Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


O que se passa com o meu Chrome?

 

Caríssimos:

Subitamente, e sem que consiga vislumbrar porquê, o Gmail passou a aparecer-me com os “fonts” de um tamanhão enorme, impedindo-me, por exemplo, de me deslocar pela mensagem, ou de a ler completamente.

Curiosamente, só me acontece no Chrome, já que no Opera me aparece normalmente.

Já desinstalei e reinstalei o Chrome, já “resetei” as definições, mas o problema mantém-se.

Podem ajudar-me?

Obrigado.

Resposta:

José,

Digamos que isso não é bem um problema, pode ser sim algo que definiu inadvertidamente.

Isso trata-se simplesmente do zoom da janela, cuja definição de visualização ficou associada à sua conta para essa página, a do Gmail.

Se reparar, na barra de endereço do Chrome, do lado direito vê o símbolo de uma lupa com o caracter ‘+’ no centro. Isso demonstra que a página está com zoom superior ao original, neste caso um zoom muito superior mesmo.

Para voltar ao zoom de origem pode carregar nas teclas Ctrl + 0 ou simplesmente clicar na referida lupa e escolher “Repor predefinição”.

Tipicamente, o zoom é alterado inadvertidamente quando o scroll do rato é utilizado enquanto a tecla Ctrl está premida.

[Respondido por Hugo Cura]


Erro com o arrefecimento do  PC, devo preocupar-me?

 

O que fazer em caso de Cpu Fan Error?

(Aparentemente esta tudo okay, mas o erro persiste)

Resposta:

José,

Falta-nos alguma informação para conseguirmos responder, nomeadamente que computador tem, se já fez alguma alteração de cooler ou se nota temperaturas elevadas.

Esse erro surge na ausência do sensor de rotação da ventoinha, o que pode significar várias coisas: sensor avariado, ventoinha estragada ou bloqueada, ficha com mau contacto ou falha na alimentação.

Deve verificar se a ventoinha está realmente em funcionamento e verificar as temperaturas (deve estar compreendido entre 35 e 80ºC, dependendo da utilização instantânea do CPU), utilizando por exemplo a aplicação CoreTemp:

Se tudo estiver OK, então não tem que se preocupar. Caso contrário, convém tomar uma acção para que não aconteça algo de grave no computador.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso mudar de país na App Store? O que acontece às apps que já tenho?

 

Boa tarde.

Mudei me recentemente para Inglaterra e pelo que vi para mudar a conta da App Store para poder aceder ás aplicações de cá tenho que mudar o país da conta e segundo o suporte da Apple, vou perder todas as aplicações que tenho compradas na App Portuguesa.

Isto é mesmo assim que funciona? Ao ter as aplicações no Itunes no MAC não deveria de dar para instalar outra vez na conta que criar para cá?

Quem tiver muitas aplicações tem que comprar todas cá outra vez?

Agradecia imenso qualquer tipo de ajuda porque até ao fim do mês tenho que comprar um Iphone e não quero perder as aplicações que tenho neste momento.

Cumprimentos a todos e obrigado pelo vosso trabalho.

Luís Silva

Resposta:

Luís,

As compras que faz na App Store estão associadas ao seu Apple ID e não ao cartão ou ao seu idioma.

Ao mudar o país associado ao seu Apple ID apenas está a mudar a loja a onde acede e, pelo que sei, poderá ter problemas com aplicações específicas dessa loja.

Já pode diversas vezes apontamos a solução de mudar o país da conta para aceder a aplicações que apenas estão disponíveis em determinados mercados e nunca existiu problemas com esses processos.

O que não é possível é associar aplicações compradas numa conta a outra que crie.

Não deve ter por isso problemas ao usar o seu iPhone na loja de aplicações do Reino Unido pois a maioria das aplicações que a Store Portuguesa tem encontrará lá também.

[Respondido por Pedro Simões]


Como instalar o Windows 7 no disco SSD?

 

Boas,

Acabei de comprar um PC desktop e gostaria de saber como instalar o Windows 7 no disco SSD.

O computador tem um Hard Disk e um SSD por isso quero saber todos os passos para não cometer erros.

Rafael Santos.

Resposta:

Rafael,

O procedimento mais fiável é desligar o disco HDD e manter ligado apenas o disco SSD.

Isto evita a que, dependendo das partições que tem no HDD, a nova instalação do Windows crie partições de uma forma que não se esteja à espera (instalar o Windows na unidade D:, por exemplo).

Assim, a instalação normal com um só disco vai garantir que tudo fica certinho. Depois da instalação estar finalizada, ligue o disco HDD e surgirão depois as suas partições.

[Respondido por Hugo Cura]


Moto G ou Nexus 4, qual escolher?

 

Boa noite.

Neste momento, infelizmente, estou a necessitar de um telemóvel novo.

Estava inclinado para um Nexus 4 que vi na amazon.co.uk em estado Refurbished (segundo o próprio site, refurbished significa que foi visto pela google depois de ter sido usado e tem uma garantia de 3 meses).

Além do Nexus 4, também tinha em mente o Motorola Moto G 2014.

A minha questão é, se encomendado pela amazon tenho garantia e como posso usá-la.

E ainda, se acha que o Nexus 4 vale a pena sobre o Moto G 2014, mesmo que seja “refurbished”

Cumprimentos,

Luís

Resposta:

Luís,

Curiosamente esta resposta, que parecia ser muito simples e a pender para o Moto G 2014 por ser uma máquina mais recente, acaba por se tornar nada simples.

