Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Deixámo-vos uma pequena surpresa na última questão. Um tema diferente e que merece uma discussão aberta para se encontrar a solução. é um caso estranho, mas que merece se analisado!

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Como ligar um PowerLine a uma rede já existente?

 

Há muito que sigo o Pplware, é o meu site de tecnologia de referência, e agora que tenho um problema tenho a certeza que me vão conseguir resolver.

Sou cliente NOS e adquiri um Powerline da Devolo para ter melhor qualidade de ligação numa divisão mais distante, aproveitando também a melhor qualidade do Wi-Fi da Devolo (já que o router da NOS é muito fraquinho e instável).

Tenho a Smart TV ligada directamente ao router por ethernet, bem como o Powerline. O problema é que todos os dispositivos ligados ao Powerline (seja com ou sem-fios) não detectam a TV para fazer Cast a partir das apps compatíveis, mesmo estando na mesma rede.

No mapa da rede do router NOS aparecem todos os dispositivos ligados ao Powerline, bem identificados, mas não parece haver passagem de informação da TV para essa rede. Como resolvo este problema?

Obrigado.

José Silva

Resposta:

José,

Mesmo parecendo que todos os dispositivos estão na mesma rede, a verdade é que não estão, e isso implica que seja configurado um encaminhamento de portas no router.

Para aceder às configurações do router NOS deve aceder ao endereço http://zonhub.home/ a partir do browser e colocar o username home e palavra-passe zonnet (para o caso de não os ter alterado).

Depois deve:

Para garantir que tudo funciona correctamente, deve reiniciar o router, clicando em Reiniciar no canto superior direito.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter dual-boot no Windows 10, controlado de forma automática?

 

Boa tarde

Sou leitor do pplware e referente a esta rubrica agradecia que me ajudassem na seguinte questão:

Tenho um sistema com Windows 10 e prentendo instalar uma distro linux (ex Ubuntu) em dual boot. E como tenho um SDD e normalmente apenas uso o Windows, de forma a não atrasar o arranque não queria que perguntasse para escolher qual o SO a inicializar (queria que por default inicia-se o windows, sem perguntar. No entanto quando precisasse de utilizar o linux, pressionaria uma tecla durante o boot, que ativasse o menu de escolha).

Sei que isto é possível, só que ao procurar no google fiquei um pouco confuso e perdido (falam em bootloader do windows, ou do linux)…. Pelo que gostaria de perceber qual a forma mais segura e eficiente de fazer isto, sem prejudicar o tempo de arranque do PC.

Além do mais os exemplos que encontrei, pretendiam o linux como default; e eu pretendia uma solução optimizada para quem pretende o windows como default (e não encontrei nennhum caso destes)

PS. máquina virtual não é solução para mim porque fica demasiado lento

Obrigado

André Oliveira

Resposta:

André,

A forma mais simples é seguir as instruções que fornecemos, colocando o Linux como opção de arranque.

O que precisará de fazer depois é configurar no arranque do Linux a opção para dar primazia ao Windows e até baixar o tempo de espera para avançar para o arranque do sistema operativo.

Esse tempo de espera pode ser reduzido ao mínimo que entender ser aceitável para si.

Está é a forma mais simples e que lhe dará um maior controlo sobre os processos de arranque da sua máquina.

[Respondido por Pedro Simões]


Como alterar a memória flash de um smartphone?

Boa noite,

Estou a entrar em contacto com a vossa linha de apoio pois sendo eu um utilizador constante do vosso site e utilizando-o muitas das vezes como solução para alguns problemas , queria-vos pedir um pequeno grande favor, será que poderiam criar um post com um tutorial para ajudar o utilizador a agregar ou trocar a memoria interna do aparelho pela memoria flash.

Pelo aquilo que vi nas minhas pesquisas parece ser um processo relativamente fácil mas ja tentei inúmeras vezes inclusive ja mandei um aparelho para a fabrica ao tentar fazer esta alteração.

