Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como volto a fazer backups do iPhone e iPad no meu disco?

Prezados Senhores,

Antes de mais quero agradecer o excelente trabalho que fazem para de uma forma simples explicar assuntos que por vezes parecem complicados demais para simples usuários perceberem.

Depois de tanto aprender através do vosso site, tenho também um problema para o qual peço a vossa ajuda.

Tenho um disco de rede “My book live” da “Western digital technologies, Inc.”

Após ter atualizado um iPhone para o IOS 13 e um iPad para o iPadOS a aplicação MY Cloud deixou de funcionar, dando a informação quando tento aceder que o disco está desligado o que não é verdade, até porque consigo ter acesso ao mesmo através da mesma aplicação no IOS 12 em dois dispositivos.

Gostaria de saber se existe maneira de contornar este problema ou se terei de comprar outro dispositivo para puder aceder aos backups que vou fazendo.

Se assim for poderão aconselhar algum em especial? É apenas para fazer simples backups, nada especial.

Agradeço desde já a atenção que possam dispensar a este meu problema.

Cordialmente

Ricardo Abreu

Resposta:

Ricardo,

Esse problema não é único e está a acontecer para todos os utilizadores nessas condições, que fizeram o upgrade para o iOS 13. Há uma thread na comunidade oficial onde isso está a ser discutido.

Por enquanto, a WD ainda não lançou um nova versão da app nem deu uma solução.

No entanto, na thread referida, há uma dica que parece ter resolvido os problemas para quem a utilizou:

Existem outras propostas de solução dados pelos utilizadores, basta percorrer toda a discussão para ver como proceder.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a vossa opinião sober o Xiaomi Mi A3?

Olá Pplware

Em primeiro lugar mais uma vez o meu agradecimento pelo trabalho que fazem diariamente.

Tenho um Microsoft 640 XL, uma compra feita com a ajuda da vossa experiência através deste mesmo espaço e da qual nunca me arrependi.

Tem sido não só um smartphone que, apesar da conhecida falta de algumas apps, sempre esteve à altura do que do que lhe pedi em termos software (sempre actualizado), mas também em termos de hardware lembrando os velhinhos Nokias pois cai com demasiada frequência, mas é só apanha-lo do chão e continuar como se nada se tivesse passado.

Infelizmente com o fim do suporte, é altura de regressar ao universo Android (acho os iphones simplesmente demasiado caros) e claro aqui surge a duvida: que smartphone comprar com um orçamento a rondar mais ou menos os €250?

Como estou “mal” habituado a ter um smarthphone actualizado os que pertencem ao projecto Android One são os que me tem despertado a atenção. O que mais se tem destacado é o Xiaomi A3 (em especial a versão de 128 Gb que encontrei na loja MISHOP por €229), bastante recente e parece ter um bom rácio entre preço e especificações, tenho apenas pena que não traga NFC).

Os Nokias são também uma boa opção, mas parecem perder no rácio preço e especificações com preços mais altos e por exemplo menos memoria. Tenho a mente aberta para outros modelos, mas ter actualizações garantidas como no projecto Android One é uma prioridade e que tenha um hardware com alguma resistência porque como devem ter reparado tenho mãos de “manteiga”.

Posto isto que smartphone aconselham?

Desde já obrigado pela atenção

Marco

Resposta:

Marco,

De facto, o Xiaomi Mi A3 é uma excelente opção no campo das atualizações, mas isso não significa que seja dos primeiros a receber nem que tenham uma grande vantagem face aos outros.

Olhando à periodicidade com que a Xiaomi recebe atualizações para os dispositivos com MIUI, diria que a diferença não tem sido significativa e, portanto, a escolha de um smartphone Xiaomi também me parece encaixar perfeitamente nesses requisitos.

Como tal, uma opção que me parece muito interessante (e tem NFC) é o novo Xiaomi Redmi Note 8 Pro. É um smartphone muito competente a todos os níveis e diria que é mesmo imbatível na faixa de preços em que se encontra.

Está atualmente disponível em imensas lojas. Por exemplo na Banggood, a versão de 64GB pode ser comprada por 218€ com o código de desconto BGRN8P, ou a versão de 128GB por 249€ com o código de desconto BGRN8P8.

Olhando por exemplo à Samsung, há o Galaxy A50 que também está a um nível semelhante, embora com desempenho um pouco inferior e preço mais elevado.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo recuperar a minha pen USB?

Preciso de ajuda!

Possuo um pendrive 16Gb em GPT que embora diversas tentativas, Format, Diskpart, Linux, registro do windows, Easus partition manager e outros softwares não mostraram resultado em deixar o pendrive gravável ou formatável novamente.

Sempre volta a mensagem “protegido contra gravação”

Agradeço!

