Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana é particularmente rica no nosso consultório. É de todas a que mais questões traz mais questões, muitas delas interessantes e provavelmente comuns a muitos dos nossos leitores.

Vamos então apresentar a lista de temas apresentados e as respectivas respostas. Vejam abaixo se alguma delas é vossa e se as podem complementar com a vossa opinião e visão.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Diagrama de rede

Bom dia

Preciso de um software grátis para windows, que efectue o desenho gráfico da minha rede, preferencialmente, indicando as velocidades de cada troço.

Alguém conhece ?

Obrigado

Rui

Resposta:

Olá Rui,

De acordo com a tua questão fiquei na duvida se precisas de um software que faça o mapeamento da tua rede ou um software para desenhares a tua rede. No caso de precisares de um programa para “desenhar” a tua rede, o mais popular é o Visio…não é gratuito mas para mim é o melhor. Como alternativa gratuita tens o Dia.

Caso necessites de um software para mapear a tua rede, e tendo em conta os requisitos que indicas, pessoalmente desconheço de uma solução para isso. Talvez o software The Dude – ver aqui possa ir ao encontro do que pretendes.

[Respondido por Pedro Pinto]


Terei estragado a minha board?

Boa tarde pplware,

A minha board ROG Maximus V Gene está com um problema. Coloquei o Water Cooler que depressa retirei pois em vez de arrefecer aqueceu-me a board desde enquanto deparo-me com o seguinte problema:

No monitor na bios onde tem a temperatura, o cpu marca sempre os 90º/100ºC, no entanto, tenho um controlador de FANS instalado com termómetros que nunca passa dos 35ºC.

Será possível, devido ao aquecimento provocado pelo Water Cooler os termómetros terem ficado danificado?

Além disso, a minha entrada de memória ram DIM3 e DIM4 também deixaram de funcionar mas pelo que li na internet é um problema que já aconteceu a várias pessoas.

Haverá solução para isto? Já fiz reset chmos e não resultou.

Daniel Fernandes

Resposta:

Caro Daniel,

Relativamente às temperaturas do CPU, nenhum termómetro será capaz de medir com a mesma precisão que têm os sensores internos.

Por norma existe um sensor para cada núcleo (core) e um “geral”. É conveniente guiar-se pelos sensores dos núcleos, pois são esses que estão limitados pelo “T junction”, que é um parâmetro de fábrica do CPU e um limite físico de funcionamento. Para isso pode utilizar, por exemplo, o CoreTemp: http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Poderá haver algum de muito errado com o watercooling que instalou. Um ponto determinante, e que tem de ser feito cuidadosamente e com o mínimo conhecimento, é a aplicação da pasta térmica. Deve certificar-se que tudo está colocado da forma correcta e conveniente.

Quanto aos slots DIMM danificados, deverá ser um problema de hardware.No entanto, nunca é demais procurar por uma actualização da BIOS, se houver.

[Respondido por Hugo Cura]


Problemas com o IE 10 e a publicidade!

Boas,

Já procurei no vosso site informações acerca do melhor antivírus ou programas com as mesmas finalidades para poder controlar a minha ligação com a internet.

Depois de várias tentativas não consigo impedir que o internet explorer abra a irritante publicidade..

Desde programas para melhorar a firewall até antivírus, ainda mesmo o bloqueio dos respectivos sites não têm resultado.

Inicialmente começou no firefox, tendo mesmo vindo a desinstalar, onde posteriormente instalei o opera como sugestão do vosso site.

Torna-se absurdo querer reaizar alguma tarefa o IE a abrir constantemente.
(informações – IE10 )

Cumprimentos,

Ricardo Almeida

Resposta:

Ricardo,

O seu problema não estará numa qualquer aplicação ou barra que tenha instalada no browser?

Muitas vezes ao instar certas aplicações somos presenteados com certas aplicações que nos raptam o browser e fazem com que estes tenham o comportamento que descreve.

O que recomendamos é que use uma aplicação como Browser Cleaner para remover essas barras e outro “lixo” que possa estar agarrado aos seus browsers.

Consulte o nosso artigo da avaliação do Browser Cleaner neste endereço:

[Respondido por Pedro Simões]


É este um bom portátil?

Bem, independentemente de este ser o segundo e-mail, sem resposta do primeiro, precisava mesmo de lhe perguntar isto.

Estive a fazer uma pequena pesquisa na worten online e encontrei este portatil:

http://www.worten.pt/store/portatil-15-6-toshiba-l850-1v7-intel-i7-3630qm.html

Valerá o preço que esta e é realmente bom?

Obrigado

Resposta:

Alexandre,

Sem que nos refira a utilização que pretende dar a essa máquina torna-se difícil dar-lhe uma opinião fundamentada.

De qualquer modo, e atendendo às características que a máquina apresenta, parece ser um bom PC de gama média.

O processador i7 é um boa escolha e a memória, apesar de poder ser um pouco reduzida, está nos padrões mínimos aceitáveis.

Se não pretende uma máquina para grandes trabalhos de processamentos esta é uma boa escolha. Mesmo assim, com pequenos retoques (memória principalmente) esta máquina pode dar bastante mais.

[Respondido por Pedro Simões]


Criar um servidor de VPN!

Por motivos um pouco complexos tenho de ter o meu NAS caseiro com o windows 7 instalado, por minha opção preferia uma distribuição de linux mas não posso..

Dito isto, quero aproveitar alguns hotspots sem protecção mas quero usar VPN e para isso sem pagar penso que a única opção é montar eu um servidor VPN no meu NAS.

Qual é o servidor VPN leve e funcional que aconcelham?

Obrigado

Joaquim Santos

Resposta:

Joaquim,

A tarefa que tem em mãos é extremamente simples de fazer e sem qualquer software adicional que não o próprio Windows 7.

Basta que na janela das ligações aceda ao menu File e escolha a opção New Incoming Connection e que siga os passos pedidos.

Depois disso só tem que configurar o acesso VPN e aceder à sua máquina.

Dito desta forma é extremamente simples, mas existem alguns problemas bem complicados que podem ser de difícil resolução.

Em primeiro lugar esta configuração garante-lhe pouca segurança pois vai ligar-se a pontos de acesso e redes que não lhe oferecem qualquer segurança.

Por outro lado vai ter problemas ao saber qual o endereço IP a que se deve ligar, uma vez que vai ter vários pontos de acesso.

Por fim tem ainda a incerteza se o router onde a ligação à internet vai ser feita tem suporte para VPN ou se sequer está activa.

Teste, mas a garantia de sucesso é zero!

[Respondido por Pedro Simões]


Como saber o caminho para uma aplicação?

Bom dia

Desde o vosso artigo falando do programador de tarefas do Windows que o uso semanalmente para usar programas cloud para PC, para ter tudo guardado, pois prefiro que não seja sincronizado automaticamente para não perder nada caso me engane.

Mas há dois programas que não consigo iniciar, porque não encontro o caminho para iniciar o programa. São eles: o que copy (serviço da nuvem) e o music manager (Google music).

Existe alguma alguma forma?

Obrigada

Diana de Moura Gonçalves

Resposta:

Diana, A forma mais simples de encontrar o caminho para uma aplicação que esteja a correr no seu Windows é através do Gestor de Tarefas.

No separador Processos deve procurar a aplicação pretendida, que no caso do Music Manager é MusicManager.exe, e depois abrir o menor de contexto e escolher a opção Abrir localização de Ficheiro.

Será aberta uma nova janela com a aplicação seleccionada e encontrará aí o caminho para a mesma.

Music Manager: C:\Users\<nome_utilizador>\AppData\Local\Programs\Google\MusicManager Copy: C:\Users\<nome_utilizador>\AppData\Roaming\Copy\CopyAgent.exe

Deve mudar o <nome_utilizador> para o nome do seu utilizador.

[Respondido por Pedro Simões]


Backups do Outlook.com, como?

Bom dia

Desde que surgiu o outlook.com tenho usado cada vez mais a plataforma web para aceder ao meu email pois as pastas e regras funcionam de forma muito transparente e rápida. Deixei por isso de usar o Microsoft Outlook.

No entanto, e os backups? Existe alguma forma de fazer backup online ou algum programa que faça o backup para um ficheiro único que posso fazer restore?

No gmail (para a minha outra conta de e-mail) encontrei um programa antigo que é o Gmail backup. Existe algum melhor?

O Thunderbird faz esse backup rápido? Ou é melhor usar mesmo o office Outlook?

Uso o programador de tarefas do Windows e gostava de semanalmente fazer backups automáticos das 2 contas.

