Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Passar voz para texto num Windows, como fazer?

Boa tarde.
Eu tenho questão para o consultório, eu tenho a necessidade de escrever semanalmente varias paginas de texto o que se torna bastante cansativo e pouco produtivo, deste modo gostava de saber se há algum programa que converta a minha vez texto que seja bastante fiável para que possa usar no meu dia a dia.

Cumprimentos.

Roberto Sousa

Resposta:

Roberto,

Não existem muitos softwares capazes de realizar  tarefa a que se propõem, mas existe um que está consigo todos os dias e que é capaz de o fazer sem problemas.

Falo do Windows e do seu módulo de reconhecimento de voz, que qualquer utilizador pode configurar e usar sem problemas.

Toda a informação que necessita sobre o Reconhecimento de Voz pode ser encontrada no link abaixo:

Necessita também de o configurar no seu equipamento, mas essas instruções podem ser encontradas no link abaixo:

Fazemos notar que o Reconhecimento de Fala está apenas disponível em inglês, francês, espanhol, alemão, japonês, chinês simplificado e chinês tradicional, mas provavelmente conseguirá usá-lo para o que pretende, se usar o inglês.

[Respondido por Pedro Simões]


Expandir o sinal Wireless com 2 routers

Boas,

Tenho um Router Meo TThomson 784 e tenho um draytek 2800vg e o que pretendo é replicar o sinal por o resto da casa atraves do WDS que o draytek suporta.

Ja tentei algumas configuraçoes mas nao resolve…

Será que nao é compativel?

Obrigado

Ivo Gomes

Resposta:

Boas Ivo

As questões sobre WDS (Wireless Distribution System ) são sempre boas questões. Nós não temos nenhum draytek neste momento para testar..no entanto podemos dar-te algumas orientações para tentares desse lado. Então é assim:

  1. O draytek 2800vg deve ser configurado com o mesmo standard (ex. 802.11g) que está definido na rede do Meo Thomson 784  (em Wireless LAN >> General Setup)
  2. O draytek 2800vg deve estar no mesmo canal que o Meo Thomson 784  (em Wireless LAN >> General Setup)
  3. Deves configurar no draytek 2800vg o mesmo modo de segurança (ex. WEP, WPA PSK) – (em Wireless LAN >> Security Settings)

Tens aqui alguma informação adicional para tentares configurar. Como te disse, nós não conseguimos validar tais questões deste lado. Experimenta e se funcionar diz alguma coisa….se não funcionar, deixa nos comentários os “sintomas”.

Abraço

[Respondido por Pedro Pinto]


Correr Chrome OS num desktop!

Boa tarde.

Estou a testar o Chrome OS Vanilla e depois de criar a Pen USB tudo correu bem num portátil Toshiba.

Quanto quis tentar em dois desktops que tenho, um HP Compaq e um ASUS, nem sequer consegui que a pen fizesse boot.

Será propositado, já que este SO está direccionado para uma gama de portáteis?

Obrigado.

Cumprimentos,

António Pais

Resposta:

António,

O Chrome OS apesar de ter sido criado para portáteis corre também noutro tipo de computadores. Isto é de tal forma verdade que existem soluções desktop de alguns fabricantes a usar este SO.

O que penso estar a acontecer no seu caso é muito simples e tem uma solução rápida e nada complicada.

Sabe com certeza que para que um computador faça boot pela Pen USB é necessário que essa configuração esteja activa na BIOS dos mesmos.

A pergunta que lhe deixo é se essas máquinas têm essa opção activa, a de procurarem o SO primeiro nas portas USB e só depois aceder ao CD/DVD e depois ao disco.

Esta será possivelmente a solução para o seu problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas sérios com o iOS 7.0.3

Boas tardes pessoal do Pplware

Desde a versão 7.0.3 o meu iphpne 4 16gb

Crasha sempre que tento fechar as notificações. Quer em modo bloqueado quer o oposto. Talvez seria um bom bug a apresentar.

Abraços e bom trabalho

Danilo Ismael

Resposta:

Danilo,

Esse problema é estranho pois já tive em mãos vários iPhones 4 e 4S com a última versão e nenhum teve esse comportamento.

O que pode estar a acontecer é que houve um qualquer problema na instalação do iOS e por isso está com esse comportamento.

Antes de seguir qualquer um dos passos que indicámos deve realizar um backup ao seu iPhone através do iTunes.

No artigo que coloco abaixo tem as indicações de como fazer este backup, na zona “Faça backup para o iTunes e iCloud”.

Depois de realizado o backup, o que recomendamos é que faça um restauro de fábrica ao seu iPhone, usando o iTunes, e que depois o teste, para confirmar que o problema desapareceu.

Este restauro via iTunes vai reinstalar o iOS no seu iPhone, ficando este com uma instalação fresca e sem problemas.

O que terá de fazer de seguida é recolocar, também via iTunes, o backup que criou, ficando assim o telefone exactamente como estava antes de fazer o restauro.

Ao fazer estes procedimentos o seu iPhone deverá deixar de ter esse problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Omnia Pro – O que fazer a esta relíquia!

Boa tarde, amigos.

Tenho um telemóvel Samsung GT-B7610 (Omnia pro) equipado com o SO Windows 6.1. Este SO foi descontinuado, o que faz do meu smartphone pouco menos que uma peça de museu.

Pergunto: há alguma possibilidade de lhe alterar o SO, ou será melhor começar a olhar para ele com nostalgia?

Obrigado

José Moreira

Resposta:

José,

Esse equipamento, bem como os restantes da linha Omnia, vieram abrir ainda mais o caminho para o que são hoje os smartphones.

Infelizmente, e como qualquer aparelho electrónico, não são imunes ao tempo e acabam por ficar ultrapassados.