Augusto Fontelles

Resposta:

Augusto,

Por norma essa proteção está aplicada por software, o que significa que com a utilização dessas aplicações deveria passar a ter acesso à escrita na PEN.

Uma vez que já testou todas essas alternativas, sem qualquer sucesso, o resultado final parece estar decido.

Infelizmente, essa pen não é mais do que uma peça de lixo que não tem qualquer recuperação. Está inutilizada e não poderá ser recuperada.

Dado o preço a que estas memórias estão, a perda não será certamente grande e rapidamente encontra uma nova pen por um preço apelativo.

[Respondido por Pedro Simões]


Como criar uma conta PayPal sem usar cartão de crédito?

Saudações, pplware’ianos

Eu queria abrir uma conta paypal para fazer compras online, mas estou com receio de associar a minha conta bancaria e ter descontrolo nos gastos.

Será que é possível “carregar” fundos para o paypal como se de um cartão de telemóvel pré-pago se tratasse? Exemplo, carregar o paypal por multibanco?

Obrigado,

Cumprimentos

Frederico Macias

Resposta:

 Frederico,

A segurança do PayPal está acima do que normalmente esperado para os serviços web, nomeadamente a nível de pagamentos.

Uma vez que não quer usar o seu cartão de crédito para fazer esses pagamentos, e também associá-lo à conta do PayPal, recomendamos que use o MBWay.

Com estes cartões de crédito virtuais conseguirá definir validade e até montantes mensais a serem gastos. Assim, tem um controlo maior sobre eventuais problemas.

Deixamos abaixo um artigo nosso que foca precisamente esta temática:

Aí encontra toda a informação que necessita e a resposta às suas questões.

Boas compras 🙂

[Respondido por Pedro Simões]


 Note10+ ou Mate30Pro? Qual destes dois devo escolher?

Boa tarde,

Neste momento ando a pensar trocar de smartphone, tenho um Huawei Mate 10 Pro que está a funcionar, mas sou um pouco “geek” e gostava de algo mais.

Então andei a ver o Note10+ ou então o Mate30Pro.

Sabendo que o Mate30Pro, poderia ter desvantagem dos serviços da Google, mas gostaria de uma opinião acerca dos dispositivos.

Obrigado pela atenção!

Melhores cumprimentos,

Bruno Salvador

Resposta:

Bruno,

Neste momento, a resposta à sua questão é muito simples. Ambos são 2 excelentes smartphones, com que o que de mais recente existe no mercado.

Cada um tem caraterísticas únicas, como a S Pen no caso do Note 10+ e a qualidade fotográfica no Mate 30 Pro.

Quanto à questão das apps da Google, acredito que esta deverá ser uma questão que será ultrapassada muito em breve e não será na verdade um problema.

No entanto, e como dissemos, neste momento a resposta é simples. Terá mesmo de optar pelo Note 10+ uma vez que o Mate 30 Pro foi apresentado mas ainda não está no mercado.

A Huawei ainda não anunciou a data em que chegará a Portugal, não havendo qualquer previsão para a mesma.

[Respondido por Pedro Simões]


Como passo a ter uma conta local no Windows 10?

Boa tarde

Pretendia uma ajuda se possível

No meu PC Windows 10, tenho uma conta Hotmail associada e ao iniciar pede password. Se eu remover esta conta eu vou perder tudo o que tenho no computador? Fotos, programas?

Basicamente eu quero ficar na mesma a trabalhar normal, mas sem ter uma conta email associada ao PC…

É possível?

Obrigado

André Pinto

Resposta:

André,

Respondendo às questões:

-Primeiro que tudo, não é possível remover uma conta sem que haja uma outra conta (de administrador ou local) definida.

– Se isso se confirmar, a conta poderá ser removida e serão perdidos os conteúdos que apenas se encontrem nas pastas relativas a essa conta, em C:\Utilizadores\<nome>, como é o caso de Documentos, Transferências, Imagens, Vídeos, Música e definições de aplicações. Todo o resto permanecerá intacto.

– Sim, é possível, apenas se for criada uma conta local. Uma conta Microsoft traz realmente algumas vantagens, em termos de sincronização de conteúdos e controlo de diversos parâmetros. Para o fazer basta ir a Definições do Windows > Contas > As suas informações > Iniciar sessão com uma conta local em alternativa. Surgirá a seguinte mensagem de alerta:

No entanto, a questão da necessidade de colocar a palavra-passe da conta Microsoft sempre que a sessão é iniciada, pode ser facilmente contornada com a utilização de um PIN.

Para definir um PIN basta ir a Definições do Windows > Contas > Opções de início de sessão > PIN do Windows Hello. Dessa forma, o início de sessão é mais simples. Sempre que for necessário configurar algo de maior relevância, será pedida a palavra-passe da conta Microsoft.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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