Obrigada

Diana de Moura Gonçalves

Resposta:

Diana,

Uma das vantagens de usar um serviço de email alojado na Web é que deixamos de ter de nos preocupar com os backups e outras tarefas de gestão.

A única situação em que vejo que poderia necessitar de aceder a esses backups é no caso de eliminar inadvertidamente uma mensagem, mas até nesse caso estes serviço garantem que o lixo é eliminado apenas ao fim de alguns dias.

Mas para responder à sua questão, existem algumas ferramentas e formas de garantir backups dos seus emails alojados no Outlook.com.

Uma das aplicações que pode usar para fazer essas cópias de forma directa é o MailStore Home, que pode ser encontrado no seguinte artigo do Pplware:

Uma segunda hipótese é descarregar as mensagens para o Outlook e depois fazer backup com, por exemplo, o Backup My Mail que pode ser encontrado no seguinte artigo do Pplware:

[Respondido por Pedro Simões]


Quero o Chrome a falar o meu Português!

Boa Tarde,

Penso que esta é uma dúvida bastante pertinente e que, pessoalmente já me está a irritar um bocado. Eu gostava de saber se é possível atualizar as opções do verificador ortográfico, no meu caso do Google Chrome, de acordo com o novo acordo ortográfico.

Obrigado e boas férias ^^

Malik Piarali

Resposta:

Malik,

Uma vez que o dicionário da Google ainda não fez a mudança para o novo acordo ortográfico, e esse dicionário é apenas controlado por eles, vamos ter de usar ainda no formato pré acordo.

Neste momento não existe nada a fazer se não esperar que a Google tome a decisão de abraçar o PT pós acordo.

[Respondido por Pedro Simões]


E onde andam as aplicações Google no Android?

Hoje tentei actualizar o meu samsung galaxy si9000. Até aqui tudo bem, mas eu não fiz o backup de nada, porque não tinha nada de importante no smartphone, a minha surpresa foi ao ligar e reparar que não tinha a play store.

Existe alguma forma de voltar atrás?

Agradeço desde já a quem me ajudar.

Cumprimentos.

Jorge

Resposta:

Jorge,

Supondo que se trata de uma actualização não oficial, de uma qualquer ROM, é necessário instalar o pack google apps.

Isso costuma estar nas instruções da instalação da ROM.

No link abaixo pode encontrar os packages .zip para cada uma das versões:

[Respondido por Hugo Cura]


Como mudar o local das copias de segurança do Windows?

Ex.mos(as)

Ao tentar fazer uma cópia de segurança como aconselham todas os computadores,julguei que o próprio computador a guardava dentro do próprio sistema, então iniciei o guardar, a maquina ia pedindo um CD de gravação, mas como não o tenho fui clicando sempre para continuar.

A maquina foi guardar em: TOOLS,e agora está sempre a informar-me que o espaço é insuficiente.

POR FAVOR ME AJUDEM O QUE DEVO FAZER

Rui Pinto

Resposta:

Rui,

É muito importante tomar a devida atenção ao executar procedimentos de configuração num sistema. Não podemos simplesmente carregar em Seguinte sem lermos o que estamos a definir ou a configurar para que situações como a que descreve não aconteçam.

No entanto a solução para esse problema é extremamente simples. Basta que siga as instruções que a Microsoft disponibiliza na página de ajuda e que defina um novo local para serem guardadas essas cópias de segurança:

[Respondido por Pedro Simões]


O meu Word está estranho!

Bom dia,

Instalei o Word 2013 e quando escrevo um novo documento e tento gravar pela primeira vez, não surge logo como título sugerido com as primeiras palavras do documento, o que facilitava pois na maioria das vezes era esse mesmo o título que eu pretendia.

Já me tinha acontecido duas vezes no word 2010 e tive que reinstalar e ficou bem. Será que existe alguma forma de alterar esta configuração facilmente ou terei que reinstalar também este word.

Tenho um plugin do Word da Acer (acer cloud) e suspeito que possa ser daí, mas se houvesse uma forma mais fácil de repor essa configuração, era bem melhor. Nas definições do Word não encontrei nada.

Obrigada

Diana de Moura Gonçalves

Resposta:

Diana,

O seu problema provavelmente está no ficheiro de template do Word. Ao serem feitas alterações nesse ficheiro elas vão ser aplicadas a todos os que criar de seguida.

