do AirDroid (como não tem Play Store, pode ser complicado instalá-lo).
De outra forma, a Samsung também disponibiliza o Kies que permite uma cópia de segurança mais abrangente.
Após as definições de fábrica serem restauradas, tudo deve voltar ao normal.
[Respondido por Hugo Cura]
Como sincronizar os contactos no meu Android?
Bom dia,
Este mês de Março pretendo trocar do meu Samsung Gio para o Oppo Find 7. No entanto tenho imensos contactos guardados no telemóvel e relativamente a estes preciso do Vosso conselho:
- Existe alguma plataforma onde podemos ter um backup dos contactos caso aconteça algo ao telemóvel?
- Como posso passar estes contactos guardados no telemóvel para outro?
Caso seja útil na vossa reposta, sou cliente da Vodafone.
Agradeço desde já a vossa ajuda.
Abraços,
Eduardo Santos
Resposta:
Eduardo,
A própria Vodafone tem a resposta para o seu problema, na forma de uma aplicação para Andoid.
Com a aplicação Vodafone Contactos tem acesso às seguintes funcionalidades:
-
Sincronize todos os contactos que tem no seu telemóvel e nas suas contas Google.
-
Active a sincronização (cópia) automática, para que qualquer alteração na sua lista de contactos seja automaticamente guardada no Vodafone Contactos.
-
Opcionalmente, pode também copiar manualmente os seus contactos sempre que quiser.
-
Visualize e edite os seus contactos, através do acesso Web.
-
Importe e exporte os seus contactos de e para várias fontes, incluindo Gmail e Microsoft Outlook, respectivamente.
-
Contactos de Exchange não serão sincronizados.
O Vodafone Contactos pode ser encontrado no Google Play no link abaixo:
[Respondido por Pedro Simões]
Problemas na rede sem fios que impedem acesso à Internet!
Boa noite..
Gostaria de obter a vossa ajuda, tenho o seguinte problema:
Não consigo aceder a internet por wirless, aparece ligação limitada..
Como poderei remover isso e por novamente a internet a dar.
obrigado
Celso
Resposta:
Celso,
Precisamos de mais informações para conseguir averiguar qual é o problema. Isso pode dever-se a uma grande quantidade de factores. Assim, para podermos responder com maior precisão, deixamos as seguintes questões que podem ser respondidas abaixo nos comentários:
-
a rede sem-fios está a ser difundida por um router caseiro?
-
qual a marca/modelo do router e qual o tipo de internet? (ADSL, fibra, cabo…)
-
surge alguma indicação de ligação à internet que o router possa apresentar? (tipicamente um indicador luminoso)
-
existem outros equipamentos que se consigam ligar correctamente à internet através desse router? (smartphone, por exemplo)
Supondo que o sistema operativo em utilização é o Windows 7, sugiro que verifique o seguinte:
-
a partir do menu Iniciar, escrever “centro de rede e partilha” na caixa de pesquisa e abrir
-
abaixo de “Ver as ligações de rede activas”, do lado direito, clicar na rede sem-fios
-
na janela que aparece de seguida, clicar em Propriedades
-
na próxima janela, clicar em Protocolo Internet versão 4 e escolher Propriedades
-
certificar que as opções “Obter endereço de IP automaticamente” e “Obter endereço de servidor DNS automaticamente” estão marcadas.
O procedimento descrito acima é, tipicamente, o primeiro a fazer. A partir daqui, dependendo, dependendo das questões que referi anteriormente, podem depois seguir-se vários outros caminhos.
[Respondido por Hugo Cura]
Como configurar o meu router ADSL?
Boas.
Venho pedir a vossa ajuda para configurar um modem/router TPLINK TD-W8951ND no Clix.
Desde algum tempo que tenho tido problemas com o modem/router do operador (Thomson 585 v7 e Technicolor 582n) e por isso resolvi adquirir um aparelho novo.
Quando tento fazer as configurações como está descrito no manual, tanto usando o CD que acompanha o modem ou por via manual, não consigo ter acesso a net.
Agradecia que me pudessem ajudar nesta situação.
Atentamente.
José Pires
Resposta:
José,
As configurações desse equipamento, e estamos a assumir que o seu problema está na ligação ADSL, não estão disponíveis.
Mas a Clix tem disponível alguma informação detalhada para modelos de outras marcas, que poderá usar, devidamente adaptados.
Encontrei no site da Clix informação que poderá usar para fazer essa configuração:
Veja essas configurações apresentadas e adapte-as ao que encontrar no seu TP-Link.
Caso ainda assim não consiga, recomendamos que ligue para a linha de suporte da Clix e que peça apoio na configuração.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.