Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Quais os smartphones Wiko vão receber o Lollipop?
- Memória cheia no Android com cartão SD vazio?
- A conectividade do meu LG G2 está a funcionar mal!
- Que tablet escolher? As duas hipóteses são válidas!
- Ipad Mini ou Ipad Mini 2? Qual deles é ainda uma boa escolha?
- Como fazer backup das Clouds no portátil?
- Que cuidados devo ter com a bateria do meu portátil?
- Como passar as minhas aplicações de 32 para 64 bits?
- Os Android precisam de ter anti-vírus?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!
Quais os smartphones Wiko vão receber o Lollipop?
Meus caros,
Saberiam me informar, se os smartphones da Wiko, vão receber a atualização para android Lollipop? Caso sim, quais?
Desde já agradeço!
Parabéns pelo vosso excelente trabalho, são uma parada para mim obrigatória na net, acesso ao vosso website antes mesmo de abrir o facebook ou qualquer outra página.
Att,
Ellydy Carvalho
Resposta:
Ellydy,
Circulam algumas informações, cuja proveniência não parece ser oficial, de que nos primeiros meses deste ano serão actualizados para Android 5.0 Lollipop os seguintes modelos Wiko:
- Highway
- Getaway
- Slide
- Bloom
- Highway sings
- Birdy 4G
- Jimmy
- Rainbow 4G
- Highway 4G
O melhor mesmo é aguardar pacientemente que cheguem essas actualizações 🙂
[Respondido por Hugo Cura]
Memória cheia no Android com cartão SD vazio?
Boa noite.
Venho perguntar-vos sobre um assunto que me deixa muito chateado acerca de alguns Androids.
Recentemente a minha namorada comprou um telefone de gama baixa <150€, com 4 GB de memoria interna e comprei também um cartão SD de 8GB.
Tenho bastante espaço livre, no disco, e o cartão está vazio, mas continuo a receber avisos de memória cheia e não consigo instalar aplicações novas ou sequer fazer o update das actuais.
Já me aconteceu igual num Sony Xperia J.
Será que há alguma forma de resolver isto sem ser preciso root e sem perder a garantia?
Obrigado
Filipe Serra
Resposta:
Filipe,
Infelizmente isso é uma característica comum em dispositivos de baixa gama.
Por terem determinado espaço de armazenamento, não dignifica de todo que esse espaço esteja disponível para utilizar na instalação de aplicações.
A memória está particionada, com espaço separado alocado ao sistema e ao armazenamento interno, e o espaço para a instalação de aplicações (sistema) está bastante limitado.
Para resolver essa situação é necessário utilizar procedimentos não oficiais, que por vezes não são muito fáceis de concretizar. Há algumas possibilidades:
- particionar o cartão SD com uma aprtição EXT2 e tentar utilizar a aplicação Link2SD, que necessita de permissões de acesso root para concluir devidamente esse processo
- particionar o cartão SD da mesma forma mas desta vez instalar um patch que terá de ser a comunidade a implementar (no fórum XDA encontra-se esse recurso para vários modelos). É necessário ter permissões de acesso root e uma recovery modificada (Clockworkmod ou TWRP)
- instalar uma nova ROM, novamente desenvolvida pelo comunidade, cujo script de instalação seja capaz de reparticionar o espaço interno e aumentar a partição do sistema. Este é um processo que já utilizei com um tablet Samsung.
Numa edição anterior do consultório já descrevi um dos processos. Pode ver aqui.
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
A conectividade do meu LG G2 está a funcionar mal!
Boa tarde,
tenho um telemóvel LG G2 (LG-D802); com a versão Android 4.4.2; com a versão de Software: D80220c-268-06, e em que não consigo ligar os dados móveis.
Ao mesmo tempo, em algumas situações do dia, sem qualquer explicação, fico sem sinal de rede. Já fui a uma loja da minha operadora para trocar o cartão mas mesmo estes não me garantem que seja essa origem do problema.
Podiam-me responder a estas duas questões?
continuação de um excelente trabalho, cumprimentos,
António Soares
Resposta:
Miguel,
Esse problema pode mesmo ter origem no hardware do equipamento.
Quanto a software, de forma a garantir que tido está bem alinhado, o recomendado é fazer um restauro completo do sistema, de modo a deixá-lo tal e qual como vem de fábrica. Lembre-se primeiro de fazer backup de tudo o que é necessário.
