Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Vale a pena instalar Cyanogen num Xperia M?

 

Boas!

Desculpe mais uma vez incomodar, mas estou algo indeciso.

Comprei um Sony Xperia M há cerca de 2 meses. No entanto, como sabemos, existe já o Android Lollipop, e a actualização máxima que a Sony lançou para o M foi o JB (4.3).

O meu medo é precisar de recorrer à garantia e não poder, mas tenho já feito root no telemóvel (porque tive a aumentar o armazenamento interno).

A minha questão é, se vale a pena perder a garantia para ter o CyanogenMod com 4.4.

Cumprimentos

Luís Machás

Resposta:

Luís,

Segundo muitas marcas, o próprio processo de adquirir permissões de acesso root invalida a garantia. No caso dos Xperia (suponho que aconteça nesse modelo), é necessário desbloquear o bootloader para conseguir fazer root, pelo que essa acção compromete explicitamente a garantia.

A não ser que tenha sido utilizado um processo mais avançado para fazer root, o dispositivo já não terá garantia.

Em relação à CM11: existem inúmeras vantagens na utilização de uma ROM Cyanogen, só depende realmente do que o utilizador necessita. Não considero que o Android 4.3 seja mau ou desadequado e tanto quanto testei, as ROMs da Sony têm uma optimização interessante. Resta avaliar a verdadeira necessidade de o fazer.

[Respondido por Hugo Cura]


Como sincronizar o Android com um Mac?

 

Bom dia,

Eu tenho um MBP15 e tenho um S5, isto porque gosto muito da Apple para Computadores mas para telemóveis para mim é zero, ou seja tenho um Android e como utilizador e programador adoro.

A minha dúvida é se é possível sincronizar de alguma maneira (Bluetooth) o tlm com o MB para receber notificações como por exemplo mensagens,…

Obrigado e continuem com o magnifico trabalho.

Kind regards / Melhores cumprimentos

Samuel Pires

SAP Assistant

Resposta:

Samuel,

Ao contrário do que acontece com o iOS a integração do Android com o OSX é tudo menos perfeita.

A razão e obvia e entende-se perfeitamente. A Google não tem histórico de desenvolvimento de aplicações de sincronização com os sistemas operativos.

Este facto não impede no entanto que esta solução não exista, mas de uma fonte externa à própria Google.

Da experiência que temos existem duas aplicações/extensões que pode e deve usar para conseguir o que pretende.

Não são aplicações para OSX, mas sim para o Android e que depois assentam no próprio browser.

A primeira, mais simples de usar e também mais com menos funçionalidades, é o PushBullet. Com ele pode receber todas as notificações do seu Android e até responder directamente aos SMSs.

A segunda opção é o AirDroid, que também lhe dá as mesmas opções, alargando-as e dando-lhe novas.

Teste uma destas duas soluções e de certeza que vai escolher uma delas. Pessoalmente prefiro o PushBullet, em conjunto com a App de transferência de ficheiros da Google,  por ser mais simples e mais “limpo”.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas com o OSX Yosemite, mais alguém tem?

 

Olá.

Tenho um macbook pro de 15″ mid 2009 e até agora funcionou sempre muito bem. Já lhe fiz alguns upgrades, como memória RAM para o máximo de 8 GB, HDD de 750 GB de 7200 rpm com vista a ter bom desempenho nesta máquina.

Tinha o OS Maverick a correr muto bem e decidi arriscar o upgrade para o Yosemite. Acontece que essa operação correu muito bem mas o desemprenho deixa algo a desejar, uma vez que sinto o sistema mais lento, penso que também consume mais memória.

Nos fóruns da apple também já vi outros utilizadores a queixarem-se de algum lag intermitente. No meu caso, por vezes quero mudar de janela/aplicação ou clicar num outro separador do Finder e fica bastante tempo parado.

Têm ideia de como se pode resolver isto? Outros users já se queixaram do mesmo?

Resposta:

Miguel,

Sou utilizador da versão 10.10 do OSX desde a primeira beta pública e não notei esse comportamento que refere.

É no entanto possível que ele exista e que se manifeste na sua máquina.

Verifique se não existe uma qualquer aplicação que esteja a consumir recursos de forma anormal e que esteja a provocar esse comportamento.

No meu mac dou muitas vezes com o Chrome a consumir recursos de forma exagerada, na maior parte das vezes ao fim de vários dias sem fechar a aplicação e com utilização intensiva.

O que recomendamos, e caso não detecte qualquer aplicação anormal, é que faça, se conseguir e puder, uma instalação de raiz e que veja se o problema se manifesta.

Se existe esse conjunto de queixas de utilizadores nos fóruns da Apple é muito provável que esteja a ser avaliado e que numa primeira actualização surja uma solução para o problema.

Uma máquina com essas características não deve/pode ter esse comportamento e de certeza que a Apple o vai corrigir em breve.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fazer downgrade do Yosemite para o Mavericks?

 

Boa noite,

Tal como muita gente instalei a nova versão do deste Sistema Operativo.

No entanto fiquei pouco contente com a nova versão e gostaria de voltar a ter o S.O. que tinha.

Não fiz nenhum backup.

Com os melhores cumprimentos,

Simão Sá

Resposta:

Simão,

Esse downgrade que pretende pretende fazer é possível, mas apenas mediante um conjunto muito específico de condições.

Não existe uma garantia de funcionar a 100% e pode levar a perda de ficheiros.

Segundo a documentação fornecida pela Apple o downgrade não é possível, mas recorrendo a um pequeno truque ela pode acontecer.

A condição essencial para que consiga realizar o downgrade é que tenha uma cópia dos seus dados na Time Machine e que esta seja ainda do Mavericks.

Antes de tentar fazer o downgrade é necessário que faça uma cópia dos dados e dos ficheiros mais importantes.

O processo inicia-se com o reboot da máquina e com o arranque com as teclas Command+R pressionadas, para entrar em Recovery mode (ou Command + Option e escolhendo a opção “Recovery HD”).

De seguida apenas precisa de escolher a opção “Restore From Time Machine Backup” do menu de utilitários do OSX.

Deve ligar depois o disco da Time Machine onde tem o seu backup mais recente do Mavericks e escolher “Continuar”.

Escolha depois o volume da Time Machine e avance no processo. De seguida só precisa de escolher o backup pretendido e avance.

No passo seguinte deve escolher a drive de destino, onde está o Yosemite instalado e o processo de downgrade será iniciado.

Lembre-se que deste ponto em diante os dados que tinha no Yosemite vão ser eliminados de forma permanente.

O que vai ter no seu OSX Mavericks são todos os ficheiros, aplicações e configurações que tinha à data do backup.

[Respondido por Pedro Simões]


Pode um Raspberry Pi servir de computador?

 

Bom dia,

Gostaria de fazer uma pequena pergunta quanto ao raspeberry pi. O meu pai é um homem já de uma certa idade, mas que gostaria de possuir um computador somente para aceder à internet, falar com a família pelo skype, etc…

E eu gostaria de saber se um raspberry pi com uma distro bem “desenhada” para ele poderia servir perfeitamente.

Atenciosamente

António

Resposta:

António,

Não é bem esse o propósito de um Raspberry Pi, mas ele deveria conseguir dar conta do recado.

O problema maior é que muitas das aplicações que o seu pai iria precisar não têm versões desenhadas para a arquitectura do ARM que equipa o Raspberry Pi.

Em alternativa perguntamos já pensou em trocar esse Raspberry Pi por um tablet que teria as mesmas funções e as mesmas capacidades, mas numa máquina já melhor e mais rubusta.

Existem tablets Android já com boas capacidades e a preços não muito elevados. Para complementar compraria um teclado bluetooth e teria um “PC” quase completo.

Uma última alternativa seria a compra de uma dongle Android que já teria a capacidade de executar essas aplicações de forma nativa, ao mesmo tempo que pode ser ligada a um monitor e a um teclado normal.

[Respondido por Pedro Simões]


Como transmitir o meu browser para o Chromecast?

 

Eu comprei uma chromecast e gostava de saber se não posso fazer cast do Google Chrome através de um PC de secretária ou do smartphone?

Cumprimentos.

Paulo Silva

Resposta:

RESPOSTA:

Paulo,

A Google disponibiliza gratuitamente uma extensão para o Google Chrome, que permite não só transmitir para o Chromecast um separador do Chrome, mas também transmitir todo o ambiente do PC (em versão beta).

Deixo as duas versões:

No que diz ao smartphone, desde que seja Android e seja um dos dispositivos compatíveis referidos aqui, conseguirá fazê-lo com a maior das facilidades, a partir da aplicação do Chromecast:

Se por acaso não tiver nenhum dos dispositivos compatíveis mas tiver outro com Android 4.4, com permissões de acesso root, poderá recorrer a esta aplicação para activar a funcionalidade de streaming:

[Respondido por Hugo Cura]


Como aceder remotamente à minha rede de casa?

 

Olá,

Gostava de saber se existe alguma forma de, remotamente, conseguir aceder à minha rede ZON de casa.