O que propomos que realize para resolver esse problema passa por renomear esse ficheiro Normal.dot para qualquer outra coisa ou que o mova para fora da pasta onde ele está.

A sua localização é:

C:\Users\<nome_utilizador>\AppData\Roaming\Microsoft\Templates

Ao remover esse ficheiro o Word irá criar um novo, usando as suas definições standard e terá novamente a possibilidade de criar o nome do seu ficheiro Word com base na primeira linha do documento.

[Respondido por Pedro Simões]


O que consigo fazer num Surface RT?

Bom dia,

Sou um leitor assíduo do pplware e depois de ler a noticía de que o Surface está com um desconto de 60%, lembrei que poderia ser uma boa solução para um projeto.
No entanto, fiquei com uma dúvida e gostaria de saber se me podem ajudar a esclarecer.

Será possível instalar o xampp e o limesurvey e usar para preencher os questionários como localhost sem necessitar de internet, uma vez que é o Windows RT?

Já agora, o Access funciona no Windows RT?

Poderia ser utilizado como alternativa o Raspberry Pi?

Desde já, fica o meu agradecimento.

Paulo Oliveira

Resposta:

Paulo,

Acho que está a querer pedir demais de um Surface, que eu assumo que seja o RT. O Surface RT é um tablet e deve ser encarado como tal e não como um computador “normal”.

Note que a versão do Windows que acompanha o Surface RT é diferente da versão que corre no seu portátil. É uma versão especialmente criada para processadores ARM e que tem algumas limitações face ao software que permite que seja executado.

A limitação não é do SO mas sim da aplicação, que foi criada para processadores x86 ou x64. Se os criadores das aplicações as alterarem para ARM estas vão correr sem probleams no Windows RT. Respondendo às suas perguntas concretas, infelizmente não é possível correr o xampp no RT. O que proponho é que use uma qualquer máquina mais antiga para correr um servidor web e assim fazer esse preenchimento dentro da sua rede local de casa.

Quanto ao Access, infelizmente a Microsoft não o converteu para o Windows RT e o Office que acompanha este tablet tem apenas o Word 2013 RT, Excel 2013 RT, PowerPoint 2013 RT e OneNote 2013 RT, concebidas para tablets. O novo Windows 8.1 vai ainda trazer o Outlook.

Quanto ao usar o Surface como alternativa para o Raspberry Pi esta é uma pergunta com uma resposta que depende de si. Qual o propósito que dá ao RaspBerry Pi? Se é como Media Center então a resposta é não. Se o pretende usar para outros fins poderá ser que possa ser uma alternativa. Tudo depende, repito, do propósito que lhe pretende dar.

[Respondido por Pedro Simões]


O que podem ver as extensões do Chrome?

Boa noite,

Pedia se fosse possível esclarecerem-me em relação algumas questões relacionadas com as extensões do google chrome.

1ª- Quando se instala uma extensão e nos é dito nas permissões que é possível aceder aos dados de determinados sites, como facebook, email ou outros, que tipo de acesso é esse? Têm acesso a que tipo de dados?

2º- Estando a extensão desactivada já não tem acesso a esses dados ou será mesmo necessário desinstalar a extensão?

Agradeço desde já a ajuda e continuação do excelente trabalho.

João Almeida

Resposta:

João,

Uma extensão ao ter acesso aos dados de determinados sites são apenas dados de navegação e não dados pessoais.

Sempre que outros dados mais sensíveis não necessários tens de autorizar essa aplicação/serviço no FB, Gmail ou noutro local.

Vou dar-te um exemplo prático. A extensão Pplware para o Chrome apenas verifica se determinado endereço, de um artigo, foi já visitado para que possa limpar o contador.

Nunca é pedido dados de acesso ou dados usados para comentários, por exemplo.

Em relação ao estar desactivada é natural que esses dados deixem de ser consultados. A extensão é colocada em pausa e não realiza qualquer consulta ou recolha de informação.

[Respondido por Pedro Simões]


Reciclar gráficos no Excel, é possível?

boa noite,

Tenho uma dúvida de excel, precisa da vossa ajuda.

