Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Qual a diferença entre cartão SD e cartão de memória?
- Um Windows XP que já se cansou de trabalhar, como resolver?
- Há forma de automaticamente mudar a password do router Wifi?
- Que placas gráficas posso usar na minha motherboard?
- Ajudem-me a encontrar a melhor ferramenta para testes em Websites!
- Como ligar o meu ZonHub ao repetidor wireless por WPS?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!
Qual a diferença entre cartão SD e cartão de memória?
Boa tarde
O meu nome é Marco Silva, e estou a escrever porque tenho uma pergunta que gostava de ser esclarecida.
No android gostava de saber qual a diferença entre cartão sd e cartão de memória, como podem ver pelas imagens aparece-me essas duas opções na pasta de armazenamento.
Eu queria meter as aplicações no cartão micro sd do meu telemóvel ( através do link2sd), mas elas vão para o cartão sd que tem muito menos memória do que o cartão de memória.
Qual o caminho a seguir para as aplicações correrem a partir do cartão de memória?
Desde já o meu obrigado e continuem o bom trabalho.
Atentamente
Marco Silva
Resposta:
Marco,
Num smartphone com cartão micro SD inserido, devem ser contabilizados 3 armazenamentos distintos: o próprio cartão microSD, a memória do sistema (onde são instaladas as aplicações, que é a memória de menor dimensão) e a memória de armazenamento interno.
Dependendo da aplicação e da forma como foi desenhada, considerando por exemplo um jogo de espaço considerável, o jogo em si fica instalado na memória do sistema e os recursos adicionais (que ocupam a maior parte do tamanho do jogo) são colocados na memória de armazenamento interno.
Depois há aplicações que pode escolher “mover para o cartão SD”, onde o seu programador pode escolher que parte da aplicação pode ser movida para o cartão… e geralmente os ganhos dessa funcionalidade são residuais, pois além de serem poucas as aplicações implementadas de forma a permitir isso, a porção movida da aplicação é baixa.
Para conseguir instalar uma aplicação no cartão microSD, verdadeiramente lá instalada, é preciso particionar o cartão de modo a ficar com a primeira partição no formato EXT2 e a segunda será a de armazenamento. É necessário também ter permissões de acesso root para que o procedimento funcione bem. Veja as instruções na resposta dada numa edição anterior do consultório:
- https://pplware.sapo.pt/pplware/consultorio/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-52/#5
Note apenas que a velocidade do cartão é bastante inferior à velocidade da memória interna, pelo que uma aplicação instalada integralmente no cartão externo irá prejudicar significativamente o desempenho do smartphone.
[Respondido por Hugo Cura]
Um Windows XP que já se cansou de trabalhar, como resolver?
Boa noite,
Hoje deixei o meu pc ligado mas houve um corte de luz devido ao tempo, ele arranca normal aparece a dizer Windows XP mas a seguir em vez de abrir a tela inicial aparece este aviso em azul, será q me podiam ajudar.
Grato pela atenção
Ruben Alexandre
Resposta:
Ruben,
Tudo indica que essa falha de energia levou a que ficassem dados corrompidos no sistema mas não há uma “receita única” para resolver esse problema.
O que deve tentar fazer inicialmente é iniciar o sistema em modo de segurança. Para tal deve premir repetidamente a tecla F8 durante o início do arranque do Windows para aceder a esse menu e escolher a opção.
Assim que chegar ao Windows, se chegar, abra o Explorador do Windows e clique com o botão direito na unidade de disco C, clicando depois em Propriedades. No separador Ferramentas, clique no botão Verificar agora.
Se mesmo assim não resolver, é recomendável recorrer à instalação do Windows e tentar reparar a instalação actual, sem remover qualquer informação.
[Respondido por Hugo Cura]
Há forma de automaticamente mudar a password do router Wifi?
Boa tarde,
Gostaria de saber se é possível o router mudar a senha wi-fi para uma senha random todas as semanas automaticamente. Além disso gostaria de saber como o fazer e como obter essa senha.
Se poderem usar como exemplo o router da MEO agradecia.
Desde já obrigado e continuação do bom trabalho.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Costa
Resposta:
Rui,
Não temos conhecimento de qualquer ferramenta que permita fazer o que pede. Não podemos afirmar de forma tácita que tal ferramenta não exista, mas o mais provável é que não a vá encontrar.
Uma vez que a maioria desses equipamentos suporta o acesso via telnet poderá facilmente fazer um script que faça essa alteração.
Escolha uma linguagem de programação que domine ou onde tenha alguns conhecimentos e arrisque fazer a sua aplicação.
É no entanto importante que tenha presente que sempre que fizer essa alteração as suas máquinas e dispositivos vão ficar desligados da rede sem fios e a aguardar que coloque a nova password, que entretanto configurou.
Compreendemos que deve ter presente a questão da segurança e o acesso indevido à rede, mas o mais simples é apostar numa cifra segura, preferencialmente WPA2, e que faça essa mudança a cada 3 meses.
Se o problema é partilhar a rede com utilizadores temporários mais simples é mesmo criar uma segunda rede sem fios, com outro SSID e para os convidados, e aplicar ai essa mudança de password semanal.
Ao segmentar estas redes vai conseguir manter-se isolado e até, quem sabe controlar o tráfego desses clientes.
