Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!
O Lumia 830 vai receber o Windows 10 Mobile?
Bom dia,
Sou um seguidor diário do pplware, os meus parabéns pelo blog, se assim lhe posso chamar.
Tenho uma dúvida e gostava de ter o vosso conselho.
Estou a pensar em adquirir o Nokia Lumia 830, e apesar de saber que tem capacidade para suportar o windows 10, ainda não encontrei no site oficial da microsoft, nada a indicar que de facto a actualização será disponibilizada.
Comparando o Lumia 640/640 XL com o Lumia 830, a minha escolha recai no Lumia 830 devido à presença do estabilizador de imagem, mas tenho receio de que a microsoft não disponibilize a actualização para windows 10. Qual a vossa opinião?
Muito obrigado,
Cumprimentos.
H. Tomas.
Resposta:
H Tomas,
Do que nos é possível saber, pela informação disponibilizada pela Microsoft, o Lumia 830 vai ter acesso à actualização para o Windows 10 Mobile.
Esse smartphone está já na lista de equipamentos onde a Developer Preview do Windows 10 pode ser instalada e isso é um sinal claro de que a versão final vai correr nele sem qualquer problema.
Ainda não existe uma lista final e definitiva onde possam ser confirmados quais os dispositivos que vão efectivamente receber o Windows 10, mas parece pouco lógico a Microsoft estar a desenvolver estas versões de testes, específicas e dedicadas a cada um dos dispositivos onde corre, e depois deixar cair na versão final.
Se a sua condição para a compra do Lumia 830 é a disponibilização do Windows 10 Mobile, então isso deixa de ser um problema. Não podemos afirmar perentoriamente que será disponibilizado, mas não é lógico que isso aconteça.
Mas porque gostamos de manter a “porta aberta” lembramos que já se fala na chegada do sucessor do 830, Lumia 840, para dentro de muito pouco tempo. Não será melhor esperar pelo Verão e ver se porventura a Microsoft não lança este novo Lumia e se as suas especificações não o convencem?
[Respondido por Pedro Simões]
Como faço para desactivar a tradução automática no Facebook?
Boa tarde,
Notei recentemente que quando visito uma página no facebook, e existem posts que não estejam em Português, o Facebook faz a sua tradução automática.
Uma vez que não tenho qualquer interesse nesta funcionalidade, e na maioria das vezes a tradução é de má qualidade, queria saber se existe alguma forma de deixar de ter esta funcionalidade ativada por default.
Desde já obrigado
Pedro Jorge
Resposta:
Olá Pedro,
Na verdade, para conseguir responder à sua questão, necessitava saber se tem alguma aplicação/plug-in no Chrome (se for este o browser que usa) relativo a traduções.
Caso não tenha, essa poderá ser uma tradução automática configurável pelos administradores da própria página em questão. Desta forma, aconselhamos a entrar em contacto com as páginas onde isso acontece, como forma de os notificar para essa situação, referindo que gostaria de ver a mesma descativada.
[Respondido por Marisa Pinto]
Como configurar a minha conta Voip no Android?
Boa tarde,
Desde já os meus parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido através do forum PPLWARE visto que constitui uma rica fonte de informação tecnológica e ajuda a todos os utilizadores e que se tornou quase imprescindível consultar diariamente o mesmo.
Venho também solicitar a vossa ajuda no sentido de configurar uma conta voip nonoh num dispositivo android mas sem ser com a aplicação mobilevoip que é sugerida no site nonoh.net. Já tentei através do 3CX entre outros mas sem sucesso, talvez por ignorância minha na correta configuração das aplicações. Venho assim solicitar-vos ajuda se possivel e desde já o meu obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Filipe Costa
Resposta:
Filipe,
Usar a aplicação desse serviço deverá ser a forma mais simples de o configurar e ter pronto a ser usado.
Mas uma vez que não quer usar essa ferramenta, o Android tem a solução para o seu problema.
As versões mais recentes do Android, e até possivelmente as mais antigas, têm presente um cliente SIP, que pode bem ser usado para fazer chamadas SIP.
Esse cliente está integrado no próprio Android e não é uma aplicação stand-alone, conseguindo assim ser usado como se fosse apenas mais uma chamada do próprio telefone.
Para aceder a essa configuração, que varia nas várias versões do Android e até do próprio equipamento, deverá investigar um pouco dentro do seu smartphone.
Tipicamente deve procurar nas definições por uma zona chamada Chamadas ou Definições de chamadas.
Nesse menu deve ter presente uma zona dedicada a SIP ou cliente SIP.
