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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Porque está a 100% o disco do meu Windows 8.1?

Boa Noite Pplware Staff

Preciso da vossa preciosa ajuda, pois o consumo do disco a 100% no Windows 8.1 está me deixando com + cabelos brancos.

Arranja-se aí um passo a passo que me possa resolver este maldito problema???

Antecipadamente grato com um magnifico abraço,

Luís Costa

Resposta:

Luís,

A situação que descreve não sendo normal, por norma tem uma causa única e recorrente.

Uma rápida pesquisa no Google sobre esse tema revelou que isso só poderá estar numa APP ou serviço específico.

Por isso, deve por isso olhar ao gestor de tarefas e verificar qual a APP ou serviço que está a causar o problema e a ter esse comportamento anormal.

Uma vez identificado o causador, deve terminar o processo e garantir que no futuro não volta a estar ativo.

Caso seja uma aplicação, deve simplesmente deixar de a usar, procurando uma alternativa ou atualizando a versão.

Caso seja um serviço, deve parar o mesmo com o comando net.exe stop <nome_do_servico> (mudar <nome_do_servico> pelo nome do serviço), numa janela de DOS com permissões de administrador.

É também importante que depois disso valide que esse serviço não volta a arrancar, caso não seja essencial.

[Respondido por Pedro Simões]


Acho que fui vítima de fraude no Facebook, confirmam?

Boa tarde:

Agradeço a vossa ajuda para o seguinte.

Via facebok acedi a uma mensagem para adquirir um Samsung S9 por apenas € 1,00

https://goldenppubs.com/

Carreguei a cor e preenchi um formulário com o nome, morada, código postal, telemóvel, email e ainda o nº. do cartão de crédito bem como os três números do código que vem na traseira do mesmo.

Após validar dizia-me sempre que tinha havido erro no preenchimento e para fazer de novo.

Acidentalmente fui para o final de uma página onde dizia que estava sujeito a um concurso e que teria de pagar, se não cancelasse nas próximas 24 horas, uma taxa de um valor que não informaram.

Mensagem do serviço

Tente ganhar o Samsung Galaxy S9 e seu carregador indutivo sem fio de graça participando do sorteio hoje. O sortudo ganhador será contatado por e-mail.
goldenppubs –

Por que precisamos das suas informações de faturamento?

Ao aderir a este serviço, você receberá uma avaliação de 5 dias no programa de nosso parceiro. Se você continuar com uma assinatura além do período de avaliação de 5 dias, será cobrado um valor em seu cartão de crédito, que varia dependendo da opção, de dezenove euros a noventa euros. Quando sua contribuição for deduzida do seu cartão de crédito ou outro método de pagamento, você terá acesso a esses serviços, que são reservados exclusivamente para os membros que pagam pelo acesso no site do nosso parceiro.

Como conseguir meu presente de boas vindas?

Selecionamos um vencedor a cada 700 participantes. Os participantes que não cancelaram o período de avaliação durante as primeiras 24 horas do período de avaliação, estarão conectados à área de membros e baixarão 10 conteúdos (ebooks e / ou vídeos) durante as primeiras 24 horas seu período experimental.

Existe um limite de idade?

Em goldenppubs.com, todos os membros devem ter mais de 18 anos para se registrarem. Isso significa que pessoas com menos de 18 anos não podem acessar nossas promoções. Qualquer pessoa menor de 18 anos não está autorizada a participar e pagar pelos nossos serviços com cartão de crédito.

Nenhuma taxa escondida?

Certifica-se de fornecer aos nossos membros um histórico detalhado de transações para que eles saibam o que estão pagando. As informações do cartão de crédito são necessárias apenas para facilitar compras futuras. Nenhuma cobrança será exibida no extrato do cartão de crédito se você não fizer upgrade para a associação PREMIUM e não fizer uma compra.

Deduzi tratar-se de “fraude”, mas já tinha cedido os meus dados.

Para precaver danos, transferi o saldo da minha conta para outra conta diferente do cartão que indiquei.

Face ao exposto agradeço a vossa ajuda no sentido de me informarem o que devo fazer e a quem recorrer para não estar sujeito a danos futuros.

Grato pela atenção dispensada, os meus cumprimentos.

Manuel Oliveira

Resposta:

Manuel,

De facto, como se costuma dizer, “ninguém dá nada a ninguém”. É essa a premissa que precisamos de ter em mente nestas armadilhas online. O concurso, de facto, até pode ser verdadeiro, mas não se trata apenas de uma participação, trata-se de facto de uma subscrição de algo que não quer.

