Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como posso mostrar o ecrã do meu Android na consola do meu Toyota?

Mais uma vez recorro aos vossos conhecimentos para ver se consigo resolver este problema.

Tenho um Toyota C-HR comprado em Maio que tem uma linda e generosa tela táctil (sem navegador “GO”) que de pouco me serve a não ser para ver os fluxos de energia a entrar e a sair das baterias.

Sei que é possível fazer o espelhamento do telemóvel e usar por exemplo o Goole Maps ou outro navegador para além de outras funções, com um smartphone Samsung.

O que eu agradecia era se me sabem informar que modelo Samsung faz isso, ou porventura outra marca qualquer.

Grato pela atenção, parabéns por mais um ano de ajudas aos leitores e um Óptimo ano de 2019 cheio de boas dicas.

Abraço

Carlos Vieira

Resposta:

Carlos,

O ideal para conseguir usar ao máximo o ecrã do Toyota C-HR era se a Toyota disponibilizasse suporte para o Android Auto.

Uma vez que a marca não tem ainda este suporte disponível, a única alternativa é usar a opção MirrorLink.

Uma vez que nem todos os dispositivos têm suporte para esta tecnologia, deve escolher um smartphone que a forneça.

No caso dos Samsung, como refere, pode encontrar a lista dos dispositivos que suportam MirrorLink nesta página. Garantidamente que os modelos mais recentes da marca têm esse suporte.

[Respondido por Pedro Simões]


O que se passa entre o meu repetidor Wi-Fi e o router do operador?

Viva,

Surgiu-me uma questão com este repetidor e gostava de saber se me podem ajudar.

Tinha o serviço MEO ADSL e usava o repetidor TP-Link TL-WA854RE para estender o sinal wiriless a mais divisões da casa e, sobretudo, ao andar inferior.

Com o serviço da MEO, com o router com a norma N, o repetidor funcionava bem. Havia às vezes problemas ao mudar de divisão da casa, sobretudo com a impressão sem fios, mas bastava desligar o repetidor para tudo ficar a funcionar bem.

Agora mudei para a NOS fibra e recebi um Router dos mais recentes (V4), com a norma AC. O que acontece, é que o repetidor até distribui bem o sinal, mas ao fim de algum tempo deixa de funcionar correctamente.

A ligação começa a cair e surgem dificuldades em se voltar a ligar. Já mudei o repetidor para um local mais próximo do router, não havendo agora nenhuma parede entre eles. Ficou um pouco melhor, mas ainda tem quebras. Mesmo tendo afastado o repetidor da divisão do andar inferior, o computador ainda se consegue ligar a 140-150 mbps. O problema são as quebras e as dificuldades em voltar a ligar.

Existe alguma incompatibilidade entre estes novos routers (sei que a norma AC funciona a uma frequência diferente), com os antigos repetidores?

Obrigado e um bom ano de 2019

Cumprimentos

Álvaro Amorim

Resposta:

Álvaro,

Sim, é possível que a compatibilidade entre os router não seja a melhor.

Não digo isto com base na utilização desse router com esse repetidor, mas sim do router NOS Hub 3.0 e um Powerline TP-Link. O problema era na negociação DHCP entre os dois dispositivos.

No seu caso, o repetidor opera apenas da rede 2,4GHz norma n, e portanto a rede 5GHz norma ac do router não está sequer a ser utilizada.

Para ver o comportamento da rede, experimente desativar a rede 5GHz, de forma a ver se os problemas se mantêm. É claro que isto não será solução, mas poderá ficar com uma ideia se isso está, ou não, relacionado com o problema.

Se assim se mantiver, então a solução passará pela troca de repetidor ou, eventualmente, substituí-lo por um Powerline, no caso de não ter rede ethernet em casa.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu antivírus está a bloquear uma app conhecida. Será um falso positivo?

Boa tarde,

Desejo saber se o programa “WiseCare365” é fiável, pois apesar de que o tenho há algum tempo, hoje ao tentar fazer uma actualização do mesmo o antivírus instalado “ESET”, bloqueia-o e diz programa potencialmente indesejável.

Muito obrigado pela resposta,

José Agostinho

Resposta:

José,

Deverá tentar perceber a razão de ser identificado como “potencialmente indesejado”.

Caso seja utilizador da versão gratuita do Wise Care 365, à partida deverá tratar-se de um falso positivo, relacionado com algum componente de publicidade existente no programa.