Ao entrar ai dentro deverá ser pedido um conjunto de dados para que configure a conta SIP ou Voip.
No caso de uma conta nonoh deve usar os dados apresentado abaixo, recolhidos do site do serviço:
- SIP port : 5060
- Registrar : sip.nonoh.net
- Proxy server : sip.nonoh.net
- Outbound proxy server : leave empty
- Account name : your Nonoh username
- Password : your Nonoh password
- Display name/number : your Nonoh username or voipnumber
- Stunserver (option) : stun.nonoh.net
Tenha atenção que nem todos estes dados podem ser necessários para a configuração da conta Voip no seu smartphone.
[Respondido por Pedro Simões]
Um rato de computador com vida própria!
Boa noite Pplware,
O meu rato hoje, quinta feira, estava a funcionar corretamente e o scroll (roda do rato), em vez de funcionar para subir ou descer páginas, não faz nada disso só sobe e desce o volume. Antes funcionava para subir e descer as paginas e para trocar de arma, agora só mexe no volume. Não sei o que se passa, flipou de um momento para o outro.
Ajudem-me a resolver o problema por favor, o rato é novo e não mexi nas configurações.
E pr favor, não ignorem esta situação como já ignoraram muitas coisas que vos enviei. Eu sou vosso leitor por favor.
Ricardo
Resposta:
Ricardo,
O seu rato não pode assumir essas alterações de forma automática. Existem várias possíveis explicações para o sucedido.
Em primeiro lugar pode ter instalado uma aplicação que alterou a atribuição dos botões e das respectivas funções.
Outra hipótese é que o software do rato, caso teha alguma aplicação, tenha ela alterado as funções dos botões.
Por fim existe a hipótese dos drivers do rato terem ficado com problemas e terem deixado de funcionar correctamente.
O que recomendamos é que reinstale o rato, através do gestor de hardware do Windows e que veja se a situação se mantem.
Pode ainda tentar ligar esse rato a outro PC e ver se esse comportamento se mantém.
[Respondido por Pedro Simões]
É possível mudar os servidores de DNS no Android?
Bom dia,
Recentemente adquiri um Huawei e7172 da NOS, e gostaria saber se era possivel alterar os servidores de DNS.
Cumprimentos
João Carvalho
Resposta:
João,
A resposta oficial é sim, mas apenas nas ligações wifi. No caso das redes 3G/4G essa opção não existe e tem de ser usado o que o operador definiu. No entanto deixo para o final uma opção mais alternativa e que tratará de fazer o que quer.
Se pretender pode ser usada para usar DNS’s de terceiros na ligação. Pode ligar-se via VPN a um qualquer serviço e aí altera da forma que quer os servidores de DNS.
No caso das redes sem fios, apenas precisa de editar a ligação e alterar os servidores para os que pretendeA resposta menos oficial é que podem mas precisa de ter algumas condições presentes e essenciais.
Falamos de ter root feito ao seu equipamento. Caso o tenha pode usar a aplicação Set DNS que lhe trata deste processo de forma simples e rápida, dando-lhe o controlo total dos servidores de DNS usados.
[Respondido por Pedro Simões]
Estará o meu LG bloqueado para fazer root?
Boa Tarde, sou seguidor se vosso Blog, venho por este meio pedir ajuda para fazer a um LG L90 (D405n) da MEO, não consigo fazer root do mesmo por nenhum método que é localizado na NET, penso que pode ser que MEO tenha um marcador diferente no telemóvel e ps software (para fazer root) no identifica o equipamento.
Tenho conhecimento que modificações de este tipo de invalidarm a garantia e é um procedimento por conta e riscos próprio.
Duarte Vieira
Resposta:
Duarte,
Primeiro que tudo, é essencial que tenha bem esclarecida a seguinte questão: para que preciso de permissões de acesso root?
Bem, cada um sabe de si, mas tem a certeza que para o que quer fazer é realmente necessário isso? Na verdade, poderá ter problemas com a garantia, dependendo do tipo de análise que o fabricante faz nesses casos. Se tiver algum problema ao abrigo da garantia, uma alteração a este nível pode realmente invalidar a garantia.
Supondo que quer realmente permissões de acesso root, existem vários guias para o fazer, só precisa de pesquisar “LG L90 root” no google. Tem à sua disposição dois guias distintos no xda-developers, outro no androidpit e vários vídeos no YouTube, que poderão ser mais interessantes que os guias.
Só precisa de atenção e um pouco de paciência. para garantir que está a proceder exactamente como deve. A questão de ser MEO, não invalida de forma alguma o procedimento.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões