Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Uma partição que teima em não aparecer!

 

Olá

Posso pedir-vos duas opiniões de dois “problemas” que se calhar não são assim tão problemas com a vossa ajuda…

O primeiro:

Criei uma partição com a letra K para onde pretendia dirigir o que descarregava da internet. Acontece que após isso não se encontram lá os ficheiros que supostamente tinham sido guardados. Na busca dos ficheiros aparecem num outro directório C:\VTRoot\HarddiskVolume6\Transf K
Isto tem a ver com a partição?

Segundo:

No fixo onde antes tinha net por fio de rede da cabovisão, quando mudei para a Nós deixei de ter internet.. alguma ideia?

Obrigado e continuação do bom trabalho!!

Daniel Lopes

Resposta:

Daniel,

Respondendo à primeira questão, o problema aqui foi a forma como a partição foi criada. De acordo com o caminho que refere para o armazenamento, é evidente que se trata de uma partição virtual, como tal o disco virtual (ou simplesmente localização das pastas) dessa partição está na partição do sistema.

Tipicamente, a unidade C ocupa todo o espaço particionável do disco (à parte de partições do sistema) pelo que para criar uma nova partição é necessário reduzir o tamanho da partição C (ou de outra), diminuindo o seu espaço livre, para que seja possível criar uma nova partição. Isso pode ser feito, por exemplo, com o software EaseUS Partition Master Free.

Quanto à outra questão, e partindo do princípio que o computador fixo recebe a ligação Ethernet a partir de um bastidor/switch na residência, resta certificar que o novo modem/router na NOS está ligado à esse switch “distribuidor” da rede em casa.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a dongle Android que devo comprar?

 

Boa dia Pplware!

Felicito-os pelo trabalho realizado ao longo destes anos!

Gostava que me indicassem quais as escolhas mais acertadas para a compra de uma Dongle Android para transformar TV em smartTV.

Não gostaria de gastar muito dinheiro.

Cumprimentos.

Continuação de bom trabalho!

Carlos Reis

Resposta:

Carlos,

Essa é uma questão difícil de responder objectivamente sem conhecer os seus hábitos e os conteúdos a que pretende assistir.

O Chromecast é um dispositivo que foi criado com esse mesmo objectivo, tornar uma TV normal numa smart TV da forma mais simples possível.

Recorrendo a um dispositivo móvel Android ou Apple, e possível ver conteúdos de serviços como o YouTube, Netflix, Google Photos, Google Play Filmes, Red Bull TV, e entre outros. Há depois outras aplicações como o AllCast, Plex ou LocalCast que permitem visualizar conteúdos de fontes nossas.

Há depois muitos outros dispositivos, com funcionalidades mais alargadas, mas não conheço um modelo em especifico que posso recomendar com segurança.

Se é um utilizador avançado e tem interesse em explorar uma área que eventualmente não conhece, o Raspberry Pi 2 é também uma excelente opção, económica e muito abrangente.

Com a nosso sistema operativo PiPplware tem acesso directo ao Kodi, uma aplicação mediacenter, entre outras aplicações e serviços.

[Respondido por Hugo Cura]


Como se porta o Xiaomi Redmi Note 2 nas redes 3G e 4G?

 

Boa tarde,

venho por este meio tentar obter alguma ajuda que me consiga orientar, pois depois de pesquisar na Internet, não me foi possível obter conclusões certeiras.

Ando na mira do smartphone Xiaomi Redmi Note 2 mas tenho dúvidas sobre a sua compatibilidade com as redes de telecomunicações em Portugal. Pelo que posso ler em alguns sites, o mesmo suporte tanto 3G como 4G (FDD-LTE). Esta informação está correcta?

O referido telemóvel bem como similares são compatíveis com a rede de telecomunicações em Portugal, tanto a nível rural (rede básica) como nas grandes cidades (3G e 4G)?

Desde já obrigado,

Pedro Saldanha

Resposta:

Pedro,

O Redmi Note, bem como todos os Xiaomi 4G, OnePlus 2, Lenovo ZUK Z1, Meizu, entre outros, suportam FDD-LTE (4G) mas não abrangem todas as frequências que existem em Portugal, nomeadamente um dos três canais existentes.

Esses canais são o 3, 7 e 20, onde o 20 corresponde à frequência de 800 MHz libertada pela emissão analógica de TV (não é comum noutros países). Essa frequência é a que leva 4G até às zonas mais remotas mas, por experiência própria, a prestação dessa ligação é ao nível da 3G e com maiores consumos energéticos.

Os canais 3 e 7 estão presentes nas cidades, onde nesse caso um smartphone destes funciona em pleno.

Resumindo, na minha opinião, esta não é uma restrição que possa colocar de lado uma escolha de um smartphone.

[Respondido por Hugo Cura]


Que se passa com a bateria do meu LG G4?

 

Olá Pplware,

Parabéns pelo trabalho desenvolvido, e informação divulgada.

Gostaria de, se possível, pedir a vossa opinião. Tenho um Lg g4 adquirido à 2 meses numa loja online, e ontem durante a noite a bateria perdeu toda a sua carga, coisa que não é normal, o equipamento se o pousasse de noite com 90% quando o alarme tocasse de manhã tinha 88%. Agora a bateria tem de ser carregada de 2 em 2 horas e o telefone está a aquecer junto da câmara.