Em todo o caso, a utilização dessas ferramentas tem sido cada vez mais questionável, já que ou têm ou efeito “placebo”, ou mexem em mais do que devem.

Resumindo, se fez o download a partir de uma fonte confiável, não tem razão para preocupação.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso transmitir vídeo de qualquer equipamento com porta USB-C?

Bom dia,

Gostaria de saber se todos os tipos de portas USB-C permitem a transmissão de vídeo para um monitor ou televisão, mediante a utilização de um cabo USB-C — HDMI.

Obrigado pela atenção disponibilizada.

Fico a aguardar resposta.

Cumprimentos,

Afonso Gama

Resposta:

Afonso,

Infelizmente nem todos os dispositivos com portas USB-C têm a capacidade de fazer transmissão de vídeo para um dispositivo externo.

Para tal, o dispositivo deverá ter suporte para o USB-C Alternate Mode, que na prática reserva alguns dos condutores físicos do cabo USB-C 3.1 para transmissão de vídeo direta entre o dispositivo e o recetor.

Poderá consultar uma lista de dispositivos que suportam a transmissão de vídeo nesta página. Note que a mesma pode estar desatualizada ou incompleta.

[Respondido por Pedro Simões]


Como devo proteger o meu Android contra roubos?

Bom dia gostaria da vossa ajuda

Que aplicação posso colocar para proteger um Smartphone android anti roubo ou coisa assim parecida

Pedro Marques

Resposta:

Pedro,

Há imensas aplicações que permitem servir esse propósito. No entanto, mais importante que tudo, é ter sempre o smartphone devidamente protegido com pin, palavra-passe, impressão digital ou Face ID.

Existe uma ferramenta da Google para localizar o smartphone, fazê-lo tocar remotamente ou mesmo eliminar todo o seu conteúdo. Esta é a aplicação que recomendamos

Depois existem muitas outras aplicações que pode explorar e escolher a que mais se adequa às suas necessidades:

Destaco a app Cerberus, que sempre teve um prestação muito interessante:

[Respondido por Hugo Cura]


Devo comprar o iPhone 6S ou o 7 como primeiro smartphone?

Olá,

Antes de mais, gostaria de felicitá-los pelo vosso trabalho, o qual conheci através da participação do especialista Vítor Martins no Porto Canal (espero que continue a a mostrar-nos as novidades tecnológicas no Olá Maria!).

Pelo desculpa se estou a incomodar, mas gostaria de pedir a vossa opinião, se possível. Estou a pensar comprar um Iphone, aliás, é o primeiro smartphone que vou comprar, (sim, é verdade, o meu telemóvel já tem 10 anos… não, isto não é para os “Apanhados”!!) e, por isso, quero tomar uma decisão ponderada, pois quero um equipamento que dure uns bons, mas bons anos!

Já fiz várias pesquisas sobre o assunto e penso que um semi-novo é uma boa opção. Agora, estou indecisa entre o Iphone 6s e o Iphone 7, já fiz comparações e tudo o mais, mas mesmo assim, não sei o que será melhor agora, que até já entramos em 2019!

Muito obrigada pela atenção.

Ana Santos

Resposta:

Olá Ana.

Antes de mais, o nosso desejo que tenha um excelente ano de 2019.

Quero também agradecer o feedback quanto à nossa participação no Olá Maria, do Porto Canal.

Sobre a sua questão, está visto que usa de forma eficaz e com qualidade um dispositivo. 10 anos de um telemóvel mostra que toma bem conta do equipamento.

Sobre a compra de um novo iPhone, nas opções que sugere sem dúvida que apontamos sempre para a mais recente: o iPhone 7 (se possível novo). Este tem tecnologia mais recente, tem uma melhor câmara, um processador que irá suportar as evoluções do sistema operativo durante mais anos.

Seguramente que terá um smartphone por muitos anos, não sei se durará 10 anos, é provável, mas que terá uma qualidade de utilização excelente, isso não temos dúvidas.

Se conseguir algo mais recente, como um iPhone 8, por exemplo, poderá ainda ter outro nível de serviço, mas isso já fica ao seu critério.

Nesse caso, um “recondicionado” pode ser boa aposta, procure um que seja Recondicionado Grade A.

Se precisar de mais ajuda, use o Facebook do Pplware e a sua questão chegará ao meu conhecimento e ajudo com todo o gosto.

[Respondido por Vitor Martins]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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