Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O botão de ligação ao Chromecast no Chrome continua desaparecido?

Agradecia uma informação, se for possível.

Sempre utilizei o chromecast para transmitir do PC para a televisão. Porém, nesta última actualização do Google Chrome, e após verificar nas extensões do mesmo, constactei que pura e simplesmente, desapareceu.

Qualquer vídeo do You Tube, tinha essa opção pois aparecia sempre o símbolo do chromecast que, igualmente, também desapareceu.

Obrigado

Mário Viegas

Resposta:
Mário,

Essa opção terá desaparecido do Chrome, mas isto não significa que tenha deixado de poder transmitir para a sua TV, onde o Chromecast está ligado.

A forma mais simples é abrir o menu do Chrome e procurar a opção Transmitir. Será aberta uma janela onde poderá escolher o seu Chromecast.

Pode ainda usar o seu smartphone e encaminhar esses conteúdos para o Chromecast, libertando o seu PC.

[Respondido por Pedro Simões]
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Mais uma vez, agradeço a vossa resposta.

Voltando a este assunto, a primeira coisa que fiz, foi ir às opções do Chrome, e procurar a opção Transmitir. Aparece uma janela que diz: ” Não foram encontrados aparelhos”.

Ou seja, como referi anteriormente, o Chromecast, pura e simplesmente desapareceu!

Se me puderem explicar, agradeço. Não faz sentido nenhum, um aparelho que funciona só no Google Chrome, ter desaparecido após a última actualização.

De referir que no telemóvel isto não se passa, estando tudo a funcionar normalmente.

Mário Viegas

Resposta:

Mário,

É realmente estranho que a opção de Transmitir não apareça no seu browser. Ainda mais quando diz que tudo funciona de forma correcta quando está usar o smartphone.

Ainda assim, podem existir várias soluções para este problema. O menos provável é que estes equipamentos estejam em redes wifi distintas e que por isso não se vejam um ao outro.

De seguida, poderá tentar instalar uma nova versão do Chrome (Beta ou Canary) e verificar se a opção retorna. Caso aconteça, deverá fazer um reset ou um reinstalação do seu Chrome.

Uma destas duas soluções deverá resolver o seu problema de forma definitiva.

[Respondido por Pedro Simões]


Será que preciso mesmo de ter o Java no meu computador?

Olá,

Tenho mais uma questão para vocês:

Tenho o Windows 10 e utilizo o computador essencialmente para navegar na internet, ver filmes, ouvir música através do Spotify e ler documentos em PDF. Gostaria de saber se é necessário ter o programa Java da Oracle instalado, e em que que medida é importante (ou não) hoje em dia? E na prática, porque precisamos deste programa?

Cumprimentos.

Latus

Resposta:

Latus,

A presença do Java é requerida apenas para algumas aplicações que o Windows tem, instaladas pelo utilizador.

É também necessária em algumas paginas web, para correr alguns conteúdos, muito específicos e cada vez menos usados.

Assim, poderá ter a sua máquina sem ter o java presente, aliviando assim o sistema operativo e poupando recursos.

Caso o java seja necessário, o sistema ou o browser vão indicar, decidindo depois se o quer novamente presente ou se pode abdicar dessa app/página/serviço.

[Respondido por Pedro Simões]


O smartphone Xiaomi Mi A2 Lite é uma boa escolha?

Boa Noite,

Gostaria da vossa ajuda pois estou a pensar adquirir um novo Smartphone e estava a pensar no Xiaomi Mi A 2 Lite (o meu orçamento ronda os 150/160€). O equipamento é para ser usado essencialmente para comunicações, consulta de email e um ou outro jogo.

Atentamente,

José Machado

Resposta:

José,

À imagem do modelo anterior, o Xiaomi Mi A1, a nova proposta da Xiaomi nesta gama é também uma proposta interessante porque concentra em si características de gama média oferecidas a um preço baixo.

É um dos telefones que se apresenta com uma excelente relação preço/qualidade e que por isso é uma escolha a ter em conta.

Para a utilização não intensiva que está a pretender, parece-nos uma escolha acertada e equilibrada.

Quanto ao preço, se procurar bem, irá encontrar ofertas dentro dos 150/160€ que indica ser o seu orçamento.

Assim, a escolha do Xiaomi Mi A2 Lite parece ser acertada para o que pretende, não indo ficar decepcionado com a escolha.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo ligar um Asus Zenfone 5 sem usar o botão de power?

Olá,

Tenho um Asus Zenfone 5 lançado em 2014 e o mesmo perdeu o botão power (que liga e desliga o telefone) e de tanto usar uma tesoura no conector para ligá-lo, ele quebrou.

Então eu gostaria de saber se existe uma maneira de ligar o telemóvel sem esse botão, já que o mesmo descarregou (mas agora já está carregado) e desligou.

Já tentei conectar o carregador e apertar o botão de volume como já vi em outros tutoriais explicando sobre, mas não funcionou.

Agradecidamente,

Shiva

Resposta:

Shiva,

Infelizmente o Asus Zenfone 5 necessita mesmo de ser acordado com o botão de power. As muitas teorias de que basta ligar ao carregador são falsas e não funcionam, lamentavelmente.

A única solução é mesmo proceder à sua reparação, quer pela marca quer pelo utilizador. Bastará remover a capa traseira e depressa dará com o botão e com o problema.

Aparentemente, e do que pode encontrar na Internet, este é um problema muito frequente e que tem sempre a mesma solução. O botão tem mesmo de ser substituído para ficar reparado.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu Gmail perdeu as notificações. Será do Android ou da app?

Carla Dias

Olá.

Há algum tempo, julgo que desde a última actualização, que não recebo notificações do gmail (android), apesar de as ter activadas nas definições.

Será algum bug da app?

Não tenho qualquer problema em notificações de outras app, por isso, excluo problemas do telemóvel.

Obrigada

Resposta:

Carla,

Provavelmente terá desligado as notificações sem se aperceber.

As notificações do Gmail são controladas em 2 sítios: ou na própria app, por conta de email, ou então no sistema Android.

Convém então verificar esses dois locais, para se certificar que ambos estão ligados:

Alternativamente pode ir a Definições > Aplicações > Gmail > Notificações > certificar que todas estão ligadas.

Se por alguma razão tudo estiver configurado devidamente, poderá tratar-se de um problema com a app e, desse forma, deve limpar os dados da aplicação. Para tal, vá a Definições > Aplicações > Gmail > Armazenamento > Limpar armazenamento.

[Respondido por Hug Cura]


Porque não consigo ver o Netflix na TV ligada ao meu telefone?

Bom dia.

Tenho uma questão relativo à Netflix.

Na minha zona do tenho dados móveis e no meu tarifário tenho netflix 5gb, ao abrir a app no telemóvel vejo o que quero sem problemas, mas se passar para a smartv o que estou a ver só sai som e legendas, imagem não dá

Existe forma de ultrapassar isso?

Helder Martins

Resposta:

Hélder,

Julgo que estará a passar para a TV utilizando as capacidades de “Transmitir ecrã” do smartphone.

Se é isso que fez, então é natural que assim aconteça, pois não é suposto que o ecrã da app Netflix seja “captado” pela aplicação de transmissão de ecrã, tal como não o é possível transmitir o conteúdo.

Isso trata-se de uma proteção no sistema Android, do mesmo tipo de proteção que também é utilizada para as apps de instituições bancárias. Se experimentar fazer um screenshot a essa aplicação, ou será captado um ecrã preto ou verá uma mensagem de erro.

Dado isso, não terá hipótese de utilizar os dados de aplicações exclusivas no caso de utilizar a app Netflix na TV, ligando-a a um ponto de acesso Wi-Fi do smartphone, pois o tráfego não será corretamente contabilizado.

A única solução passará por utilizar uma ligação física, com cabo, no caso do smartphone ser compatível com o protocolo MHL. Basta adquirir um adaptador USB (micro/Tipo C) para HDMI, e ligar assim diretamente à TV.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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