Existe solução para isto? Activo a garantia? Levo a assistência da marca?…

Aguardo a vossa opinião,

Continuação de um bom trabalho,

Cumprimentos

Bernas

Resposta:

Bernas,

Com o comportamento que descreve só lhe resta recorrer à garantia do equipamento.

Comece por contactar a loja onde o comprou, provavelmente por email, e descreva a situação. Vão indicar-lhe o procedimento a seguir para que seja feita a reparação.

Na eventualidade de não lhe ser prestado apoio, deve contactar directamente a marca, para que essa reparação seja realizada.

Existe um qualquer problema com a bateria e carregar o telefone de 2 em 2 horas é algo anormal e que deve ser corrigido de imediato.

[Respondido por Pedro Simões]


Como mudar os DNSs do meu router?

 

Olá Pplware!

Tenho um plano Voz+Net 4G da Vodafone com um router R216z, o qual comprei.

Gostaria de vos perguntar se há algum tutorial ou maneira (via telnet, ou qualquer outra..) de alterar os DNS.

Obrigado!

Filipe Serra

Resposta:

Filipe,

Mudar os DNS de um router é simples, mas no seu caso pode encontrar vários problemas.

O primeiro é saber as credenciais de acesso ao equipamento, que nem sempre são conhecidas.

Depois tem o problema de ao alterar esses DNS estar a limitar o acesso a alguns dos serviços do seu operador.

Se tem problemas com o serviço que está a ser disponibilizado tem duas formas de resolver o problema.

A primeira é contactando o operador, explicando o seu problema e exigindo que o mesmo seja resolvido.

A segunda é que configure directamente no seu computador os servidores que quer usar. O seu router apenas lhe fornece os endereços IP, sendo os servidores de DNS definidos de forma estática.

[Respondido por Pedro Simões]


O iPhone 6s é uma boa escolha?

 

Bom Dia;

Gostaria de saber através do vosso conhecimento se o iPhone 6s é uma boa compra! Será que vale a pena?

Cumprimentos

Pedro Pinto

Resposta:

Pedro,

A compra de um iPhone ou de outro smartphone topo de gama é sempre um bom investimento. Em particular os produtos da Apple têm uma excelente reputação.

Respondendo à sua questão, se o iPhone 6s é uma boa compra, a resposta será sim.

Compare toda a informação que tem sobre o iPhone 6s com outros modelos que tenha em mente, de outras marcas e de outros sistemas operativos, para ver qual o que se adequa mais a si e à utilização que quer dar.

O mais certo é que acabe sempre no iPhone, o que é também normal.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso experimentar um Raspberry Pi?

 

Olá a todos,

E com grande prazer que hoje li no pplware uma notícia sobre à mais recente software PiPplware 5.0 RC2.

Ainda não tenho nenhum raspberry e estava pensar em adquiri um, mas antes gostaria de saber se e possível emular o software no computador para poder exprimenta e ganhar experiência no software.

Mais uma vez parabéns a toda a equipa pplware. Excelente trabalho.

Obrigado,

Micael Dias

Resposta:

Micael,

O PiPplware é uma versão nossa do sistema operativo que os raspberry usam. Está preparada para dar aos utilizadores várias possibilidade de utilização, sem que tenham de estar a trocar de cartões ou a reconfigurar sistemas. Basta ligar e está proto a usar.

Se quer testar o sistema operativo do Raspberry, existem duas possibilidades que pode usar.

Mesmo sendo uma plataforma ARM, existem emuladores preparados para dar toda a experiência que vai ter.

Abaixo vai encontrar 2 projectos que pode usar para os testes que quer realizar:

Algo que pode saber já, e que o vai ajudar éque estes estes sistemas que o Raspberry Pi usam são baseados em Linux, pelo que o ambiente que vai encontrar é em tudo semelhante ao Linux.

[Respondido por Pedro Simões]


Já podemos usar a Siri na nova Apple TV?

 

Boa tarde,

Há umas semanas colocaram um post a apresentar o modelo 4th gen da Apple TV que tiveram oportunidade de adquirir e testar, mas ainda não colocaram nenhum tipo de análise.

Estou a ponderar fazer a compra deste equipamento mas já li que a Siri encontra-se limitada em termos de funcionalidade para diferentes países.
Isso é quer dizer que cá em Portugal não a podemos sequer activar ou é a questão típica de que só responde a comandos/questões dadas em Inglês?

Seria possível esclarecerem-me este ponto? É que os comandos/pesquisa por Siri são um dos pontos de interesse que tenho no equipamento (independentemente de serem dados em Inglês ou Português).

Já agora tendo em conta que agora temos Netflix em Portugal a procura de conteúdos pela Siri na Apple TV pesquisa na Netflix em Portugal?

Obrigado.

Cumprimentos,

André Assembleia

Resposta:

André,

A análise à Apple TV 4 foi lançada ontem ao final do dia e ai poderá ler tudo o que precisa saber sobre este novo equipamentos da Apple.

Quanto à utilização da Siri nesta nova Apple TV, algo que a diferencia da concorrência e que é um dos pontos chave, temos notícias pouco positivas para lhe dar.

Enquanto a Apple não lançar a Siri para a Apple TV em Português ela não irá funcionar.

Resta-lhe a alternativa de usar a Siri em Inglês ou usar o comando para controlar a Apple TV.

Quanto ao Netflix, caso opte por usar a Siri em Inglês, as pesquisas vão ser feitas nos conteúdos a que a sua conta tem acesso, que neste caso é em Português.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version