Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Uma mensagem de erro estranha no Windows 10

Parabéns pelo v/ importante trabalho que vai dando uma ajuda preciosa a “cotas” ,como eu, que teimam em tentar perceber alguma coisa de informática. O problema para o qual peço a v/ ajuda, é o seguinte:

Instalei o W10 em cima do W7, no meu portátil Toshiba L650. Logo aí me apareceu a mensagem de erro que reproduzo.

 

Passados dias fiz uma instalação limpa do W10 mas a mensagem continua.

Aparentemente, não há qualquer problema, mas aquela mensagem é irritante e queria ver se a eliminava.

Quanto ao resto, e tirando algumas dificuldades com a reprodução de vídeos, estou muito satisfeito com o W10.

Grato pela v/ atenção e, desde já, os meus agradecimentos

Adelino Almeida

Resposta:

Adelino,

Resta saber em que condições é que surge essa mensagem de erro. Acontece quando é desligado o carregador?

Aparentemente este é um erro relacionado com os drivers da placa gráfica ATI, que já não deverão ter actualização do fabricante há alguns meses. O que se passa é que, devido a alguma acção relacionada com a energia, é desencadeado o pedido de diminuir a luminosidade do ecrã por questões de poupança energética, e é aí que o erro surge.

Para tentar corrigir esse problema, tente fazer o seguinte:

Dessa forma já não deverá ser desencadeado o pedido de baixa de luminosidade e o erro já não deve surgir.

[Respondido por Hugo Cura]


Como encontrar a chave do Windows 10 para reinstalação?

Bom dia

Duvidas:

instalei o W10 sobre o W7 no portátil, no entanto tenho experimentado alguns problemas e como tal estou disposto a fazer instalação limpa, nesse sentido preciso de uma chave nova ou é a mesma do W7? como descubro no W10 essa chave?

Tendo a chave e um backup do disco, afinal de contas como faço pra fazer então essa instalação limpa?

Com os melhores cumprimentos

Rodrigo Antunes

Resposta:

Rodrigo,

Na verdade não tem de fazer nada para ter a chave que precisa para instalar de raiz o Windows 10.

Quando fez a actualização para a nova versão foi associada à chave da versão do Windows 7 a chave de hardware do seu computador.

É com esse identificador que vai agora ser feita a validação do Windows, sem que tenha de realizar qualquer acção.

Durante a instalação esse ID vai ser enviado para a Microsoft e vai ser verificado que corresponde a uma máquina que tem uma licença válida, ficando assim com o Windows devidamente registado.

Resumidamente, o que apenas necessita de fazer é instalar o Windows 10. Durante o processo de instalação tudo será tratado e o Windows ficará registado.

Para fazer a reinstalação do Windows 10 só precisa de criar o DVD e fazer uma normal instalação do Windows, fazendo o arranque a partir deste DVD que criou.

[Respondido por Pedro Simões]


Devo ou não desfragmentar um disco?

Caros,

Será aconselhável desfragmentar 1 disco rígido portátil ?

Joseph Bras

Resposta:

Joseph,

A resposta rápida é “sim”, mas a resposta longa é “depende”.

Mesmo que não tenha a certeza que o disco está fragmentado, se for notório que o desempenho do Windows possa estar a ser prejudicado pela hipotética fragmentação do disco, sim, deve fazer a desgrafmentação. Seja qual for a ferramenta que utilize, todas (geralmente) fazem uma avaliação preliminar no sentido de reconhecer a “arrumação” dos dados gravados em disco, para que o utilizador possa decidir se deve ou não fazê-lo.

Uma desfragmentação é sempre uma tarefa agressiva para o disco, de movimentação de dados, mas a utilização prolongada de um disco fragmentado pode ser ainda mais agressiva. Note que para fazer a desfragmentação, é recomendável que haja um espaço livre considerável no disco, de pelo menos 25%, para que haja espaço de manobra para a desfragmentação.

Já se o disco for SSD (em vez de um disco mecânico HDD), não deve fazer desfragmentação pois não vai adiantar de nada, já que o tempo de acesso a diferentes áreas dos chips NAND Flash é o mesmo.

[Respondido por Hugo Cura]


Que RAM devo escolher para o meu novo BQ Aquaris M5?

Bom noite. Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho,

Estou indeciso entre comprar o BQ Aquaris M5 2Gb RAM e o de 3Gb. Será que vale a pena investir mais para os 3Gb ou neste momento, e nos próximos anos, os 2Gb chegam perfeitamente para uma boa utilização do aparelho?

Obrigado pela atenção.

Guilherme Torres

Resposta:

Guilherme,

A memória RAM nunca é demais, seja em que dispositivo for, e a diferença de 20€ no preço de ambos os modelos não me parece relevante ao ponto de adquirir o mais barato. Note que é 50% de memória RAM a mais, e sem dúvida que é a melhor opção.