Pronto e o porque de estar a pedir esta ajuda, à relativamente pouco tempo comprei um tablet marca yarvik destinado a um uso escolar e multimédia so que ao fim de instalar meia dúzia de aplicações o tablet começou logo a dar o aviso de memoria interna cheia (tendo eu a memoria flash completamente vazia) e tentei contornar este problema mas percebi que sem o root no dispositivo era impossível, consegui fazer o root e etc mas na parte da troca de memorias nunca consigo executá-la com sucesso.

Acho um tópico interessante para todos aqueles que apostam em dispositivos de marca branca e deparam se com este problema, acabando por limitar imenso o uso do aparelho.

Agradeço a vossa atenção

Os melhores cumprimentos

Ruben Reis

Resposta:

Rúben,

Esta é uma questão relativamente recorrente e tem a ver com o particionamento inicialmente definido na ROM utilizada.

A memória flash do dispositivo é só uma, mas está particionada de acordo com a necessidade do sistema (tal como acontece nos discos rígidos dos computadores). Tipicamente existem 6 diferentes partições numa só memória flash. Pode ver aqui quais são e para que servem.

O que acontece é que as aplicações precisam de recursos da partição /system que, tipicamente nos dispositivos de baixa gama, é muito limitada em espaço. Mas antes de mais, verifique aqui se existe uma nova versão para o seu tablet, escolhendo o modelo e clicando em Service & Downloads.

O reparticionamento não é possível fazer de forma simples (tem de ser produzida uma nova ROM com as devidas configurações) e, considerando que não há suporte da comunidade para um dispositivo, pode ser muito complicado resolver essa questão. Mas há uma alterrnativa: utilizar o cartão microSD (armazenamento externo) com uma partição EXT e configurar o sistema para utilizar essa partição para a instalação de aplicações.

Considerando um cartão de 8GB, com uma aplicação apropriada, e depois de fazer o backup de tudo o que se pretende guardar e que esteja no cartão, basta apagar a partição (que abrange os 8GB), criar uma nova partição FAT32 com, por exemplo, 7GB, e por fim criar uma partição EXT2 com 1GB que sobra. Como exemplo de aplicação apropriada dou o EaseUS Partition Master Free ou o MiniTool Partition Wizard.

O procedimento deverá ser o seguinte:

Deixo aqui um guia detalhado do fórum XDA-developers: LINK

O processo não é trivial e exige alguma leitura e paciência.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Ajudem-me, não consigo instalar o Windows 10 no Mac!

 

Boa tarde,

Antes de mais, dou-vos os parabéns pelo trabalho realizado com o site.

Recentemente tentei instalar o Windows 10 num Macbook Pro de 2013 com recurso ao Assistente do BootCamp (v.6.0.0). No entanto, após as 3 primeiras etapas concluídas (1. A formatar a unidade selecionada / 2. A copiar ficheiros do windows / 3. A descarregar o software de suporte para windows) o processo termina em erro e refere que não é possível instalar o software.

Como poderei solucionar este problema e completar o processo?

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar.

Cumprimentos,
Ricardo Farias

Resposta:

Ricardo,

Parece-nos que o problema está no processo de instalação do Windows. Pode existir um problema com a pen USB que criou ou com o ISO com que a criou.

O que recomendamos é que a teste ou noutro PC ou numa máquina virtual e que confirme que está mesmo em condições de realizar a instalação.

Pode também usar outro ISO para criar a sua pen de instalação, que deverá também se diferente, e testar no seu Mac a instalação do Windows 10.

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o ecrã do meu Nexus 5?

 

Bom dia,

De há uns meses para cá, o meu nexus 5, sempre que fazia chamadas em aplicaçoes, o ecra ficava preto, e so voltava a funcionar qd as chamadas eram desligadas do outro lado.

Como estava fora do pais, e nao usava o tlm em roaming, julgava que o problema seria de alguma aplicação que o teria atrofiado.
Agora que voltei a Portugal, vejo que o problema tambem me acontece quando faço chamadas normais.

Já restaurei os valores de fabrica e nada… Neste momento estou com o android 6 instalado.

