Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- A entrada estranha do Menu Iniciar que teima em não desaparecer
- Porque não funciona esta tecla no meu novo Windows 10?
- Posso guardar para mim as imagens que encontro na Internet?
- Que se passa com os serviços dos relógios da Samsung?
- Acham que o Zeblaze vibe3 Pro é uma boa compra?
- Porque o meus equipamentos estão a usar a hora dos Açores?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
A entrada estranha do Menu Iniciar que teima em não desaparecer
Bom dia:
No Windows 10, clicando no iniciar e percorrendo todos os programas até ao fim, existe a indicação de uma (pasta?) que diz:
( ms-resource:appDisplayName ) . Tento abrir para ver o que é, ou tento desinstalar, clicando com o lado direito do rato, mas não acontece nada.
Peço pois a vossa ajuda. De que se trata, ou se não fará diferença ficar como está?
Os meus agradecimentos
Adelino Almeida
Resposta:
Adelino,
Do que pode encontrar na Internet sobre esse problema, ele está associado a uma corrupção do Menu Iniciar.
Existem muitas formas de recorrer, passando até pela criação de novas contas em sistema, para exportar a parte do perfil.
A forma mais simples que encontrámos, e que pensamos que funcione, está nos fóruns da Microsoft.
Nesta página existe uma solução que recorre ao Ultra Virus Killer e que deverá ser suficiente. O que irá ser feito é o reconstruir do perfil do utilizador, removendo este erro.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque não funciona esta tecla no meu novo Windows 10?
Boa Noite
Recentemente formatei o meu portátil (Hp Pavilion Sleekbook 15) e após a formatação a tecla “s” deixou de funcionar.
Não sei se é dos drivers, mas se for, não sei como resolver, pois como é um modelo mais antigo, só há atualizações para as versões 8 e 8.1 do Windows (e penso que estão todas em dia), e eu utilizo o Windows 10.
É curioso porque antes funcionava tudo 100% e depois apenas uma tecla deixou de funcionar.
Conseguem ajudar-me?
Obrigado, Cump.
Pedro Neves
Resposta:
Pedro,
Esta não é uma situação normal, mesmo assumindo que não existe um problema de hardware.
Sendo uma instalação recente, mais anormal fica a situação, mas a mesma pode ter algumas origens bem específicas.
O primeiro passo que pedimos que teste é a mudança de idioma no teclado. Para isso basta que carregue simultaneamente nas teclas Window e espaço.
Se o problema não ficar resolvido, deverá reinstalar o driver (genérico) do teclado. Basta que aceda ao gestor de dispositivos do Windows e que encontre o teclado. Depois basta remover com o botão direito do rato.
De seguida deve escolher a opção para pesquisar novo hardware e alterações do mesmo, devendo depois instalar os drivers do que for encontrado.
A última opção é a instalação de um teclado externo, via USB para confirmar que o problema é mesmo de hardware. Caso seja, deverá reparar a sua máquina.
Se preferir, pode sempre reinstalar o Windows 10, para confirmar que o problema não desaparece.
[Respondido por Pedro Simões]
Posso guardar para mim as imagens que encontro na Internet?
Saudações
Eu Vanessa Pat, venho por este meio colocar uma questão que já alguns anos me faz imensa confusão e gostaria de ser esclarecida pois adoro pplware devido ao curso que tirei passei a conhecer o vosso trabalho e penso que sejam as pessoas mais indicadas para isso.
Eu sou apaixonada por fotografia e como todos nos sabemos existem blogueiras de blogs com fotos fenomenais, o tumblr, o instagram, entre outros. A minha questão é a seguinte poderei eu guardar as imagens dessas blogueiras ou de tumblr ou de instagramers para o meu pc para apenas ideias minhas para fotografia e moda claro, sem as expor ou para fins lucrativos, apenas ficaram guardadas numa pasta ou numa pen drive para no futuro poder ver e rever? Ou isso será um crime? Ou Ilegal?
Com os melhores cumprimentos
Vanessa Pat
Resposta:
Vanessa,
Desde já, obrigado pela preferência no Pplware, trabalhamos diariamente para oferecer os melhores conteúdos aos nossos visitantes.
A resposta à sua questão é sim, pode guardar no seu arquivo pessoal as fotos existentes em sites que visita. Até porque, sempre que visita um site, para que o conteúdo seja apresentado, é também guardado no computador, nas pastas do browser.
A restrição quanto aos direitos de autor está relacionada com a utilização dessas fotos, mesmo que seja sem fins lucrativos, sem que tal seja autorizado pelo autor. Se pretende guardar apenas como recordação, então não se aplica a legislação dos direitos de autor.
Podemos também dizer que é o mesmo que guardar o link de cada uma das fotos, numa lista, e depois revisitar o link sempre que quisesse rever a foto. O problema é que poderia já não estar disponível. Assim, se guardar, não a perderá mais.
