Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Que Surface Pro 3 devo comprar?

 

Boa tarde,

estou a ponderar comprar o hibrído Microsoft Surface Pro 3, contudo tenho algumas dúvidas em relação à memória do mesmo, que espero que me possam esclarecer.

Atualmente utilizo o portátil apenas para navegar na internet, assistir a séries, utilizo o Office e pouco mais. Os programas que tenho instalados são o sistema operativo, o Office, um player, utorrent, skype, e pouco mais. Desta forma, gostaria de saber qual o modelo mais indicado para mim (estava a ponderar o de 8GB/256GB).

Obrigado,

Marta Galante

Resposta:

Marta,

A escolha de um equipamento deste tipo tem de ser bem ponderada pois uma vez “fechada” não permite qualquer aumento de qualquer componente.

A opção que apresenta para o Surface que quer comprar parece-me ser a mais acertada.

Por um lado não optou pelas versões mais baratas com processador mais fraco (i3), tendo escolhido o mais equilibrado (i5). É certo que existe a versão com o processador i7, mas os 200 euros de diferença não parece serem justificados.

Por outro lado a escolha do disco, um dos factores mais importantes, está também a ser bem ponderada. Os 256GB de disco parecem ser os mais acertados na relação preço/volume.

As versões de disco mais baixas acabam por ser demasiado “fracas” e facilmente se enchem, obrigado a uma constante gestão do espaço.

A versão mais alta, com 512GB de espaço é demasiado cara para a diferença existente.

Se falarmos da memória que optou é também a mais acertada. Os 8 GB de RAM são mais que suficientes e vão dar uma boa performance à máquina.

Do que podemos avaliar a escolha que propõe para o seu Surface é a mais acertada.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso usar o meu Android para alargar a minha rede sem fios?

 

Boa noite,

Tenho problemas de sinal numa divisão da minha casa.

É uma casa com 2 pisos, o router só pode estar no piso de baixo.

Tenho um repeater no piso de cima, funciona bem para todas as divisões menos a mais distante.

Li um artigo sobre usar um Android como repeater, mas não sei se é estável, ou qual o tethering a usar.

Queria saber se era estável o suficiente para ter pings <100. sem “peaks”.

Devido a ter de usar programas de VoIP, muitas vezes causa transtornos na comunicação acima disso.

Cumprimentos,

Telmo Ivo

Resposta:

Telmo,

A solução mais recomendável para esse caso será mesmo adquirir um repeater com maior alcance de sinal ou então reposicionar o repeater, de forma a ter uma cobertura mais equilibrada pela casa.

Quanto a usar um Android como repeater, sim, existe (pelo menos) uma aplicação para isso. O Open Garden permite, entre outras coisas, alargar o alcance de redes existentes através da capacidade de servir como ligação para múltiplos dispositivos:

Nunca verifiquei a qualidade da ligação no que diz respeito a latências, pelo que não posso confirmar se é uma solução válida. No entanto, encorajo-o a testar.

[Respondido por Hugo Cura]


Existe algum ROM recente para o Asus Memopad?

 

Boa tarde,

Existe algum ROM mais recente para o Asus Memopad FHD10 LTE.

A ASUS deixou ficar esta tablet na versão 4.2.2.

Obrigado.

Baltazar Oliveira

Resposta:

Baltazar,

Sim, a Asus deixou mesmo ficar este tablet na versão 4.2.2 e não parece que vá ser actualizado.

A par das actualizações oficiais, normalmente existem ROMs suportadas pela CyanogenMod ou produzidas pela comunidade, mas na verdade não existe qualquer ROM mais actual que essa, pelo menos com o devido suporte.

Sendo assim, não terá outro remédio se não aproveitar o máximo dessa versão.

[Respondido por Hugo Cura]


Um PC que não arranca pela PEN USB, que se passará?