Queria fazer gráficos em várias folhas de excel já fiz na folha 1

as outras folhas tem os dados nos mesmos sitios (colunas e linhas)

tento copiar para as outras folhas, mas copia o gráfico da folha 1, queria que actualiza-se com novos dados conforme a folha.

existe alguma forma automática de se fazer? ou terei de construir gráfico a gráfico na nova folha?

obrigado pela atenção

Cumprimentos,

Sérgio

Resposta:

Sérgio,

Infelizmente esse comportamento é normal no Excel. Ao copiarmos um gráfico para outra folha ele leva consigo as referencias à sua folha original e aos dados que foram usados para o construir. O que é recomendado para estas situações é que se crie uma cópia da folha onde estão os primeiros dados e o primeiro gráfico e apenas depois estes sejam alterados, já na nova folha.

Deverá repetir o processo para tantas folhas quantas necessite.

Uma vez que já tem as folhas com os dados o que recomendamos é que coloque os gráficos nas folhas e que depois edite as fontes dos dados para que reflictam as novas folhas.

Normalmente basta mudar o nome da folha, não sendo necessário indicar a nova localização dos dados.

[Respondido por Pedro Simões]


E o Google Now em Português?

O Google Now não está ainda otimizado para a língua portuguesa.

Para utilizar as funcionalidades basta alterar o google now para inglês ou tenho que alterar a língua do dispositivo para inglês ou alterar a língua nas definições da conta google?

Alterei apenas o google now para inglês, e a maioria das frases não entende. Surge a opção de wakeup do comando de voz do google now, mas a não consigo que funcione.

Conseguem-me ajudar?

Obrigada

Diana de Moura Gonçalves

Resposta:

Cara Diana,

Vejo que conhece as possibilidades disponíveis, facilmente poderia experimentado as possibilidades.

Para que o Google Now funcione basta alterar o idioma do sistema Android (English US servirá) e é também conveniente, nas opções da aplicação Google Now, alterar o idioma da Voz para a mesma língua.

Após isso, deverá ser capaz de utilizar todas as funcionalidades… mas não espere sugestões “muito inteligentes”, pois quase nada está disponível em Portugal.

[Respondido por Hugo Cura]


Uma ajudinha no Android, por favor!

Troquei de 1.5 para 2.1, porem ele liga mas não sai da tela de toque para iniciar, seja bem vindo a U8230

eugilio

Resposta:

Caro Eugilio,

Passei por esse procedimento há muito tempo mas, se bem me lembro, nessa altura das boas-vindas, para passar ao passo seguinte bastava clicar sobre o boneco verde do Android. Já experimentou fazê-lo?

Caso esteja realmente bloqueado, temos um guia com todos os procedimentos importantes para o  TMN a1 U8230:

Na página 2 está descrita a forma de reposição total do dispositivo.

Antes de fazer esse procedimento, poderá ainda testar o seguinte:

– desligar o telemóvel

– ligar com a combinação de teclas <menu> + <desligar chamada> + <power> (cerca de 5 segundos)

– iniciará num local diferente, chamado recovery

– com recurso à trackball, navegar no menu e escolher “Wipe data / factory reset”.

[Respondido por Hugo Cura]


Quero montar o meu PC, dicas eram bem vindas!

Ola,

Espero que possam ajudar.

Gostava de montar um PC desktop mas nao queria passar muito dos 500€. Que sugestões me podem dar ?

Quero um PC que trabalhe bem com MovieMaker ou programas semelhantes para fazer videos (simples) para a minha conta do Youtube.

Obrigado

Cumps.

João !

Resposta:

Caro João,

Actualmente, qualquer PC de gama média é capaz de lidar com esses processos não muito avançados.

A escolha de peças dependerá do que já tem… e só sabendo isso é que poderá chegar a um valor final. Falo de caixa, fonte, disco, gráfica etc. Se tiver algum destes componentes, aproveite o que puder.

Supondo que necessita mesmo de comprar tudo, pode começar por considerar um CPU como um Intel Core i5-3330 ou 3350 (~170€), motherboard Asus P8H77 (~80€), placa gráfica género Nvidia GT630 ou AMD HD7750 (~80€), fonte razoável na ordem dos 40~50€, caixa (~30€), e disco rígido 1TB (~60€).

Por cerca de 470€ tem um bom PC capaz de editar vídeos e muito mais. Os produtos referenciados especificamente têm outros equivalentes, não só da mesma marca mas também de outras, portanto tenha também isso em consideração.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version