Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Será que este portátil ainda suporta o Windows 10?

Agradecia que me ajudassem se possivel.

Estou em adquirir um portatil Hp Elite Book 8540W, com windows 7. Sera possivel instalar o Windows 10, trabalha bem ? ou com Windows 7 poderá sempre instalar outros novos programas actuais?

Este portatil é para o meu filho entra este ano para universidade, sera que o portatil da para fazer trabalhos.?

Cumprimentos

Manuel Correia

Resposta:

Manuel,

Como saberá, o portátil que está a comprar não é novo e tem até já (provavelmente) alguns anos de uso.

No entanto, não vemos problema em colocar ali o Windows 10 ou o Windows 7. Será ligeiramente mais lento que os mais recentes, mas deverá funcionar sem qualquer questão.

Chamamos no entanto à sua atenção que o Windows 7 está a entrar no fim da sua vida útil e no dia 14 de janeiro de 2020 deixa de receber atualizações de segurança. Isto significa que, caso possa, o ideal é mesmo de instalar o Windows 10.

Quanto à sua utilidade para os trabalho da faculdade do seu filho, isso dependerá do que ele usar e de como o usar.

Se conseguir fazer um upgrade a alguns elementos mais básicos (memória e disco – SSD) é importante, uma vez que são dos componentes mais usados e mais simples de alterar.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fazer chamadas no Android pelo PC?

Bom dia, como estão?

Gostaria de obter uma ajuda vossa, no sentido de perceber se existe alguma solução para PC/Android para poder realizar chamadas no PC mas ligado por BT, por exemplo.

Quanto aos SMS a solução já existe através da opção ‘messages.android.com’, contudo, quanto às chamadas não encontro opção que o permita.

Podem auxiliar por favor?

Nota: já agora aproveito para vos parabenizar pelo trabalho que desenvolvem e que acompanho já há muito tempo. Continuem e obrigado por descomplicarem a tecnologia 🙂

Cumprimentos,

Miguel Machado

Resposta:

José,

De facto, existem algumas alternativas para poder utilizar o PC para realizar chamadas de voz (sobre a rede móvel) a partir do smartphone.

Uma delas é o BlueSoleil, um serviço já com provas dadas, muito completo, mas não é gratuito:

Tem depois o AirDroid, que é gratuito para a maioria das funcionalidades:

Para poder utilizar o AirDroid como meio de realização de chamadas a partir do PC, precisa de seguir o seguinte processo:

Desta forma, consegue então fazer tudo exclusivamente a partir do PC, necessitando apenas de ter o smartphone ligado à rede (Wi-Fi ou rede móvel) e ligado ao PC via bluetooth.

[Respondido por Hugo Cura]


Que doca devo usar para ligar o meu Android ao monitor?

Boa noite!

Sabem dizer-me como saber se determinado modelo de Android pode ser usado com um dock – com ligação a monitor, teclado e rato – e que docks deste tipo existem no mercado?

RSVP.

Best regards,

João Carrapa

Resposta:

João,

Se a sua ideia é usar o seu Android como substituto do seu PC, então o ideal é mesmo usar alguns modelos específicos.

Falamos do Huawei Mate 10 Pro ou Mate 20 Pro, ou ainda dos Galaxy Note e S mais recentes.

Estes estão preparados para fazer essa ligação ao monitor, adaptando o próprio Android para uma versão Desktop, proprietária.

Quanto ao teclado e rato, qualquer um com bluetooth pode ser ligado, sem qualquer problema.

Caso use outra solução, o sistema não estará adaptado e o telefone ficará inutilizado até que desligue esse modo.

[Respondido por Pedro Simões]


Como usar o Fortnite na Switch e na PS4?

Boa tarde,

Tenho utilizado a minha Nintendo Switch para jogar Fortnite, no entanto adquiri uma PS4 e gostava de jogar com a mesma conta nesta mesma consola.

Tenho tentado mas não consigo uma vez que me pede um código de ativação que nunca chega no email.

Será possível utilizar a mesma conta nas duas plataformas?

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda e continuem o excelente trabalho!

Com os melhores cumprimentos,

João Roque

Resposta:

João,

Efetivamente é possível usar a mesma conta da Epic Games tanto na Nintendo Switch como na Playstation 4.

Contudo, é necessário desvincular a conta da Epic da Switch e vincular essa mesma conta da Epic na PS4.

No artigo seguinte é possível ver todos os passos que devem ser seguidos para conseguir o que pretende.

Não há referência em lado algum a emails com códigos. Apenas que é necessário desvincular de uma e vincular na outra.

[Respondido por Paulo Silva]


A estabilização em vídeo está sempre presente no Mate 10 Pro?

Boa tarde,

Eu tenho um Mate 10 pro, ando com uma dúvida que não consigo esclarecer.

A estabilização em vídeo está presente em todas as resoluções ou apenas em 1080p?

Obrigado,

Marcos Madureira

Resposta:

Marcos,

Por razões inerentes ao hardware, é normal que a funcionalidade de estabilização de vídeo, tanto ótica como eletrónica, estejam indisponíveis para os valores de resolução mais elevados.

No caso do Huawei Mate 10 Pro, essa situação também se verifica, tal como é possível ler na respetiva opção da app câmara: “Não suporta resoluções e taxas de quadros elevadas”.

A opção fica assim inactiva para resoluções acima de 1080p a 30 fps, nomedamente 1080p a 60fps e 4K.

É uma limitação, não há nada a fazer.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo desligar o meu Ticwatch E?

Comprei um smartwatch Ticwatch E e foi-me entregue ontem.

Configurei-o, e correu tudo normal. Está tudo a funcionar correctamente.

Quando à noite o tentei desligar, através do pressionamento do botão ligar/desligar, não desliga. Tentei várias vezes, mantenho o botão pressionado até sentir a vibração normal do encerramento. Aparece no ecrã a sigla do Wear OS by Google e quando penso que está desligado, tal não acontece.

Acham que deverei reiniciar o smartwatch e tentar configurá-lo novamente ou existirá qualquer outra solução que desconheço?

Já li o vosso artigo sobre este smartwatch, publicado em 15/02/2018, mas nada mencionam sobre o problema que acabei de expor.

Os meus agradecimentos antecipados e fico à espera de uma vossa resposta para tentar resolver este problema.

Mário Viegas

Resposta:

Mário,

Para evitar que o smartwatch se desligue inadvertidamente, no caso de premir o botão durante alguns segundos sem se aperceber, a funcionalidade de desligar não está associada a esse botão.

No Wear OS, o botão de “ligar/desligar” que refere serve para colocar o smartwatch em stand-by ou para reiniciar de modo forçado, no caso de o sistema bloquear.

Para o desligar, deve recorrer a respetiva opção, em Definições > Sistema > Desligar.

Por não ter comigo esse smartwatch, não consigo indicar-lhe com precisão que o caminho para a opção é exatamente esse, mas se não for, será um caminho semelhante.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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