O que deveria ter feito imediatamente, para previnir, era ligar para a linha de apoio ao cliente do seu banco para cancelar o cartão de crédito.

O facto de ter removido todo o dinheiro da conta associada ao cartão pode, de facto, ainda ser mais dispendioso, já que os pagamentos solicitados poderão ficar sujeitos a juros por serem a descoberto (dependerá da modalidade do seu cartão de crédito).

Em todo o caso, segundo a descrição, “Nenhuma cobrança será exibida no extrato do cartão de crédito se você não fizer upgrade para a associação PREMIUM e não fizer uma compra.”. Em princípio poderá ficar descansado, mas eu realmente não teria confiança nessa informação.

Quanto aos outros dados pessoais que forneceu, provavelmente não terá qualquer controlo sobre eles, já que não parece haver uma forma para pedir a sua remoção.

[Respondido por Hugo Cura]


É possível transferir a chave do meu Windows 10 para o meu novo PC?

Boa tarde, à uns meses montei um mini-pc e comprei uma chave OEM para o Windows 10 Pro no SCDKey.

No entanto pretendo vender o PC, e já percebi que sendo uma chave digital OEM não é possivel transferir para o novo que vou montar.

A minha questão prende-se com o seguinte:

Eu pretendo vender o PC (com o Windows activo), irei formatar o mesmo e remove-lo da minha conta da Microsft.

No entanto tereí de dar a chave OEM a quem me comprar o PC? Ou a outra pessoa ao inserir a sua conta microsoft, o Windows fica logo activado automaticamente visto que a chave segundo o que pesquisei fica associada à motherboard?

É que sendo uma chave digital OEM a mesma não se encontra gravada na BIOS.

Qual a melhor forma de vender o PC de forma a que a outra pessoa fique com o Windows activo assim que efectuar a configuração inicial do mesmo?

Obrigado,

Joao Ferreira

Resposta:

João,

Sim, o mais sensato é dar a chave OEM ao novo dono.

Deve formatar a drive de armazenamento e, se quiser, instalar o Windows 10. Depois, no processo de configuração, poderá simplesmente desligar o computador e entregá-lo assim ao novo dono. Ele irá configurar as suas preferências de raiz e depois introduzir a chave para ativação da licença.

De facto, existem computadores onde a chave fica associada à motherboard, num chip específico, mas creio que não será esse o caso.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo recuperar os dados do meu disco externo?

Bom dia

Tenho um disco externo Toshiba Canvio 2TB que tinha os meus dados.

Tive um problema de disco num portatil antigo, que entretanto avariou, mas fiquei com o disco.

Comprei uma caixa para o disco e acedi aos dados do mesmo, fiz depois uma copia com o ACRONIS, pois o disco apresentava alguns erros.

O problema foi quando eu fiz o restauro da copia, pois como tinha o disco externo ligado ao portatil, por lapso fiz o restauro para o disco externo.

Assim que me apercebi do erro, cancelei o restauro, mas a partir desse momento o disco externo não aparece quando o ligo ao pc.

Na gestão dos discos ele aparece como disco não alocado.

Gostava de saber se é possível recuperar os dados antigos, que tinha antes de fazer o restauro da imagem por engano., pois o mais importante para mim são mesmo os dados

Agradeço desde já toda a atenção que possam prestar

Cumpts

Serafim Vaz

Resposta:

Serafim,

É realmente uma situação constrangedora e é quase certo que perdeu alguns dados

No entanto, dependendo do que já lhe escreveu durante o restauro e da quantidade total do que lá tinha gravado, pode ser que consiga recuperar ainda alguma coisa.

Primeiro que tudo, e dependendo também da forma como foi feito o restauro, a forma como o descreve dá-me a entender que foi perdida a informação da unidade de atribuição do disco. Ou seja, do local onde existe a informação da localização física de cada ficheiro no disco e das partições que ele tem.

Nesse sentido, a única forma que tem para recuperar os dados é fazendo uma pesquisa RAW, onde a superfície física do disco é inspecionada para encontrar ficheiros inteiros. O que irá recuperar, no pior dos casos, será algo como FILE0001, FILE0002, etc, na sua extensão correta.

Existem imensas aplicações capazes deste tipo de recuperação, mas uma que já utilizámos e teve muito bom desempenho foi o EaseUS Data Recovery Wizard Professional:

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como instalo na Mi Box as apps que não estão na Play Store?

