Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como alargar uma rede wireless?
- Mudar de SO no Raspberry Pi sem reboot
- Problemas com voip Meo no Android
- Exportar imagens dos contactos do Gmail, é possível?
- Um iPhone com problemas depois de receber o iOS 7
- Onde estão os meus emails? Como os recuperar?
- Como ter acesso ao rádio do meu Android?
- Será que preciso de um telefone seguro?
- Como desproteger um ficheiro Excel?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Como alargar uma rede wireless?
boas. sou novo nestas andanças e tenho uma questao a colocar e nao sei bem se o irei fazer no local correcto, caso nao esteja desde ja as minhas desculpas.
ora aqui vai…
sou cliente meo e a rede wireless nao abrange toda a minha casa.
sabendo que os routers tp–link tl-wr841n podem ser utilizados como repeaters gostava de saber se me podem ajudar. ja testei varias solucoes e nenhuma delas resolve.
abraços.
Tiago
Resposta:
Olá Tiago,
A colocação de repetidores de sinal permite que uma rede sem fios seja alargada e que a sua pegada seja expandida, permitindo assim que se consiga ter rede em locais que antes não tinham.
A colocação de um repetidor de rede sem fios deve obedecer a algumas regras simples, dependendo da forma como recebe o sinal ou a rede.
Se pretender que o repetidor receba a rede da própria rede sem fios que irá expandir, então este deve ser colocado numa zona de fronteira, mas garantindo que a qualidade do sinal que recebe é suficientemente boa para poder aceder à rede. Lembre-se que todo o tráfego da nova zona da rede passará por aí.
Se por outro lado a chegada da rede é feita por cabo ou por power line então o cuidado na colocação do repetidor deverá ser feita para cobrir as zonas principais onde pretende ter rede.
Tipicamente a primeira situação é a mais vista e também a mais simples de tratar. Calculo que seja com esta que está a ter problemas.
O equipamento que refere é um router wireless e parece-me que é “bom demais” para o que pretende fazer, havendo no mercado soluções mais simples e mais económicas.
Os repetidores wireless apenas necessitam que exista corrente eléctrica, tipicamente uma qualquer tomada, e sinal da rede wireless que se quer alargar.
Um exemplo de repetidores com excelentes provas dadas são os que Aztech tem no mercado. Simples de usar e sem qualquer configuração especial.
Se preferir uma solução mais robusta, pode também ver as ofertas que a Aztech tem para transmissão de rede por powerline e com adaptadores que propagam o sinal da rede sem fios, sem a necessidade de qualquer equipamento adicional para tratar da rede sem fios.
[Respondido por Pedro Simões]
Mudar de SO no Raspberry Pi sem reboot
Boa noite!
Gostaria de saber se vcs conhecem algum comando no lxterminal do raspibian que faça sair do raspbian e emtrar e mudar para o raspbmc sem ter que dar reboot no raspberry pi?
Bruno
Resposta:
Bruno,
Uma vez que o raspbian e o raspbmc são dois sistemas operativos distintos, apesar de terem a mesma base, a única forma de alternar entre eles é mesmo só com um reiniciar do Raspberry Pi.
O que poderá fazer é agregar em apenas um deles o que realmente necessita. Ao ter o raspbmc com os pacotes do raspbian que necessita terá tudo num único sistema operativo, não tendo de reiniciar o Rapberry.
Por outro lado, se tiver um raspbian e nele instalar o XBMC, pode usar o seu Raspberry para as funções que necessita e quando precisar do XBMC só tem de o lançar.
[Respondido por Pedro Simões]
Problemas com voip Meo no Android
Gostaria da obter a vossa ajuda sobre a seguinte dificuldade que estou a ter na parametrização de um numero VOIP da MEO que activei, no smartphone Samsung Galaxy S Duos com android 4.0.4
– Tenho as definições configuradas na aplicação nativa do android 4.0.4, e consigo ligar para outro numero fixo ou telemóvel bem como receber chamadas, só que não tenho qualquer som (transmissão de voz).
Por outro lado tentei instalar e usar aplicações como o CSipsimple ou o Sipdroid e não consegui fazer qualquer chamada neste modelo.
Curiosamente com a aplicação CSipsimple, consigo utilizar e fazer chamadas bem como receber, na perfeição, num Samsung Gio com android 2.3, bem como num Sony Xperia com android 4.2.
Agradeço os vossos comentários pois já perdi horas e dinheiro em telefonemas, inclusive a ligar para várias linhas de apoio da MEO (passavam de serviço em serviço)e não me souberam dar um esclarecimento ou ajuda.