[Respondido por Pedro Simões]
Que placas gráficas posso usar na minha motherboard?
Boa tarde!!
Gostaria de ver retirada uma duvida já á muito tempo que me persiste.
Eu possuo a motherboard Asus P5Q3 Deluxe/WiFi-AP @n e como gráfica tenho a EN8800GT/G/HTDP/512m, no entanto gostaria de mudar e como todos sabemos existem varias especificações dentro da própria placa e esta não sendo excepção deu para jogar vários jogos, até ao ultimo Need For Speed Rivals, por exemplo.
A minha duvida é pura e simplesmente que placas consigo meter nesta board para que possa jogar jogos mais actuais, como Call of Duty Ghosts.
Estou aberto a sugestões, independentemente do valor e se é DDR3 ou DDR5.
Se quiserem publicar no site a pergunta, não existe problemas.
Desde já obrigado pela resposta.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Viana
Resposta:
Tiago,
Essa motherboard utiliza slots PCI Express 2.0 16x, pelo que qualquer placa gráfica do mercado funcionará correctamente, no entanto nas gráficas de gama alta poderá ficar limitado já que podem necessitar de uma largura de banda superior àquela que o PCI Express 2.0 consegue fornecer, já que terá PCI Express 3.0.
No entanto, quer pelo Chipset da motherboard quer pelo CPU, ambos não conseguirão tirar pleno rendimento de uma placa gráfica de topo actualmente, pelo que o mais apropriado será uma de média gama, como a GForce GX960.
[Respondido por Hugo Cura]
Ajudem-me a encontrar a melhor ferramenta para testes em Websites!
Ora muito Boa tarde.
Tenho uma dúvida em relação a programação para automatização de webpages.
O que queria perguntar mais especificamente é como posso programar um programa para tal efeito? Com que linguagens?
Precisava mesmo destas bases.
Exemplo: Tenho um website num servidor, e gostaria de criar um “bot” para verificar o que esta dentro de um elemento a partir da sua class, fazer uma verificação if(valor do elemento < num) e se a afirmação for verdadeira, clicar num botão que funciona a partir de javascript, a partir da sua class (não é type=”submit”), clicar numa check box e voltar a clickar num botão do mesmo género.
Gostaria de correr isto apenas por script, sem abrir qualquer browser, penso que não é possivel abrir browser num servidor. Porque tudo o que tenho visto é a partir do selenium e mechanize. Mas nao pode ser porque o mechanize nao suporta javascript para o botao ser clicado, e o selenium é a apartir de plugin.
Resposta:
Armando,
Não sendo esta a nossa área, não queremos deixa de lhe dar uma resposta com algumas alternativas que pode explorar.
Uma vez que já testou, sem sucesso o selenium e o mechanaze, deixamos mais duas propostas que parecem servir perfeitamente para o que quer
Qualquer uma delas recorre a linguagens de programação bem conhecidas, C# e Rubby, que poderá usar e assim criar os seus testes.
As nossas propostas vão para duas soluções gratuitas e que podem ser usadas em qualquer sistema operativo:
[Respondido por Pedro Simões]
Como ligar o meu ZonHub ao repetidor wireless por WPS?
Bom dia a todos,
Sou leitor assíduo da vossa página e sigo recorrentemente as vossas notícias.
Gostaria de colocar a vocês uma pequena dúvida de informática, pois vocês devem ser mais experientes que eu neste assunto.
Eu tenho em casa o ZONHUB 3.0, mas este equipamento é muito fraco no wireless. Estou a pensar comprar o Powerline TP-LINK AV500 TL-WPA4220KIT.
Contudo, só quero comprar quando esclarecer esta dúvida para não dar barraca. Para clonar o user e a pass da zon, as instruções mandam carregar no botão WPS do ZONHUB e depois carregar no botão clonar do TP-LINK. Ora, o ZONHUB 3.0 não tem esse botão. Mas essa função está na página de configuração onde se entre pelo IP do ZONHUB, user e pass etc etc.
A minha dúvida é a seguinte:
1- Se o WPS já tiver activo, basta apenas carregar no botão de clonar do TP-LINK?
2- Se não tiver, basta clicar e de seguida carregar botão de clonar do TP-LINK?
Não sei se alguém já vos colocou esta questão ou têm experiência neste assunto, por isso se me poderes ajudar agradecia imenso, pois se eu ligar para a ZON vão-me obrigar a usar a linha que se paga.
Obrigado 🙂
Paulo Nevez
Resposta:
Paulo,
Tem várias formas de resolver o seu problema. Em primeiro lugar não precisa de usar o WPS para configurar o TP-Link. Deverá conseguir fazê-lo pela interface de administração, onde poderá colocar as credenciais da sua rede sem fios actual. Desta forma ficará com o seu repetidor configurado.
Mas se ainda assim quiser usar o WPS, é possível fazê-lo. Em primeiro lugar deverá verificar no seu Zon Hub que o mesmo está activo.
Com esta parte feita só precisa de carregar no botão de WPS na interface web do router para que o processo se inicie.
Nesta altura deverá tratar do repetidor e terminar o processo de emparelhamento dos dois equipamentos.
Apesar de não ter um botão físico para gerir o WPS, o Zon Hub tem essa opção dentro da interface web de gestão.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões