Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Como criar uma partição de recuperação num novo disco?

Boa tarde

Tenho um portátil Samsung que vem com o Windows 7,mas sem CD de instalação.

Ele tem a partição de recuperação no HD original, contudo pretendo trocar o HD por um disco DVD e pretendo fazer uma instalação nova.

Qual a melhor maneira de o fazer?

Obrigado

Rui Bandeira

Resposta:

Rui,

Os computadores portáteis Samsung, do que conheço (tenho um), possuem uma partição de recuperação com todo o sistema intacto, para suportar novas instalações.

A forma correcta de fazer uma troca de disco é fazê-lo na Recuperação do sistema, normalmente acessível utilizando a tecla F4 durante o boot. Aí será possível fazer uma instalação no novo disco, estando os 2 ligados em simultâneo.

A outra forma, que no meu caso não funcionou, seria fazer um clone do disco antigo para o disco novo (utilizando uma aplicação de terceiros ou mesmo do fabricante do novo disco), de forma a utilizar a partição de recuperação. Não fui bem sucedido nesse processo por há um parâmetro especial no disco original, que identifica a partição de recuperação, e que não é clonado.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde está a memória livre do meu Android?

Boa tarde!

Desde já começo por felicitar o excelente fórum. Parabéns!

Deparei-me com uma dúvida relativa à memória interna do meu android.

Quando consulto a memória do smartphone, informa-me que que tenho x de memória livre que nao chega a 1GB, contudo passando o menu até ao fundo, tenho informação que diz “memória interna – 1,73GB livres”.

Como posso usar essa memória e o que é essa memória livre?

Cumprimentos

João Ambrósio

Resposta:

João,

A memória interna de um smartphone está dividida em partições. Existe a partição do sistema, onde está todo o sistema e onde são instaladas as aplicações, e depois existe a partição para armazenamento genérico, onde são armazenadas as fotos, vídeos e outros recursos adicionais das aplicações e jogos.

Não nos está a dizer todos os detalhes necessários para que possa afirmar isto com toda a certeza, mas a memória livre que refere de 1GB deverá ser a memória livre na partição do sistema, e o 1.73GB deverá ser do armazenamento interno.

Resumindo, a primeira memória que refere será apenas para instalação de aplicações.

[Respondido por Hugo Cura]


Como lidar com a bateria do meu computador?

Formatei recentemente o meu notebook e reparei que o consumo de bateria faz-se com mais rapidez do que anterior, talvez pelo facto do sistema operativo actual ser o windows 8.1.

É importante calibrar a bateria? Se sim, como se deve fazê-lo e com que frequência?

Obrigada,

Ana Amaro

Resposta:

Ana,

Há vários factores que influenciam a autonomia no computador, a começar por uma perfeita compatibilidade com todo o hardware, ou seja, controladores/drivers bem optimizados.

Por si só, o Windows 8.1 é mais económico que o 7 ou 8, em termos de recursos.

Quanto à calibração da bateria, todas as baterias têm um mecanismo de calibração automática mediante determinadas condições (tipicamente quando chega a capacidades inferiores a 10%). No entanto, há condições que se podem criar para que a calibração seja mais bem sucedida.

Temos como referência a aplicação BatteryCare, que disponibiliza um guia de calibração no seu site:

A utilização dessa aplicação vai ajudá-la a monitorizar melhor a bateria, dando-lhe algumas sugestões de utilização, informação de desgaste, autonomia com maior precisão, entre outros.

[Respondido por Hugo Cura]


Que portas são estas abertas no meu Router e como as fechar?

Boa noite
Tenho uma ligação á internet pela Zon e por ler vários artigos sobre o router não ser seguro tenho um Linksys WRT610N ligado ao Router ZON na porta 4 bridge.

Mas ao varrer o Linksys com o ZenMap vejo que tem as portas abertas:

  • 49152/tcp open upnp Portable SDK for UPnP devices 1.6.0 (Linux 2.4.20; UPnP 1.0)
  • 49153/tcp open upnp Portable SDK for UPnP devices 1.6.0 (Linux 2.4.20; UPnP 1.0)
  • 49154/tcp open upnp Portable SDK for UPnP devices 1.6.0 (Linux 2.4.20; UPnP 1.0)

Mas não encontro como fecha-las no router Linksys

Já desactivei a porta 5431 UPnP mas as outras não tem como fecha-las

O que posso fazer para as fechar?

Obrigado pelo vosso trabalho.

Cumprimentos

Vitor Rodrigues

Resposta:

Vítor,

Pela informação que nos dá, é visível que as portas abertas estão a utilizar UPnP (Universal Plug and Play), que não é mais que um conjunto de protocolos que permitem que os dispositivos de rede estabeleçam comunicações funcionais entre si, sem a necessidade de configuração manual mas apenas por “ordem” feita por software.

Por outras palavras, estará a utilizar alguma aplicação que acede à rede e recorre ao mecanismo UPnP, abrindo assim automaticamente essas portas.

Para evitar que isso aconteça, pode identificar o software que faz uso desse recurso e desactivá-lo. No entanto, a forma mais eficiente de o fazer é ir às configurações do router e desactivar a utilização do recurso UPnP. Dessa forma, um qualquer software já não poderá “abrir” portas de forma transparente.

[Respondido por Hugo Cura]


O Nexus 7 de 2013 é ainda uma boa compra?

Boa noite! Digo desde já que sou fã do vosso site devido a estar sempre a par das últimas novidades tecnológicas e serem imparciais nas vossas notícias.

Venho contactar-vos pois encontrei na Worten o nexus 7 2013 16GB por 179€, um tablet que já não se encontra à venda. Gostaria de saber se a sua compra é uma boa escolha eu devo comprar um outro tablet mais recente.

Pretendo usar o tablet para casa e universidade, para que possa ver pdf’s e estudar mais facilmente. Jogarei também e ouvirei música.

Obrigado pela vossa atenção,

Paulo Fernandes

P.S: para quando uma atualização para a vossa app para Windows Phone?

Resposta:

Paulo,

O Nexus 7 é um excelente tablet de pequenas dimensões. O facto de ter deixado de ser comercializado não deverá pesar negativamente na sua escolha. Esta interrupção deve-se apenas ao lançamento do novo modelo, o Nexus 9 e à necessidade de o comercializar.

O facto de ser um elemento da famºilia Nexus dá a garantia de ser um equipamento com caracteristicas robustas e testadas, com a certeza de ter acesso às novas versões do Android.

A utilização que vai dar ao Nexus 7 enquadra-se perfeitamente no que se pode esperar de um tablet e este dará bem conta do recado.

Finalmente o preço. Com a venda do Nexus 9 a decorrer é normal que o Nexus 7 veja o seu preço diminuir. O valor que apresentou parece-nos equilibrado e será uma boa compra.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde está a chave de registo do meu Windows 8.1?

Boa Tarde

Eu comprei um Asus F550LAV e não encontro a serial do Win8.1, podiam me ajudar?

Obrigado

Resposta:

Rui,

O serial de cada aplicação está fisicamente guardado no sistema, pelo que é possível consultá-los com os devidos recursos.

Existem vários aplicações capazes de o fazer e sugerimos a aplicação ProduKey:

Facilmente vai conseguir consultar o serial do Windows 8.1 e não só.

[Respondido por Hugo Cura]


Uma dúvida de Excel que ajudará muitos!

Boa tarde

Gostaria de saber se me podem esclarecer à cerca de uma ferramenta da Microsoft.

Mais propriamente o MS Excel, a duvida é: será possível mostrar por exemplo só uma página do tamanho A4 numa folha?

Queria executar um ficheiro mas onde só aparecesse a área visível de um determinado numero de células.

desde já obrigado.

Ricardo Feio

Resposta:

Ricardo,

Sim, é possível deixar visível apenas o espaço que pretender.

Para começar, para poder ver as margens de uma página é necessário activar a respectiva opção:

Após activar essa opção, irá ver um tracejado que mostra os contornos de cada folha.

Depois, para ocultar o espaço de trabalho que não necessita, deve proceder da seguinte forma:

Dessa forma, apenas ficará visível o espaço que isolou.

[Respondido por Hugo Cura]


Como saber quem acedeu ao meu Webmail?

Olá Boa noite,

Venho questionar-vos, se caso acedam á minha conta de outlook do trabalho via webmail, se tenho maneira de descobrir qual o ip que acedeu?

Estive a ver no vosso link:

https://pplware.sapo.pt/linux/dica-como-saber-se-alguem-entrou-no-nosso-pc/

mas aqui apenas indica a que horas e o dia a que acederam ao nosso pc… a minha dúvida prende-se com o facto de a pessoa entrar apenas na minha caixa de email, se consigo obter alguma informação sobre o endereço de ip ou se o departamento de informático do meu serviço consegue identificar qual o endereço que o fez.

Desconfio que acederam no próprio serviço à minha caixa de email não sei se ajuda?

Após esta situação obviamente alterei a pass do meu pc, mas queria certificar-me que caso acedam e façam-se passar por mim terei algo que comprove que não fui eu.

Agradecia se pudessem esclarecer-me acerca desta situação.