Mesmo que agora se possa notar que 2GB chegam bem para o sistema, vai também notar que ao utilizar o modelo com 3GB, facilmente vai ter mais de 2GB de memória RAM ocupada após abrir várias aplicações, já que elas acabam por ficar abertas em background, suportadas pela memória RAM.

A vantagem é que, quando abrir uma aplicação que ainda esteja em memória, a abertura é imediata… e quanto mais vezes isso acontecer, menos são os transtornos na utilização 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


Como alterar a pasta do OneDrive no Windows 10?

Boa tarde,

Após ter atualizado o pc para o Windows 10 deparei-me que com uma dificuldade em gerir a localização da pasta do one drive.

Com a dropbox consegui alterar facilmente a localização da pasta um disco rigido diferente, enquanto que com o one drive não o estou a conseguir fazer.

Cumprimentos,

Davide Silva

Resposta:

Davide,

Não é muito visível a forma de realizar esta alteração, não estando a mesma disponível na zona de configuração do OneDrive.

Existe uma forma indirecta e até algo desconhecida de o realizar, mas que não requer qualquer processo complicado.

Apenas deverá desassociar a sua conta Microsoft no OneDrive e reinicar a sua máquina.

Quando o OneDrive for lançado irá pedir que associe uma nova conta e ao fazê-lo, no segundo passo, terá a possibilidade de definir uma nova pasta onde irá ter os seus ficheiros.

[Respondido por Pedro Simões]


Como ter de volta a loja de aplicações do Windows?

Boa noite,

Não sei o que aconteceu mas o ícone da Loja do Windows desapareceu. Já tentei aceder à loja via browser mas não instala as apps.

O que posso fazer?

Obrigado

Carlos Coelho

Resposta:

Carlos,

Uma vez que o ícone da loja de aplicações do Windows desapareceu da barra de tarefas do Windows, o que poderá fazer é escrever na barra de pesquisa o seu nome e ver se ele surge nos resultados.

Dai poderá abrir a aplicação e depois voltar a adicioná-la. Basta que clique com o botão direito do rato no ícone e escolher a opção de o adicionar à barra de tarefas.

Pode ainda escolher colocá-la como um Tile no Menu Iniciar e tê-la acessível nessa zona.

[Respondido por Pedro Simões]


Vou comprar um Meizu m2note, que me dizem da loja Honorbuy?

Boa noite,

Vi o vosso sorteio do telemóvel Meizu m2note, e fiquei interessada nesse equipamento. No site remete para Honorbuy (compras online), gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a credibilidade do respectivo site, se é seguro fazer uma encomenda.

Desde já agradeço a vossa melhor atenção.

att
Filipa Ruivo

Resposta:

Filipa,

A loja online HonorBuy é parceira do Pplware e conhecemos de perto o trabalho que faz, a forma como são tratadas as compras e a rapidez com que o envio chega a casa. Poderá comprar com toda a confiança.

Por ter um armazém na União Europeia, anula a obrigação de passar pela a alfândega, evitando assim de pagar qualquer taxa. Note apenas que o produto que compra deve ter na descrição a etiqueta verde “Support Shipping From EU Warehouse”, estando assim identificado que tem stock a partir do espaço europeu.

Assim que o produto é expedido, dependendo da sua localização, poderá recebê-lo num período de 1 a 4 dias úteis.

[Respondido por Hugo Cura]


Um problema com os MMS no meu Huawei P8 Lite

Boa tarde,

Comprei em Julho um Huawei P8 Lite dual sim numa loja Worten, no qual inseri o meu cartão Vodafone.

Desde o início tive problemas em enviar MMS. Usava o Hangouts como aplicação predefinida.

Farta desta situação, contactei o apoio a clientes da operadora que analisou o cartão SIM e chegou à conclusão que nada de errado se passava com o cartão SIM e que poderia estar em causa um problema no software do smartphone.

Fui aconselhada a deslocar-me a uma loja para sinalizar o problema mas antes pediram-me para repor as configurações de fábrica. Ao fazê-lo, qual não é o meu espanto quando verifico que pela aplicação de mensagens que vem no dispositivo consigo enviar e receber MMS mas que através do Hangouts tal não é possível.

Existirá alguma incompatibilidade? O que devo fazer?

Ana Amaro

Resposta:

Ana,

O envio e recepção de MMS utilizam um recurso de rede especial. A par da configuração de acesso à Internet do operador, existe também outra configuração unicamente para MMS (chamam-se APN), permitindo assim o envio desse tipo de conteúdos.

No entanto, a aplicação Hangouts não é capaz de lidar independentemente com esses 2 tipos de conteúdos, sendo capaz apenas de utilizar o recurso de ligação à Internet. Dessa forma, terá mesmo que utilizar a aplicação fornecida com o smartphone enviar ou receber MMS.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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