Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Passwords no Chrome e Root no Android

Bom dia caros mestres e amigos.
Solicito que me possam informar como resolver as duas seguintes questões.

1 – Tenho algumas paginas que acedo no Google Chrome que tenho definido para gravar as passwords de autenticação. Na sua maioria não tenho problemas, mas ultimamente tive dificuldades em manter o acesso duma página embora isto já me tivesse acontecido com outras.

Mas a que eu queria mesmo manter, fez com que após atenta leitura das FAQ na ajuda do Chrome, parecia que bastava voltar a apagar o registo anterior dessa página para que quando voltasse a aceder a ela, o sistema me pedisse novamente autorização para decidir que queria ou não gravar.

O que está a acontecer é ao contrário. Não me pede de novo para que possa manter gravado o login. Já verifiquei e nas definições e está marcado para avisar se o acesso a uma pagina nova exigir password e mesmo assim nada.

Haverá alguma maneira de forçar o Chrome a assumir que uma determinada página fique gravada com os dados que queremos de forma manual?

2- Tenho um tablet QiLive 9.7 que é uma marca comercializado pelo Jumbo mas que parecem ser iguais à gama Platinum da Archos:
http://www.archos.com/products/elements/platinum/archos_97bplatinum/index.html?country=gb&lang=en&p=1#a

Acham que se consegue fazer root a este equipamento e se afirmativo, onde poderei ter essa ajuda?

Obrigado.

Cumprimentos,

António Pais

Resposta:

1- É isso mesmo, quando há sobreposição de dados para a mesma página, o Chrome deixa de automatizar o processo. Basta depois ir às Definições > Mostrar definições avançadas > Gerir palavras-passe guardadas (verificar que a opção “Perguntar se pretendo guardar as palavras-passe…” está marcada), filtrar o que pretende e apagar tudo o que está guardado e que se relacione. Certifique-se que esta questão está mesmo verificada.

Julgo já estarem reunidas todas as condições para que tudo funciona. Em último recurso, experimente apagar os cookies dessa página (ou de todas). A reinstalação do browser resolverá o problema, com toda a certeza.

2- Na comunidade XDA-developers está disponível um guia muito detalhado, com toda a informação que deverá necessitar:

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2588465

Tem a vantagens de ter sido produzido por um português, é provável que lhe possa fornecer detalhes adicionais no caso de esse não ser exactamente igual ao seu modelo.

[Respondido por Hugo Cura]


Como instalar a CyanogenMod no Galaxy Gio?

Boas,

Eu tenho um Samsung Galaxy Gio GT-S5660, com a versão android 2.3.6. E queria instalar uma versão mais recente, por exemplo uma versão CyanogenMod.

Queria saber como instalar, e qual a versão que devo utilizar onde funcione tudo.

Já tive a dar uma vista de olhos no forum xpad developers, mas não percebi muito bem… Só percebi que a ultima versão do cyanogen não funciona a camera…

Se fosse possivel mandar-me um tutorial de como realizar a instalação do novo SO, ficaria agradecido

Cumps.

Luís

Resposta:

O que recomendo é a instalação de uma versão estável do CyanogenMod, e não a mais recente que há, pois essas mais recentes estão em processo de melhoria e não são recomendadas para utilização diária.

Entre outras, tem aqui um bom exemplo:

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2448578

Antes de proceder à instalação, deverá fazer root e instalar uma recovery modificada (clockwork mod).

Aqui pode encontrar a lista de tudo o que existe, de forma bastante organizada:

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1623393

Root:

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1111414

Recovery:

http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=37156483&postcount=5

Encontrará muito mais informação relacionada, ou eventualmente igual.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Um iPhone 4S com comportamento estranho!

Boa tarde adquiri um iphone 4s 8 gb recentemente pela promoção da vodafone com o novo ios 7 e reparo que quando abro algumas aplicações, estas vão abaixo tendo que as abrir de novo.. não sei o que se passo sendo o telefone novo e tendo praticamente a memória toda limpa

Resposta:

Eurico,

Essa não é uma situação normal num iPhone e muito menos com a idade que ele tem.

A pergunta que deixamos é se essas aplicações estão preparadas para correr no iOS 7 ou se apresentam esse problema por essa razão.

Peça a outro amigo ou conhecido que teste a mesma aplicação e que veja o seu comportamento.

Outro teste simples que pode fazer é remover a aplicação e os dados que ela tem guardados no iPhone e que fala novamente a instalação depois.

Se ainda assim o problema se mantiver, o que recomendamos que faça uma reposição total do sistema para confirmar que o problema desaparece e, caso ele se mantenha, que o leve à Vodafone para que seja visto um eventual problema com o hardware.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas no disco do Samsung Ativ Book 5!

Boa tarde a todos.

Recentemente formatei um disco híbrido num ultrabook “Samsung Ativ Book 5″ e desde aí que nunca mais consegui meter o meu msata a fazer de cache, nem o Intel Smart Response Technology consigo instalar.

Há mais de um mês que tenho a maquina assim e não consigo resolver, se alguém pode-se ajudar ficava muito agradecido.

Obrigado..

Fernando Quintino

Resposta:

Caro Fernando,

Os computadores mais recentes, nomeadamente os que utilizam BIOS UEFI e funcionalidades específicas de cache e afins, contêm no disco informação muito específica e partições que não podem ser alteradas de forma alguma… e a consequência disso é esse tipo de funcionalidade deixe de estar disponível.

Na Samsung, em particular, tudo o que diz respeito a UEFI e funcionalidades desse género, é uma valente dor de cabeça!!

A solução? Pesquisar muito por um problema idêntico e tentar resolver. Se não houver sucesso, só mesmo levando o produto à assistência, isso se achar que a falta dessa funcionalidade é mesmo relevante.

O melhor fórum que conheço para discussão de problemas do género, é este:

http://forum.notebookreview.com/samsung/

Deixo um link onde é abordada uma discussão que pode ser útil ao seu problema:

http://forum.notebookreview.com/samsung/706156-samsung-ativ-book-5-np530u4e-np540u4e-8.html#post9434518

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Instalar o XP e ainda ter as actualizações depois do fim do suporte

Ora boas

Tenho uma duvida, supondo que queria instalar o Windows xp num pc velhinho para jogar uns jogos de 99/2000.

Instalei o XP depois do dia 8 de Abril, é possível receber todas as atualizações todas até essa data na mesma, ou deixam de estar disponíveis?

Cumprimentos

Curioso

Resposta:

Caro Curioso,

Diz que instalou o Windows XP numa data que ainda não chegou, o que nos deixou confusos. O fim do suporte do Windows XP está marcado para 08 de Abril de 2014, dentro de menos de um mês

Assumimos que está a perguntar se instalar depois dessa data se os updates vão ficar disponíveis.

A resposta a essa questão não é directa e simples. A Microsoft anunciou que vai deixar de criar novas actualizações de segurança para esse SO que atingiu o fim da sua vida útil.

No entanto isso não signfica que os anteriores deixem de estar disponíveis, podendo ser descarregados e actualizados a qualquer altura.

É preciso que tenha presente que mesmo com essas actualizações, o Windows XP vai ficar exposto a problemas e que não haverá forma de os resolver.

Seria preferível que instalasse pelo menos o Windows 7 ou uma versão qualquer de Linux e que depois com o Vine fizesse a emulação das aplicações.

[Respondido por Pedro Simões]


Sapo Voip, como configurar num telefone IP?

Boa Tarde!

Eu estou com problemas em configurar o voip da sapo num telefone físico IP.

Tentei inserir todas as configurações como o proxy, Service Domain e o Registrar Server Address na interface gráfica e não tenho conseguido que o telefone fique a funcionar…

Já tentei explorar por telnet para ver se conseguia ver alguns logs, mas também não os consegui achar. Queria evitar ao máximo ter que criar um servidor voip para fazer a ligação deste telefone ao serviço voip da sapo, fazendo com que o telefone se liga-se diretamente ao serviço voip da sapo.

Será Que me podem ajudar???

PS: O telefone que estou a usar é o thomson st2030-eu-s

Cumprimentos,

Rafael Melo

Resposta:

Caro Rafael,

Antes de mais, se tem o serviço Sapo, suponho que terá o respectivo router… que tem VoIP. Porque não configura o serviço VoIP no router e utiliza um telefone vulgar?

A configuração do serviço VoIP do Sapo tem uma “manha” no nome de utilizador, pelo menos eu já tive encalhado nesse pormenor.

Em concreto, para o seu telefone, a configuração deverá ser:

Nas user accounts:

[Respondido por Hugo Cura]


Um portátil Asus que ainda pode melhorar!

Boa noite,

Em primeiro lugar quero parabenizar a malta do Peopleware por este serviço, que tanto tem ajudado o pessoal.

O que me traz aqui é o seguinte: comprei recentemente um Asus n750jv – t4095h. Tem como sistema operativo o Windows 8.

Comprei-o por ter umas características interessantes. Porém, noto que, após uma reposição de todo o sistema, o desempenho não é nada de surpreendente. O Office 2010 demora uns segundos a abrir, o tempo de reacção, por vezes, é algo lento, e a trabalhar em Adobe Premiere (CS6) o desempenho não é em nada melhor do que o computador anterior que tinha (Tsunami Replacer T895, 4gb de RAM).

Conclusão: uma autêntica desilusão! As questões que coloco são: é normal isto acontecer? Será por causa de todos os aplicativos Asus que estão instalados? Haverá forma de melhorar o desempenho da máquina?

Desde já o meu muito obrigado por todas as respostas que me possam dar.

Fernando Marinho

Resposta:

Caro Fernando,

Adquiriu de facto uma excelente máquina, dou-lhe os parabéns por isso!

Mas onde estará o problema? Obviamente que está no disco rígido.

Um disco rígido SSD é o melhor upgrade se pode (e deve) fazer num computador que ainda não o tenha, mesmo nos computadores mais antigos. Recomendo fortemente que adquira um, em substituição do disco HDD mecânico que tem actualmente no computador.

Tenha em conta que deve utilizar ferramentas de clone oficiais da Asus, pois as recentes BIOS UEFI requerem algum cuidado na clonagem de discos rígidos.

Ao adquirir um disco SSD para substituir o actual, que deverá ser de capacidade muito inferior (dado o preço), tem duas hipóteses relativamente ao que pode fazer com o disco antigo:

Recomendo que adquira o disco numa loja da sua confiança, já as caixas poderá procurar, por exemplo, no eBay.

[Respondido por Hugo Cura]


Proteger um disco rígido contra escrita?

Bom dia,

Será que podiam ajudar-me.

Necessitava de proteger o meu disco rígido contra escrita, por exemplo:

Tenho vários utilizadores e não queria que ele (windows) guardasse todos os users na pasta Users do windows para não acumular tanta informação e cada vez que era reiniciado ele apagava esses users.

Era como se estive sem nenhum user novamente.

Cumprimentos,

Ricardo Ramos

Resposta:

Ricardo,

Não sei se servirá o seu propósito, mas o Windows 8 tem disponível uma opção que permite que crie uma versão kiosk, com um utilizador específico e um conjunto específico de aplicações, bem definidas e controladas.

Este modo, de nome Assigned Access, pode ser aplicado a qualquer utilizador que esteja criado no Windows 8.

Por outro lado, existe uma funcionalidade no Windows XP e Windows Vista, de nome Steady State, que trata do seu problema de forma directa, podendo o utilizador criar um ponto de restauro que será aplicado a cada reboot da máquina.

O Windows 7 e o 8 não têm presentes esta funcionalidade, mas existe uma forma de o fazer com políticas de grupo e outras regras. Se for este o modo que pretente, pode ler neste artigo de um blog da Microsoft como o fazer:

[Respondido por Pedro Simões]


Um SSD é uma melhoria que valha a pena?

boa noite.

tenho um qosmio f60 118 com um disco hdd sata 300 de 640 Gb, mas estou interessado em comprar um ssd 250 Gb tipo:

KINGSTON SSD interno SSDNow V300 (SV300S37A/240G) – http://www.pixmania.pt/disco-rigido-ssd/kingston-ssd-interno-ssdnow-v300-sv300s37a-240g-240-gb/21109515-a.html?ectrans=1#CodePromo=oui&srcid=9376&merch=1

mas nao sei se é compativel com o meu pc ou se vou ter alguma melhoria.

podiam-me esclarecer por favor?

Resposta:

Caro Mário,

Sem dúvida que o disco que refere é compatível.

Irá ter uma melhoria significativa. Aliás, o upgrade de um disco mecânico HDD para um disco SSD é o melhor upgrade que deve ser feito.

Assim que o fizer, nem vai reconhecer o seu computador, pois parecerá “novo” dada a rapidez adicional como que fica.

É uma excelente opção que toma.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ler discos NTFS no Debian?

Tenho um disco externo Iomega formatado em NTFS e tenho dual-boot de Windows e Debian, no Windows o disco é montado automaticamente, mas no Debian não e nem mesmo clicando nele na barra esquerda do gestor de ficheiros ele é montado.

Queria por isso vos pedir ajuda a resolver este problema, que muito provavelmente não serei o único a quem acontece isto.

Obrigado.

Rúben Santos

Resposta:

Rúben

O formato NTFS não é suportado de forma nativa e directa no Debian. Esse é um filesystem Windows e pouco suportado no Linux.

A forma mais simples de colocar o seu disco a ser montado do arranque ou a ser acedido quando o ligar ao Debian é através da instalação de drivers específicos e mesmo assim não é garantido o acesso completo.

Muitos desses drivers permitem apenas a leitura e não a escrita neste filesystem.

Veja na página do site da Debian dedica ao NTFS a forma de o colocar a funcionar neste SO.

Depois de instalado um desses drivers, o acesso ao disco externo passará a ser possível.

Caso um deles não funcione, teste o seguinte até encontrar um que consiga usar sem problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Reavivar um netbook e copiar e colar com formatação no Android

Boas.

Gostaria de colocar duas questões, se possível:

1) Numa resposta anterior aqui no Consultório Pplware (que desde já agradeço a iniciativa), vocês aconselharam-me a ressuscitar o meu netbook antigo eee pc com Windows XP (intel Atom CPU N450 1,66GHz com 1GB de RAM), instalando o Windows 7.

Será que quando sair a nova atualização do Windows 8.1, que dizem ser mais leve e exigir menos recursos da máquina, não será melhor, ou ainda continua a ser muito pesado?

E o linux? Neste caso, seria melhor instalar de raíz ou instalar como máquina virtual, como o puppy, que ocupa só 160MB como vocês falaram? Dizem que o linux é simples, mas nunca experimentei e não percebo nada…

2) No Android é possível copiar para o clipboard apenas uma parte da página da web, com a mesma formatação? quando faço copy-paste apenas copia texto simples, sem a formatação da cor, boxes, etc…

Obrigada mais uma vez!

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

Respondendo às suas questões de forma isolada, até porque os temas são diferentes e bastante dispares.

1) Efectivamente recomendámos que desse uma nova vida ao seu netbook com a instalação do Windows 7, porque é o sistema operativo mais indicado para esse tipo de equipamento. O Windows 8.1 poderá ser uma alternativa, mas é aconselhável que veja se verifique se os requisitos se ajustam e de adequam. Do que vejo da descrição que faz os requisitos mínimos do Windows 8 estão presentes, mas mesmo à justa.

O Linux é uma outra alternativa que poderá usar, sendo preferível que coloque a sua máquina com os dois SO’s em paralelo, mudando apenas no boot.

2) A cópia de texto no Android, usando a ferramenta nativa do SO, é feita ao texto apenas, deixando de forma a formatação ou outros elementos que componham as páginas.

Por outro lado as aplicações apenas vão receber input de texto, pelo que não é necessário a transposição da formatação.

[Respondido por Pedro Simões]


Instalar um anti vírus num disco externo?

Boa Tarde,

Gostaria de saber se realmente é eficaz colocar um antivirus no disco externo? Se sim, quais as melhores opções?

Cumprimentos,

César Pinto

Resposta:

Olá César,

Um antivírus é um software que está interligado ao sistema operativo e que valida se os ficheiros que estão associados a esse SO.

Se a sua pergunta vai no sentido de saber da possibilidade de localizar a instalação desse software num disco externo, então a resposta é sim, mas isso acarretará algumas limitações.

Em primeiro lugar os tempos de leitura e escrita de um disco ligado por USB são significativamente menores que os discos ligados directamente ao sistema.

Em segundo lugar, ao optar por essa solução vai ter de ter o disco constantemente ligado ao PC e a funcionar.

Por fim, e se a ideia era ter uma versão móvel do antivírus para usar em qualquer máquina, lamentamos informar que não conhecemos nenhum que tenha essa particularidade e que para monitorizarem de forma efectiva os ficheiros necessitam de estar registados como software instalado e a ser executado de forma permanente.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version