O que acontece é ao iniciar a chamada a tela fica escura, e enquanto a chamada dura raramente ele volta a ficar normal para eu poder mexer no monitor.

Mesmo depois das chamadas terminarem, há alturas em que ele nao fica normal. carrego no botao para ele ligar o visor, e ele liga e desliga de novo. ficando escuro.

Disto não percebo nada. Já fui a uma loja e dizem que será do sendor, mas que não mexem no tlm.

Eu preciso da vossa ajuda para as seguintes situações:

– A quem reclamo este equipamento, que está a fazer 2 anos de garantia, mas na altura foi comprado na google de inglaterra, por uma amiga que lá estava, e como ainda nao havia em portugal á venda ela trouxe de la.

– Ou então se houver alguma maneira de desligar o sensor de proximidade no tlm tambem me ajuda.

– Em ultimo caso, se conhecem alguma loja que saiba mexer neste tlm, neste tipo de reparações.

Obrigado, e desculpem o texto longo, mas já estou a ficar doido pelo tlm não funcionar direito.

E eu que gosto bastante deste tlm.

Atentamente,

Ricardo Sousa.

Resposta:

Ricardo,

Existem alguns relatos de problemas com este sensor a partir da versão 5.1 do Android, mas todas elas têm uma solução.

Os problemas dividem-se em duas componentes. A primeira é física e está relacionada com protectores de ecrã, as conhecidas películas de protecção, que estão a interferir com o sensor de proximidade.

Caso use uma dessas películas dever removê-la e verifica se o problema desaparece.

Uma segunda solução está no activar de uma opção na secção de Acessibilidade das Definições.

A opção é “Botão ligar/deslig. fim de chamada”. Deve activá-la, usá-la durante alguns dias e depois, se o entender, desactivá-la.

Caso pretenda testar o sensor de proximidade existe uma aplicação na Play Store que pode usar:

Quanto à garantia, e uma vez que o equipamento foi comprado no Reino Unido, é lá que deve apresentar a sua reclamação.

Mas uma vez que é um equipamento fabricado pela LG, pode tentar contactar a marca em Portugal e pedir informações sobre a sua reparação.

[Respondido por Pedro Simões]


Galaxy note 4, Samsung S6 ou iPhone 5s, qual escolho para mim?

 

Bom dia,

Antes de mais parabéns pelo vosso excelente trabalho. Queria pedir ajuda para comprar um telemóvel..sou recém licenciada em jornalismo e estou indecisa entre o samsung galaxy note 4, samsung S6, e iphone 5s.

Preciso de um telemovel rapido, com boa camera e que me permita tambem ter acesso a mails e a paginas de internet rapidamente. Qual me aconselham?

Obrigada

Patrícia Alves

Resposta:

Patricia,

Qualquer um desses telefones faz o que pretende e de forma bastante expedita.

Há no entanto alguns factores a ter em conta e que podem ser importantes na hora de escolher o modelo que vai comprar.

O primeiro tem a ver com a dimensão do ecrã, campo em que o Note 4 ganha ao iPhone e ao S6.

Tem também a capacidade de expansão de memória que existe apenas no Samsung Note 4 e que a Apple não coloca nos seus equipamentos.

A presença de uma pen é real no Note 4 e inexistente no iPhone e no S6. Se isso contar para si, então é mais um ponto para a Samsng.

Por outro lado temos a garantia de actualizações e a sua rapidez de disponibilização que a Apple dá, o que não acontece com a Samsung. Nem sempre existem e quando são lançadas demoram a chegar aos smartphones.

Como é normal nestas situações, o ideal é ter acesso aos 3 equipamentos e avaliá-los de forma real.

Não se deixe levar pelo hype que existe em torno do iPhone e considere o S6 ou o Note 4 como alternativa.

No final a decisão é sua e deve ser a Patricia a escolher, com base no que vai usar e no que precisa de retirar do seu smartphone.