Se o problema continuar, então o melhor mesmo é recorrer à garantia para que o problema seja averiguado pelos técnicos da marca.
[Respondido por Hugo Cura]
Que tablet escolher? As duas hipóteses são válidas!
Muito boa noite, sigo o vosso site à algum tempo agora estou no impasse e preciso da vossa ajuda.
Neste momento possuo um tablet nexus 7 2012 com android 5.0.2, apesar da versão android dele, já é um tablet “antigo” e começa a não suportar o uso que lhe pretendo dar. Então estou a pensar vender este e comprar um novo, o problema é a escolha do novo, preciso de ajuda.
O preço máximo será pouco mais de 300€, os que tenho em mente são o Samsung Galaxy Tab Pro 8.4 e o iPad Mini 2, e como gosto de conectividade o que dificulta a escolha é os outros equipamentos que possuo, que são um portátil Apple, Macbook Pro 13” de 2014 e um Samsung SIII, ou seja, o iPad permitiria a conexão com o pc e o Tab Pro permitiria sideSync com o telemóvel e remote pc, e encomendei recentemente um Chromecast, pretendo algo que seja compatível com todos e que não perca em especificações.
Qual a vossa opinião?
Obrigado e cumprimentos
André Geraldes
Resposta:
André,
Dada a especificidade que apresenta, com a interligação entre todos esses equipamento, a escolha mais óbvia parece-nos ser o Galaxy Tab Pro.
Para além de se manter dentro de um sistema operativo que já conhece bem, fica ainda dentro da mesma marca, no caso do seu smartphone.
Esta relação poderá permitir que use as ferramentas da Samsung dedicadas à sincronização entre dispositivos.
A questão da ligação ao Mac é também simples com a Samsung a ter disponíveis grande parte das suas aplicações para o ambiente OSX.
[Respondido por Pedro Simões]
Ipad Mini ou Ipad Mini 2? Qual deles é ainda uma boa escolha?
Bom Dia,
Gostaria de adquirir um tablet mas estou indeciso entre o Ipad Mini e Ipad Mini 2.
A questão é, eu tenho a perfeita noção da diferença a nível de hardware entre ambos. A utilização do mesmo é virada mais a nível de universidade consultar mail, ver pdf’s, e obviamente ter algumas aplicações de entretenimento.
Compensa dar a diferença de preço e ir para o Mini 2 ou o Mini ainda dará conta do recado tendo em conta que é um tablet que pretendo que dure para os próximos tempos?
Fábio Santos
Resposta:
Fábio,
É sempre complicado escolher entre um modelo mais recente, mais caro, ou outro anterior, ainda perfeitamente capaz e com um preço mais baixo.
Neste caso concreto, e caso possa, recomendo que opte pelo iPad Mini 2. As razões para esta escolha são várias e centram-se principalmente no que a nova versão traz.
É um hardware mais recente, com capacidade para lhe durar mais anos e muito mais actualizado.
Qualquer um destes iPad Mini ainda não está descontinuado pela Apple, e pode ser comprado na loja da Apple.
[Respondido por Pedro Simões]
Como fazer backup das Clouds no portátil?
Olá Pplware,
O meu desktop avariou e optei por um portátil (windows 8.1).
No meu antigo computador, tinhas as nuvens (dropbox, meo e copy) a sincronizar para um disco interno à parte.
Como aconselham a fazer backups das nuvens no portátil? não queria ocupar a memória do disco interno, porque é o que tenho com o SO, e não dá jeito nenhum andar pela casa (quarto-sala) com o disco externo com as nuvens, às costas. Gostava de usar os meus discos WD my cloud, de rede.
Tentei na dropbox mas ele não permite escolher um disco de rede, mesmo mapeando como uma drive. Como aconselham os backups das clouds, no portátil?
Obrigada
Diana Gonçalves
Resposta:
Diana,
Não vejo qual é o inconveniente de ter as pastas das clouds no mesmo disco do sistema, a não ser que o espaço seja limitado.
Outra solução é particionar o disco. Dessa forma, e considerando que se trata de um disco mecânico, o espaço que fica para esse armazenamento (a 2ª partição) é o mais lento do disco, portanto até é conveniente que seja utilizado para dados que (em princípio) não precisam de grandes latências de acesso (nota: num disco mecânico, o início do espaço alocável é na periferia do disco, logo é a zona mais rápida). O EaseUS Partition Master Free permite fazer isso: http://www.easeus.com/partition-manager/epm-free.html
Dependendo do tamanho das clouds, também há a hipótese de utilizar um cartão SD (deverá ser o tipo de cartão que existe no PC). Um cartão de 64GB tem um preço bastante acessível.