Boa Tarde

Comprei a box Xiaomi S Android 4K que diz trazer o Android 8.1, mas fiquei desiludido pois a Play Store que a suporta não tem a App que eu preciso instalar.

Há alguma coisa que possa fazer ou é irreversível ?.

Agradeço desde já a V/Ajuda e Uma Boa Páscoa.

Cumprimentos

Paulo Lima

Resposta:

Paulo,

Apesar de ser Android, a versão que estará nessa box traz não é a mesma que está no seu smartphones.

Tem presente o Android TV, que tem algumas (muitas) diferenças face à versão que conhece.

Para além da diferença óbvia da interface, mais adaptada a ecrãs de dimensões generosas, tem também uma loja de apps diferente. Nesta não vai encontrar todas as apps que tem noutros equipamentos, porque não foram criadas para essa interface ou necessitam de hardware específico.

Existe uma solução para resolver esta questão, mas apenas a vai instalar na box. Nada garante que a app vá funcionar de forma correta ou sequer conseguir ser lançada.

A solução que propomos é através da instalação dessa app de forma manual, tal como faz com o seu smartphone.

Só precisa de encontrar a app fora da Play Store e depois executá-la dentro da box. Lembre-se que deve também alterar as configurações e permitir a instalação de fontes externas.

[Respondido por Pedro Simões]


Como tiro o barulho dos segundos do meu smartwatch Samsung?

Olá, viva.

Sabem como remover o som dos clicks dos segundos num smartwatch da Samsung?

Obrigado

Tozé Póvoa

Resposta:

Tozé,

Essa é uma configuração da Watch Face que está a utilizar, que imita o som de um relógio analógico, mas que só é audível se estiver mesmo muito próximo do relógio.

Essa configuração deverá estar ativada por omissão para todas as Watch Faces de relógios analógicos, e não está disponível nas definições gerais.

Deve então, no momento de escolher uma Watch Face, escolher a opção Customize e desativar o som dos segundos (Ticking sound).

[Respondido por Hugo Cura]


Qual é o melhor localizador de GPS do mercado?

Boa noite.

Estive à procura no vosso site mas são artigos já antigos.

Têm alguma informação recente sobre localizadores de GPS?

Existem muitas opções mas muitas delas são, pelo que vi, réplicas e pouco fiáveis.

Agradeço se poderem ajudar.

Paulo Neves

Resposta:

Paulo,

De facto, os localizadores de origem chinesa, embora tenham um preço muito aliciante, podem deixar um pouco a desejar no momento em que realmente há a necessidade de desempenharem a sua função.

Um dos que localizadores de GPS mais interessantes e fiáveis parece-nos ser este:

É fácil de instalar, com excelente autonomia, e temos feedback de quem o testou e classificou como bastante fiável. É um pouco caro, é verdade, mas talvez seja um investimento acertado.

Quanto à razão pela qual pretende um dispositivo deste tipo, certifique-se que o utiliza de acordo com a legislação, pois é ilegal utilizá-lo para saber a localização de alguém sem que lhe seja dado conhecimento disso.

[Respondido por Maria Inês Coelho]


Ainda vale a pena comprar o Huawei Mate 20 lite?

Bom dia.

Ainda vale a pena comprar o Huawei mate 20 lite a 270€? Está na fnac a este preço.

Haverá algum telemóvel pelo mesmo preço mas melhor ou mais barato e idêntico? Tenho um Huawei p8 lite 2017.

A mudança será muito significativa?

Obrigado.

Micael Cordeiro

Resposta:

Micael,

Começando a responder pelo fim, sim, a mudança do P8 lite para o Mate20 lite será significativa. Irá notar uma melhoria substancial do desempenho, já para não falar do design e das câmaras.

Quanto a outras sugestões. O Redmi Note 7 da Xiaomi é um concorrente à altura do Mate 20 lite e há lojas que o estão a vender por 220 a 250 € em Portugal. Caso não tenha problemas em comprar fora, pode ser encontrado a rondar os 200€:

Não chegámos a apresentar a análise final ao Mate 20 lite porque a unidade que recebemos para testes não chegou a ser atualizada em tempo útil, no entanto, aqui poderá ver alguns exemplos de fotos captadas e compará-las com as do Redmi:

Em termos de desempenho são semelhantes, tendo em consideração que o Redmi Note 7 tem processador da Qualcomm.

Outro aspeto importante nos dias que correm prende-se com o NFC, que não vem no Redmi.

[Respondido por Maria Inês Coelho]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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