Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Que formatos consigo ler no meu leitor de DVD?

 

Olá boa tarde;

Necessito de uma consulta sobre DVD/USB.

Ontem comprei um DVD onde uma das características é ler formato em USB.

Acontece que tenho um disco externo e uma pen USB. Tanto o disco como a USB são lidos na TV,no contrário do DVD que não os consegue ler!

O que está errado aqui…,são os formatos?

Espero ser ajudado pela comunidade para não ter que devolver a compra.

Obrigados

Asantix

Resposta:

Asantix,

Suponho que como “DVD” se esteja a referir a um dispositivo multimédia para reproduzir música e vídeos a partir de DVD, o vulgo “DVD de sala”.

Se sim, então o que poderá estar a passar é mesmo um problema do tipo de formato das unidades de armazenamento.

Os leitores de DVD, tipicamente os de gama mais baixa, não têm a capacidade capacidade para ler o sistema de ficheiros NTFS, que deverá ser o que tem nos seus dispositivos de armazenamento.

O formato do sistema de ficheiros que deve ter é FAT32. Pode formatar as unidades de armazenamento a partir do seu computador. Ao mudar para FAT32 apenas tem um inconveniente: não conseguirá ter ficheiros com dimensão superior a 4GB.

[Respondido por Hugo Cura]


Quando vai estar o Lollipop disponível para o S5 nos clientes Meo?

 

Boa tarde,

Tenho procurado informação na net sobre quando estará disponível o Lollipop para S5 de Meo, mas apenas encontrei muitas perguntas de utilizadores daquele equipamento e poucas respostas da Meo.

O Pplware tem alguma informação sobre quando o dito update estará disponível para os clientes Meo?

Obrigada e continuem o bom trabalho que trazem até nós.

Nuno Gomes

Resposta:

Nuno,

De facto é verdade que a actualização Lollipop para o Galaxy S5 está com bastante atraso para Portugal, com excepção para a Vodafone, que já a tem desde Janeiro.

Não temos qualquer informação acerca da actualização para a MEO, mas podemos sugerir um procedimento de actualização manual, onde não terá qualquer problema em fazê-lo.

A partir do site SamMobile poderá fazer o download do firmware para o Lollipop (requer registo), livre de conteúdos adicionados pela rede, onde ficará com o smartphone como se fosse desbloqueado, embora permaneça bloqueado à rede original.

Pode utilizar, por exemplo, o firmware alemão:

As instruções para o procedimento que deve fazer estão ao fundo da página de download. O procedimento é muito simples.

De outra forma, a única solução será mesmo esperar.

[Respondido por Hugo Cura]


O Lubunut não detecta a minha rede wireless,  o que fazer?

 

Boas,

Desde já gostaria de agradecer a todos vocês pelo excelente travabalho que tem desenvolvido.

Estava a fazer a instalação do Lubunto na minha máquinha e quando apareceu o passo para conectar a wifi apareciam as redes inclusive a dos meus vizinhos, todas menos a de minha casa, gostava de saber como resolver isso, ou se optar por nao conectar ja, se depois dava para ligar ou aparecia a minha rede!

Obrigado,

Eduardo Pereira

Resposta:

Eduardo,

Por vezes, e por razões de segurança, as redes wifi podem ser configuradas para não se anunciarem, estando a funcionar de forma perfeita.

Esta configuração é completamente normal e pode ser usada em qualquer situação.

É a única razão que estamos a ver para que a sua rede esteja a funcionar e não seja detectada pelo seu computador.

Para contornar este “problema”, e para dar acesso à rede, apenas precisa de criar a rede manualmente no Lubuntu, indicando o SSID e a password de acesso.

O que está a fazer é a dar ao Lubuntu os dados para que este se ligue à sua rede sem fios.

Quanto ao fazer a ligação durante a instalação ou mais tarde, qualquer uma das possibilidades serve, mas quanto mais cedo o fizer, mais depressa usufruirá de todas as suas potencialidades.

Pode ainda ser necessário que durante a instalação seja necessário proceder à descarga de pacotes de actualização e isso será feito de imediato.

É também verdade que mais tarde poderá fazer essa configuração e adicionar qualquer rede sem fios que queira.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso contar com o Lollipop no meu Huawei Ascend G750?

 

Boa tarde eu tenho o HUAWEI Ascend G750 e gostava de saber se vai sair o novo android para este telemovel!

Vitor Loureiro

Resposta:

Vitor,

A Huawei está a trabalhar na transposição do Lollipop para os seus equipamentos, mas ainda não avança qualquer data para essa disponibilização e quais os dispositivos que a vão receber.

O que aconselhamos é que aguarde mais algum tempo e que espere a resposta da Huawei ao Lollipop. É quase certo que os seus mais recentes equipamentos vão receber esta nova versão do Android, mas ainda existem dúvidas se serão todos a ter disponibilizado o Lollipop ou se estará limitado a alguns modelos.