 

Boa note caros pplwarianos,

Antes de mais quero congratular-vos por serem o melhor blog/site português sobre tecnologia e afins e por trazerem sempre em primeira mão todas as novidades neste ramo.

Agora passemos ás dúvidas,

Tenho um Toshiba Lb-50-16x com o Windows 8.1 e o Xubuntu instalado e precisava de instalar o Windows 7 , mas não consigo arrancar pela pen usb , já mudei as definições na bios e etc mas não consigo fazer o boot pelo usb,

Penso que este problema estará relacionado com o Grub2..

Será que me podiam ajudar?

Obrigado,

Diogo Martins

Resposta:

Diogo,

Não nos quer parecer que o problema que tem esteja relacionado com o Grub2 ou outro componente dos sistemas operativos que tem instalados.

O arranque pela pen USB é definido pela BIOS e é chamado imediatamente no arranque da board, depois da BIOA ser carregada.

Este momento acontece muito antes de ser chamado os sistemas operativos, que só é feito depois do disco ser chamado.

Uma vez que diz ter as definições da BIOS bem feitas, com a ordem de arranque correcta, o problema só parece estar num sítio.

Tem a certeza que a pen USB que está a querer usar está sem qualquer problema?

E caso esta esteja a funcionar correctamente tem a certeza que está correctamente “construída” para ser usada como boot?

A criação de pens de arranque respeita algumas regras básicas e não pode ser feita simplesmente com o copiar dos ficheiros para a pen.

Deixamos abaixo um link para um artigo que explica como pode criar a sua pen de boot com linux para posterior utilização:

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o meu Google Chrome?

 

Bom dia

Sou um acérrimo seguidor do vosso site, é religiosamente obrigatória uma visita por dia, desde já vos felicito pelo otimo trabalho.

Agora indo a questão, desde a uns tempos para cá não param de me abrir janelas no Chrome, tipo publicidade a La redoute e outros mais, estou a utilizar o Adblock, mas não está a resultar, já tentei nas definições bloquear todos os pop ups e nada. Se alguém me puder ajudar seria otimo.

Sem mais os melhores cumprimentos,

Nuno Batista

Resposta:

Nuno,

Esse problema indica que são extensões mal intencionadas que estão a provocar que isso aconteça. Esse tipo de Adware, tipicamente instala-se ser o utilizador dar conta ou confirmar explicitamente, onde por vezes um “clique inocente” desencadeia essa instalação de forma imperceptível.

Cada Adware tem as suas manhas, pelo que não conseguirei dar uma “receita” concreta, mas posso dar algumas dicas para que tente resolver esse problema:

Boa sorte 🙂

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Samsung Galaxy S Duos está ferrugento?

 

Boa tarde

Eu tenho um, telemóvel Samsung Galaxy S Duos que estava a dar problemas e com normalidade enviei-o para a garantia. Ele tem uns problemas com o envio de SMS faz um ruido e a bateria esta viciada.

Qual e o meu espanto quando os técnicos da Worten me ligam, dizem que a placa principal esta oxidada e que o não reparam o telemóvel porque perdeu a garantia.

O prazo de 30 dias para a entrega do mesmo acaba em 7 dias e eu pedi para me devolverem o telemóvel. Eles podem “deitar” a garantia fora assim por um problema que não foi causado por mau uso do telemóvel?

Cumprimentos,

Pedro Costa

Resposta:

Pedro,

Estas são situações extremamente ingratas. Primeiro que tudo, foram os técnicos de Worten que procederam à reparação? Se sim, é algo que me parece extremamente desapropriado.

Depois, recebendo essa informação, o cliente não tem forma de saber se realmente está “oxidado” porque simplesmente não vê o que está dentro do smartphone.

Mas… “oxidado”? Isso é extremamente vago, os próprios componentes e PCB estão protegidos contra oxidação, por isso exija uma explicação mais pormenorizada.

Supondo que realmente está na situação descrita pelos técnicos, isso pode ter sido desencadeado pela permanência em ambientes de elevada humidade (mesmo que não se tenha apercebido disso), mesmo que não tenha sido mergulhado em água.

Tipicamente, existem no interior uns “detectores” de humidade, que não são mais que pequenos autocolantes brancos que, uma vez expostos a determinado nível de humidade, alteram a sua cor (normalmente para vermelho).

Este poderá ser um motivo para anular a garantia. Eu próprio tenho um smartphone que funciona muito bem, nunca teve um único problema e nunca mergulhou em água, no entanto o indicador de humidade está totalmente vermelho. Se é justo anular a garantia por esse motivo? Não, obviamente que não.

Procure saber mais pormenores. Qual é verdadeiramente o estado da placa e o que poderá ter causado tal problema.

[Respondido por Hugo Cura]


O MacBook Pro está com um comportamento estranho!

 

Boas Tarde,

Antes de mais quero dar vos os parabéns pelo fantástico site que têm e a informação que nos dão a conhecer.

Eu tenho um Macbook Pro 13’ que me foi oferecido, que tem um sintoma muito estranho.

O mac liga e ao entrar para o ambiente de trabalho (outras vezes nem se quer entra), desligar e ou hiberna (luz acesso a piscar na parte lateral do mac) o que não consigo mais o ligar… a não ser desliga lo a força e voltar a ligar.

Contudo esta situação acontece sempre, ja tentei formatar o mac, ja testei o linux e nada, volta a hibernar, o que não consigo fazer nada dele…

podem me ajudar?

  • Macbook Pro 13’ unibody 2009
  • intel core 2 duo

Hélder Soares

Resposta:

Hélder,

Quer parecer que existe um qualquer problema com o hardware desse Macbook Pro.

Antes de o levar a uma loja para ser avaliado e reparado existem alguns testes que pode fazer.

Vou deixar alguns artigos que pode ler e usar para fazer esse diagnostico e descobrir o eventual problema.

Se as dicas aí apresentadas não tiverem qualquer efeito no seu MacBook Pro, então o problema é mesmo de hardware e o mac tem de ser visto e reparado.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso ligar um disco USB ao router da NOS?

 

Bom dia, gostava de criar um ponto de acesso na minha residência para ter os meus ficheiros sempre disponíveis.

Tenho um router da NOS, e para ligar ao router um pequeno disco Toshiba Plus de 1 TB USB 3.0.

Pretendo saber se é possível criar uma nuvem privada á qual eu possa aceder sempre que quiser sem ter de ter o meu PC em casa ligado, e se for possível cais são os passos que devo fazer.

Cpts,

Eduardo Nunes

Resposta:

Eduardo,

O router da NOS não tem a capacidade de fazer esse tipo de partilha para o exterior, apenas o pode fazer para a rede interna.

Uma das opções que tem, considerando o facto de ser económica, é um Adaptador NAS. Deverá encontrá-los a preços de cerca de 20€ (o ebay é um óptimo local para isso) e esse dispositivo basicamente tem uma porta ethernet e uma USB.

Poderá então ligar o disco USB a esse adaptador NAS e depois só tem que, no router, configurar a firewall (ou DMZ server) para que o NAS esteja acessível a partir do exterior. Será depois recomendável a configuração de um serviço de DNS, do tipo no-ip.com, para que o IP dinâmico atribuídopelo operador de serviços esteja sempre ligado a um endereço.

[Respondido por Hugo Cura]


Trocar de router ou meter um repetidor wireless?

 

Boa Noite

Há forma de mudar o router da zone por outro?, eu tenho vários routers, já tentei ligar mas no router da zon tem um cabo branco que não sei onde inseri-lo no outro router pois não tem a entrada adequada, não sei se mais alguém tem este problema, é que o router da zon não da cobertura suficiente na minha casa toda, enquanto o outro dava…

Cumps Rui Sousa

Resposta:

Rui,

Uma vez que está a ter problemas em trocar o router da Zon por outro, o que nem sempre é aconselhável, o que recomendamos para ter uma melhor cobertura de rede é a instalação de um AP para alargar a pegada da sua rede.

Estes equipamentos são colocados na fronteira da cobertura da rede sem fios do seu router e expande-a para novos locais.

Existem vários equipamentos de várias marcas para poder instalar na sua rede, por isso vamos deixar aqui apenas um que o Pplware conhece bem e que por norma recomenda.

Falamos do Aztech WL559E, que pode ser avaliado e comprado aqui. Se quiser saber mais sobre este repetidor pode ser a nossa análise ao mesmo.

[Respondido por Pedro Simões]


Preciso de melhorar a minha rede, como o fazer?

 

Boa tarde

Em minha casa estou com um problema a nível wireless no qual na sala não apanho um bom sinal. de momento tenho o router num quarto e desse router tenho um cabo Ethernet que vai ate a sala, o que pretendo é um aparelho para colocar na sala onde vai receber o sinal de internet pelo cabo e depois que tenha mais saídas Ethernet para poder ligar a box e também que tenha wireless para poder ligar o portátil e Tablet. Qual e o produto que me recomendam.

Gostava de ter sugestões que englobasse produtos de melhor qualidade e outros mais económicos para me ajudar a decidir qual adquirir

cumprimentos
José

Resposta:

José,

Já analisámos um router que pareceu bastante compentente. É um router de excelente qualidade e possui as melhores tecnologias actuais. É muito funcional e de simples utilização.

Trata-se do Asus RT-AC56U e recomendo-o como um router de qualidade:

Quanto a um router mais modesto, não tenho nenhum modelo em concreto mas os router TP-Link apresentam sempre uma excelente qualidade e prestação.

Um bom exemplo parece-me o TP-Link TL-WR1043ND, que no fundo possui tudo o que o router Asus tem, mas com tecnologias inferiores, como é o caso do Wi-Fi 11ac, porta USB 3.0 e várias funcionalidades no firmware:

Com qualquer um deles ficará bem servido, mas é justificável que pondere um investimento um pouco mais avultado considerando que terá disponível tecnologia que será bastante competente na próxima década.

[Respondido por Hugo Cura]


Lumia 635 ou 820, qual escolher?

 

Boas.

Antes de mais, quero agradecer pelo vosso trabalho. Já se torna imprescindível no meu dia-a-dia visitar o vosso blog. A minha dúvida, como referida, é qual escolher? Lumia 635 ou Lumia 820?

Cumprimentos e obrigado!

João Brito

Resposta:

João,

Esses modelos são de facto equivalentes em vários factores, onde o 820 é mais antigo que o 635 cerca de 1 ano e meio.

E qual o melhor? Definitivamente, o Lumia 820.

Os aspectos onde o 820 é superior ao 635 são:

Quanto à autonomia, de facto o 635 tem maior autonomia onde a sua bateria tem 1830mAh contra 1650mAh, mas não deverá ser um factor decisivo.

Note ainda que o 820 é cerca de 30g mais pesado que o 635.

[Respondido por Hugo Cura]


Como funciona o NFC da PPLWARE@BAG?

 

Boa tarde. A vossa mala pplware com NFC acorda o dispositivo, ligando o ecrã?

Ou para o NFC funcionar o dispositivo tem de estar já com o ecrã ligado?

Obrigado.

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

É necessário o dispositivo estar “acordado” para que a leitura da tag NFC seja iniciada.

Se por outro lado o que pretende é utilizar o NFC no modo sleep, então poderá haver hipótese de o fazer recorrendo a métodos avançados, dependendo do dispositivo.

Deixo um exemplo de como é possível fazê-lo num HTC One X:

Existe hipótese de o fazer para outros dispositivos, dependendo apenas se a comunidade trabalhou ou não nesse processo.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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