Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Actualizar tablet com Android original!

Boas Pplware

Tenho um tablet Storex eZee tab 1004 e ele tem Android 4.1 e eu gostava de atualizar para o 4.2 com software original da Storex.

Como posso fazer isso?

Pedro Fonseca

Resposta:

Caro Pedro,

No Android, cada actualização necessita de ser trabalhada e preparada para o dispositivo onde vai funcionar. Isso exige que a marca o faça, pegando no código original da Google e adicionando o que for necessário para que funcione correctamente.

No caso, a marca Storex ainda não o fez e, sinceramente, não é expectável que o venha a fazer (é apenas uma opinião pessoal).

Pode ir verificando periodicamente, neste link, se surge algum download para o modelo do seu tablet.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde anda o ficheiro em falta?

Boa tarde,

Ao abrir determinados programas, como o notepad ++, surge um erro de sistema, relacionado com o ficheiro MSVCP100.dll, em que consiste este erro? Como resolvê-lo?

Segundo me disserem estava relacionado com o microsoft visual c++, já reinstalei e continua na mesma.

Se me puderem ajudar…

Tiago Garcias

Resposta:

Tiago,

O ficheiro que está a originar o alarme pertence ao Visual C++ Redistributable Package 2010 para sistemas de 32 bits.

A forma mais simples de detectar o problema é aceder à pasta C:\windows\system32 e verifica que o mesmo está em falta.

A forma mais simples de resolver o problema é através da instalação do software onde o ficheiro pertence.

A Microsoft disponibiliza o pacote completo para instalação e o mesmo pode ser encontrado aqui.

Aconselhamos que verifique novamente na pasta C:\windows\system32 que o ficheiro já lá está.

Depois disso os problemas devem ter desaparecido e todas as aplicações que apresentavam esse problema devem funcionar perfeitamente.

[Respondido por Pedro Simões]


O que se passa com o meu Galaxy Ace?

Boa tarde a todos.

Estou com um problema no meu Galaxy Ace. Sempre que instalo uma app, esta fica guardada na memória do telemóvel, e não no cartão de memória… Algumas dão para transferir, mas outras não o permitem fazer (como a GDrive, ou o AVG).

Alguém sabe se há alguma forma (talvez até uma app) de transferir as aplicações para o cartão de memória?

Obrigado.

Nuno Montenegro

Resposta:

Caro Nuno,

Digamos que isso não é um problema no smartphone, é apenas uma característica.

Na verdade, as aplicações que se “movem para o SD” não são movidas integralmente mas apenas parcialmente. Isso significa que a aplicação é instalada na memória interna e há uma parte que pode ser deslocada para o cartão SD (na partição principal FAT32).

Para mover realmente as aplicações para o cartão SD, precisa de reparticionar o cartão e ter uma partição FAT32 (como já tem) e uma outra, formatada em EXT2.

Depois o sistema precisa de um script que lhe indique o local de instalação de novas aplicações, bem como a necessidade de mover as já existentes.

Esse procedimento nem sempre é bem sucedido, mas a forma mais simples de o tentar fazer é utilizando a aplicação Link2SD, disponível na Play Store (que para funcionar devidamente necessita de permissões de acesso root; se não tem essas permissões, basta fazer uma pequena pesquisa no fórum XDA-developers).

Poderá ver uma descrição mais detalhada no processo nesta edição do Consultório Pplware, na questão “Melhorar o Optimus Barcelona”.

[Respondido por Hugo Cura]


Vale a pena comprar um SSD?

Boa tarde,

Estou a pensar comprar um disco SSD para o meu toshiba A300-276 mas tenho duvidas se o portátil suporta este tipo de disco, visto que o portátil já tem alguns anos,já pesquisei no google mas não encontro nada em concreto.

Agradecia a vossa ajuda.

Miguel

Resposta:

Caro Miguel,

Para se certificar se o computador suporta ou não um disco SSD, há um pormenor determinante: ter interface SATA.

Depois, o pormenor seguinte (não determinante mas preferível), é que se trate de SATA 3, com largura de banda de 6Gbit/s.

