Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Ajudem-me! Que peças preciso para montar o meu PC?

Boa tarde senhores, podem me na eventualidade ajudar a construir um PC? Que peças usar, que produtos que questões podem coexistir e assim sucessivamente.

Estou num processo de aprendizagem, tal como caminhar estou a pedir vos se faz favor auxilio na medida para me orientar porque é uma área pela qual tive sempre interesse e não é bem fora do meu parâmetro ou da minha área.

Obrigado

Cumprimentos

Carlos Almeida

Resposta:

Carlos,

Essa é uma questão interessante mas muito genérica. Sem nos dar requisitos específicos para esse computador, digamos que dava par escrever um livro acerca dessa temática.

Temos um artigo que, embora antigo, é intemporal e adequa-se perfeitamente aos dias de hoje e dá os conceitos básicos para montar um computador, tintim por tintim:

Para escolher as peças adequadas face à necessidade e orçamento, recomendamos que adira ao nosso grupo Pplware @ Hardware e coloque lá a sua questão, há imensos membros sempre prontos a ajudar:

[Respondido por Hugo Cura]


Como aceder de fora da rede à gestão do Fibergateway da MEO?

Boa tarde,

Sabem-me dizer se é possível aceder remotamente à pagina de gestão do FiberGateway da MEO?

Miguel Angelo Conceicao

Resposta:

Miguel,

Tanto quanto sabemos, não, não é possível aceder remotamente à página de gestão do FiberGateway MEO.

No entanto, utilizando outros mecanismos que o coloquem virtualmente na rede doméstica, sim, conseguirá fazê-lo.

Um deles é uma VPN. Uma vez configurada, ao ligar-se a ela poderá fazer tudo como se estivesse na sua rede doméstica.

A utilização do softwares de assistência remota, como o TeamViewer, também permitem fazer o que pretende, embora que exija que esteja um computador ligado para lhe poder aceder remotamente.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual o melhor e mais barato projetor portátil?

Bom dia.

Se vos for possível gostava de obter da vossa parte informação sobre projectores portáteis e na relação preço qualidade.

Acrescento que o mesmo será para uso doméstico e também em contexto escolar.

Obrigado.

Sérgio Dias

Resposta:

Sérgio,

No que diz respeito aos projetores portáteis, existe alguma oferta no mercado, mas tudo depende do que esteja disposto a gastar e da qualidade que, no seu caso, considere minimamente aceitável. Ou seja, o que pode ser aceitável para si, poderá não ser para outros, e vice-versa.

O uso doméstico também é muito relativo, dependerá muito das condições onde vai ser utilizado e, mais uma vez, da sua exigência.

É difícil fazer uma sugestão sem ter uma ideia dos requisitos mínimos, e o Sérgio provavelmente também não saberá que determinada especificação servirá, ou não, o propósito. As questões mais importantes para um projetor portátil são a autonomia, a capacidade de funcionar alimentado por um Powerbank, a intensidade luminosa, a resolução nativa da projeção e a possibilidade de reproduzir som ou a existência de uma ligação para coluna portátil.

Dessa forma, o que recomendo é a pesquisa e compra de um projetor portátil que esteja no seu orçamento e que seja próximo do que idealiza. Pode fazê-lo, por exemplo, num comparador de preços.

Depois de o experimentar, ficará a saber o ponto em que a tecnologia se encontra e, então, considerar se um modelo inferior seria suficiente, ou se precisa de melhor. Se precisar então de trocar, não se esqueça que legalmente tem 14 dias para o fazer (para uma compra online), portanto, não terá nada a perder em fazer este tipo de teste.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Chrome passou-se! Só dá som em alguns sites?

Boa tarde.

Então é o seguinte, não sei porque de um momento para o outro uma determinada página, no meu chrome deixou de dar som, outra páginas dão som, e esta específica não dá, mas dá em outros browsers.

Não sei se será por aparecer como inseguro o site lá em cima, mas não sei o que fazer para resolver esta situação. Preciso mesmo desta página e no chrome…

Alguém que me possa ajudar? utilizo MAC.

Sandra Rosa

Resposta:

Sandra,

Provavelmente tem o separador sem som e não se apercebeu disso.

Experimente clicar com o botão direito do rato sobre esse separador (para abrir o menu de contexto) e escolha a opção “Reativar o som do site”. Essa opção é de facto muito útil, para desligar o som de alguns sites, mas também pode ser uma rasteira quando utilizamos a funcionalidade sem realmente a conhecer.

Se mesmo assim não funcionar, experimente abrir uma nova janela sem registo no Chrome (navegação anónima) e tente reproduzir som nessa página.

Se funcionar desta forma, poderá significar que uma extensão instalada poderá estar a inibir esse site de dar som.

Por exemplo, os bloqueadores de publicidade têm a capacidade de o fazer.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso passar do Android 6 Marshmallow para o Android Go?

Bom dia. Gostava de saber se posso fazer a alteração do Android 6 Marchmallow para o Android Go. Será possível?

Muito obrigado.

Paulo Sabino

Resposta:

Paulo,

Sem indicar que equipamento tem não nos é possível dar uma resposta completa e com pormenor.

No entanto, existe uma mais genérica que pode ser dada para o ajudar. A versão de Android que está no seu telefone é responsabilidade do fabricante. Foi este que adaptou o Android para esse hardware e para as suas especificações.

Por isso, se este disponibilizar essa versão, a atualização será possível. O mais provável é que isso nunca venha a acontecer, mas não perca a esperança.

Fica no entanto uma alternativa que poderá usar mais facilmente e com melhores resultados. Falamos do troca de ROM por outra mais recente e com menos software do fabricante instalado.

Basta que escolha uma que seja suportada pelo seu smartphone e faça a sua instalação.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo ter o Ubuntu no Windows 10?

Bom dia,

Com a nova atualização do windows, é possível ter o ubuntu no windows10.

Tenho o windows10 home, contudo não tenho o hyper-v para poder instalar o ubunto. Há alguma forma de instalar o hyper-v e o ubuntu no windows10 home?

Cumprimentos

Gonçalo Costa

Resposta:

Gonçalo,

O Hyper-V é a solução de virtualização da Microsoft para o Windows. Efetivamente, o Windows Home não tem acesso a essa ferramenta, não a podendo usar.

Dessa forma, e assumindo que o seu PC suporta a virtualização, temos algumas soluções. Falamos de usar outras plataformas de virtualização, como o VirtualBox, o VMware vSphere ou outras propostas gratuitas que existem no mercado.

A forma de usar será idêntica, criando máquinas virtuais com base nos sistemas que forem pretendidos.

Uma última alternativa, diferente mas igualmente útil, é instalar no Windows 10 o WLS (Windows Linux Subsystem), que coloca dentro do sistema da Microsoft o Ubuntu.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version