O que pretendo é, em qualquer rede, conseguir aceder á minha rede de casa e conseguir, por exemplo, utilizar a aplicação ZONLINE (TV) sem restrições.

Cumprimentos,

Nuno Ribeiro

Resposta:

Nuno,

Para conseguir aceder à rede de casa, precisa de activar esse acesso nas configurações de Firewall do router e saber qual o IP público do seu acesso à internet. Pode utilizar um serviço de DNS, tal como é exemplificado neste artigo (o processo é análogo):

A partir daí, basta utilizar o endereço de DNS configurado (que aponta para o IP público dinâmico) e aceder à rede com toda a comodidade.

De outra forma, pode configurar uma VPN se o router assim o suportar, embora esse seja um processo mais complexo e que poderá não ser suportado pelos dispositivos que vai utilizar.

[Respondido por Hugo Cura]


Mas afinal o que se passa com o meu Note 3?

 

Boa Tarde,

Eu gostaria imenso que me ajudassem, pois já estou farta de procurar coisas e não sei o que fazer, até porque não tenho conhecimentos e tenho medo de fazer asneira.

Tenho um Note 3, SM-9005, e ele está roteado, como não sei, já veio assim.. acontece que ao tentar ver as atualizações diz que o aparelho foi modificado e que, por tal, não consigo ver nada e pelo que pesquisei sei que futuramente não irei conseguir fazer nada, apenas manualmente, o que não sei!

O que eu pretendo, e já estou desesperada é que me ajudem a por tudo como se acabasse de sair da fábrica. Eu não quero o telemóvel roteado, e quero apenas a Rom original e receber as atualizações normalmente via WI-FI. Já vi vários sites com tutoriais, mas confesso que tenho muito medo, pois eu não tenho conhecimentos dessa área e já vi que os riscos são elevados.

Agradecia imenso que me conseguissem ajudar, não há formas de me conseguirem fazer remotamente?

Eu tenho imenso medo de fazer asneiras e ficar sem o Note, que já não foi barato.. e confio plenamente em vocês, que são entendidos.

Digam-me, por favor, o que devo fazer para me ajudarem .

Versão de banda de base: N9005XXUENB1

Versão Kernel: 3.4.0 -636608

Nº de Compilação: KOT49H.N9005XXUENB4

Estado de SE : Enforcing SEPF_SM-9005_4.4.2_0017

Versão Software de segurança: MDF v1.0 Release 2

Helena Ribeiro

Resposta:

Helena,

Nós não prestamos auxílio remotamente, apenas lhe poderemos dar algumas dicas.

Não sei o que terá sido modificado no seu smartphone. Poderá ter sido apenas feito root ou poderá ter sido modificada a recovery (este último é o mais provável) e, consequentemente, ao ligar o smartphone vê um ponto de exclamação vermelho no canto do ecrã.

Se for esse o caso, isso trata-se de um contador de flash do bootloader que pretende evidenciar que algo crítico foi alterado e que, devido a isso, a garantia do dispositivo ficou invalidada.

Para voltar a colocar isso como anteriormente, é necessário repor a ROM de origem e utilizar uma aplicação especial para voltar a colocar o contador de flash a 0:

No entanto esse é um procedimento que pode não resultar, essencialmente por esse ser um dispositivo que tem os recursos KNOX da Samsung e pode criar entraves no processo. Resumidamente, não recomendo que o faça.

O que recomendo é colocar manualmente a versão original mais actualizada, independentemente se seja feito ou não via Wi-Fi.

O site www.sammobile.com fornece todas as ROMs originais e explica como instalar.

Tanto quanto vi, ainda não existe versão oficial para nenhum dos operadores nacionais, portanto ainda deve ter a versão mais actualizada que existe para cá.

No entanto, poderá instalar a versão lançada para outro país.

Para tal basta criar conta no SamMobile, fazer login, aceder à secção de Firmware e pesquisar por N9005.Pode, por exemplo, fazer download da versão United Kingdom (Vodafone), por questões de compatibilidade com o tipo de rede em relação a Portugal. Não deverá ter qualquer problema adicional:

A partir daí, resta seguir à risca as instruções que são disponibilizadas nessa mesma página. O processo é muito simples.

Note que todas as definições de origem vão ser restauradas e perderá qualquer conteúdo anteriormente existente no smartphone, pelo que deve fazer os backups necessários.

Após o processo concluído, ficará então com a versão mais recente disponível. Não se preocupe com a questão do “alerta de modificação”, não tem qualquer consequência além da que referi no início.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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