A razão para esta mudança de opinião está numa análise cuidada ao hardware que ambos têm (Moto G – 2014 vs Nexus 4).

O fator idade cai de imediato por terra ao vermos um processador mais rápido, mais memória RAM e até uma câmara melhor.

Ao colocar estes dois equipamentos nas suas opções de escolha assumo que o preço deva ser similar e muito próximo, o que deixa apenas nas especificações a razão para a escolha.

Os equipamentos Nexus são a montra da Google para um determinado momento do tempo, mas preparados para no futuro serem ainda máquinas perfeitamente capazes de dar uma resposta positiva ao utilizador.

Arriscaria dizer que neste comparativo a minha escolha pessoal acabaria por ir para o Nexus 4 e não para o Moto G.

É claro que este será um equipamento usado, mas com uma avaliação criteriosa sobre o seu estado e que estará de certeza em perfeitas condições.

Quanto à compra na loja da Amazon, a garantia estará directamente afecta ao país onde fizer a sua compra. Isto significa que comprar na Amazon UK terá de ser o período de garantia local e caso seja na Amazon Espanha o mesmo se aplicará.

Essa informação deverá estar presente no site e caso tenha alguma adicional contate por email o suporte da Amazon e eles esclarecem-lhe de certeza essas e outras dúvidas.

Note que garantia existe sempre, por lei, o que varia de país para país é mesmo o período mínimo de duração da mesma.

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o meu router que ninguém se liga?

 

Boa noite,

Venho pedir directamente a vossa ajuda, visto no forum não ter obtido resposta.

Tenho um router SMC 7904WBRA2 que está a ser usado como SW para acesso wireless e wired no 2 piso da minha casa.

A unica alteração que fiz foi desabilitar o DHCP no router e mesmo com o router com as configurações de fábrica não consigo que alguns telemóveis se liguem ao wireless.

Portateis ligam-se sem problema e até agora o unico telemovel que se conseguiu ligar foi um Samsung Galaxy Y. Nokias, Sonys e HTC’s nenhum deles consegue ligar ao wireless do SMC.

Ao meu router da MEO, um Thomson, nunca tive nenhum problema…

Alguém sabe do que se trata?

Testes feitos por mim:

  • Actualização de firmware do router.
  • Alteração de channel (experimentei todos).
  • Ligação ao wireless com as configs de fábrica.
  • Experimentei todos os tipos de passwords.

Obrigado, desde já.

Cumprimentos,

Oz

Resposta:

Oz,

Já tive esse mesmo router no modelo anterior (7904WBRA) e o problema foi semelhante.

Trata-se de uma limitação de software relacionada com o tipo de protecção da rede (WEP, WPA, WPA2). Se bem me lembro, utilizando o Android só era possível ligar ao router em modo WEP ou com a rede aberta, sem qualquer protecção de palavra-passe.

Esse é já um router antigo, pelo que os dispositivos mais recentes podem ter algum problema de compatibilidade com ele.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ligar duas colunas bluetooth ao mesmo tempo?

 

Olá Pplware,

Tenho duas mini colunas bluetooth iguais.

Existe alguma forma de colocar a música vinda de um pc ou tablet a dar nas duas colunas em simultâneo?

Segundo li, julgo que isto só dará em colunas que venham já com essa funcionalidade avançada. É verdade?

Obrigada

Diana Gonçalves

Resposta:

Diana,

Sim, esse modo só deve funcionar quando há compatibilização das colunas para o fazer, pois a comunicação bluetooth é feita para um único dispositivo.

Mas há algo que pode fazer se tiver 2 smartphones Samsung: utilizar a funcionalidade Group Play.

Isso vai permitir que a reprodução de música esteja sincronizada entre dispositivos, colocando assim as 2 colunas a reproduzir exactamente o mesmo conteúdo.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a melhor forma de guardar as minhas passwords?

 

Bom dia, tenho vários Logins que exigem por vezes passwords esquisitas, estou a procura de alguma forma simples de guardar estes logins.

De momento tento guardar os emails etc mas não me aprece uma forma muito segura de o fazer.

Algum programa que sugiram? Tentei usar o Last pass julgo eu, mas acho que tem coisas a mais para o que pretendo.

Cumprimentos

Francisco Guerra

Resposta:

Existem muitas formas de contornar o problema que apresenta, mas na verdade pode nem o querer fazer.

Um ponto essencial que deve ter presente ao escolher um serviço desses é a sua adaptação aos diferentes cenários onde o vai querer usar.

Algo que quer de certeza é poder aceder a essas logins e passwords de qualquer lugar e a qualquer hora, independentemente da plataforma.

Para esses casos o LastPass é uma escolha perfeita. Sim, tem elementos a mais, mas apenas precisa de usar os que quer.

As opções estão lá mas não precisa de as preencher ou de sequer de as usar. Use as que realmente necessita e ficará bem servido de certeza.

Uma segunda opção, mais simples mas também mais prática, é usar o browser para tratar dessa sincronização.

Os browsers mais modernos, como o Firefox ou o Chrome têm disponíveis a opção de sincronizar os dados do utilizador, onde se incluem os seus logins e as suas passwords.

Uma vantagem óbvia deste método é que caso faça uma reinstalação a esses browsers os dados vão voltar de forma natural, como se tivessem sempre presentes.

Avaliei bem a sua necessidade e escolha a opção adequada. Se é “apenas” guardar esses dados e tê-los sempre acessíveis pode usar o browser.

Se pretender uma solução distribuida e acessível em qualquer lugar então o LastPass é a sua opção. Tem muitas funcionalidades? Sim, mas use apenas as que necessita.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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