Os discos SSD, geralmente, necessitam de uma largura de banda de 6Gbit/s para que dêem o seu desempenho máximo. De uma forma mais prática, supondo que o disco tem uma velocidade de leitura de 500MB/s, uma largura de banda de 3Gbit/s conseguirá apenas cerca de 280MB/s. Isso não é, de todo, um problema grave, pois a maior vantagem dos discos SSD é o tempo de acesso. Posso acrescentar que tive um SSD num desktop com Sata 2 durante vários meses, e sempre trabalhou devidamente.

Concretamente, para esse computador, suponho que tenho o chipset Intel GM965 Express Chipset e o southbridge ICH8-ME. Para se certificar se são mesmo esses, deverá correr o software CPU-Z (download aqui) e verificar, no separador Mainboard, se o southbridge é o que indiquei.

Se sim, então é Sata 2.

[Respondido por Hugo Cura]


Controlo apertado do acesso à Internet

Boa tarde,

Eu não sei se posso perguntar aqui isto, ou se já há algum “post” que vocês tenham feito sobre isto, mas eu não encontro.

É assim, eu tenho um café e a minha casa é por cima dele, tenho a Internet da Meo, o modem Thomsom, eu queria partilhar a Internet com os clientes, só que queria restringi-los só a pesquisa, facebook, e por aí, ou seja, não queria que eles se pusessem a sacar filmes, jogos e por aí em diante porque se não, põem me a net muito lenta, será que me podem ajudar?

Desculpem se estou a fazer algo de errado, desde já.

Obrigada pelo fantástico site que aqui têm 🙂

Patrícia Manso

Resposta:

Olá Patricia,

Temos todo o gosto em responder à sua questão. 🙂

Bem, no caso de apenas possuir um Thomson, não consegue implementar a solução que pretende pois o router não tem funcionalidades para tal.

O mais fácil mesmo é alertar os clientes para essa questão e mudar a password talvez diariamente para que, sempre que necessitem, lhe perguntem qual a nova password de acesso.

Aquilo que gostaria de fazer é passível de ser implementado, mas implica soluções mais profissionais, que muita das vezes até são pagas.

Temos por exemplo aqui uma solução com recurso a um proxy https://pplware.sapo.pt/linux/limitar-o-acesso-a-internet-com-o-clearos/

Espero ter ajudado

[Respondido por Pedro Pinto]


Nexus 7 ou iPad Mini?

Olá, amigos.

Desculpem, mas não sei se estou a dirigir-me ao local certo, no entanto, sei que não me deixarão “na mão”.

Um filho meu entusiasmou-me a comprar um tablet. Traçou grandes elogios ao iPad-mini que por acaso, tinha comprado para a filha – minha neta.

Só que, como eu já cá ando há alguns anos, decidi aconselhar-me com quem, de certeza, sabe mais do que esse meu filho: Assim, eis as minha dúvidas (o preço não deve ser considerado):

  • iPad mini, ou Nexus 7 (pessoalmente, sinto-me mais inclinado para o Nexus 7)?
  • Vale a pena esperar pelo novo Nexux 7, considerando ad deficiências que têm vindo a lume?
  • Ou será preferível comprar o actual Nexus 7 e, posteriormente, fazer o upgrade para Jelly Bean 4.3?
  • Ou, finalmente, será preferível optar pelo iPad mini?

Os meus agradecimentos antecipados.

José Moreira

Resposta:

José,

Essa é uma pergunta difícil de com várias respostas. Só dentro da equipa do Pplware teria várias respostas e todas elas diferentes…

Mas vou dar-lhe a que me parece mais lógica e que provavelmente não seria a esperada!

Ambos os equipamentos são excelente e gerantem uma experiência de utilização fantástica.

No entanto e porque não esclarece qual a função a dar-lhe, aconselhamos que experimente cada um deles, para ver o que mais se adequea não apenas à função, mas também à usabilidade.

Teste a fundo o iPad Mini, já que deve ter acesso a ele, e tente testar o Nexus, numa qualquer grande superficie.

Atente não apenas à qualidade de construção, mas principalmente ao sistema operativo.

A referência que faz aos problemas do novo Nexus 7 não deve ser considerada. A Google está já a trabalhar na sua resolução e quando este chegar a Portugal não vai existir de certeza.

E sim, a comprar o Nexus, aconselhamos o novo. Mas o mesmo se passa com o iPad Mini. Fala-se que está para chegar o iPad Mini com ecrã retina e outras melhorias.

Em resumo, ambas as máquinas são excelentes e têm a garantia de virem de duas grandes marcas. Ambas vão garantir actualizações de software por bastante tempo.

Em resumo, experimente e teste a fundo ambas as máquinas e tome a sua decisão de forma sustentada.

O hardware parece pesar para o lado do Nexus, mas o iPad tem muito para oferecer, mesmo sendo mais “fraco”.

[Respondido por Pedro Simões]


Portátil não arranca!

Permitam-me reportar o que me aconteceu e se o seguinte problema já foi reportado.

Adquiri em Janeiro 2013 o portátil Samsumg Series 5 ULTRA NP530U4C-S05PT.

Acontece que na ultima 6ªfeira e de ter estado a funcionar corretamente durante o dia e tendo feito o respetivo encerramento, ao voltar a ligá-lo durante a noite, o mesmo já não ligava, ou seja, ao carregar na tecla de on/off ele iniciava ao mostrar a imagem samsung e desligava de repente, fazendo sempre este procedimento ciclicamente.

Dirigi-me à assitência reconhecida da Samsung em Benfica e reportaram que o problema se deveu ao um erro das partições do windows, as quais não permitia o seu correto iniciar do sistema.

Confesso que fiquei um pouco admirado, mas se for isso haverá alguma coisa que possa ter causado isto de forma a me precaver no futuro?

Ainda pensei que tivesse sido um pico de corrente e que tivesse danificado a motherboard e o disco.

Obrigado e um abraço pelo excelente trabalho que prestam à comunidade

Rui Marques

Resposta:

Caro Rui,

O que descreve parece ter sido um mero acaso, que infelizmente incluiu algum azar.

Excluindo a possibilidade de ter andado a fazer algum tipo de alterações nas partições (tem a certeza que não alterou nada?!), algo “aleatório” deverá ter corrompido determinado local do disco e isso afectou o arranque correcto do sistema.

Não sei qual foi o resultado do RMA que efectuou (suponho), mas é bem possível que nem tivesse sido necessário substituir o disco rígido.

[Respondido por Hugo Cura]


Falta de precisão no Excel!

Bom dia a todos

Tenho uma dúvida no Excel que já não é a primeira vez que me acontece mas que decidi se saber como resolver.

Vejamos:

Tenho um produto que após alguns cálculos fica com um um preço 7,481013€. Arredondado pelo Excel com o formato “Moeda” ou “Contabilidade”, fica 7,48€ Até aqui tudo bem.

Mas passando este numero arredondado para a facturação (com apenas duas casas decimais) o valor final e total não é igual, quando comparo o valor final da fatura com o calculo feito em excel.

Em Excel o total para 1750 unidades fica: 13 091,77€
Na factura o tal para 1750 fica: 13 090,00€

Como formatar a célula no Excel para que isto não aconteça? Qual a formula que devo usar em vez do simples A1 x A2?

Com os melhores cumprimentos

Francisco Cabral

Resposta:

Caro Francisco,

Há cálculos aí pelo meio que estão a deitar fora precisão existente no número antes de o multiplicar pelas 1750 unidades.

Se remover a formatação para 2 casas decimais o resultado final já aparece correcto?

Neste link poderá encontrar uma secção chamada “Correcting Precision Errors”. A função ABS() permite devolver o valor absoluto do cálculo, em vez de um número arredondado que pode estar a ser admitido pela multiplicação (ou outro cálculo anterior).

Poderá ainda desactivar a opção “Set precision as displayed”, que suspeito que poderá ser esse o problema.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version