Tem ai um telefone acabado de sair (S6), um iPhone ainda capaz (5S) e um smartphone com ecrã generoso (Note 4). Faça a sua escolha!

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo contornar o traffic shaping da minha operadora?

 

Boa noite.

À uns dias mudei da cabovisao para a MEO fibra onde eles me prometeram 200mb de velocidade. Quando faço os testes, obtenho essas velocidades mas no download de torrents, a velocidade não ultrapassa em média os 200kb/s, o que é ridículo. Investiguei e descobri que é porque a MEO pratica traffic shapping. Como posso evitar este problema?

P.S: sei que à noite, a partir da meia-noite, os limites começam a desvanecer mas é-me mais útil fazer os downloads durante o dia.

Muito obrigado pela atenção,

Paulo Fernandes

Resposta:

Paulo,

É normal que existam estes limites impostos pelas operadoras, ainda para mais nas alturas de maior utilização.

Mas para ter a certeza de que está a ser aplicado shaping, pode usar a ferramenta da Anacom, criada para o validar:

Esta é a forma de conseguirem garantir a todos os utilizadores uma utilização equitativa dos links de acesso à Internet.

Não existe uma forma para contornar essas limitações impostas pelo operador, devendo o Paulo adaptar-se às horas em que o shapping é retirado.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu Windows 10 não se deixa registar!

 

Boa tarde

Queria em primeiro lugar agradecer o serviço que prestam. Sou leitor assíduo e muito tenho aprendido.

A minha questão prende-se com o facto de ter feito o upgrade para o Windows 10 mas ele não me deixa registar com a chave do Windows 7 Home que eu tinha. O que faz com que esteja sempre a pedir me para registar o Windows.

Ora, eu comprei o pc que tenho com o selo do windows por baixo e nunca usei nem uma vez.

Podem me ajudar?

Cumprimentos,

Diogo Pinho

Resposta:

Diogo,

De acordo com o que descreve, está em plenas condições para que seja elegível para o programa de upgrade gratuito para o Windows 10.

Poderá haver algo de errado com a chave inicial proveniente com o PC e precisar de suporte técnico, para que consigam verificar realmente o que se passa com esse processo de activação.

Coloque-se em frente ao seu computador e ligue para o número 800 849 102 ou 21 4154065 para que possam avaliar o seu problema.

[Respondido por Hugo Cura]


O Xiaomi MiPad ainda é uma boa escolha?

 

Boa noite,

Queria falar relativamente da table MiPad da Xiaomi. Vocês já mencionaram este produto à algum tempo (em 2014 salvo erro). No entanto estou interessado em obter esse tablet… queria só uns conselhos dos espertos, de vocês!

Portanto a minha duvida é se ainda vale a pena o ter como aparelho; se sim qual o lugar que me aconselha a comprar (em termos de preçário mais acessível);

E, se ainda poder dar resposta a esta questão, um bom tablet que seja superior ao dito da Xiaomi e que fique quase pelo mesmo preço – se achar que este é um dos melhores do mercado então pode descartar a questão.

Agradeço desde já a disponibilidade e a compreensão…

Atentamente,

Artur Azevedo.

Resposta:

Artur,

O Mi Pad é realmente um excelente tablet para o preço que tem. Um tamanho muito prático, relativamente leve, uma excelente resolução (1536 x 2048, como o iPad mini retina), 2GB de memória RAM, um processador Nvidia Kepler com bom desempenho e uma bateria de elevada capacidade de 6700 mAh. Pelo preço é o melhor que pode comprar.

Pode adquiri-lo em lojas de confiança, com armazém em território europeu (evitando assim a alfândega) pelo preço de 185€ + portes na HonorBuy (envio rápido, desconto de 5€ com o voucher PPLWARE) ou por cerca de 170€ + portes na GearBest (envio mais demorado).

Certifique-se sempre que o produto que compra existe em armazém europeu (tenha atenção nas indicações e opções do produto), pois se for proveniente da China poderá ter uma surpresa desagradável com taxas alfandegárias.

[Respondido por Hugo Cura]


Preciso de um substituto para o PopCorn!

 

Boa tarde

Como sabem, o Popcorn fechou. E eu descarregava os meus filmes pelos link magnéticos que estavam nos filmes. Como é que eu posso encontrar esses links novamente?

Obrigado

Rúben André

Resposta:

Ruben,

O PopCorn fechou e muito provavelmente não regressará. Há no entanto algumas alternativas que vai poder usar.

Estas vão provavelmente dar-lhe acesso às mesmas funcionalidades que tinha e que tanto quer.

Ainda durante o dia de hoje vamos apresentar uma alternativa que vai poder usar, da mesma forma que usava o PopCorn.

Espere mas algumas horas e vai conhecer o que temos preparado para apresnsetar este campo!

[Respondido por Pedro Simões]


Eis um verdadeiro caso de mistério. Vamos ajudar a descobrir a causa!

Viva a todos.

Pretendo saber se mais alguém tem este problema em Portugal – Que em meu entender tem (quase de certeza), senão não me acontecia isto.

Das duas uma: Ou a NOS sabe muito bem do que se anda a passar. Ou não sabe e não tem uma resposta oficial para dar ao cliente e muito menos como a resolver.

Tirando os “ecrãs a preto” (gravações que a BOX fez e não se encontram disponíveis), a minha BOX foi “apoderada pelo “DINIS”.

Conforme poderão ver nas imagens em anexo, alguém está “dentro da minha BOX” e não sou eu.

Isto começou em Agosto, quando a BOX fez uma actualização de software cerca das 12:00/13:00 – ANORMAL, pois estes “updates” tem por habito serem ás 03:00/05:00.

A partir daqui comecei a ter gravações agendadas que não eram minhas e muito menos de canais subscritos (sportv5, etc), SICMulher ou TVI (que não vemos cá em casa).

Depois de contactado o call-center mandaram efectuar um reset total á box. Até aí a situação sossegou. Mas por pouco tempo.

Já farto dos ecrãs pretos entre outras queixas, fiz uma exposição. No dia em que agendaram trocar a BOX, nesse mesmo dia houve uma “nova encarnação”. Mais agendamentos de gravações, enfim, de tudo.

Mas como a BOX foi trocada, as coisas sanaram. Mas novamente, por pouco tempo. Desta vez a minha mulher foi “vasculhar” a BOX e eis que encontra o “DINIS”. Ou seja, um “perfil” que se cria na BOX e posteriormente se pode utilizar e optimizar com canais á escolha, lista de canais favoritos, etc.

E assim permanece o “DINIS”. Vão aparecendo gravações, que eu vou apagando. Eu vou agendando as minhas gravações que por sua vez, espero que o “DINIS” não as apague.

Pediram-me que fizesse um reset TOTAL á BOX. Assim que a mesma re-iniciou, o “DINIS” estava de volta. Com o avatar do Batman, até.

Eu já expus esta situação à NOS. Suspeitei inicialmente de que “alguém” pudesse andar pela rede “a brincar”. Disseram-me que era praticamente impossível.

Pus a hipótese de a minha BOX ter pertencido a outro cliente, foi para arranjar e voltou para o “circuito”, ainda com registos de outro cliente. Indicam que não, que foi proveniente de um Cancelamento de serviço.

Já não sei que teoria utilizar. Clonagem? Erros nos VMwares da NOS? Erros na Cloud?

Conforme poderão ver nas imagens, não tenho, nem nunca tive um perfil DINIS. Mas que não “sai” da BOX, não sai.

A ideia era saber se mais alguém tem/teve ou ainda não detectou um erro destes!

Sem outro assunto de momento

Cumprimentos

Rui Silva

Resposta:

Na verdade não temos resposta para este caso misterioso. O Dinis insiste em aparecer na box do Rui, sem que a NOS consiga descobrir a causa!

Alguém consegue ajudar o Rui? Alguém tem uma teoria válida que possa ser usada para justificar este caso anormal? Digam de vossa justiça e vamos discutir um pouco este tema!

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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