Acreditamos que a Huawei fará um trabalho mais alargado mas a certeza só surgirá mais tarde.

Mesmo que a marca entenda não lançar o Lollipop para o G750, vão de certeza surgir métodos alternativos que vão conseguir colocar essa versão do Android a funcionar.

[Respondido por Pedro Simões]


Vale a pena reparar ou compro um tablet novo?

 

Boa tarde.

Gostaria e agradeceria, se fosse possível, que me ajudassem.

Parti o vidro do meo tablet 2 e não consigo usar a função touchscreen na zona da fissura. O que devo fazer: comprar uma tela nova e montá-la? Ou recorrer à assistência técnica da Meo? Ou comprar um novo?

Se me recomendarem a compra da tela, podem-me informar onde comprar e como instalá-la.

Cumprimentos.

Victor Oliveira

Resposta:

Victor,

Para ter de volta o bom funcionamento do seu Meo Tablet 2 é essencial que o ecrã seja substituído.

Esta intervenção traz-lhe dois problemas que poderá não conseguir contornar de forma simples.

O primeiro é a extrema sensibilidade da operação em si. Deve ser feita com o máximo cuidado e com a máxima precisão para não interferir com outros componentes.

O segundo está ao nível das capacidades de quem vai realizar a intervenção. Se nunca procedeu a essa alteração pode ser complicado saber quais os componentes desligar e de que forma o fazer. Por outro lado, e caso o tablet ainda esteja na garantia, ao ser aberto por alguém externo à marca essa mesma garantia expira no momento.

O terceiro problema está no conseguir o ecrã para troca. Pode não ser simples conseguir comprar esse componente, uma vez que é específico para esse equipamento.

O que recomendamos é que leve o Meo Tablet 2 à reparação da marca e que peça um orçamento de reparação.

Caso o valor seja justo e do seu agrado então avance para a reparação. Se o valor for elevado demais pondere então a compra de um equipamento novo.

[Respondido por Pedro Simões]


Como posso saber se tenho intrusos na minha rede wireless?

 

Bom dia,

Preciso da vossa ajuda. Acho que alguém está ligado à minha net mas não tenho a certeza. Como consigo ver quem está ligado?

E consigo saber se alguém está ligado também ao PC, ou seja, se tem acesso às minhas pastas?

Agradeço desde já a disponibilidade.

João Rodrigues

Resposta:

João,

Existem várias formas de conseguir ver quem está ligado a uma rede sem fios, sem ter de usar qualquer ferramenta complicada.

A primeira forma é através de fazer um simples scan à rede e verificar quais os equipamentos que estão lá ligados.

Uma vez que cada equipamento ligado vai ter atribuído um endereço IP, esse scan realiza-se a esse nível.

Existem várias ferramentas que pode usar, quase todas funcionando da mesma forma. Deixamos por isso dias propostas para Windows, uma para Android e outra para iOS:

Ao usar qualquer uma dessas ferramentas vai obter uma lista dos equipamentos ligados à sua rede.

A segunda forma é aceder ao router que lhe dá acesso à Internet e que deverá ser também onde a sua rede sem fios está a ser anunciada.

Ai dento deverá procurar a zona destinada a essa lista de equipamentos e obterá a mesma lista de computadores ligados na sua rede.

Não existe uma forma directa de lhe apresentar a localização dessa lista no router pois isso muda de router para router, dependendo do fabricante e da interface que usam.

Agora que tem essa lista, o mais simples é eliminar os seus equipamentos  e ficará com os intrusos.

A primeira medida a realizar sempre que tem essa desconfiança é mudar a password da rede sem fios.

De imediato todos os equipamentos vão pedir novamente a password e apenas o seus, que e quem sabe a password, se vão conseguir ligar.

Quanto à segunda questão, de saber se andaram a aceder ao seu windows, deixo-lhe um artigo do Pplware onde detalhámos a forma mais simples de o verificar:

Pensamos que com esta ferramentas e guias vai conseguir fazer uma auditoria à sua rede e descobrir se esta foi ou não invadida.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de alternativas à Mi Band!

 

Estou a pensar comprar uma smartband mas até agora só conheço a MiBand.

Será que me podiam indicar outras alternativas?

Cumprimentos.

Paulo Silva

Resposta:

Paulo,

Existem várias propostas no mercado, cada uma com a sua particularidade. Todas necessitam de comunicar com o smartphone para registar e manter histórico, mas algumas têm um ecrã com informação adicional.

De todas as que o Pplware já testou existem duas que se destacam, por razões diferentes e por serem conceitos ligeiramente diferentes.