As minhas duvidas prendem-se com o simples facto de saber se este modelo e versão de software permitem ter este tipo de serviço (?),e se sim como configurá-lo correctamente. Também informo que tenho dois cartões (UZO e Vodafone).
Além disso consigo fazer chamadas por Internet nomeadamente com o Skype ou magicjack.
Muito obrigado
Agostinho Lopes
Resposta:
Caro Agostinho,
A maior dificuldade na utilização de VoIP nos smartphones, aquela que normalmente nos chega, é na sua configuração… ora, vejo que esse passo está mais que dominado.
Também uso VoIP do Sapo regularmente (deverá ser igual ao do Meo), e não tenho qualquer dificuldade na sua utilização num Galaxy S3, quer com a ROM original quer com uma CyanogenMod.
O problema só deverá ser inerente ao software nativo, ou a algo relacionado… onde será o fabricante o responsável.
Partindo do princípio que essa é a versão mais recente do sistema operativo, esse problema não terá solução a menos que tente instalar uma ROM oficial mais recente (mesmo que seja de outro país).
Para verificar se tem a versão mais recente, vá às definições aceca do sistema Android e verifique se tem a mais recente, em “Versão de banda base”: S7562XXBML1.
Se não tiver essa versão, recomendo vivamente a instalá-la. Para tal deverá:
-
ir ao site SamMobile.com, registar e pesquisar pelo modelo para fazer o download do respectivo firmware, mesmo que seja de outro país (terá de ser um país com o mesmo sistema GSM que Portugal, os países da UE servem)
-
passo opcional: se tiver root, faço um backup do IMEI, tal como explicado neste artigo: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/videolog-pplware-salvaguarde-o-imei-do-seu-android/
-
Se quiser garantir um backup do smartphone tal como está, será necessário fazer root e instalar uma aplicação como o Titanium Backup
-
Instalar a ROM, retirado do SamMobile, usado este procedimento: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/videolog-pplware-android-4-4-2-kitkat-oficial-para-galaxy-s4/
Se mesmo assim não resultar, experimente uma ROM CyanogenMod, no meu caso funciona extremamente bem com VoIP.
[Respondido por Hugo Cura]
Exportar imagens dos contactos do Gmail, é possível?
Boa tarde,
Venho por esta via expor o seguinte problema,
Há uns anos quando criei a minha conta gmail, dei-me ao trabalho de editar, colocar as fotos em cada um dos contactos.
Hoje, queria exportar os contactos com as fotos para poder mover para o Outlook.com, através da conta Exchange.
Há alguma forma/ programa que me permita fazer o download, das fotos dos contactos do Gmail?
Obrigado
Nuno Vieira
Resposta:
Nuno,
Existem vários threads nos fóruns da Google e do Gmail a perguntar como é possível exportar os contactos, de forma completa, incluindo as imagens associadas.
Infelizmente a resposta é similar em todas as questões e não é a mais simpática de ouvir.
Não é possível faze a exportação das imagens dos contactos no Gmail.
Assim, e por muito que nos custe dizer isto, terá de repetir todo o processo de forma manual após a transição dos contactos do Gmail para o Outlook.
[Respondido por Pedro Simões]
Um iPhone com problemas depois de receber o iOS 7
Exmo(a). Sr(a).
Em primeiro lugar as minhas desculpas se o que eu estou a pedir não está correto.
Todos os dias e a todas a horas visito o vosso site, não só é interessante como se pode aprender variadíssimas coisas.
E como sei que existe uma equipa bastante profissional como vocês, gostaria de propor uma pergunta.
Tenho um iPhone 4s, com a atualização do IOS7 o wifi e Bluetooth deixaram de funcionar, como já não tem garantia, gostava de saber se existe algum método de conseguir ter o Wifi de volta.
Mais uma vez peço desculpa.
Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Luis Cruz
Resposta:
Luis,
É estranha a situação que refere. Não é normal uma actualização do iOS ter o efeito que descreveu.
O que recomendamos, antes de mandar o seu iPhone para a reparação, é que faça alguns passos básicos para testar se algum deles consegue resolver o problema.
Em primeiro lugar, e antes de realizar qualquer alteração no seu iPhone, deve realizar a mais básica medida de salvaguarda. Falamos do famoso backup aos seus dados.
As instruções para a realização desse backup pode ser encontrada na secção “Faça backup para o iTunes e iCloud” do artigo que apresentamos abaixo:
Depois do backup, e esta é a primeira medida para tentar resolver o problema, deve fazer um um reset às configurações de rede do iPhone.
As instruções para este reset pode encontrar no artigo do Pplware que apresentamos abaixo, começando no ponto 3:
Se ainda assim o seu problema não ficar resolvido, existe uma última possibilidade que deve tentar.
Tente realizar um reset de fábrica, procurando que o iOS seja reinstalado. Para isso deve ligar o iPhone ao computador e realizar este passo dentro do iTunes.
Se ainda assim o problema se mantiver, a única solução é levar o seu iPhone a uma casa especializada para que seja visto pois o problema deverá ser mesmo de hardware.
[Respondido por Pedro Simões]
Onde estão os meus emails? Como os recuperar?
Pessoal,
estou com um grave problema. Hoje pela manhã fui abrir meu outlook 2010 em meu MAC Book e notei que todas as minhas contas de e-mail foram apagadas. Perdi todos os meus e-mail’s, pastas e etc..
Como pode acontecer isso?
Tem como recuperar?
Douglas
Resposta:
Douglas,
Não é normal as configurações de email desaparecerem de um software, mas não podemos deixar de referir que infelizmente acontece.
Não podemos atribuir uma causa ou razão para este desaparecimento pois não temos acesso à máquina e ao seu histórico.
No entanto existem duas formas de recuperar os seus dados. A primeira é recorrer aos backups que deverá fazer regularmente.
Com a utilização da time machine deverá conseguir recupera esses dados e essas configurações.
No caso de não ter esse backup, poderá sempre voltar a configurar as suas contas de forma manual. Se estive a usar o protocolo IMAP todas as contas vão estar exactamente da forma como estavam antes do seu problema.
Se por outro lado estava a usar POP3, então será muito difícil ter acesso às contas e aos dados.
[Respondido por Pedro Simões]
Como ter acesso ao rádio do meu Android?
Ola pplware,
Tenho um samsung galaxy w e recentemente mudei o firmware, do original 2.3.6 para uma versão do CyangenMod, neste caso Mod9 (4.0.4) apesar de haver outras versões mais recentes esta está mais estável que outras.
De origem vinha uma app de radio, que não precisa de net, o smartphone funcionava como um radio ou aparelhagem “normal” com os fones, mas na playstore não encontro algo assim, só radio online.
Conhecem alguma app que funcione com o sinal de radio?
Obrigado.
Paulo
Resposta:
Caro Paulo,
O rádio FM é algo que depende directamente do hardware e que precisa de uma aplicação capaz de comunicar com o hardware de uma forma muito específica.
Existe uma aplicação que foi criada para esse mesmo propósito, para quando é colocada uma ROM não oficial. Não é garantido que funcione, mas a probabilidade é elevada.
A aplicação chama-se Spirit FM e pode encontrar todos os detalhes aqui:
– http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1059296
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
Será que preciso de um telefone seguro?
Boas
Gostaria de saber se realmente compensa adquirir um CryptoPhone, é preciso os meus destinatários também terem um para que a comunicação seja encriptada?
Alguma operador tem algum CryptoPhone à venda ou se comprar um é adaptável a qualquer operadora.
João Pedrosa
Resposta:
João,
A utilização do CryptPhone de forma segura numa comunicação pressupõe que ambos os utilizadores utilizem esses equipamentos.
Desta forma, e assumindo que não vai conseguir que todos os seus contactos comprem equipamentos desses, não nos parece que seja útil a sua utilização.
Pondere se o que prende proteger compensa o valor que irá pagar pelo CryptoPhone. Não conseguirá essa proteção com software instalado no seu telefone?
Quanto à comercialização do CryptoPhone em Portugal, não temos conhecimento que nenhuma das operadoras nacionais o tenha na sua lista de ofertas.
[Respondido por Pedro Simões]
Como desproteger um ficheiro Excel?
Boa tarde
Tenho uma folha de excel com password, mas gostaria de retirar a password, apesar de saber a password já não existe mais necessidade de manter esta folha com password, mas não consigo encontrar o comando como retirar mesmo dentro da folha.
Agradecia a vossa ajuda.
Muito obrigado
Tiago Miguel Coelho
Resposta:
Caro Tiago,
Para desactivar a palavra-passe de acesso ao documento Excel deve:
-
Abrir o documento e introduzir a palavra-passe
-
Ir a Ficheiro > Proteger Livro > Encriptar com palavra-passe
-
Apagar a palavra-passe e premir OK
-
Feito
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.