Obrigado

Sohel Mello

Resposta:

Sohel,

O que pede é possível mas não poderá ser feito por si. Uma vez que está a aceder por Webmail deverá pedir a quem faz a gestão desse serviço que lhe diga qual foi o endereço IP que em determinado dia e a determinadas horas acedeu com os seus dados ao serviço.

Note que poderá não ser possível aceder a essa informação sem uma ordem de tribunal uma vez que o fornecedor do serviço não é obrigado a fornecer-lhe esses dados.

A razão para ter de pedir essa informação ao fornecedor do serviço prende-se com o facto de apenas ele ter registos de acessos ao seu próprio serviço.

Pode ser difícil conseguir provar que foi uma terceira pessoa a fazer esse acesso, mas é possível.

Note ainda que a informação que lhe for dada consegue apenas provar que foi um IP que acedeu com os seus dados e não um utilizador específico.

[Respondido por Pedro Simões]


Como remover o XP e instalar uma distro Linux?

Bom dia

Tento localizar um tutorial para remover, em definitivo, o Windows XP e proceder à instalação de distro LINUX mas não localizo

Será que me podem ajudar?

Cmpts

José Carvalho

Resposta:

José,

Qualquer um dos tutoriais do Pplware que explicam como instalar uma versão de Linux pode ser usado.

Para remover o Windows XP de forma definitiva, eliminando todos os dados de uma só vez, precisa de definir o disco que contêm esse OS no momento da criação das partições e ele será formatado e os dados eliminado.

Lembre-se de salvaguardar os seus dados antes de fazer esta mudança drástica e escolha de for criteriosa qual a melhor distribuição Linux que se adapta ao que pretende.

A escolha desta distribuição pode ser feita de forma simples, usando as muitas distribuições disponíveis em Live CD e que dão de imediato ao utilizador a experiência de utilização que vai ter.

[Respondido por Pedro Simões]


Um problema de ligação às redes sem fios!

Boa tarde,
Estou a contactar o consultório pplware porque tenho a certeza que me vão ajudar como já o fizeram anteriormente, mesmo não sendo eu a colocar a duvida, mas como se sabe por vezes a duvida de um é a duvida de muitos.

Passo a explicar o meu problema.

Tenho um asus eeepc que trouxe de França e quando tento ligar a minha rede NOS está sempre a dar que a chave wireless está errada e eu sei que esta está correta, já tentei configurar manualmente e também não faz a ligação.

O estranho é que redes como a fon_zon_free_internet funciona bem. Já experimentei noutra rede NOS protegida e acontece a mesma coisa, penso que o problema acontece sempre que a rede seja protegida.

Espero que tenham percebido o meu problema, agradecia mesmo muito a vossa ajuda pois estou a necessitar de me conectar à Internet.

Desde já os meus agradecimentos e continuem com este óptimo projeto.

Um abraço

Hugo Corredeira

Resposta:

Hugo,

Do que pude entender da descrição do problema o seu eee PC apenas se consegue ligar a redes abertas, tendo problemas em autenticar-se em redes com mecanismos de segurança.

Uma vez que não indicar qual o sistema operativo em uso no computador fica difícil poder dar-lhe uma ajuda precisa e directa.

Assumindo que está a usar o Windows e que deverá ser provavelmente uma versão já com alguns anos, provavelmente o Windows XP, recomendo que faça uma actualização ao sistema operativo e que veja bem quais os drivers em utilização na placa de rede sem fios.

Podem ser vários os problemas que tem, mas que se devem limitar a software.

[Respondido por Pedro Simões]


Um ecrã de um portátil que deixou de funcionar!

Boa noite,

Tenho um portátil Toshiba Satellite L-500 e este pc deixou de ter imagem.

Ligo-o, ela acende os leds normais o disco trabalha e ouve-se a ventoinha mas não passa do ecrã preto..

O que poderá ser? Podem me ajudar? Já não tem garantia não queria tar a gastar muito dinheiro num pc um pouco velho.

Cumprimentos,

Alexandre Pereira

Resposta:

Alexandre,

A razão mais lógica para o seu problema é também a mais simples! O cabo de ligação entre a board do seu portátil e o ecrã deverá estar com problemas.

Não é uma reparação simples de realizar mas que não dever ser cara, assumindo que é só o cabo.

Caso o problema seja no ecrã então a reparação ficará bem mais cara e provavelmente não compensa a reparação, face ao preço que lhe irá ser pedido.

O melhor que tem a fazer é levar o seu portátil a uma casa especializada e pedir que seja feito um orçamento de reparação.

Com esses valores na sua posse decida ou não se compensa reparar a sua máquina.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version