Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Problemas de disco num portátil!
Bom dia, ultimamente o meu portátil tem momentos em que deixa de comunicar com o disco, levando ao crash do computador.
Quando reinicio o pc ele começa a verificação do disco e consegui reparar que todas as vezes que ele faz essa verificação ele encontra erros.
Eu já formatei o pc e continua a acontecer o mesmo.
A minha pergunta é: será que tenho de substituir do disco do meu portátil?
Rui Fernandes
Resposta:
Esta resposta foi dada pelo leitor ML, a qual agradecemos.
Caro Rui,
Há uns anos tive esse problema com um Acer Travelmate e a solução que encontrei foi colocar um adaptador para HD externo, no lugar ocupado pelo gravador de cd/dvd e nele instalei um disco 2.5″” PATA. Também existem adaptadores para SATA.
Nos computadores cuja BIOS permita o arranque por USB esta forma de contornar o problema é pacífica, pois pode sempre recorrer à utilização de um gravador cd/dvd externo via usb ou até mesmo utilizar um disco externo nos moldes utilizados para uma pen.
Como a interface de ligação do disco está soldada à motherboard, a outra solução do problema passa pela aquisição de uma maquina nova.
Antes de partir para a solução que referi procedi à substituição do HD sendo que os sintomas persistiram, levando-me a concluir que a avaria estaria ligada com um mau contacto de algum dos pins do interface de ligação da motherboard ao disco.
[Respondido por Pedro Simões]
Remover uma imagem de arranque do Windows, como?
Olá a todos,
Estou aqui com uma pequena questão…
O meu irmão tem um portátil HP 530 que adquiriu ao abrigo do programa e_escola (plano tecnológico) talvez em 2008, não tenho a certeza.
O portatil tem estado encostado pq entretanto ele adquiriu um novo mas decidi po-lo a funcionar para utilização “soft” – mails, net e office.
A minha questão é, como retirar aquele ecrã inicial que aparece quando o windows está a carregar onde aparece a “publicidade” da tmn, plano tecnologico, programa e_escola, etc???
Paulo
Resposta:
Paulo,
O ecrã de login do Windows é controlado por uma chave existente no registo. Para o fazer basta abrir o editor de registos do Windows e alterar o valor dessa chave:
-
Abrir o Menu Iniciar e escrever “regedit” > abrir o editor de registos
-
Navegar até ao caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Authentication\LogonUI\Background
-
Fazer duplo clique na chave com o nome “OEMBackgroud” e colocar o valor 0.
-
Reiniciar o computador.
Se essa chave não existir, pode ser criada manualmente:
-
Botão direito sobre a pasta do caminho referido anteriormente > Nova > DWORK (32-bit) Value
-
Dar o nome “OEMBackground” > fazer duplo clique sobre a chave e certificar que tem o valor 0.
De outra forma, pode fazer o download deste ficheiro de registo. Bastam 2 cliques e a chave fica adicionada. Depois só é necessário reiniciar o computador.
[Respondido por Hugo Cura]
Uma partição estranha no disco, que lhe fazer?
Tenho uma partição com nome estranho no Desfragmentador de Disco:
\\?volume{1e565056tgfd…)
Será que é possível eliminar essa partição? Se Sim como?
Comprei o PC com Win 8 64 e está atualmente em win 8.1
Obrigado
Aníbal Assis
Resposta:
Aníbal,
Essa partição deverá estar aí para efeitos de recuperação do sistema e não é recomendável que seja eliminada.
O próprio Windows não a deve reconhecer como uma partição normal e por isso não deve ter opção para eliminar (estou certo?!).
Se ainda assim pretender mesmo eliminá-la, pode utilizar um software de terceiros para gestão de partições, mais completo que aquele que faz parte do Windows.
Há alguns pagos e outros gratuitos. Como gratuitos recomendamos o EaseUS Partition Master Free. Pode fazer download na ligação abaixo:
[Respondido por Hugo Cura]
Ligar um conversor HDMI/VGA a um Raspberry Pi e fazer com que funcione!
Boa tarde a todos.
A questão que me traz aqui está relacionada com o raspberry, pois estou tentando liga-lo ao meu monitor através de um conversor HDMI to VGA, mas sem sucesso.
O conversor está bom pois já o testei no portatil ligado ao hdmi.
Deixo aqui um link com um conversor igual.
Desde já obrigado.
Nuno Bonardi
Resposta:
Nuno,
Do que sabemos esse tipo de conversores funciona no Raspberry Pi. Existe no entanto um problema que pode estar a sua correcta utilização.
Esses conversores, apesar de parecerem passivos, o que siginifica que não utilizam corrente, na verdade consomem-na.
A energia que precisam vão buscá-la à porta HDMI e poderá estar aí a razão pela qual está a ter problemas.
As definições normais do Raspberry Pi (1080p) são muito exigentes a nível de consumos energéticos e provavelmente não conseguem retirar do Raspberry a energia suficiente.
Tem duas hipóteses para resolver este seu problema, sendo que qualquer uma delas requer apenas alguns ajustes.
A primeira passar por passar a usar um transformador de corrente que consiga dar mais potencia ao Raspberry e que assim a passará para o cabo. Faça o teste de ligar o Raspberry ao PC, via USB e verá que provavelmente já consegue que o conversor funcione.
A segunda passa por diminuir a resolução do vídeo que o Raspberry está a usar, diminuindo o consumo de energia. Por estar a converter para VGA não irá necessitar de uma definição tão elevada.
Escolha a solução que pensa ser a mais adequada e aplique-a. Como disse, o conversor funciona bem, só tem de conseguir que o Raspberry lhe forneça energia suficiente pela porta HDMI.
[Respondido por Pedro Simões]
Como automatizar um Arduino?
Boa tarde,
Sabem dizer-me como se programa o arduino para acender um led a determinada hora do dia?
Obrigado e Bons Projetos
Paulo Rodrigues
Resposta:
Paulo, Para fazer isso é necessário um chip RTC (real-time clock) que, com auxílio de uma pilha, tem sempre a hora certa, independentemente se o Arduino está ou não ligado.
Por 2 ou 3 dólares é possível comprar um “breakout” RTC no ebay, que depois pode ser usado com comunicação via I2C.
Depois só é necessário utilizar uma biblioteca compatível com esse RTC para poder ler a hora/dia a qualquer momento e com qualquer periodicidade, utilizando funções simples no código.
[Respondido por Hugo Cura]
Configurar a Meo Cloud num smartphone?
Ola,
Quero usar uma conta do Meo Cloud no telemóvel, e ao por os dados pergunta que tipo de conta é, IMAP, POP3 OU EXCHANGE, e não sei qual devo escolher,
Podem ajudar-me por favor.
Obrigad@ desde já.
Resposta:
Alexandre,
A Meo Cloud é um serviço de alojamentos de ficheiros e não um serviço de correio electrónico.
O que refere na sua mensagem são parâmetros de configuração de um cliente de email e isso não vai funcionar.
Se pretendem ter acesso à sua conta Meo Cloud para acesso aos ficheiros que tem lá alojados deve instalar uma das aplicações móveis que o serviço disponibiliza.
Os links para essas aplicações, por sistema operativo são os seguintes:
Escolha o que corresponde ao sistema operativo do seu telefone e instale-o. De seguida configure-o com a sua conta e vai aceder de imediato aos seus ficheiros.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.