A primeira é a Mi Band, que se destaca pela simplicidade do seu conceito e por ter uma autonomia elevada. Pode ler a nossa análise à Mi Band no link abaixo:

A segunda proposta, num conceito ligeiramente diferente, mas com o registo de toda a actividade física, com o extra de ter um ecrã onde pode aceder de imediato a alguma informação e ainda por ser um auricular bluetooth, é a Talkband B1 da Huawei.

Também pode ler a nossa análise neste link que disponibilizamos abaixo:

De notar que a Huawei deverá colocar no mercado, dentro de muito pouco tempo, a nova versão da Talkband, apresentada no passado Domingo no MWC. A B2 mantêm a mesma filosofia da B1, mas apresenta uma estética renovada.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de ajuda para te de volta o meu email!

 

Bom dia,

Fiz asneira, apaguei a conta do Outlook e a .pst relativa à conta configurada em POP3 e eis que não consigo abrir o e-mail.

Como posso resolver a questão? Conseguem ajudar-me?

Cumprimentos,

Sofia Abreu

Resposta:

Bom dia Sofia,

Um ficheiro apagado é sempre muito difícil de recuperar. Mas há excepções.

Primeiro que tudo, experimente verificar a reciclagem, é possível que lá esteja.

Depois, se estiver o restauro do sistema activo, navegue até à pasta C:\Users\<UTILIZADOR>\Documentos, e na pasta Outlook files clique com o botão direita e escolha “Restaurar versões anteriores”.

Se não funcionar, as probabilidades de o conseguir recuperar diminuem bastante, e poderá tentar recorrer a software de recuperação de ficheiros apagados (como o Recuva File Recovery), mas poderá ser difícil. O sucesso de recuperação também depende da qualidade do software, e tipicamente os pagos é que apresentam os melhores resultados, como o Ontrack EasyRecovery.

Recorra também ao Google, há muita informação relacionada.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter de volta a rapidez do meu LG G2?

 

Boa noite,

Desde já queria agradecer a toda a equipa Pplware pelo fantástico trabalho que fazem. Sou vosso fiel seguidor e frequente a página todos os dias á espera das vossas fantásticas novidades.

A minha questão é a seguinte, eu tenho um LG G2 a pouco mais que um ano, e começo a notar alguns lags no seu desempenho, ou seja, está mais lento, menos eficiente nas tarefas, entre outros.

Gostaria de saber se é possível fazer um restauro do sistema, de modo, a ele voltar a ser fluído como no inicio. No fundo, queria saber se existem meios fidedignos de fazer restauro, sem utilizar “hacks”.

Obrigado 🙂

João Gonçalves

Resposta:

João,

É de alguma forma normal existirem essas alterações de performance nos dispositivos, não apenas móveis e nem apenas Android.

Isso está relacionado com as aplicações que vamos instalando e com o acumular de ficheiros e de caches.

Este tema e a sua resolução já foram abordados diversas vezes no Pplware, tendo sido apresentadas diversas formas de a resolver. Deixamos abaixo 3 artigos que debatem essa temática e que recomendamos que leia:

Se ainda assim a ajuda que deixámos nesses artigos não for suficiente tem sempre a possibilidade de fazer um reset de fábrica.

Todos os dispositivos com Android têm uma forma oficial de fazer reset e de os repor como vieram de fábrica.

Procure essa opção na zona de definições do Android e vai encontrar por lá, muito provavelmente na zona de Privacidade e Segurança.

Poderá ser uma opção que está dentro do menu Cópia de segurança e repor definições.

Lembre-se no entanto que vai estar a eliminar todos os dados do telefone, pelo que é essencial que faça backup e que sincronize os seus dados com a sua conta Google.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso e devo reinstalar o Windows num portátil novo?

 

Boa Noite,

Estou em em vias de ir adquirir um portátil, mais precisamente o Toshiba S50-B-15T, e queria saber visto que não vem nenhum CD com o Windows, gostaria de saber como consigo colocar o computador com a versão limpa do sistema, ou seja sem os softwares da Toshiba, e se é recomendado fazer-lo ou não!

Obrigado pelo vosso tempo.

Tiago Gonzalez

Resposta:

Tiago,

Os portáteis que agora se compram vêm, por norma com uma partição dedicada à recuperação do Windows.

É nessa partição que pode ser encontrado o CD que diz não estar presente. Ao terem esse mecanismo eliminam a necessidade de ter qualquer suporte físico e garantem que a qualquer momento a reposição pode ser feita.

Se o que pretendem é reinstalar o Windows, sem qualquer software adicional do fabricante, o que recomendo é que peça a um amigo ou conhecido que lhe arranje um dvd de instalação do Windows ou que o coloque numa Pen USB.

Se quiser manter a partição de recuperação deve ter cuidado no processo de instalação e não a eliminar.

Respondendo à sua questão final, sobre se deve ou não fazer a reinstalação, a resposta é sim, mas com a condição de manter a partição de recuperação, para a qualquer momento conseguir ter acesso ao Windows, em caso de problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version