A questão que nos coloca tem uma resposta que infelizmente não deveria ser a esperada.

Não parece provável que alguém tenha tratado de fazer a exportação de outro qualquer sistema operativo mais recente para o Omnia Pro.

A questão pode até nem estar na capacidade dele suportar ou não o que lhe fosse exigido, mas sim na inexistência de drivers para comunicação entre o SO e o Hardware.

Por esta razão o que tem em mãos é uma peça para um museu pessoal e aconselhamos a procurar no que o mercado tem hoje para oferecer por uma alternativa, se for essa a sua necessidade.

[Respondido por Pedro Simões]


Surface ou iPad, e porquê?

Bom dia,

Gostaria de saber a V/ opinião em relação ao Surface e ao iPad?

Obrigado!

Cumprimentos,

António José Araújo

Resposta:

António

Tudo depende do que necessita. O Surface é uma máquina equipada com Windows, logo tem uma plataforma que abraça uma série de aplicações que somente correm em Windows, digamos que é um portátil mascarado de tablet.. Além disso, oferece um ambiente para correr o MS Office, uma suite que todos conhecem e usam.

Tem relativa capacidade de armazenamento mas traz portas de expansão que podem colmatar esse problema. Além disso, o Surface oferece serviços como o Skype, Skydrive, etc..

Em termos de tablet em si, é um pouco pesado e ainda precisa de um sistema melhor afinado, pois a mobilidade exige alguns requisitos, que o Windows 8 e 8.1 ainda não conseguem.

O iPad é um tablet na sua verdadeira ascensão. É mais leve que o Surface, traz um ecossistema mais fechado, contudo mais seguro, que o Surface, permite instalar mais aplicações que as disponíveis no Windows e talhadas para a mobilidade.

Tem uma suite de produção, o iWork, que, embora sendo de muita qualidade, não está à altura do MS Office. No entanto o que fará mais falta é mesmo o Excel, onde o Numbers não consegue se aproximar. Quanto ao Powerpoint ou Word, tanto o Keynote como o Pages estão bastante próximos, em termos de utilização “quotidiana”.

O iPad é mais móvel, é mais pratico de usar, e actualmente muito poderoso. O iPad tem mais autonomia e mais serviços a gravitar tanto para o segmento profissional como doméstico/lúdico.

Mas Windows é Windows e pode haver da parte do António uma necessidade mais definida para o sistema operativo da Microsoft. Se não for o caso, fica muito melhor servido com o iPad, então se for o iPad Air… é top!

[Respondido por Vitor Martins]


Recuperar uma app de um Nokia Belle

Boa noite
Como seguidor assíduo das V publicações , que me têm sido bastante útil, inclusive já V recomendei a amigos em Africa.

Venho por este meio ,solicitar uma possível ajuda da V. parte

Tinha instalado no meu Nokia N8 um contador de dados, que me era útil , mas após reinstalar o SO Belle perdi o aplicativo e não me recordo do nome nem onde o fui descarregar.

Andei na net e vi uma foto igual à que eu tinha e que junto em anexo.

Será que conseguem encontrar o app e informar-me

Grato pela atenção

Melhores cumprimentos

José Carneiro

Resposta:

José,

Do que pude apurar numa rápida pesquisa na Internet, essa app que procura, o contador de dados, chama-se Mobile Data Tracker e é um widget nativo do Nokia Belle.

Pode colocá-lo directamente na zona de ambiente do seu telefone acedendo à zona de widgets e escolhendo-o.

Caso ainda assim ele não apareça na zona de widgets do Belle, o que não será normal, pode sempre descarregá-lo deste link.

[Respondido por Pedro Simões]


Uma recuperação complicada de um Windows 7

Boas, o meu Windows quebrou!!

Ou seja não conseguia arrancar, mesmo com a indicação de ponto de restauro não deu, acabei seguindo as instruções do assistente da marca que vem com o pc e tive que fazer um restore de fabrica, gravei num cd 4 gb de dados e segui as instruções e consegui voltar a ter o windows 7 x64, mas agora ao ir aos dados do recovery manager que estavam no cd sobe a forma de wmi ficheiros transferi-os para o pc mas não estou a conseguir fazer nada com eles…

Ou seja estou no inicio como se tivesse comprado o pc agora, solução para não instalar tudo o que instalei nestes 4 anos outra vez….

Atentamente,

Jorge Augusto

Resposta:

José,

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que fez uma excelente escolha ao fazer um backup dos seus dados antes de repor o seu sistema.

Na maior parte das situações os utilizadores apenas se lembram desse passo depois de o sistema ter sido apagado.

Pela descrição do problema que enviou entendi que o seu portátil será um HP e que terá usado o software que o acompanha, o recovery manager.

Esse não é um software que tenha alguma vez usado e por isso não vou poder dar uma ajuda precisa.

No entanto, e depois de alguma pesquisa na Internet, encontrei o manual da aplicação, que pode ver no link abaixo:

Encontrei também um excelente guia, da própria HP, que poderá usar para fazer o restauro dos seus dados. Veja no link abaixo:

Siga os passos descritos e use a opção de recuperação a partir de um cd/dvd.

Do que li não deve aceder aos ficheiros dentro do Windows mas sim fazer boot do CD e depois seguir os passos que forem indicados.

Tenha apenas em atenção que fez um backup dos seus dados de uma instalação do Windows que apresentava problemas. Poderão voltar a surgir problemas se fizer um restauro total do Windows e não apenas dos seus dados pessoais.

De qualquer modo, e porque tem consigo o backup, poderá repetir este processo de recuperação tantas vezes quantas queira até acertar com o restauro mais aproximado do ideal.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version