Ainda como última alternativa, e considerando que o leitor óptico do PC é despresável (supondo que o tem), há a hipótese de o substituir por uma caixa adaptadora para disco rígido, ficando assim o PC com 2 discos.
Esse tipo de caixa pode encontrar-se à venda pelas keywords “optical bay caddy”. Atenção, existem de 9.5mm e 12.7mm, dependendo dos PCs.
[Respondido por Hugo Cura]
Que cuidados devo ter com a bateria do meu portátil?
Bom dia PPLWARE,
O que aconselham para quem tem um portátil, relativamente ao uso ou não de bateria? Ele está quase sempre em casa, mas mudo apenas de divisão.
Será que posso usar sempre ligado à corrente, retirando a bateria, pois uso mais tempo seguido do que a autonomia desta, ou tenho que a ter sempre colocada no portátil mesmo estando sempre à corrente? ou, no caso de ser melhor retirar a bateria e usar sempre ligado à corrente, tenho de ter o cuidado de por vezes colocar a bateria e usá-la, pois mesmo sem uso se deteriora?
Qual a melhor utilização para quem precisa do portátil ligado diariamente, cerca de 5 horas seguidas?
Obrigada
Diana Gonçalves
Resposta:
Diana,
A bateria deve estar sempre no seu local e deve ser utilizada apenas quando necessário.
Uma bateria deteriora-se devido aos ciclos de carga/descarga (utilização normal), à exposição a temperaturas muito elevadas e também devido a níveis de carga muito baixos (inferior a 5%).
A sua presença no PC ajuda também a estabilizar a energia eléctrica que lhe chega, onde se for proveniente apenas do carregador pode ser mais instável e prejudicial.
Dessa forma, considerando que o PC tem sempre acesso à corrente eléctrica, é apenas recomendável fazer um ciclo completo de carga/descarga uma vez por mês, de modo a exercitar a bateria.
Dependendo da marca do computador, é possível definir um nível de carga máximo de determinada percentagem (no caso do meu Samsung é de 80%), que dá mais saúde à bateria para longos períodos de não utilização.
Resumindo, é uma má prática retirar a bateria, a não ser que haja previsão de exposição a temperaturas muito elevadas.
Mais informação aqui: http://batterycare.net/guia.html
[Respondido por Pedro Simões]
Como passar as minhas aplicações de 32 para 64 bits?
Boa tarde,
Fiz o upgrade do Windows 7 para o 8.1 a pouco tempo, a versão de bits do meu sistema é de 64 mas todos os programas que tenho instalados ficam em 32 bits, o que posso fazer para eles ficarem instalados como 64 bits e não de 32?
Rui Sousa
Resposta:
Rui,
A arquitectura que cada aplicação tem não pode ser alterada de qualquer forma. Está dependente do criador da aplicação alterar a programação e assim criar a versão de 64 bits.
Por esta razão apenas será possível mudar de 32 para 64 bits com a reinstalação de todas as aplicações, e nas versões de 64 bits. E claro, caso elas existam.
Este é um processo que não compensa ao utilizador realizar. O facto de as aplicações estarem em 32 bits não deverá ser limitativo para a correcta utilização do seu Windows 8.1.
[Respondido por Pedro Simões]
Os Android precisam de ter anti-vírus?
Caros,
Os antivírus para smarthphone Android são mesmo necessários?
Resposta:
Luís,
Existem algumas aplicações de segurança, como já deve ter reparado, mas no fundo essas aplicações não são bem um “anti-vírus” como tipicamente conhecido.
O paradigma dessas aplicações mudou na actual geração de smartphones e, obviamente, essas empresas de segurança procuram explorar o seu negócio e encontrar lugar para a existência (e venda) desse tipo de aplicações.
Pessoalmente, dispenso qualquer tipo de aplicação desse género no smartphone, só servem para consumir recursos. Diria que não são de facto necessários.
Muitas delas actuam como prevenção ao phishing ou a esquemas, outras como auxiliar de backup de contactos e afins, algo que não é propriamente necessário se forem tomados os cuidados básicos.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões