Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

consultorio

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como sincronizar as minhas redes Wi-Fi no Android?

Boa tarde.

Em primeiro lugar, parabéns ao vosso site e pelo vosso trabalho que me faz ficar tão atento à tecnologia e a solucionar problemas que por vezes surgem.

Relativamente à minha dúvida, por vezes vou a um determinado lugar (café, restaurante, etc.) e peço a palavra-passe do Wifi para ter net nesse local. Por norma esses dados ficam gravados no tablet com que trabalho e com que ando constantemente de um lado para o outro.

A minha questão é, por uma questão de querer entrar com o meu telemóvel por exemplo, e o facto de os donos do sítio por vezes se demonstrarem desagradados com o facto de pedir a pass da net, se existe uma possibilidade para visualizar as palavras-passe já gravadas no meu tablet para então as colocar no meu smartphone.

Já agora, existe alguma forma de com a conta Google fazer a migração desses palavras-passe para qualquer dispositivo com a minha conta Google?

Agradecido pelo tempo!

Paulo Teixeira.

Resposta:

Paulo,

Não nos indica qual o sistema operativo tanto do seu smartphone como do tablet, o que nos deixa com pouca informação para o ajudar. No entanto, e porque fala em conta Google, vamos assumir que tem equipamentos Android.

Ao ter equipamentos Android tem a sua vida facilitada uma vez que a Google tem já esta opção nos seus serviços.

Sempre que coloca a sua conta Google no seu dispositivo este sincroniza os seus dados não apenas nos serviços da empresa como nos equipamentos que a estiverem a usar.

Assim, o que recomendamos é que verifique que está a usar a mesma conta Google nos 2 equipamentos e que tem a configuração das cópias de segurança feitas.

Por norma esta configuração estará nas Definições e na zona dedicada à Google.

[Respondido por Pedro Simões]


Como aceder ao meu Raspberry Pi de fora da rede de casa?

Boa tarde, antes de mais peço desculpa por estar a incomodar. Gostaria de saber se me poderiam dar um ajuda relativamente a conseguir ter acesso, fora da minha rede local a uma aplicação instalada no meu raspberry pi.

O problema que tenho é o seguinte, tenho uma aplicação de domótica criada no node-red e que se encontra instalada no raspberry pi, contudo queria poder ter acesso ao painel de controlo do sistema domótico que se encontra no endereço http://127.0.0.1:1880/ui/. eu tenho encontrado algumas coisas relativas a esta parte, tais como port forwarding, vnp’s, etc.

Contudo, não tenho conseguido aceder ao que quero, talvez por ser nabo nesta parte, daí pedir-vos ajuda, para ver se me poderiam orientar de forma a poder aceder à aplicação a partir de qualaquer lado e de forma segura.

Agradeço desde já.
Atentamente,

Francisco Saraiva

Resposta:

Francisco,

Numa análise rápida, e sem conhecer a plataforma, diria que o problema está no endereço que está a usar.

Esse é o endereço local da máquina e não um endereço da rede

Em qualquer máquina que aceda a 127.0.0.1 estará a aceder a ela própria. Por essa razão não consegue encaminhar o tráfego para o Raspberry Pi.

O primeiro passo é conseguir que o sistema responda no endereço ip de rede que o Raspberry Pi tem, quer alterando a configuração do servidor web ou as configurações do sistema.

Depois deste passo só tem de, por exemplo, encaminhar todo o tráfego do router, dirigido para a porta 880, para o endereço ip do seu Raspberry Pi.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalar um Windows 10 com todas as atualizações?

Boa tarde, gostaria de saber se é possível instalar todas atualizações no windows 10 só de uma vez!

Obrigado 🙂

Rodrigo Simão

Resposta:

Rodrigo,

Periodicamente a Microsoft disponibiliza os ISO das diferentes versões com todas as atualizações feitas.

Ao aceder a este site só tem de escolher a sua versão e descarregar o ISO. Depois só tem de seguir um dos nossos muitos guias que explicam como criar uma PEN de instalação do Windows.

Outra alternativa, ainda mais simples e mais rápida é a que apresentamos no artigo abaixo. Com um simples app, da Microsoft, cria a sua PEN de instalação:

No final terá uma forma de instalar o Windows, com as mais recentes atualizações presentes.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso substituir uma smart TV por uma box Android?

Olá Pplware,

Tenho uma dúvida: a minha tv já é smart, porém está ultrapassada, não vejo mais YouTube.

Posso usar uma box de TV nela ou terá algum conflito?

Bastos

Resposta:

Bastos,

Sim, pode utilizar uma qualquer box de TV poderá ter acesso a uma imensidão de funcionalidades e conteúdos, tal como está descrito neste artigo.

Isso seria possível mesmo que a TV que tem não se tratasse de uma SmartTV, já que só precisa de ter uma ligação HDMI disponível ou, escolhendo uma box com saída AV, é também possível utilizar uma ligação RCA ou SCART, útil para TVs mais antigas.

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso partilhar um álbum do Google Photos?

Caros,

Existe a possibilidade de permitir o download de fotografias de um álbum armazenado no Google Photos (que em tão má hora veio substituir o Picasa Web Albuns)?

Pestana

Resposta:

Pestana,

Sim, existe essa possibilidade.

Para tal, basta aceder ao seus álbuns a partir do endereço https://photos.google.com/albums e abrir o álbum que pretende transferir Depois, no canto superior direito, basta premir sobre o botão de menu (3 pontos alinhados verticalmente) e escolher a opção Transferir tudo. Dessa forma o álbum é imediatamente transferido.

Se não pretender todas as fotos do álbum, pode selecionar apenas as que pretende e, da mesma forma, transferi-las.

[Respondido por Hugo Cura]


Como devo carregar a bateria do meu smartphone?

Após comprar os extras específicos para este carregamento, e estando tudo a funcionar conforme o previsto, o que pergunto é se posso carregar diariamente o telemóvel com a percentagem de bateria abaixo mencionado.

Normalmente, chego ao fim do dia com 60%/70% de carga.

Como a base de carregamento se encontra junto ao PC, é só “pousá-lo” em cima da mesma e em cerca de 45 minutos, tenho o telemóvel carregado.

O meu receio é que esteja a prejudicar a bateria.

Agradeço uma resposta

Obrigado

Mário Viegas

Resposta:

Mário,

Não, não está a prejudicar a bateria. Essa é precisamente a forma correta de utilização das baterias atuais.

Resumidamente, as boas práticas consistem em carregar quando possível, não deixar atingir regularmente níveis de carga demasiado baixos (abaixo de 10%) e não expor a temperaturas altas, principalmente quando está com um nível de carga elevado.

O ideal é carregar todos os dias e garantir que, num dia de maior necessidade, terá energia suficiente para todo o dia, sem necessidade de andar com um powerbank atrás ou ter de levar o nível de carga a níveis baixos.

O carregamento sem fios facilita bastante essa tarefa e, nos próximos tempos, certamente todos os utilizadores em geral vão passar a andar com mais energia nos smartphones.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version