[Respondido por Hugo cura]
Que se passa com os serviços dos relógios da Samsung?
Boa noite,
Na esperança que a vossa atenção sobre o assunto ajude a divulgar o problema…
Peço que verifiquem a quantidade de utilizadores, de todo o mundo, de Samsung Wearables estão a relatar problemas de conectividade com a aplicação que permite gerir o dispositivo em, supostamente, qualquer dispositivo android com as “especificações mínimas” por eles indicadas.
Para ser um pouco mais especifico, a aplicação é instalada no(s) smartphone(s) mas quando o utilizador tenta “adquirir” aplicações para o smartwach (no meu caso) é suposto fazer login na samsung account. Ora o que acontece é que a app abre uma, já famosa, janela branca que nada faz nem leva a lado nenhum.
No meu caso configurei a aplicação em três smartphones android diferentes, Xiaomi, Asus e BQ, e em nenhum deles a aplicação abre a janela de login da samsung. Também fiz download de versões anteriores da app e ocorre sempre o mesmo problema, simplesmente nem é possivel instalar qualquer aplicação no smartwatch.
Grato pela vossa atenção,
Pedro Gonçalves
Resposta:
Pedro,
Esse é um problema bem conhecido e que surgiu esta semana. A Samsung reconheceu de imediato o problema e esteve a procurar resolvê-lo.
O comportamento após o login era mesmo o que descreveu e no link do fórum que apresentou foram muitos utilizadores a queixarem-se do mesmo.
No entanto, esse problema deverá estar já tratado e resolvido pela Samsung. A empresa não veio a público revelar isso, mas sabe-se que estará saneado.
Nesse mesmo link que apresentou, se aceder às páginas mais recentes, vai ver já comentários de utilizadores que indicam que o problema está tratado e que o acesso foi reestabelecido.
[Respondido por Pedro Simões]
Acham que o Zeblaze vibe3 Pro é uma boa compra?
Boa tarde,
Li com muita atenção e interesse a opinião do Hugo Cura sobre o Xiaomi Verge.
No entanto, para além de ser, para mim, um pouco caro, tinha por demais funções que pouco me interessavam segui o seu conselho sobre muitos outros smartwatches com bons preços.
Assim encontrei um que já tinha visto há algum tempo e que achei servir perfeitamente para mim. Trata-se do Zeblaze vibe3 Pro em promoção na bang good que me ficaria por €41.98 posto em minha casa.
Antes de tomar qualquer decisão resolvi recorrer ao seu sempre bom e ponderado conselho.
Luís Durão
Resposta:
Luís,
No caso do Vibe3 Pro, é um smartwatch menos “smart”, a pilhas, com ecrã de muito baixo consumo, que está longe das funcionalidades do Amazfit Verge, ou mesmo o Amazfit Bip, essencialmente porque não tem GPS, altifalante ou vários modos de desporto.
Em termos funcionais, parece semelhante à Mi Band 3. Tome apenas atenção no seu tamanho, parece um grande “calhamaço”.
Para um modelo mais barato, que já experimentei, há o Amazfit Bip, que já tem GPS e faz praticamente tudo o que faz o Amazfit Pace. Por 20€ a mais, diria que pode compensar.
Em relação ao Vibe3 Pro, pessoalmente, prefiro a Mi Band 3.
Espero não lhe ter colocado ainda mais indecisões.
[Respondido por Hugo Cura]
Porque o meus equipamentos estão a usar a hora dos Açores?
Bom dia,
Desde há uns dias atrás todas as pesquisas que faço no Chrome aparecem com a time zone dos Açores (!!??), incluindo no android (é a mesma conta google sincronizada).
As configurações do Windows estão correctas e as definições do Google Calendar também.
Neste momento já tenho a versão 74 do Chrome (actualizei ontem), mas o problema já acontecia antes e não foi resolvido com a actualização.
Não percebo o porquê disto nem como corrigir.
Se for possível dar um ajuda, desde já agradeço,
Rui Carvalho
Resposta:
Rui,
Isso pode estar relacionado com alguma alteração que tenha feito, mesmo sem se aperceber que o estava a fazer.
Em todo o caso, e se as definições de localização estiverem ativas (pelo menos no Android), seria de esperar que o fuso horário se atualizasse para a zona em que está.
Seja como for, para fazer a alteração deve proceder da seguinte forma:
- abrir o Calendário Google no browser: https://calendar.google.com/
- clicar na roda dentada > Definições
- na área “Fuso horário”, definir o “Fuso horário principal” como “GMT+01:00 Hora da Europa Ocidental – Lisboa”, para o caso de ser para Portugal Continental
- marcar a opção “Pedir para atualizar o meu fuso horário principal para o local atual”
- feito
Com a escolha dessa última opção, o fuso horário deverá ser ajustado da forma que referi acima.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões