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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como configurar o meu novo router para ser um AP?

Boa tarde,

Comprei recentemente um router TP-Link ( TL WR940N ) com a finalidade de criar um access point.

Contudo depois de ver diferentes configurações com a mesma finalidade, suscitou-me algumas dúvidas. Peço ajuda para fazer a configuração ideal.

  • Windows 10 ;
  • Router Wi-Fi 4.0 NOS.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Oliveira

Resposta:

Miguel,

Primeiro que tudo, falta saber exatamente a razão para a necessidade do ponto de acesso: o objetivo é substituir o router da NOS ou alargar o alcance da rede Wi-Fi?

Em todo o caso, sim, esse router pode ser utilizado para servir de ponto de acesso. Se há melhores opções para o preço? Talvez, mas esta não deixa de ser uma opção ainda enquadrada com a atualidade e servirá perfeitamente para o propósito.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu disco ganhou uma nova partição, como a posso eu apagar?

Boa tarde,

Em consequência de um corte de corrente, um disco WD 2T, que apenas tinha uma partição, quando reiniciou ficou com duas partições, como reverter esta situação.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Oliveira

Resposta:

Miguel,

Esse tipo de situação indica que algo ficou corrompido no disco e, consequentemente, há a possibilidade de perder o acesso a alguns dados. Fisicamente, estará tudo guardado, mas na tabela de atribuição (digamos que é o local onde diz que o ficheiro X está guardado nos setores físicos Y) poderá não haver a indicação da existência física de eventuais ficheiros.

Mas vamos por partes: correção das partições. Para o fazer, é recomendável utilizar um programa de gestão de discos e partições. Uma boa sugestão é o EaseUS Partition Master, que é gratuito:

Fiquei sem perceber se a essa segunda partição está, ou não, uma letra de unidade já atribuída. Em todo o caso, o que deve ser feito é eliminar essa nova partição que surgiu, e depois redimensionar a partição que já existia, de modo a ocupar todo o disco. Tenha atenção que NÃO DEVE formatar a partição.

Depois de fazer isso, deve então verificar se todos os dados que tinha ainda continua intactos. Se identificar algo que tenha perdido, pode então utilizar uma ferramenta para tentar recuperar. Também da EaseUS, está disponível uma partição que pode ajudar nesse processo:

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo instalar o Windows 10 se não tenho uma chave?

Bom dia,

Gostaria de formatar o meu disco mas tenho receio que depois não consiga instalar o windows 10 porque fiz a instalação numa altura em que foi dada a possibilidade de o fazer de forma gratuita e portanto não tenho qualquer código. Como devo fazer, já que os meus conhecimentos de informática são muito básicos.

Obrigado,

Joaquim Pacheco

Resposta:

Joaquim,

Com a chegada do Windows 10, a Microsoft aboliu de vez a necessidade de chaves de produto e passou a registar as licenças baseando-as nos números de série do hardware presente nos computadores.

É por esta razão que não tem qualquer código para registar o seu Windows 10, tal como esperaria.

Para instalar o Windows 10 no seu computador deve seguir um dos guias que já apresentámos por diversas vezes.

Comece pode criar uma pen de instalação do Windows 10, como explicado neste artigo:

De seguida reinicie o seu computador e arranque da pen, seguindo as instruções que foram sendo apresentadas.

Lembre-se que antes de realizar a instalação do Windows 10, e até antes de criar a pen, deve realizar uma cópia de segurança de todos os seus ficheiros e documentos importantes para que não os perca.

[Respondido por Pedro Simões]


Tenho malware no meu Nokia ou é um falso positivo?

 

Olá, estou a contactar-vos porque não estou a encontrar a informação necessária e objectiva para o seguinte caso, ou se isto poderá ser um “não assunto” bem como uma “bomba”.

Passo a descrever:

Dias atrás o meu antivirus Mcafee ofereceu-me uma dor de cabeça ao contemplar-me com um aviso de um ficheiro de sistema infectado com artemis!2fd47f2a914d. Não pode ser removido.

O meu smarthphone é um nokia 7 plus, android oreo, a minha mulher têm um nokia 6 comprado meses antes e com o mesmo problema.

Ao que parece, poderá ser uma situação generalizada com os Smartphones Nokia vs 6, 7, 8 e com o Mcafee.

Contactei a Nokia e disseram-me apenas para não ficar preocupado (não sei não). Da parte da Mcafee não existe qualquer informação da possibilidade de um falso positivo, por outro lado não tenho conhecimento de outras marcas de antivirus a dar conta deste problema.

Não estou propriamente a pedir ajuda com o caso, mas sinceramente talvez seja uma situação a que possam explorar com maior facilidade e obter informação mais aprofundada pois tudo é muito recente.

Se a Nokia nos está a presentear com trojans é caso para pensar duas vezes, se a Mcafee nos presenteia com falsos positivos é caso para pensar mais duas vezes… enfim

Obrigado por “escutarem” este meu desabafo mesmo na incerteza de não saber se é o consultório certo 😉

Os melhores cumprimentos

António Batista

Resposta:

António,

Do que conseguimos apurar em vários fóruns, este é um falso problema que o antivírus está a causar.

Ao detetar uma app normal como um vírus, criou um falso positivo e que está a assustar os utilizadores.

Deve aguardar alguns dias até que o antivírus atualize as suas assinaturas e remova esta app como sendo maligna.

A resposta da Nokia é coerente com o que descobrimos e pretende descansar os utilizadores.

[Respondido por Pedro Simões]


Deve desligar ou não o meu My Cloud Home?

Olá meus caros,

Tenho uma mycloud home da Western Digital, e no meu caso, o aparelho de 5tb não possui nenhum botão físico para desligar ou ligar.

Será que devo desligar o aparelho todos os dias da corrente elétrica, ou o mesmo pode permanecer ligado?

Adquiri o aparelho muito recentemente e nunca dei por nenhum momento em que o mesmo entrasse em algum modo de suspensão quando não utilizado, então fico com a ideia de que a unidade fica permanentemente ligada, será isso uma boa ideia?

Muito obrigado por qualquer indicação!

Tiago Realinho

Resposta:

Tiago,

Apesar de não conhecer em detalhe o equipamento, posso adiantar-lhe que a maioria destes equipamentos não tem agora botão de power.

Esta gestão é feita diretamente na interface de gestão, podendo definir períodos em que estes estão desligados ou em estados de baixo consumo de energia.

À pergunta se deve ter ou não o equipamento sempre ligado, apenas o Tiago deverá responder. Eles estão preparados para estar 24×7 em funcionamento sem qualquer problema.

A questão é mesmo a disponibilidade que vai precisar. Tem horas certas para aceder aos dados ou poderá ser a qualquer momento? E requer acesso remoto ou não?

Penso que não erramos ao recomendar que tenha o sem NAS ligado sempre e assim ter acesso a qualquer momento aos seus dados.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso gerir os meus downloads do Netflix automaticamente?

Caro Pplware,

Sendo uma utilizadora intensiva do Netflix, descobri há uns dias a maravilha que é usar o meu tablet Android para usar este serviço e ver, no meu descanso e ao meu ritmo, as minhas séries favoritas.

No entanto, e porque o quero usar quando viajo, logo sem acesso à Internet , queria saber de uma forma de conseguir ter os episódios dentro do tablet.

Sei que existe o modo offline, mas não me parece lógico ter de estar a escolher quais os episódios que quero guardar, devendo este processo ser automático.

Por agora, e porque não tenho outra forma, faço a gestão manual, perdendo algum do meu precioso tempo neste processo.

Pergunto então a vós, que tanto sabeis, se não existe uma forma mais simples de tratar deste processo? O Netflix já sabe o que eu gosto, ele que trate de me carregar os episódios para eu ir vendo :).

Natália Felgueiras

Resposta:

Natália,

Os sistemas automatizados do Netflix estão por agora mais focados em determinar os conteúdos que lhe devem ser propostos, para que não gaste tempo a descobrir novas séries e filmes.

No entanto, e porque também gostam de facilitar a vida aos utilizadores, os programadores do Netflix criaram uma novidade que vai ser útil agora.

A mais recente versão da app para Android permite que a gestão de descargas para o modo offline seja automatizada.

Isto significa que apenas precisa de descarregar o primeiro episódio de uma série e a app tratará de descarregar os próximos episódios e eliminará os anteriores depois de os ter visto.

Claro que este processo decorre todo apenas quando o seu tablet tiver acesso à Internet,

Deixamos abaixo o link para o nosso artigo onde pode aprender a usar esta nova funcionalidade:

Aproveitamos e deixamos-lhe também o nosso artigo onde ensinamos a usar o modo offline do Netflix:

Desejamos-lhe bons filmes, excelentes séries e uma proveitosa utilização do Netflix em modo offline.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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